Jump to content
Forum Cinema em Cena

Música Clássica


Conan o bárbaro
 Share

Recommended Posts

  • Replies 72
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Meu preferido dos contemporaneos é o Edgard Varèse. Manda muito bem. Alias, RIP nele. Morreu faz pouco tempo.

 

varese.gif

 

Falando nele, o cabelo dele me lembra muito o Lynch.

 

 

FZ

said,"Varèse's music has never been given the credit it

deserves and I believe it's because the technology was never

there to record the compositions properly".

 

^ Zappa.

 

Gênio. (os dois)

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Compositores antigos todos escutam' date=' mas e atuais.Alguem aqui escuta algum músico classico contemporâneo? [/quote']

 

Elucide-nos então. Acho que Carl Orff conta. Ou não?

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Melhor. O que você chama de compositor contemporâneo? Desde a Revolução Francesa até hoje é a Idade Contemporânea, e respectivamente seus músicos que foram citados. Ou você quer dizer músicos da atualidade, se referindo o termo contemporaneidade.

 

Talvez os motivos de os compositores não tiverem tanto realce, seja pela resposta mais obvia. Não são em vida o que foram os demais.

 

Sem contar que com um mercado cada vez mais consumista, que destoa a variedade em função do lucro. Tipo a Música Acadêmica não é tão cotada nas granas exorbitantes, que são arrecadadas com os CD cifrins de músicas populares recordistas de discos.

Link to comment
Share on other sites

  • 6 months later...
  • Members

Estou sem palavras para descrever meu grado em relação do que escutei nestas férias. Finalmente pude escutar na integra toda a obra de Bizet na sua famosa Ópera Carmen. Não que sua obra se resume a está Opera, mas sim porque é algo tão colossal que ofusca as demais obras do Compositor. Foi um dos melhores presentes que ganhei de aniversário e melhor ainda foi em disco de Vinil com o livreto.  Carmen e a Flauta Mágica de Mozart. <?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Posto mais em função não só de ter ganhado estes dois mega presentes da música acadêmica.

 

E sim para escrever sobre o que encontrei a mais sobre Flauta Mágica ou Die Zauberflöte. Não tinha conhecimento que Bergman tinha feito um filme do tema, eu encontrei há pouco tempo um DVD do diretor que adaptou de forma bem interessante o filme, ou melhor a Ópera. E foi até difícil escolher entre ele e Fausto de F.W Murnau para comprar, acabei decidi em prol da Ópera filme por que estava tão eufórico de curiosidade.  Acho difícil definir se é um filme ou uma Ópera, no mais sua adaptação é soberba, foi um complemento do que Mozart tinha composto.  Recomendo!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Música clássica é um termo um pouco que genérico, pois usam este para expressar qualquer tipo de música tocada por uma orquestra. O correto seria música orquestral. A não ser que está se referindo a algo antigo e que prevaleceu seu prestígio. Um filme clássico, o balé clássico, a música clássica.

Gosto de Tchaikovsky e de Bach. Mozart e Beethoven são geniais, concordo, mas acho as músicas deles tristes demais. Referindo-me a música clássica como qualquer música tocada por uma orquestra, também gosto de Henry Mancini e John Williams05

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Música clássica é um termo um pouco que genérico' date=' pois usam este para expressar qualquer tipo de música tocada por uma orquestra. O correto seria música orquestral. A não ser que está se referindo a algo antigo e que prevaleceu seu prestígio. Um filme clássico, o balé clássico, a música clássica.

Gosto de Tchaikovsky e de Bach. Mozart e Beethoven são geniais, concordo, mas acho as músicas deles tristes demais. Referindo-me a música clássica como qualquer música tocada por uma orquestra, também gosto de Henry Mancini e John Williams05

[/quote']

 

Na verdade o termo correto seria Música Acadêmica. Música Orquestrada se refere à atuação dos instrumentistas, coisas que não têm em muitas músicas citas aqui como Óperas. Embora, alguns considerem ainda em chamar de Música Clássica ou mesmo Música Erudita, se subtende que estamos referindo sobre a música acadêmica que teve vários períodos do medieval trovador, barroco, clássico, romântico etc.

Link to comment
Share on other sites

  • 11 months later...
  • Members

Fui no evento OSESP Itinerário!!! Extraordinário!!!!!! OSESP itinerário é um evento-turnê da Orquestra Sinfônica do Estado de SP pelo interior , com a intenção de disseminar música clássica da mais alta qualidade para o público em geral, com shows e workshops.<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

A Orquestra (competentíssima pela precisão) executou peças de Verdi, Ravel , Tchaikovsky, Johann Strauss Jr. , Oscar Lorenzo Fernandez , Guerra Peixe...desnecessário dizer que todas as peças foram monumentalmente executadas com apuração e mágica.

Tudo gratuito!!!!!!!!!!! Com direito a  maravilhosa regência do maestro John Neschling!!!

Tudo perfeito: a acústica excelente, combinada com a execução perfeita da orquestra, mais o público que ficou aplaudindo por  uns 3 minutos após a execução  entusiástica de “Reisado do Pastoreio” de Oscar Lorenzo Fernandez.

Preciso dizer mais? Incrível!!! Vale por qualquer  show de MPB,  Jazz, Rock N´Roll ou  de qualquer banda ou artista, com todo o respeito que possam merecer! Pouco mais de uma hora diante de 90 músicos (a orquestra completa tem 120 integrantes) que deram o máximo para honrar alguns mestres da música erudita. Um momento genuíno de arte superior!!! 

Num país como o nosso, cujos interiores dos Estados carecem de eventos culturais desse porte, por falta de incentivo do poder público, muitas pessoas que nunca tinham escutado “Bolero” de Ravel, “A Força do Destino” de Verdi, “O Morcego” de Strauss , “Capricho Italiano” de Tchaikovsky ou ainda a maravilhosa “Reisado do Pastoreio” de Fernandez, puderam apreciar o fino da música!!! O mais engraçado é que quase fui entrevistado pela TV (sucursal da Globo...). O repórter pegou duas pessoas que estavam no meu lado assistindo...imaginem eu dando entrevista...iria exigir direito de imagem!06

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Finalmente um tópico de bom gosto 10

Eu adoro os clássicos , apesar de confessar que não os escuto com a freqüência que deveria .

Wagner é meu favorito , não apenas pela sua obras As Valquírias , mas também por outras como Tristão e Isolda , Os Mestres Cantores de Nuremberg ( adoro o prelúdio de abertura ) , O Ouro do Reno também é muito interesante .

Também aprecio Beethoven , Bach , Strauss ( pai e filho ) , Vivaldi , Albinoni e em menor escala , reconheço ,  Mozart .
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Confesso que pouco ou quase nada conheço de Schubbert .

 

Quanto a Chopin ' date=' eu não curto mesmo . Piano nunca foi meu instrumento favorito . Prefiro uma orquestra de metais com sons grandiosos e mesmo apocalípticos .[img']http://www.cinemaemcena.com.br/forum/smileys/01.gif" height="17" width="17" align="absmiddle" alt="01" />

 

Experimente, então, ouvir Anton Bruckner, compositor austríaco do século XIX. Sua sinfonia mais famosa é a 4ª, mas as mais grandiosas e majestosas são a 5ª e, sobretudo, a 8ª. A 7ª e a 9ª, por outro lado, são as mais sublimes. O Adagio da Sétima Sinfonia, composto como homenagem à morte de Wagner - a quem Bruckner chamava de "mestre de todos os mestres"-, é, na visão de muitos críticos, a peça orquestral mais comovente jamais escrita.

 

 

 

J. de Silentio2008-07-14 15:05:54

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bem...

 

Uma coisa é certa:

 

A trindade da música clássica é composta de Bach, Mozart e Beethoven.

 

Há outros gênios, é claro...

 

Agora resolvi escutar Opus 133...

 

Se elogiar, estraga...

 

Ontem passei o fim do dia ouvindo Haydn...outro mestre que dispensa comentários..
Rodrigo AS2008-07-17 19:18:02
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Concordo Ramius...

 

Colocaria Brahms tbm...parece que ninguém reconhece as quatro maravilhosas sinfonias dele.  É considerado o “segundo Beethoven”, inclusive pelo comportamento mal-humorado e irritadiço. Sem contar o que dizem sobre a primeira sinfonia de Brahms ser conhecida como “a décima sinfonia de Beethoven” . Acho ridículas as comparações que fazem ...não passam de uns desocupados...

 

Mas as sinfonias de Brahms são realmente impressionantes...apesar do seu excessivo apego às regras estruturais do classicismo vienense...o que não me agrada tanto. Aliás, é por isso que ele é considerado como o último grande representante dessa tendência.

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Continuo ouvindo Johannes Brahms, além de ter descoberto a obra de Mendelssohn (só agora...)<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Ainda sobre Brahms:

Nunca tinha percebido que ele era, de fato, genial!!! Em toda a minha vida tinha escutado uma ou outra obra dele, e agora que me aprofundei, é uma fascinação tremenda! “Concerto Duplo, Opus <?:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" />102” e “Concerto Triplo, Opus 114” são impecáveis, de uma grandiosidade ímpar.

Estou revendo minhas opiniões sobre vários compositores. Quando a gente mergulha na música clássica, geralmente acaba dando mais ênfase aos mais lembrados; e é por isso que quando procuramos realmente escutar com calma e interesse outras obras, nossa visão muda, nossa compreensão sobre o que é ou não realmente genial.  A genialidade está na originalidade de um Haydn em explorar o folclore austríaco, húngaro e eslavo; está na extrapolação melódica de Brahms, nas aplicações de novas teorias tonais de Wagner ou na ousadia de Debussy em criar música sem melodia. Nunca gostei de usar tanto essa palavra como agora:> genial... é mais freqüente usar essa palavra ao comentar sobre compositores clássicos do que sobre qualquer outro tipo de música, dita popular ou “acessível”...

 Agora, sobre o Felix Mendelssohn: não tinha ouvido absolutamente nada do alemão...e a primeira coisa que escutei dele, ontem,  já achei fantástica...com uma riqueza nas variações melódicas que é muito eficiente e peculiar. “Concerto para violino e orquestra em mi menor, Opus 64 e a “Sinfonia Nº 4 (dita Italiana), são duas de suas obras memoráveis. E o “cara” só viveu 38 anos.... Aliás, Mozart morreu apenas com 35 anos, o que me impressiona ainda mais....

Ando ouvindo Vivaldi tbm ( as coleções  L´estro armonico, La stravaganza e II cimento dell´armonia e dell´inventione). E Giuseppe Verdi (La Traviata)...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A música de câmara de Brahms, sobretudo, é de outro mundo. O quinteto para piano, opus 34, seus quartetos para piano, seus quartetos, quintetos e sextetos de corda, seu quinteto para clarinete são, como diz Schopenhauer, prova de que a arte justifica o sofrimento da vida.

 

 

 

Música assombrosa. Gosto da definição do Otto Maria Carpeaux:"Brahms foi um homem severo que dedicou sua vida inteira à arte severa". O epíteto "severa" aplicado à música nos ensina muita coisa.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...
  • Members

 

Sou fã recente de música clássica...antigamente eu só curtia Rock N´Roll...

 

Bom, meus compositores preferidos (sem ordem, pois não dá!)

 

- Bach

- Beethoven

- Tchaikovsky

- Wagner

- Vivaldi

- Schubert

- Mozart

- Stravinski

- Chopin

- Brahms

 

 

 

Nexus 62009-08-14 06:13:43

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members
Finalmente um tópico de bom gosto 10

Eu adoro os clássicos ' date=' apesar de confessar que não os escuto com a freqüência que deveria .

Wagner é meu favorito , não apenas pela sua obras As Valquírias , mas também por outras como Tristão e Isolda , Os Mestres Cantores de Nuremberg ( adoro o prelúdio de abertura ) , O Ouro do Reno também é muito interesante .

Também aprecio Beethoven , Bach , Strauss ( pai e filho ) , Vivaldi , Albinoni e em menor escala , reconheço ,  Mozart .
[/quote']

 

Estou escutando agora Parsifal Acte I Prélude de Richard Wagner. A propósito está música está no filme do John Boorman Excalibur quando Percival encontra o Santo Graal. É muito bela a cena e com esta música de fundo é estupenda.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Já que tem este tópico acho que séria mais do que apropriado informar que este é o ano já fez 200 anos da morte do compositor austríaco Haydn. O professor de Beethoven, dito como pai da Sinfonia, um dos maiores compositores da música do período Clássico e também de todos os tempos. <?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Aqui abaixo está um link para poder ouvir algumas das músicas deste compositor para quem possa interessar.

 

http://www.cpdl.org/wiki/index.php/Joseph_Haydn

Plutão Orco2009-10-05 12:00:58
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...