Jump to content
Forum Cinema em Cena

Batman: Era Burton

Recommended Posts

Bom, estou abrindo este tópico para que os fãs dos filmes de Burton (que julgo muito superiores ao novo) possam falar dos filmes, se bajular, etc...

Meu, eu adoro estes filmes, adoro toda a forma gótico/depre/humorística que Burton retratou o morcegão. Na minha opinião, este é o tratamento adequado à um super herói, ou seja, crie um filme que tenha vilões interessantes, cenas de ação visíveis e que não tente explicar porque as orelhas do paladino mascarado são pontudas.

O que é a Michelle Pfeiffer como mulher gato? Perfeição! Importa se ela ficou assim porque gatos à lamberam? Lógico que não, afinal não existe psicologia que explique uma pessoa a se vestir de gata e sair pulando de telhado em telhado. Vamos manter a fantasia de aceitar o impossível sem termos que engolir explicações rasteiras...

Meauuuuuuu !!!

Ps: Qualquer palavra de baixo calão será imediatamente reportada à moderação.

PS2: Devo ser banido, mas sei que terá gente que não vai deixar isso morrer...

PS3: Se fecharem, abram outro...

• Replies 273
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Bom, estou abrindo este tópico para que os fãs dos filmes de Burton (que julgo muito superiores ao novo) possam falar dos filmes, se bajular, etc... Meu, eu adoro estes filmes, adoro toda a forma g

Por isso é necessário estabelecer o conflito através do "você me criou".   A cena do flashback do Bruce se lembrando da morte dos pais e reconhecendo o assassino no Coringa é sensacional.    

Posted Images

Uhm, hehehe. Deixa eu pegar meu colete a prova de balas e já volto.

Voltei, hehehe. Eu gostei bastante do primeiro Batman. Alias, adorei na época que assisti, depois minha empolgação com ele baixou um pouco. Pra mim o melhor vilão das adaptações de hqs até hoje é o Coringa do Jack Nicholson, ele tava excelente! O Michael tinha o jeitão de Batman, mas me parecia frio demais. Mas mesmo assim gosto dele no papel.

Já Batman Returns eu gosto menos. Não gostei do personagem do Christopher Walken e acho que a atuação do Keaton foi inferior à primeira. Em compensação gostei do Pinguim interpretado pelo DeVitto e a Michelle ficou excelente como Mulher-Gato (só de pensar em comparar com a outra mais recente eu tenho espasmos cerebrais).

Ah, vou comparar, bem de leve, hehehe: eu gostei mais de Begins.

Ok Conde' date=' mas não quero que tenham a idéia errada deste tópico. Este aqui é para os filmes do Burton, e não para comparações.

Não quero que pensem que isso é uma provocação...smiley2.gif

[/quote']

Fica tranquilo. Se pensarem, aí estarão comprando briga comigo, já que eu sou fã dos filmes do Burton.

1) ...e que não tente explicar porque as orelhas do paladino mascarado são pontudas.

2) O que é a Michelle Pfeiffer como mulher gato? Perfeição! Importa se ela ficou assim porque gatos à lamberam? Meauuuuuuu !!!

3) PS3: Se fecharem' date=' abram outro...

[/quote']

1) E qual o problema em se explicar isso? smiley2.gif

2) Com certeza a Mulher-Gato é o melhor elemento de 'Returns', mas a origem dela nesse filme é ridícula sim. smiley11.gif

3) Vc é brasileiro! Não desiste nunca! smiley36.gif

---------------------

Gosto dos filmes do Burton... causaram uma ótima impressão quando eu tinha os meus 11 pra 14 anos de idade. Mas revendo-os hoje, cairam um pouco no meu conceito, da mesma forma como ocorreu com Superman. Mas ainda gosto deles, sim. smiley2.gif

Alexander_Bell38525.0168865741

Não.. não é inquestionável. É apenas a minha humilde opinião. "Ponto". smiley2.gif

Amigo... hoje você tirou a noite pra pegar no meu pé, hein? smiley18.gif

Pra começar... eu nunca achei que foram os gatos que trouxeram a Selina à vida. Nunca vi dessa forma. Pra mim, ela nunca chegou a morrer. Mas o que eu não engulo é uma pacata secretária e dona de casa aprender kung fu só porque bateu a cabeça. Mas deixe quieto... como já disseram, é fantasia. Gostei do filme.. vai brigar comigo por causa disso também? smiley18.gif

Alexander_Bell38525.0351041667

Bom,eu gosto muito dos filmes de Burton...para mim eles tem mais qualidades que defeitos...na verdade foram eles que me levaram a conhecer o herói...já que na epoca...o unico conhecimento que eu tinha sobre o Batman era a série cult...por isso na epoca quando fui assistir pensei que seria algo parecido...e qual foi minha surpresa quando vi algo totalmente diferente.O primeiro marcou muito minha infancia...o segundo,apesar deu gostar também...não teve o mesmo impacto.

E ainda me pergunto o que seria do terceiro se o Burton tivesse assumido e o Keaton ainda fosse o Batman!Eu acho que ia sair coisa boa e talvez a série não ficasse tão mal vista como é nos dias de hoje!

Tá legal , Não haverão Pinguim , Mulher - Gato e Coringa como De Vitto , Pfeiffer e Nicholson , assim como não haverá outro Batman como Bale . O primeiro filme seria perfeito não fosse o ractico Keaton ( Que não se parece nem de longe com o Wayne dos quadrinhos . ) no papel de Batman . Como alguém com o físico dele pode interpretar um cara que passa a vida em constante treinamento , além de ter treinado longos anos de sua vida com os maiores mestres do mundo ? Evidente que também faltou espaço para o protagonista , mas isso eu acho que já vai do entendimento de cada um acerca da proposta do filme , principalmente se levarmos em conta que na ocasião , a gente não tinha um filme de super - herói em cada esquina e que  , portanto , referências decentes para um filme do gênero , principalmente se tratando de um ícone como Batman era difícil , a menos , é claro , que ele fosse inspirado no seriado de 66 como fez o tio Joe .

Quanto ao segundo , faltou um pouco mais além do ator principal , que foi : Mais espaço ainda do que no primeiro para o mocinho . Um Pinguim comandando palhaços ? O que não foi bem feito com o Coringa , fizeram com este . Aquele bat - rangue computadorizado ficou podre , e olha que eu ainda era moleque quando assisti pela primeira vez e mesmo assim achei escroto . A falta de ação também é um caso sério aqui . Outro defeito tanto do primeiro , quanto do segundo é o fato do morcego ser todo duro igual a um Robocop .

Bom , é isso . Tirando os detalhes que citei ( Que são bem pequenos , por sinal .  Críticas bem lights , se levarem em conta o que já falaram desses filmes...) , nos restam uma bela adaptação e outra razoável , entretanto longe de serem as "porcarias" que muitos tacham por aí . São as melhores versões desses vilões já vistas . E daí se a Selina vira Mulher - Gato do dia pra noite ? Sinceramente , eu gostei desse toque místico que Tim deu à sua origem . É lógico que ele sabia o que estava fazendo e que isso é uma baita caôzada - foi proposital ! Totalmente proposital e coerente se levarmos em conta que os gatos são animais totalmente envoltos de mistérios sobrenaturais ao longo da história e das civilizações . Sabe - se lá o que se passou na cabeça do cara ao criar isso...se foi algo tipo -  " Esses animais resolveram passar o poder enigmático que habita neles a um humano que realmente valha a pena , e ao verem Selina Kyle , uma mulher que não faz mal nem à uma mosca e que preza tanto sua raça , entre a vida e a morte , não pensaram duas vezes ao fazê - lo" ou "Cada um que interprete o que quiser , eu quero é jogar um mistério no ar . Aliás , essa será uma figura totalmente envolta de mistérios , desde seus sentimentos por Batman/Wayne à sua "morte" . É dessa forma que quero desenvolvê - la" . - ? Antes de se criticar , é preciso que se saiba qual é a idéia que o diretor quer nos passar , sua licença poética , etc... Nesse ponto , volto ao que disse sobre a proposta do filme . A destes filmes foi unicamente transpor os personagens dos quadrinhos para as telas de uma forma divertida e inovadora , por isso os filmes agradaram às crianças sem serem infantis e extravagantes , assim como agradou aos adultos sem serem realistas e violentos , mostrando que um filme de super - herói para ser bom não precisa ter "ação do início ao fim" , como muitos dizem por aí como se isso fosse um atestado de qualidade . Fórmula , inclusive , que viria a ser vista dez anos depois em Homem - Aranha . Eu , por exemplo , acho Begins infinitamente melhor do que esses dois juntos , mas por que ? Porque a proposta que mais me agrada é a de Begins , ou seja , a mais crível e convincente . Eu prefiro isso , enquanto que outros gostam mais dos de Tim Burtom justamente por serem mais soltos e desconpromissados . É uma questão de gosto . Questão do gosto do diretor bater com o do público . Tem gente que prefere até os do Schumacher... Unanimidades como Homem - Aranha , que agrada a fãs e leigos ( Mesmo mexendo com o diacho da teia . ) , só acontecem porque a fórmula original , a fonte ajuda . Tipo , o Aranha foi criado visionariamente com um uniforme que permanece inquestionável e moderno até hoje , além da fórmula básica do personagem ( Humor + personagem adolescente franzino e nada popular + vilões originais = herói estabanado e azarado ) praticamente não ter sido remexida ao londo dos anos , fato que não acorre com o Batman , que eu gosto mais , porém que já passou por tantas transformações , que tem gente que ainda vai ao cinema pensando encontrar as onomatopéias durante os golpes . Com X - Men a coisa também foi meio que unânime , só que , um pouco diferente do aracnídeo , nesse caso o filme deu certo porque pela primeira vez os personagens estavam sendo retratados de carne e osso , e , de cara , o diretor acertou na mosca !

Enfim , gosto é como "aquilo" - cada um tem o seu - , mas os que gostam de "Eternamente" e "Batman e Robin" , precisam arrumar papel para se limpar .

Rei do cuco38525.541099537

Não.. não é inquestionável. É apenas a minha humilde opinião. "Ponto". smiley2.gif

Amigo... hoje você tirou a noite pra pegar no meu pé' date=' hein? smiley18.gif

Pra começar... eu nunca achei que foram os gatos que trouxeram a Selina à vida. Nunca vi dessa forma. Pra mim, ela nunca chegou a morrer. Mas o que eu não engulo é uma pacata secretária e dona de casa aprender kung fu só porque bateu a cabeça. Mas deixe quieto... como já disseram, é fantasia. Gostei do filme.. vai brigar comigo por causa disso também? smiley18.gif

[/quote']

calma bell...ele tá só "marcando território"... smiley36.gif

Bom, como tenho defendido desde os primórdios do tópico de Begins, sou fã incondicional dos filmes de Burton, e reclamões a parte, sabemos q muita gente virou fã por causa deles, por mais que queiram negar. E tb, não há ninguém que tenha escapado incólume à avalanche de marketing que foi aquela época.

Como muitos aqui, assisti aos filmes em minha infância, e eles me cativaram tremendamente. E até hoje continuam tendo um lugar especial no meu podre coraçãozinho.. foram tb os filmes que me tornaram fã de Tim Burton.

Eu sei q pediram pra n comparar, mas é difícil: gostei muito de Begins e da visão q Nolan propôs, e fiquei feliz, principalmente, por ele dar essa releitura totalmente nova do personagem e se distanciar do q já foi feito. Mas para mim, os filmes definitivos mesmo, os que me impressionam e me mantêm ligado até o final são os do Burton.

Pra mim, apesar dos problemas de roteiro Batman Returns é o melhor dos filmes do morcego. Tecnicamente é irrepreencível: a fotografia é sensacional (é de encher os olhos o contráste da neve com a cidade escura), os figurinos, os poucos efeitos são bem colocados no sentido de contribuir para a história, a trilha sonora de Danny Elfman dispensa comentários.

O estilo bizarro e fantástico de Burton caiu como uma luva ao personagem: Batman é um herói, sinto desapontar os fãs mas ele não existesmiley36.gif, e qualquer tentativa de traze-lo para o mundo real soa ridículo.

Keaton está a vontade como Batman aqui, a Michele é a mulher gato definitiva, Danny Devito é o Pinguin. Pra mim aqui temos o uniforme do Batman mais bonito de todos os filmes (apesar dos movimentos limitados), e o verdadeiro Batmovel, e não um trambolho que pula prédios feito perereca.

Enfim, é uma fantasia assumida, e nao uma pretença história de dar realidade ao absurdo. E nunca me canço de repetir: quando Rturns começa, segundos se passam e percebemos do que se trata: Batman de Tim Burton. Aqui temos personalidade, coisa que faltou numa versão vendida por ai.

08/10

"Below we have another sneak preview of Warner’s forthcoming Region 2 DVD release plans. These dates are tentative and subject to change, but come direct from the source and include some very exciting prospects including the long awaited Special Edition releases of Tim Burton’s Batman and the sequels that followed.

3rd October 2005 

Batman SE
Batman Returns SE"

Editando com link da fonte: http://www.dvdtimes.co.uk/content.php?contentid=57456

felipef38526.9296412037

batman-poster01.jpg

O primeiro Batman é classico e o Jack Nicholson é a perfeita encarnação

do Coringa com o olhar parecido com aquele que o Jack fez no O

Iluminado

batman02.jpg

Eu gostei do filme apesar de ter pontos polêmicos que irritam alguns fanáticos do Batman como:

Michael Keaton como Batman - rei

do cuco se o próprio Bob Kane (criador do Batman) aprovou o Michael

Keaton para fazer o Batman é porque ele achou que o ator seria ideal

para interpretar o herói

Jack Napier matando os pais do Bruce Wayne - esse erro polêmico do filme já foi corrigido no Batman Begins (que mostra o Joe Chill matando os pais do Bruce Wayne)

A morte do Coringa no final do filme - essa parte do filme eu achei totalmente desnecessária

---------------------------------------------------------- --------------------

batman-2-poster05.jpg

Batman - o retorno na minha opinião (e de muitos aqui) é o melhor filme que Tim Burton produziu sobre o herói

Halle Berry que me desculpe, mas a melhor encarnação da Mulher-Gato no cinema sempre vai ser da Michelle Pfeiffer smiley4.gif

batman-2-01.jpg

cinéfilo38527.813275463

Batman - O Filme

batmanofilme.jpg- Adam West, o Batman do famoso seriado dos anos 60, queria interpretar o personagem novamente, mas Michael Keaton ficou com o papel depois de ganhar a aprovação de Bob Kane, criador do personagem na história em quadrinhos.

Cara... até hoje eu ainda não acredito nisso. O cara já era um balofo em 66...imagino o vovô balofo em 89.

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

- Originalmente, Sean Young interpretaria Vicki Vale, mas a atriz quebrou a clavícula numa cena com Michel Keaton e acabou sendo substituída por Kim Basinger.

Entre a Young gritando de 5 em 5 minutos... e a Basinger gritando de 5 em 5 minutos... fico com a Basinger mesmo.

- Tim Curry e Robin Williams foram considerados para ser o Coringa. O papel acabou nas mãos de Jack Nicholson, que exigiu ter o salário mais alto do elenco, além de um acordo altamente lucrativo, que lhe dava uma porcentagem nos royalties sobre o merchandising do filme. No total, Nicholson recebeu cerca de US$ 60 milhões, o maior salário já recebido por um ator em um único filme até hoje.

Mereceu cada centavo.

- Alec Baldwin, Charlie Sheen, Bill Murray e Pierce Brosnan foram alguns dos atores considerados para viver Batman/Bruce Wayne.

Curioso. Eu nunca tinha ouvido falar nisso, mas na época, sempre enxerguei o Alec Baldwin como o Bruce Wayne perfeito!

Bill Murray???? smiley11.gif

- Mel Gibson era a opção original para o papel principal, mas teve que desistir do filme devido à sua participação <?:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" />em Máquina Mortífera 2.

Gibson é um ator bacana, mas consegue ser mais baixo que o Keaton.

- Antes de o diretor Tim Burton ter sua participação no filme confirmada, Joel e Ethan Coen foram convidados para assumir a direção.

Me digam um filme deles. (?)

- Na versão em VHS, o filme sofreu um processo de clareamento devido à reclamação de que a versão para os cinemas era tão escura, que era quase impossível perceber o que estava acontecendo na tela.

kkkkk... já vi muita gente malhando disso.

- Os produtores convidaram John Williams para compor a trilha sonora, mas o compositor não pôde aceitar a proposta porque já estava comprometido com Indiana Jones e a Última Cruzada.

Hum.. imagino como seria. Mas Elfman deu conta do recado.

- O roteiro sofreu algumas modificações durante as filmagens por decisão de Tim Burton e Michael Keaton. Os dois reescreveram uma das falas na cena de abertura. No original, Batman dizia “Eu sou a noite”, mas no filme ele diz: “Eu sou Batman”. A briga entre Batman e o Coringa também sofreu alterações.

Arrá!!! Agora entendo pq na adaptação para a HQ ele diz "eu sou a noite" !

- Um dos primeiros tratamentos do roteiro trazia Robin como um dos personagens do filme, mas a idéia foi deixada de lado.

Q bom!

- Batman custou cerca de US$ 35 milhões e faturou mais de US$ 411 milhões no mundo inteiro.

Bons tempos em que filme de super-herói era novidade.

Batman - O Retorno

batmanoretorno.jpg- Danny DeVito foi proibido de revelar detalhes sobre a maquiagem do Pingüim até mesmo para sua própria família.

Segredo de estado.

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

- A maquiagem de Danny DeVito levava duas horas para ficar pronta.

1/3 do tempo que levava para maquiar o John Leguizamo como o 'Palhaço/Violador' em Spawn.

- Annette Bening foi contratada para viver a Mulher-Gato, mas teve que ser substituída por Michelle Pfeiffer porque ficou grávida.

Não consigo imaginar outra atriz no lugar da Michelle.

- Michelle Pfeiffer recebeu US$ 3 milhões para fazer o filme, o triplo da quantia que Bening receberia.

Mereceu cada centavo.

- Lena Olin foi considerada para o papel de Mulher-Gato.

Quem???

- O nome do vilão do filme é Max Schreck. Este é o nome do ator que interpretou o primeiro vampiro da história do cinema em Nosferatu (1922).

Boa sacada. ;)

- Primeiro filme da história a utilizar tecnologia Dolby Digital no som.

Hum.. não sabia.

- Sean Young estava tão interessada no papel da Mulher-Gato que, durante a pré-produção, a atriz andava pelo estúdio vestindo uma fantasia da personagem para impressionar os produtores. Numa ocasião, a atriz invadiu o estúdio a procura de Tim Burton, que se escondeu atrás de uma mesa para não ser visto. Sean participaria do primeiro filme do Homem-Morcego, mas devido a um acidente foi substituída por Kim Basinger.

Que desespero.

- Nem Tim Burton nem Michael Keaton haviam assinado contratos para uma continuação de Batman. Burton só aceitou participar do filme depois de ter suas exigências atendidas, enquanto Keaton concordou em voltar a viver o herói depois de um expressivo aumento de salário.

'Bestinha', esse menino.

- Batman – O Retorno custou US$ 80 milhões, mais do que o dobro do primeiro filme.

Hollywood, baby! Hollywood, baby!!

- O longa faturou US$ 47,7 milhões nos três primeiros dias de exibição nos cinemas, um recorde naquela época.

Q bom.

- Foram feitas para o filme 60 roupas de Mulher-Gato, cada uma custando US$ 1 mil.

Pra quê tanta roupa?

- Para chamar a atenção de gatos em uma das cenas, os produtores colocaram pedaços de atum em um boneco que imitava a personagem Selina.

Esperto, esse menino.

- Várias modificações foram feitas no figurino de Batman. Uma dessas alterações foi a colocação de um zíper nas calças, a pedido de Michael Keaton.

Nada como a experiência. ;)

- Inicialmente, o roteiro introduziria o personagem de Robin, que seria interpretado por um jovem ator negro. A idéia, no entanto, foi deixada de lado novamente, já que o “garoto-prodígio” também foi cortado do primeiro filme.

Q bom (parte 2)!! peraê... disseram um ator negro? Já não bastava o Harvey "Lando" Dent??

- Em certo momento, o Pingüim diz: “Eu sou um animal! Eu não sou um ser humano!”. Esta é uma referência ao filme O Homem-Elefante, em que o personagem principal diz: “Eu não sou um animal! Eu sou um ser humano! Eu sou um homem”.

Boa sacada.

Legal suas observações , "Olhos de cobra" ! Agora , eu só quero lembrar aqui que , um filme para ser sombrio não precisa ser extremamente gótico como Batman - O retorno . Acho que Begins , embora não se passe 24 Hs à noite , consegue ser tão sombrio quanto os filmes de Tim Burton ou mais , se levarmos em conta que aqui temos uma Gothan mais caótica ( Muito mais ! ) e uma trama bem mais agressiva . Bem , talvez eu seja suspeito pra falar em defesa de Begins , por ser fã da versão "Frank Miller" na qual foi inspirado o filme , mas é isso o que acho .

Quanto ao fato de terem dito aí que o próprio B.Kane teria dado carta branca à Keaton como Batman , eu só tenho a falar que prefiro nem especular que motivos teriam levado o próprio criador a enxergar algo que ninguém mais enxergou . Prefiro acreditar que a euforia de estar vendo sua criatura em uma adaptação decente após anos de sua origem nos quadrinhos , tenha sido o suficiente para que ele aceitasse qualquer coisa para o papel desde que o filme realmente saísse . Afobação , sabe...

Os Batmen do Burton só são criticados pelos fãs das HQ's que não entendem que são artes distintas. Todas as mudanças (Coringa ter matado os pais de Bruce e ele morrer no final) funcionaram de maneira soberba.

E tô disposto até a apostar que não surgirá Coringa (ou mesmo mulher gato) que chegará aos pés dos interpretados por Michele e Jack Nicolson.