Members Sadness Posted November 5, 2006 Members Report Share Posted November 5, 2006 Um dos filmes mais brilhantes que já assisti, e com certeza entra em um Top 100 de qualquer cinéfilo (isso se é claro se esse entendeu a delicadeza do filme). Ficha Técnica Título Original: Lost in Translation Gênero: Drama Tempo de Duração: 105 minutos Ano de Lançamento (EUA): 2003 Site Oficial: www.lost-in-translation.com Estúdio: American Zoetrope / Elemental Films / Tohokashinsha Film Company Ltd. Distribuição: Focus Features Direção: Sofia Coppola Roteiro: Sofia Coppola Produção: Sofia Coppola e Ross Katz Música: Brian Reitzell e Kevin Shields Fotografia: Lance Acord Desenho de Produção: K.K. Barrett e Anne Ross Direção de Arte: Mayumi Tomita Figurino: Nancy Steiner Edição: Sarah Flack Efeitos Especiais: Gray Matter FX / Rods & Cones Elenco Scarlett Johansson (Charlotte) Bill Murray (Bob Harris) Giovanni Ribisi (John) Fumihiro Hayashi (Charlie) Daikon (Bambie) Hiroko Kawasaki (Hiroko) Anna Faris (Kelly) Asuka Shimizu (Tradutor de Kelly) Akiko Takeshita (Sra. Kawasaki) Ryuichiro Baba (Concièrge) Kanuyoshi Minamimagoe (Agente de imprensa) Sinopse Bob Harris (Bill Murray) é uma estrela de cinema, que está em Tóquio para fazer um comercial de uísque. Charlotte (Scarlett Johansson), por sua vez, está na cidade acompanhando seu marido, um fotógrafo workaholic (Giovanni Ribisi) que a deixa sozinha o tempo todo. Sofrendo com o horário, Bob e Charlotte não conseguem dormir. Eles se encontram, por acaso, no bar de um hotel de luxo, e em pouco tempo tornam-se grandes amigos. Resolvem então partir pela cidade juntos. A eles junta-se uma jovem atriz chamada Kelly (Anna Faris), com quem vão viver algumas aventuras pela cidade de Tóquio. (Tirado do adorocinema) Opinião Pessoal Sobre o Filme: O filme é simplismente impecável, desde sua trilha sonora magnifica até o momento em que aparece os creditos. Sem dúvida o melhor trabalho de Sofia Coppola (que espero muito ancioso por um novo filme seu). Não há como não se identificar com o filme, pelo simples fato que ele trata de algo que todos nós estamos submetidos a vida inteira e a qualquer momento, a solidão. O filme inteiro tem seu clima nostalgico que te deixa com aquele sentimento de que você sabe muito bem oque os atores estão sentindo oque é muito estranho pois a melancolia no filme não sai de cena a nenhum momento, nem nos momentos alegres e festejantes (graças a trilha sonora). Porém não sei com que magia isso acontece POIS O FILME NÃO É EM NENHUM MOMENTO TRISTE oque é muito legal de se sentir. Gosto muito de compara-lo ao Brilho Eterno de uma Mente sem lembranças, pois os dois retratam de certa forma um assunto em comum: O amor. Em brilho eterno temos uma luta não para manter o "amor vivo", e sim uma prova de que um dia ele existiu (como diria Francisco Russo). Já em Encontros e Desencontros temos um amor efémero que nos remete a um outro filme, que acredito eu, também outra Obra Prima do Cinema chamado: Antes do Amanhecer com Ethan Hawke e Julie Delpy. Deixando o enredo um pouco de lado, as atuação de Bill Muray é uma coisa fantastica e indiscritivel, é engraçado pois gosto de salientar que tanto ele quanto Jim Carrey (Denovo entra Brilho Eterno) são sempre lembrados como atores de comédia por causa de seus filmes de maior repercussão como Ace Ventura, e Caçadores de Fantasmas. Oque é simplismente ridiculo pois eles se mostram como um dos atores mais versáteis de hollywood e pra falar a verdade como o maior potencial, pois na minha visão um ator mediocre como Nicolas Cage (que diga-se de passagem odeio) não consegue transmitir a carisma e seriedade desses atores, e quando se trata de ser versatil mal consegue a menos fazer um filme de comédia se retendo aos de drama/ação e outros generos por exemplo. Contando com uma Scarlett Johansson impecável também em sua atuação que na minha opinião foi a melhor (A ilha e Em Boa Companhia foram meio que leite com café, apesar de não ter visto Match Point) e simplismente não consigo pensar em outra pessoa para fazer seu papel pois ela realmente foi sublime, pois ela preencheu o papel de uma moça acanhada divertida e ao mesmo tempo digamos assim de "depre com a vida" com tamanha pureza que poderia dizer que ela é assim na vida real. Sem contar que pelo menos ao meu ver, o figurino e a edição do filme ficou simplismente a altura, principalmente o figurino. Enfim é uma obra marco no cinema (A menos para mim) e na carreira de Cappola, infelizmente só não gosta do filme realmente quem não tem maturidade o suficiente para entende-lo (minha namorada por exemplo detestou, mas ela é uma menina que se não tiver Julia Roberts no papel principal o filme pra ela já é lixo, ou seja só ama os filmes "hollywoodianos"). Bem espero que quem ainda não viu VEJA E para os que já viram qual sua opinião sobre o filme?! Sinta-se a vontade para jogar pedras em mim! O fórum foi feito para discutir =) Espero que dessa vez eu tenha feito certinho né modera Sadness2006-11-05 21:59:52 Quote Link to comment
Members rubysun Posted November 5, 2006 Members Report Share Posted November 5, 2006 um dos filmes mais sensíveis de todos os tempos. um Bill Murray incomparável, atuação nota 1000. uma das obras-primas deste século. um dos meus filmes preferidos. ele é puro sentimento. o Bill Murray consegue com uma expressão facial, me dominar por inteiro e compartilhar da sua insônia. afinal, todo mundo é meio perdido, seguindo o clichê. a Scarlett está maravilhosamente apetitosa neste filme. e eu basicamente, sou o Bob Harris. é uma coisa difícil de explicar, mas eu me identifico muito com o personagem. se eu fosse ator, seria muito fácil fazer o papel pq eu nem teria que interpretar. e um momento que eu gostaria de ressaltar é a parte em que eles vão para o templo. a fotografia salienta as cores vivas, e eu como se vc acordasse de um sono profundo, daquela cidade maluca que é Tóquio. não é nada preconceituoso, pq fala mais da questão de viver no ambiente urbano e industrial do que criticar o Japão. e aliás, quem diz que esse filme é racista, acho que perdeu completamente o ponto. se mostrar choque de culturas é preconceito, então... acho que mexe com o preconceito do espectador, isso sim... Quote Link to comment
Members Sadness Posted November 5, 2006 Author Members Report Share Posted November 5, 2006 Bem lembrado a fotografia também é outro ponto fortissimo do filme. A verdade é que ele é indiscutivelmente 10/10 e não há muito oque comentar quanto sua perfeição (AO MEU VER É CLARO). Quote Link to comment
Members Dan... Posted November 5, 2006 Members Report Share Posted November 5, 2006 Belíssimo filme este de Sofia Coppola, com toda a certeza. Extremamente sensível, singelo e tocante. Consegue, como poucos, demonstrar a necessidade dos seres humanos em compartilhar seus sentimentos, além de trabalhar de maneira inteligentíssima com o choque cultural entre oriente/ocidente. Além disso, ainda consegue contar uma contagiante e dramática história de amor, muitíssimo bem interpretada. Agora, entre meus 100 preferidos? Acredito que não, o que não me leva a acreditar que não tenha entendido a delicadeza do filme. Em tempo: como é linda Scarlett Johansson, não? Quote Link to comment
Members Sadness Posted November 5, 2006 Author Members Report Share Posted November 5, 2006 Belíssimo filme este de Sofia Coppola' date=' com toda a certeza. Extremamente sensível, singelo e tocante. Consegue, como poucos, demonstrar a necessidade dos seres humanos em compartilhar seus sentimentos, além de trabalhar de maneira inteligentíssima com o choque cultural entre oriente/ocidente. Além disso, ainda consegue contar uma contagiante e dramática história de amor, muitíssimo bem interpretada. Agora, entre meus 100 preferidos? Acredito que não, o que não me leva a acreditar que não tenha entendido a delicadeza do filme. Em tempo: como é linda Scarlett Johansson, não?[/quote'] É claro. Isso só foi uma "catch phrase" e pelo jeito deu certo Quote Link to comment
Members ONJ81 Posted February 5, 2007 Members Report Share Posted February 5, 2007 PRA MIM, ESSE FILME É CHATO. PRIMEIRO PROBLEMA: DIREÇÃO DE SOFIA COPPOLA, LENTA AO EXTREMO; SEGUNDO PROBLEMA: A SUTILEZA EXCESSIVA DO ROTEIRO ESCRITO PELA PRÓPRIA SOFIA. LOGICAMENTE AS PESSOAS DA CRÍTICA CINEMATOGRÁFICA GOSTARAM PORQUE SOA ARTE, MAS FALTOU ADEQUAÇÃO DA PRÓPRIA NO TRABALHO DE DIREÇÃO. O PONTO FORTE DO FILME: BILL MURRAY (NUNCA TINHA VISTO UMA ATUAÇÃO TÃO SUTIL) Quote Link to comment
Members Dook Posted February 5, 2007 Members Report Share Posted February 5, 2007 Engraçado... A sutileza é encarada como um defeito no filme, mas o ator é elogiado justamente por sua atuação sutil... Quote Link to comment
Members ONJ81 Posted February 6, 2007 Members Report Share Posted February 6, 2007 A QUESTÃO É O EXCESSO DE SUTILEZA NA HISTÓRIA TODA. CREIO QUE PRA CRIAR UM CLIMA PESADO DE SUSPENSE - ME FEZ LEMBRAR DE "A BRUXA DE BLAIR"-. A ATUAÇÃO DO MURRAY FOI ADEQUADA E BEM SUTIL, POR ISSO QUE ELE PERDEU O OSCAR PARA O SEAN PENN, QUE TEVE PEGADA NO FILME DO CLINT EASTWOOD. Quote Link to comment
Members Dook Posted February 6, 2007 Members Report Share Posted February 6, 2007 Releia o que vc escreveu: "O PONTO FORTE DO FILME: BILL MURRAY (NUNCA TINHA VISTO UMA ATUAÇÃO TÃO SUTIL) " Gramaticalmente falando, 'tão sutil' aí é mais que apenas 'sutil'... Ou seja, vc elogia a atuação do Murray pelo mesmo motivo que vc achincalha o filme todo... E qual a relação com a atuação do Sean Penn em Mystic River? Quote Link to comment
Members cinefila03 Posted February 6, 2007 Members Report Share Posted February 6, 2007 Quando o revi o reconsiderei, não achei tão ruim. Mais pelo roteiro que é belissimo. Não vou escrever mais nada pq iria repetir o que já foi postado aqui. Mas não custa repetir que Murray está soberbo, nunca vi um ator se entregar tanto ao personagem. Quote Link to comment
Members LudwigVan Posted February 7, 2007 Members Report Share Posted February 7, 2007 Filme belíssimo. Agora, devo salientar que a parte técnica (especialmente fotografia e trilha sonora) ajuda bastante nesse sentido. Quote Link to comment
Members cinefila03 Posted February 7, 2007 Members Report Share Posted February 7, 2007 È verdade, bato palmas para a arte tecnica que soube aproveitar o cenario e a beleza da cidade. Aumentou ainda mais a sensação de solidão sentida por Murray e Scarlet. Quote Link to comment
Members Investigador L Posted February 7, 2007 Members Report Share Posted February 7, 2007 Eu achei o filme RUIM. Post brinde dado pelo ShyCold no BBBCeC Quantidade de posts: 2 Post Nº 1 Troy Atwood2007-02-07 22:59:10 Quote Link to comment
Members Administrator Posted August 4, 2007 Members Report Share Posted August 4, 2007 Eu achei o filme RUIM.Post brinde dado pelo ShyCold no BBBCeCQuantidade de posts: 2Post Nº 1 MORRA EMO DESGRAÇADO! Gostaria que desenvolvesse... Porque achou o filme ruim? Quote Link to comment
Members Administrator Posted August 4, 2007 Members Report Share Posted August 4, 2007 A QUESTÃO É O EXCESSO DE SUTILEZA NA HISTÓRIA TODA. CREIO QUE PRA CRIAR UM CLIMA PESADO DE SUSPENSE - ME FEZ LEMBRAR DE "A BRUXA DE BLAIR"-. A ATUAÇÃO DO MURRAY FOI ADEQUADA E BEM SUTIL' date=' POR ISSO QUE ELE PERDEU O OSCAR PARA O SEAN PENN, QUE TEVE PEGADA NO FILME DO CLINT EASTWOOD. [/quote'] Esse foi o comentário mais sem noção que li aqui, de todos os tempos. 1- Excesso de sutileza! 2- "Pra criar um clima de suspense" (????) 3- "Me fez lembrar A Bruxa de Blair" 4- "Foi adequada e sutil (...) Por isso que ele perdeu..." Quote Link to comment
Members Bob Harris Posted August 4, 2007 Members Report Share Posted August 4, 2007 Quanta baboseira. TOP 3 de sempre aqui. Quote Link to comment
Members Scarlet Rose Posted August 4, 2007 Members Report Share Posted August 4, 2007 É bom...mas é meio overrated. Mais um filme que peguei no pay-per-view e nunca paguei! Quote Link to comment
Members Investigador L Posted August 4, 2007 Members Report Share Posted August 4, 2007 Eu não acho mais o filme ruim Quote Link to comment
Members Administrator Posted August 4, 2007 Members Report Share Posted August 4, 2007 OP. Top 10 meu. Filme perfeito Quote Link to comment
Members Scarlet Rose Posted August 4, 2007 Members Report Share Posted August 4, 2007 Não é ruim, mas "não é aquela coca toda" Quote Link to comment
Members Administrator Posted August 6, 2007 Members Report Share Posted August 6, 2007 É Coca-Cola, Brastemp. Merdedes, Itaú... top de linha de tudo. Filme perfeito. O único em que eu gostei da Johansson, e na verdade foi o primeiro filme que eu assisti com ela. Depois só acho que ela decaiu depois que virou sexiest femme fatale de E! Entertainment Television. Quote Link to comment
Members Bob Harris Posted August 6, 2007 Members Report Share Posted August 6, 2007 É sim... [2] Paola, sua herege. Quote Link to comment
Members Administrator Posted August 6, 2007 Members Report Share Posted August 6, 2007 Não é ruim' date=' mas "não é aquela coca toda"[/quote']Concordo com todos em termos técnicos da paola sobre esse filme. Quote Link to comment
Members Administrator Posted August 6, 2007 Members Report Share Posted August 6, 2007 Paola e Verinhas, suas hereges. Quote Link to comment
Members Administrator Posted August 8, 2007 Members Report Share Posted August 8, 2007 Revi, ontem. Cara, que mulherão deve ser essa Sofia Coppola. Quanta noção ela teve para explorar o choque de gerações entre os protagonistas, partindo do isolamento não-expontâneo devido a incomunicabilidade interpessoal que os oprimia - estão "forçados" num país do qual não conhecem nem a cultura e nem a língua, além de enfrentarem a rejeição nos seus relacionamentos - e que acaba usando de mote para aproximar duas pessoas de realidades tão distantes. Só um cara vivido e paciente como um Bob Harris para penetrar na alma de uma Charlotte, perdida e um pouco mesquinha, e exteriorizar o melhor dela: a sinceridade. A forma como a diretora usa os enquadramentos subjetivos para reforçar as naturezas díspares dos seus personagens e, aos poucos, aproximá-los até mesclá-los completamente, só dá mais tesão. Bob é pego num plano fixo, meio distante, formal; Charlotte, num plano mais solto (literalmente, a câmera nela está quase sempre dando umas balançadinhas), marginal, ansioso. Fora a fotografia que aproveita toda a beleza urbana daquela capital, do High Tech dos outdoors ao bom gosto da decoração dos quartos, sem passar batido pelas referências culturais (o templo e o Monte Fuji). Tipo, nem sou muito chegado naquelas bandinhas sem-graça da trilha sonora. Mas calharam muito bem para criar o clima de tédio e melancolismo da estória. Gostei da letra da canção interpretada pela Charlotte, no karaokê... não que seja boa, é estúpida! Todavia, foi uma ótima idéia usar a canção para deixar em evidência a máscara de futilidade que a garota usa para se introduzir entre as pessoas comuns, suprimindo para eles a jovem adiantada que Bob consegue resgatar do lôdo das dúvidas da moça. Agora, sério, Bill Murray nasceu para fazer Bob Harris, ou amadureceu para tanto. Nunca o vi tão expressivo. Se ele ficasse quieto o filme todo, eu nem notaria. Já a Scarlett Johansson... sei lá, não vou com a cara dela de jeito nenhum. É linda, muito linda e... mais nada. Se eu fosse ficar pagando pau pra cada rostinho bonito que eu vejo por aí, eu estaria fodido... 90% é propaganda enganosa. Mérito teve a diretora em conduzir uma atriz tão opaca. Se tem uma mulher que me encheu de tesão nesse filme, é exatamente essa última, que estava atrás das câmeras e por trás do texto. Puta merda, que mulher mais lúcida! Peça rara essa daí. Rabudo esse Spike Jonze, viu? Quote Link to comment
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