Jump to content
Forum Cinema em Cena
Amfíbio

Batman: Era Burton

Recommended Posts

Burton pretendia q Bruce wayne "encontrasse a paz" no 3º filme da serie. E nisso seria essencial a figura da Dra Chase Meridian q na versão de Schumacher foi interpretada por Nicole Kidman. Burton declarou q tinha Rene Russo em mente pra viver essa personagem.

Isso criaria um triangulo amoroso com a Mulher gato, novamente vivida por Michele Pfeifer. Ela teria se tornado uma especie de Robin Wood, roubando dos ricos para dar aos pobres.

Burton tinha Robin Willams em mente para viver o Charada, q seria bem mais violento q o representado no Filme de Schumacher.

O Duas caras tambem estaria no roteiro, tendo sua origem mostrada. Ele seria vivido pelo mesmo ator q viveu Harvey Dent no filme de 89. Inclusive o Duas caras estava no 1º tratamento do roteiro de Returns escrito por Sam Hamm, mas foi descartado por Burton para dar espaço a Max Schrek. Poderia polemizar pelo fato do Duas caras ser negro, mas isso seria um mero detalhe.

Mas com certeza a maior frqueza desse 3º filme teria sido o Robin, ou como ele se chamaria "the kid"(Burton conseguiu transformar um nome tosco, num mais tosco ainda). Ele seria um garoto negro, q teria seu pai, um capanga, morto pelo Charada. Seria salvo pelo Batman e bla bla bla.

Isso seria bom? Não sei, em uma primeira leitura, eu diqia q Não, mas sabe-se lá como isso seria representado na tela.

O proprio roteiro de Returns não é seu ponto forte, com alguns dialogos bem fracos. Mas o filme tem um visual, e um clima tão bem construido, q nos faz esquecer do resto.

Valeu16

09 meu deus voce vai ver ate batman e robin boa sorte0606

Pois é ... como aperitivo eu conferi os trailers ... o engraçado é que no primeiro "Batman" o nome do Jack Nicholson aparece primeiro ... e isso só viria a se repetir com ... com ... com ... o Arnold Scwarzenegger em "Batman & Robin" ... que ironia ... 06

O proprio roteiro de Returns não é seu ponto forte' date=' com alguns dialogos bem fracos. Mas o filme tem um visual, e um clima tão bem construido, q nos faz esquecer do resto.

Valeu16
[/quote']

Quais? Acho 95% do texto sublime e os outros 5% ótimos.

Pô, essa fala do Schrek é a mais FANTÁSTICA do filme INTEIRO! O Shiryu explicou bem a aplicação dela no contexto do filme e no tom inteiro que o Burton deu aos seus dois filmes com o herói, é um tapa na cara desses idiotas que acham que Batman bom é só Batman realista.

E a fala do visgo foi um jogo de palavras sublime entre Batman e a Mulher-Gato, realçando a tensão sexual existente entre os dois que inclusive serviu para que um revelasse a sua identidade para o outro, sem perceberem.

Se vc não sacou as sutilezas embutidas em ambas as falas, é uma pena mesmo...

Eu entendi a função de ambas as falas, a primeisa com Schrek pensando(todo mundo pirou?) e a segunda pra criar tensão sexual e revelarem a identidade. Eu não empregaria a palavra sutileza no contexto nessas duas falas.

Mas acho q ficou mal empregado, principalmente a segunda, largaram aquilo alí de qualque jeito, pois simplesmente não encontraram nada mais inteligente pra por, pelo menos eu penso assim.

Valeu16

Tim Burton não foi fantasioso com o Coringa (o único vacilo foi o vilão ter matar os pais do Bruce Wayne) e sim fiel ao Coringa da HQ (mesmo estando bem caricato por conta da atuação do Jack Nicholson)

E outra Tim Burton manteve as caracteristicas clássicas do vilão (o gás do riso, armas inspiradas em comédia, conhecimento de produtos quimicos)

cinéfilo2008-07-26 13:02:06

Eu entendi a função de ambas as falas' date=' a primeisa com Schrek pensando(todo mundo pirou?) e a segunda pra criar tensão sexual e revelarem a identidade. Eu não empregaria a palavra sutileza no contexto nessas duas falas.

Mas acho q ficou mal empregado, principalmente a segunda, largaram aquilo alí de qualque jeito, pois simplesmente não encontraram nada mais inteligente pra por, pelo menos eu penso assim.

Valeu16
[/quote']

Personagens de filmes são como pessoas reais. Ás vezes elas falam coisas meio non-sense, largadas ali de qualquer jeito...

Tim Burton não foi fantasioso com o Coringa (o único vacilo foi o vilão ter matar os pais do Bruce Wayne) e sim um pouco fiel ao Coringa da HQ

Que vacilo, meu filho? Colocar o Coringa como assassino dos pais do Batman foi o toque de gênio do Burton para transformar o Batman num vigilante, coisa que o próprio admite não ser. Destrói a nobreza pela qual o Batman acredita que combate o crime para virar uma questão pessoal vingativa.

Mas eu acho q isso mina o potencial narrativo q e esses dois antagonistas possuem. Transformar o odio pelo Coringa em uma mera vingança, eu vejo isso como falha, simplista demais. Nesse ponto gostei mais da abordagem ideologica q o Nolan deu para a rivalidade entre Batman e Coringa.

Tim Burton não foi fantasioso com o Coringa (o único vacilo foi o vilão ter matar os pais do Bruce Wayne) e sim um pouco fiel ao Coringa da HQ

Que vacilo' date=' meu filho? Colocar o Coringa como assassino dos pais do Batman foi o toque de gênio do Burton para transformar o Batman num vigilante, coisa que o próprio admite não ser. Destrói a nobreza pela qual o Batman acredita que combate o crime para virar uma questão pessoal vingativa.
[/quote']

nisso concordo...

e acho que não deveriamos reclamar desse filme de 89 porque as caracteristicas mais marcantes do Coringa das HQs estão no filme do Tim Burton (gás do riso, luva com choque elétrico, conhecimento de produtos químicos)

cinéfilo2008-07-26 13:09:05

Mas eu acho q isso mina o potencial narrativo q e esses dois antagonistas possuem. Transformar o odio pelo Coringa em uma mera vingança' date=' eu vejo isso como falha, simplista demais. Nesse ponto gostei mais da abordagem ideologica q o Nolan deu para a rivalidade entre Batman e Coringa.[/quote']

Analisado superficialmente sim, vc está certo. Mas ao colocar o Coringa como o assassino Burton joga Batman numa encruzilhada: ele vai fazer justiça com as próprias mãos e se tornar um vigilante amoral ou vai se colocar num patamar acima, como um herói deve mesmo fazer e levar o cara à Justiça?

O meio pode sugerir um fim simplista. Mas o resultado final acaba se mostrando muito mais rico e profundo do que se imagina num primeiro momento.

Vou dar meu pítaco:

Não gosto de qualquer versão onde o Batman descobre quem é o assassino de seus pais, seja ele o Coringa ou aquele meliante de Batman Begins.

Acho que uma das grandes motivações do Batman sempre foi a idéia de que, por não saber quem matou seus pais, qualquer bandido que ele enfrente e detenha pode ser o assassino e assim, mesmo que de modo nada convencional, estaria sendo feita a justiça.
cidra2008-07-26 17:55:48

Interessante essa versão Cidra. Mas Begins estabelece bem a frustração eterna por ele não ter conseguido se vingar daquele meliante e talvez isso justifique sua sede por combater a criminalidade, esse espiríto vingativo sempre presente nele.

Vou dar meu pítaco:

Não gosto de qualquer versão onde o Batman descobre quem é o assassino de seus pais' date=' seja ele o Coringa ou aquele meliante de Batman Begins.

Acho que uma das grandes motivações do Batman sempre foi a idéia de que, por não saber quem matou seus pais, qualquer bandido que ele enfrente e detenha pode ser o assassino e assim, mesmo que de modo nada convencional, estaria sendo feita a justiça.
[/quote']

Onde assino?

Por outro lado, ele iria ficar sempre tentando achar o assassino, e não descansaria até encontrá-lo. Se tornaria uma obssessão por um homem só ao invés do crime em geral. Acho que ele precisava passar por tudo aquilo em Begins, toda aquela transformação emocional que moldaria o seu caráter e que foi retratada de forma brilhante no filme. O fato dele saber quem matou seus pais é importante, pois ele não iria mais se preocupar com essa questão em particular, permitindo que isso não se tornasse na busca por uma só pessoa.

Por outro lado' date=' ele iria ficar sempre tentando achar o assassino, e não descansaria até encontrá-lo. Se tornaria uma obssessão por um homem só ao invés do crime em geral. Acho que ele precisava passar por tudo aquilo em Begins, toda aquela transformação emocional que moldaria o seu caráter e que foi retratada de forma brilhante no filme. O fato dele saber quem matou seus pais é importante, pois ele não iria mais se preocupar com essa questão em particular, permitindo que isso não se tornasse na busca por uma só pessoa.[/quote']

Vejo assim, e também prefiro... 10 03

Por outro lado' date=' ele iria ficar sempre tentando achar o assassino, e não descansaria até encontrá-lo. Se tornaria uma obssessão por um homem só ao invés do crime em geral. Acho que ele precisava passar por tudo aquilo em Begins, toda aquela transformação emocional que moldaria o seu caráter e que foi retratada de forma brilhante no filme. O fato dele saber quem matou seus pais é importante, pois ele não iria mais se preocupar com essa questão em particular, permitindo que isso não se tornasse na busca por uma só pessoa.[/quote']

Revi o filme hoje e achar essa transformação psicológica genial é um chute nos bagos...07

a visão gótica e bizarra do Tim Burton se casou perfeitamente com o Batman (no filme homônimo de 1989 Tim Burton teve o apoio do próprio Bob Kane que fez questão de autorizar a escalação do Michael Keaton para ser o Bruce Wayne/Batman e fazer uma ponta de luxo). 

cinéfilo2008-07-27 12:08:40

Mas Batman é obsessivo mesmo... ele quer combater o crime, mas no seu íntimo, ele quer vingança. Lembro de uma história em que ele estava esmurrando um meliante, e pensava "toda vez que faço isso eu vejo a face do assassino dos meus pais... e eu penso em parar mas não consigo, então sempre continuo batendo um pouco mais do que o necessário... pq sei que pode ser ele. Eu quero que seja ele". Era algo assim, mas acho que mostra bem o nível de obsessão do personagem.

Em tempo, eu também não gostava do fato do Coringa ter matado os pais do Batman na versão do Burton, mas hoje eu vejo que, cinematograficamente falando, foi uma escolha até válida... deixou o filme mais redondinho, além de criar uma espécie de compensação (Batman é responsável pela origem do Coringa, depois descobre que o Coringa foi o responsável pelo seu surgimento... interessante, é quase como um círculo... e é melhor do que seus pais terem sido assassinados por um bandido que depois é morto na saída do tribunal). De fato, só consegui perceber certas qualidades nos filmes do Burton depois de ter visto Batman Begins, que não gostei.