Jump to content
Forum Cinema em Cena

Qual O Seu Diretor Preferido?


Juliana Cappola
 Share

Qual o seu diretor preferido ?  

71 members have voted

  1. 1. Qual o seu diretor preferido ?

    • Stanley Kubrick
      12
    • Alfred Hitchcock
      6
    • Francis Ford Coppola
      2
    • Martin Scorsese
      5
    • Paul Thomas Anderson
      3
    • Pedro Almodóvar
      7
    • Quentin Tarantino
      8
    • Steven Spielberg
      20
    • Woody Allen
      5
    • Billy Wilder
      2
    • David Lynch
      3
    • Outro (poste no topico)
      4


Recommended Posts

  • Members
Não tinha nada mais difícil para perguntar não? Depois' date=' tentarei elaborar uma lista, mas creio que o primeiro seja Kubrick seguido por Milos Forman.

 

 

Se fosse escolher três, Kubrick, Tarantino e Spielberg. Mas vou ver meu primeiro David Lynch hoje...

 

[/Quote]

 

Jurei que você ia botar o Robert Zemeckis. 13

 

 

2- Capolla

 

[/Quote]

 

Este eu não conheço. 09

Desculpe,falhei.

Francis Ford Coppola.03
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 223
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

 

Nuna vi nada do Tarkovski' date=' e o cinema desse cara é o que eu mais tenho curiosidade de conhecer.

[/quote']

 

É cinema dos bons, que faz você ter orgulho de ter tirado tempo só para apreciar uma maravilha. A maioria de seus filmes são carregados de melancolia, tristeza e angústia. Ele foi um dos melhores no que fez, como deixei bem claro no meu post. Altamente recomendável.

 

Mas sei lá, li em outro tópico que você não conseguiu assistir Waking Life até o fim. Não sei os seus motivos, mas num primeiro momento a minha impressão é a de que talvez você nem chegaria na metade de Andrei Rublev, O Espelho ou Solaris. Principalmente o primeiro.

 

Mas a comparação chega a ser bem idiota, então posso (tomara) estar enganado.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

meus diretores preferidos (sem ordem de preferência) segundo a minha leitura crítico-afetivo-libertinária.

 

Jean Renoir
Fritz Lang
Orson Welles
Eisenstein
John Ford

Ozu 
Jean Vigo
Robert Bresson
Luchino Visconti
Mizogushi

Murnau
Antonioni
Nicholas Ray
Luis Buñuel
Ingmar Bergmam
Dreyer
Tarkovski
Alain Resnais
Godard
Akira Kurosawa
Federico Fellini
Hitchcock
Kubrick
Katsushiro2006-11-12 12:33:42
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Mas sei lá' date=' li em outro tópico que você não conseguiu assistir Waking Life até o fim. Não sei os seus motivos, mas num primeiro momento a minha impressão é a de que talvez você nem chegaria na metade de Andrei Rublev, O Espelho ou Solaris. Principalmente o primeiro.
[/quote']

 

Eu realmente não consegui assistir esse filme até o fim, e olha que o Linklater é um dos meus diretores preferidos. Ta certo que ele tem as filosofias dele, e o filme aborda assuntos interessantes, mas pelo menos que o fizesse de uma maneira mais elegante, menos aborrecida, assim como fez com Antes do Pôr do Sol e Antes do Amanhecer. A impressão que eu fiquei foi que ele adotou aquele visual para prender a atenção, um diferencial para que as pessoas ficassem atentas ao que ele quer dizer, que por mais interessante que possa ser para alguns, é dito por personagens completamente aborrecidos, sem carisma e isso acaba deixando a experiência incrivelmente chata. Já com Antes do Pôr do Sol e antes do Amanhecer isso não acontece. Apesar de adotar diálogos triviais, nos já estamos próximos dos personagens, o que faz com que cada coisa que eles falem fique interessante. Mas aí vai o maior motivo de eu não ter agüentado ver esse filme até o fim: ele estava dublado...hehe. Meu amigo o retirou da net e me passou por CD, quando eu fui ver nem sabia que era dublado. Assim que eu achar ele legendado vou tentar mais uma vez, mas duvido que eu me torne fã do filme...hehe.

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Sobre o Tarkovski, espero que você esteja errado, já que estou baixando Stalker, Solaris e Andrei Rublev...hehe.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Se fosse escolher três' date=' Kubrick, Tarantino e Spielberg. Mas vou ver meu primeiro David Lynch hoje...[/quote']

 

Qual?

 

Cidade dos Sonhos que, na verdade, vi agora. O Fox me disse que eu era louco de ver Donnie Darko e Cidade dos Sonhos na mesma semana.06 E tinha mesmo razão, só sinto por não ter mais tempo para dedicar ao filme que, definitivamente, não foi feito pra se assistir num domingo à noite. Tenho que ir dormir, e estou aqui, elétrico e cheio de idéias.06 Tive a impressão de que minha família me odeia, depois que os obriguei a ver o filme comigo. Ao menos pra mim, David Lynch não poderia ter causado uma melhor primeira impressão. O cara filmou uma obra de arte, como os quadros expostos e contemplados em uma longa, e por vezes etrena, viagem de imaginação e interpretações. Bem, sinto que cometi o erro de ler a crítica do Pablo, ao menos a segunda parte. Não precisava disso, ele tinha razão, estava tudo lá, bastava rever o filme, e com atenção. Mas curiosidade de jornalista é uma força da natureza, o perfil que geralmente é traçado expõe um encerrador de casos, um finalizador, aquele que não suporta ver algo inacabado. Pois os jornalistas que se defendam, pois David Lynch é nocivo à nossa saúde.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Em termos de:

 

Versatilidade: Kubrick

Melhores filmes de comédia: Billy Wilder

Melhores filmes de suspense: Advinhem quem?

Entretenimento: Spielberg

Western: Sergio Leone.

Policiais, máfia e afins: Scorcese

Influência: Orson Welles

 

 

Se me dissesem que iriam queimar todos os filmes do mundo menos de um diretor e me fosse dado a chance de escolher o felizardo, ele seria o Kubrick.

Contudo o meu preferido é Hitchcock, desde o homem errado, que é pouco comentado, até Um Corpo que Cai que é meu preferido.
filmesking2006-11-13 02:25:42
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Naum consigo entender o que todo mundo vê de bom nela... Sinceramente' date=' acho ela muito ruinzinha...

 

The Spartan

[/quote']

 

Ela só tem uma sensilibidade incrível e um respeito imenso para com os seus personagens. Assim, só falando por baixo...

 

 

Falou tudo.

 

Assim como o tal do "The Spartan" tem todo o direito de achar a Sofia Copolla "uma merda", eu também tenho o direito de achar que quem se interessa por cinema e ainda assim não gosta dela é um idiota.

 

 

 

 

Nunca tirei o seu direito de achar isso de mim... Contudo, se você acha que isso é uma postura correta, aí já são outros quinhentos... Considerar que uma pessoa é idiota só pq ela não concorda contigo é uma posição um tanto quanto radical, mal educada, infantil e ridícula...

 

The Spartan

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Mas sei lá' date=' li em outro tópico que você não conseguiu assistir Waking Life

até o fim. Não sei os seus motivos, mas num primeiro momento a minha

impressão é a de que talvez você nem chegaria na metade de Andrei Rublev, O Espelho ou Solaris. Principalmente o primeiro.

[/quote']

 

Eu

realmente não consegui assistir esse filme até o fim' date=' e olha que o

Linklater é um dos meus diretores preferidos. Ta certo que ele tem as

filosofias dele, e o filme aborda assuntos interessantes, mas pelo

menos que o fizesse de uma maneira mais elegante, menos aborrecida,

assim como fez com Antes do Pôr do Sol e Antes do Amanhecer. A

impressão que eu fiquei foi que ele adotou aquele visual para prender a

atenção, um diferencial para que as pessoas ficassem atentas ao que ele

quer dizer, que por mais interessante que possa ser para alguns, é dito

por personagens completamente aborrecidos, sem carisma e isso acaba

deixando a experiência incrivelmente chata. Já com Antes do Pôr do Sol

e antes do Amanhecer isso não acontece. Apesar de adotar diálogos

triviais, nos já estamos próximos dos personagens, o que faz com que

cada coisa que eles falem fique interessante. Mas aí vai o maior motivo

de eu não ter agüentado ver esse filme até o fim: ele estava

dublado...hehe. Meu amigo o retirou da net e me passou por CD, quando

eu fui ver nem sabia que era dublado. Assim que eu achar ele legendado

vou tentar mais uma vez, mas duvido que eu me torne fã do filme...hehe.

 

 

 

 

 

 

 

Sobre o Tarkovski, espero que você esteja errado, já que estou baixando Stalker, Solaris e Andrei Rublev...hehe.

[/quote']

 

 

 

As chances de eu assistir a um filme dublado são mínimas, praticamente

nulas. Reveja legendado, mas pel oque você já disse, dificilmente você

vá gostar.

 

 

 

Mas uma coisa posso dizer fazendo uma relação aí das coisas. Não espere

que os personagens do Tarkovski transbordem alegria e carisma, muito

pelo contrário, eles são aborrecidos, tristes e melancólicos. Aliás, o

mote de Andrei Rublev é o porquê o personagem é amargo, desesperançoso com a vida, a arte. Em Stalker é bem parecido, e por aí vai. Nunca se esqueça que Tarkovski era a favor do ANTI-ENTRETENIMENTO no cinema

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

(...) 

Os meus preferidos são (sem ordem de preferência):

 

. Howard Hawks

. Stanley Kubrick

. Krzysztof Kieslowski

. Ingmar Bergman

. Andrei Tarkovski

 

Dos mais atuais' date=' vejo muita qualidade no trabalho do Lars Von Trier, David Cronenberg, Joel & Ethan Coen e Michael Haneke (praticamente um gênio).

 

Quem quiser perguntar ou comentar algo, sinta-se à vontade.
[/quote']

 

Putz, Howard Hawks. Para quem cita esse cara, não há necessidade de comentários, apenas aplausos.

 

Queria muito ver o Bola de Fogo dele, com a Barbara Stanwyck.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

(...) 

Os meus preferidos são (sem ordem de preferência):

 

. Howard Hawks

. Stanley Kubrick

. Krzysztof Kieslowski

. Ingmar Bergman

. Andrei Tarkovski

 

Dos mais atuais' date=' vejo muita qualidade no trabalho do Lars Von Trier, David Cronenberg, Joel & Ethan Coen e Michael Haneke (praticamente um gênio).

 

Quem quiser perguntar ou comentar algo, sinta-se à vontade.
[/quote']

 

Putz, Howard Hawks. Para quem cita esse cara, não há necessidade de comentários, apenas aplausos.

 

Queria muito ver o Bola de Fogo dele, com a Barbara Stanwyck.

 

por que? você o considera um dos melhores diretores de todos os tempos? que filmes já viu dele?

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não considero Hawks um dos melhores diretores de todos os tempos porque não tenho elementos para avaliá-lo, já que vi apenas Os Homens Preferem as Loiras e Paraíso Infernal, ambos excepcionais. Essa pergunta deveria ter sido feita ao Gago, que o citou como um de seus preferidos.

 

Li em algum lugar que Sargento York fora exibido na TV, mas infelizmente perdi a oportunidade, se isso tiver ocorrido mesmo.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

(...) 

Os meus preferidos são (sem ordem de preferência):

 

. Howard Hawks

. Stanley Kubrick

. Krzysztof Kieslowski

. Ingmar Bergman

. Andrei Tarkovski

 

Dos mais atuais' date=' vejo muita qualidade no trabalho do Lars Von Trier, David Cronenberg, Joel & Ethan Coen e Michael Haneke (praticamente um gênio).

 

Quem quiser perguntar ou comentar algo, sinta-se à vontade.
[/quote']

 

Putz' date=' Howard Hawks. Para quem cita esse cara, não há necessidade de comentários, apenas aplausos.

 

Queria muito ver o Bola de Fogo dele, com a Barbara Stanwyck.[/quote']

 

 

O interessante é que quando comecei a me interessar por filmes, eu mesmo subestimava o Hawks, apesar de não saber exatamente o porquê (talvez ignorância mesmo). Até chegar nas suas obras-primas, que foi o que me fez colocar nesse seleto grupo aí.

Também não vi Bola de Fogo, que me chama bastante atenção, mas o que mais tenho vontade de assistir em sua filmografia é À Beira do Abismo.

 

 

Aplausos? Haha, valeu. E para quem faz a melhor síntese e análise merece o quê?

 

 

Lynch' date=' Pasolini, Von Trier, Cronemberg e Van Sant, pela transgressão e inconformismo com as regras.[/quote']

 

Aliás, você só não foi perfeito porque faltou colocar o Buñuel aí.  * um tapinha nas costas *.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Howard Hawks

 
 

 

por que? você o considera um dos melhores diretores de todos os tempos? que filmes já viu dele?

 

Como o Alexei disse, eu que deveria responder a essa pergunta.

 

Eu não sou um profundo conhecedor do seu cinema, até porque não tenho acesso a muitos filmes - quanto mais desses diretores mais antigos -, então assisti poucos, o que não me impede de colocá-lo entre os que considero melhores, afinal de contas, o pouco que vi achei sensacional.

 

Segue a lista dos seis filmes do Hawks a que tive acesso: Scarface, Rio Vermelho, Levada da Breca, Jejum de Amor, Onde Começa o InfernoParaíso Infernal.

 

Não gosto muito de fazer comparações entre filmes originais e remakes, livros e suas respectivas adaptações, etc. Nesse caso, até agora, o que menos gostei foi Scarface, que considero bom, mas não no mesmo nível do que o De Palma viria fazer décadas depois.

 

O restante da lista eu considero motivo suficiente para fazer o homem figurar na lista dos melhores. Peguemos Paraíso Infernal, por exemplo: o trabalho dele é fenomenal, vai desenvolvendo os elementos aos poucos, na medida certa. No começo, você acha o personagem do Grant metido a durão, a personagem da Arthur uma candidata a pé-no-saco, etc. Daí ele desenvolve tudo na mais perfeita forma, fazendo você ver como a dureza do protagonista é apenas um "escudo" para evitar problemas de relacionamento, que a meiguice da outra consegue ser bem sincera, que o novo piloto está disposto a se redimir - e isso é visível apenas na postura do ator, que carrega consigo uma melancolia incrível -, entre outras coisas. É o tipo de filme que quando vai chegando perto da conclusão você percebe que se importa com os personagens, e isso é algo muito difícil, que o Hawks faz sem muito esforço (agora me vem na cabeça um outro filme que me faz me importar com os personagens: Se Meu Apartamento Falasse), porém com muito crédito.

 

Um dos outros dois motivos para eu poder dizer "sou fã desse cara!", está em  Levada da Breca, que tem dois dos maiores atores do mundo inspiradíssimos, numa comédia hilariante e completamente histérica. O outro é Jejum de Amor, a melhor comédia que já tive o prazer de assistir - e um de meus filmes preferidos em todos os tempos. Cada momento do filme é precioso, tudo está no momento e tempo certo. O roteiro é como uma metralhadora de falas absurdas (no bom sentido), o Cary Grant provoca risos só de olhar para a cara dele (que ator maravilhoso!), e o Hawks dá o ritmo/tom/ou-seja-lá-o-que-for perfeito. Quando assiti pela primeira vez, gostei tanto, mas tanto, que o fiz por três vezes seguidas.

 

Eu já acharia isso que escrevi suficiente, mas o cara ainda teve bagos para fazer westerns, e não me decepcionou nem um pouco, pelo contrário, foi nesse virtuosismo que minha admiração aumentou. Em Onde Começa o Inferno ele conduz um dos meus filmes preferidos do gênero com uma habilidade incrível, que chama a atenção pelo fato de que ele faz essa maravilha num tom completamente diferente dos dois filmes anteriormente citados. Tudo bem que são gêneros diferentes, propostas diferentes, mas mudar assim com um êxito incrível é um grande feito, na minha opinião. O mesmo vale para Rio Vermelho.

 

Essa mudança que falei também vale para o caso dos três filmes seguidos Levada da Breca, Paraíso Infernal e Jejum de Amor.

 

Espero que eu não me decepcione com o resto de sua filmografia, mas acho bem difícil porque:

 

1) Ele não precisa me provar mais nada.

 

2) O cara que fez filmes que me proporcionaram o que os dele me proporcionou dificilmente deve ter errado na carreira.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Aliás' date=' você só não foi perfeito porque faltou colocar o Buñuel aí.  * um tapinha nas costas *.
[/quote']

 

Ooo isso foi saboroso e eu mereci, hehe. Quem manda só ter visto O Discreto Charme da Burguesia?

 

Na verdade, se eu fosse lamentar cada filme que gostaria de ter visto mas até agora não tive oportunidade, já estaria com uma úlcera perfurante no estômago.

 

Hawks, Herzog, Kusturica, Dardenne, Lelouch...
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Aliás' date=' você só não foi perfeito porque faltou colocar o Buñuel aí.  * um tapinha nas costas *.[/quote']

 

Ooo isso foi saboroso e eu mereci' date=' hehe. Quem manda só ter visto O Discreto Charme da Burguesia?

 

Na verdade, se eu fosse lamentar cada filme que gostaria de ter visto mas até agora não tive oportunidade, já estaria com uma úlcera perfurante no estômago.

 

Hawks, Herzog, Kusturica, Dardenne, Lelouch...[/quote']

 

Ooo foi um tapinha de camaradagem. "Só não foi perfeito..."

 

E você viu o logo o que é mais impossível de ser encontrado (em DVD, digo)?!

 

Mas tudo bem, o bom é que você sabe balancear as coisas, pois para cada Buñuel que falta tem um Cronenbleargh! presente. E ainda mencionou um dos meus preferidos dele.

 

E eu não vou colocar os diretores que me faltam assistir porque tenho vergonha, hehe.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

As vezes a gente não consegue encontrar algo que preste no cinema, agora está dificil para decidir qual filme assistir, há filmes de diretores aclamados para assistir:

 

Martin Scorcese - "Os infiltrados"

Pedro Almodovar - "Volver"

Christopher Nolan - "O grande truque"

George Miller - "Happy Feet - o pinguim"

 

Agora é só escolher e divertir-se!!!16
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vocês ficam falando de diretores que eu nem conheço: Tarkovski, Buñuel, Haneke... Como já devem saber, meu diretor favorito é este aqui:

 

1) Stanley Kubrick [média = 9,75]

 

Sem dúvidas, a percepção sobre o que é o cinema mudou quando eu conheci Stanley Kubrick. A frieza de seus trabalhos e a abordagem do Estado e da Humanidade como os grandes culpados é fascinante; no mais consegue carregar muita tensão às suas cenas e nos filmes a cores, dispões-se de um leque vibrante e profundo. A genialidade de Kubrick transforma a mente do espectador, ao terminar de ver seus filmes, sua vida não será mais como antes. Polêmico e verdadeiro, cru e bizarro, seus filmes são verdadeiros presentes à sétima arte e sua carreira sempre será aplaudida.

 

-Laranja Mecânica [10]

-2001: Uma Odisséia no Espaço [10]

-Doutor Fantástico [9.75]

-Glória Feita de Sangue [9.25]
ltrhpsm2007-08-04 16:03:13
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Primeiro lugar Woody Allen óbvio. É incrivel a forma como ele trata as relações sociais em seus filmes. Sem falar que tem uma imaginação incrivel. 

Depois vem linklater. antes do por do sol  e antes do amanhecer. Só digo isso.

 Em terceiro,Orson Weeles e em quarto hitchcock. E melhor fazer um top 10 né:

Woody Allen

Richard Lincklater

Orson Welles

Stanley Kubrick

Martin Scorsesece

hitchcock

Mike Nickols

Brian de Palma

Copoola

Bunel

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...