Jump to content
Forum Cinema em Cena

O Grande Truque


Recommended Posts

  • Members

Grande Pablo!

 

Achei fantástica a sua 'dissecação' do filme, mas... até o momento... discordo dela em parte.

 

Ainda preciso rever o filme para tirar conclusões mais embasadas, mas pelo que vi e lembro do filme... Borden é o irmão casado e pai da criança... quem realmente ama a esposa. E  "Fallon" é o irmão (mais racional - o engenheiro) que se sente desconfortável na presença da cunhada (fazendo papel de marido) e que não consegue demonstrar amor sincero. Sendo este, apaixonado pela personagem da Scarlet Jonhanson.

 

Ou seja, Fallon, o "olheiro" da dupla, é quem estava no porão do espetáculo de Angier, e conseqüentemente foi preso e executado. Não consigo imaginar Borden desesperado pra salvar o seu rival do tanque.

 

Já Borden, "o original", o "herói"(ou anti-herói?) da história, ficou vivo para acertar as contas com o seu rival e ficar junto de sua filha. 

 

Não teria a mesma graça se não fosse Borden a matar Angier e criar a sua filha.

 

Mas como eu já disse, essa minha análise precisa ser revisada com mais uma sessão do filme. ;)
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Putz!! Uma das melhores críticas jamais escritas pelo Pablo!!! Muito boa! Considerações perspicazes numa análise que deixa claro não só o quanto foi tocado pelo filme e seu engenhoso roteiro, como seu cuidado em vê-lo com esmero. Sua análise da dinâmica entre Borden/Fallon é excelente. Só não concordo com a interpretação do Pablo de que Sarah não sabia sobre o irmão gêmeo. Para mim fica demonstrado justamente o contrário: na conversa “definitiva” com Alfred, ela demonstra verdadeira infelicidade por viver uma situação limite: saber-se casada com alguém que tem uma vida, literalmente, “dupla”. Tanto que ameaça Borden de modo enfático que contaria para Olivia sobre o “segredo” dele.

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /><?:NAMESPACE PREFIX = O />

 

Ora, se quisesse “jogar verde pra colher maduro” numa simples tentativa “vazia” de afastar Olívia do marido, seu personagem perderia quase absurdamente toda a densidade dramática que sempre carregou. Vejam bem: obviamente ela não sabia desse segredo desde sempre. E é justamente quando, finalmente, encaixa as peças (as nuances de personalidades, as verdadeiras/falsas juras de amor, o fato de seu marido estar com outra mulher e, obviamente, vê-lo fazer uma mágica IMPOSSÍVEL – isso sem contar que estava ao lado do garotinho quando esse exclama sobre o “irmão” do passarinho...) além de ter se tornado viciada em álcool, estar desgastada emocionalmente e se ver num dilema (toda a vida de Borden, e dela consequentemente, é sustentada por esse “segredo) é que se suicida num gesto extremo. Não é à toa que se mata em meio às gaiolas de pássaros no laboratório de Borden/Fallon... Seu recado mórbido é claro pra mim.

 

Entretanto, gostaria de fazer algumas considerações:

 

- Concordo que, no frigir dos ovos, não importa realmente se o Angier original morre. Entretanto, como o próprio Pablo sugere, podemos (e no caso específico desse filme DEVEMOS) extrapolar. Logo, nas minhas elucubrações, vejo como sendo uma boa saída a que apresentei lá tópico do filme (inversão de “polaridade” da máquina de clones). Afinal, considero que o confronto de Borden (Fallon) com o Angier “original” no fim do filme deixa-o mais trágico ainda (o diálogo sobre as mãos sujas é perturbador).

 

PS: Pablo você deixou passar batido uma rima narrativa foda: quase todos os lances dramáticos <?:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" /><?:NAMESPACE PREFIX = ST1 />em relação à Borden/Fallon se relacionam com o elemento corda... Abracadabra!! 16  

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A "dissecação" do filme é melhor que a crítica. Pablo nem citou a Scarlett.

De todo modo, pra mim, quando o Grande Truque é revelado no final, e como se o Mister M surgisse e acabasse com o encanto da mágica.
Preferia que não fosse mostrado a solução... o truque ainda teria contornos mágicos... agora ele é só um truque.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pablo, parabéns pela crítica !!!! Realmente muito boa !!!!! Não superou ainda a de "Cidade dos Sonhos", mas ainda assim muito boa ...

 

 

 

- apesar de não gostar muito dessa interferência dos clones de Angier ( não gostei do núcleo-Tesla ), creio que dentro da dinâmica o "verdadeiro" morreu logo no 1º truque, levando em consideração que todos os clones "nascem" sem nenhum comprometimento no que se refere a memória;

 

 

 

- Borden amava Olívia, era o mais obcecado em desvendar os segredos de Angier, não amava Sarah, era o tio da garotinha e foi o que morreu. Fallon amava Sarah, era o engenheiro e responsável pela dinâmica dos truqyes, se sentia desconfortável qdo ficava com Olívia, era o pai da garotinha e foi o que sobreviveu.

 

 

 

Vou ver se consigo rever o filme, mas assim em um primeiro momento a minha principal dúvida é se a Sarah sabia ou não da existência do irmão gêmeo. Em um primeiro momento concordei com a opinião do Pablo, pois foi a impressão que tive de imediato ( uma maneira de fazer com que Olívia se afastasse ), porém repassando o filme na cabeça creio que qdo Sarah exigiu explicações do marido, esta deu indícios de não aguentar viver naquela situação-limite e acho que evidencia que ela sabia da existência sim ... mas tenho minhas dúvidas ... ainda ...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

spoiler

 

 

 

Pra mim o indicativo de que a esposa não sabia dos irmão gêmeos foi o fato dela estranhar a ferida dos dedos que não cicatrizava. http://www.cinemaemcena.com.br/forum/smileys/03.gif" height="17" width="17" align="absmiddle" alt="03" />

 

 

 

Ok, tb concordo ... mas isso foi no começo ... a história evolui, o tempo passa ... nada impede de que ela passa a ter conhecimento disso depois ... não desde sempre ...

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members

Gostei mt das criticas mas confesso q nao entendi mt bem o filme....

 

nao me lembro de mt coisa, queria saber se fica BEM claro no filme q o Borden e Fallon eram irmaos gemeos? pergunto isso pq qdo  Borden entrega p Angier a palavra chave do seu diario a palavra era tesla, o q deu a entender p mim q ele tb tinha feito um clone com esse tal de tesla. nao sei se estou falndo bobagem mas se alguem puder me responder essa questao ficaria mt satisfeita...

 

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • 2 months later...
  • Members

Borden tambem se clonou...

 

eu sei que esta informacao eh bombastica, mas eu assisti ao filme 3 vezes para chegar a esta conclusao, e nao quer dizer que as outras esta erradas, soh quer dizer que o christopher nolan eh inteligente o bastante pra deixar espaco para que interpretemos de diversas maneiras...

o negocio eh o seguinte... no tal diario existia uma gravura de uma maquina, construida por tesla, e quando angier fala com tesla pela primeira vez ele diz mais ou menos isso: "Quero uma maquina tb, fiquei sabendo que o senhor havia feito outra", ele se referia a uma maquina feita para borden/fallon.

Na verdade dando o diario e a palavra chave para angier borden automaticamente o ajudou a desnvendar o segredo, ele apenas o julgou muito burro pra entende-lo...

a minha teoria eh que que, em algum momento, nao mostrado pelo diretor do filme, borden visitou tesla, comprou uma maquina, se clonou apenas uma vez ou mais, e ao contrario de angier, ele se afeiçoou ao seu clone, e ao inves de mata-lo ou prende-lo como uma aberracao, ele o adotou como um irmao e acabou criando o truque maravilhoso pelo qual ele seria sempre lembrado...

 

no momento em que borden aparece para matar angier, ele nao confirma ser irmao nem clone de fallon, ele apenas fica ouvindo tudo que angier tem a dizer e o amaldiçoa pelo rumo que ele deu a suas vidas,

angier realmente se matava literalmente em todos os shows, que seriam 100 no total, ateh borden/fallon aparecerem para cair na armadilha, o unico clone que ele matou foi o primeiro, apos isso ele se suicidou todas as vezes em que se apresentou usando os tanques que estavam naquele subsolo onde ele levou a maquina para fazer um tipo de altar, por isso ele disse que se sentia mal por nao saber se ele seria o homem da caixa ou o resultado dela... imagine a dor de se suicidar quase 100 vezes?

 

o mais surpreendente de tudo eh que com a compra da maquina de tesla, angier poderia apenas usa-la uma vez, como fez borden, e destrui-la como ele havia sugerido, adotar seu clone e usa-lo exatamente como borden fazia, mas seu rancor era tao grande que ele preferiu contratar assistentes cegos e se matar no porao do teatro por ateh 100 vezes ateh prender borden por assassinato... na minha opiniao ele foi um covarde...

 

bom... eh isso, espero que gostem da minha teoria,
tcatelani2007-04-22 12:55:19
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members

O unico problema era que Borden era pobre e nao tinha dinheiro para mandar construir uma maquina dessa.

Nao sei como os clones sao nesse filme, mas os dois Borden são bem diferentes um do outro. Creio que como o clone é feito na fase adulta ja, eles eram exatamentes iguais, com as mesmas experiencias de vida. A diferenca de comportamento dos Bordens é algo mais relacionado a infancia.

Achei interessante o fato do Borden ter se clonado, mas acho que eram irmaos mesmo. Desde do inicio do filme eram dois, tanto que um nao sabia o nó que o outro tinha feito. Entao ele deveria ter se clonado ainda antes disso.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

"CRÍTICA"

(SOLTA O VERBO!)

 

Do modo geral, acredito que hoje em dia, os críticos tem suas críticas

"retorcidas", não sendo realmente fiéis sobre os filme que critica, levando sempre pelo lado pessoal. O crítico tem que entender, que sua análise sobre filme tem que ter aceitação nas opiniões da maior parte das pessoas. Um exemplo: Quando eu li a crítica do filme " A última Noite" de Pablo Villaça, fiquei decepcionado! O mesmo informa que o filme teve uma quebra de ritmo por causa de muitas referências de 11 de setembro que o filme traz, pelo amor de Deus! A história do filme passa durante a época do acontecimento e além do mais, passa em Nova York. O filme é ótimo, tem boas atuações, um ótimo roteiro, e praticamente todas as pessoas que conheço adoraram esse filme! ( E o Pablo só deu 3 estrela para ele, considerando um filme mediano) Não estou falando que o crítico têm que agradar os gostos de todo mundo, por que isso é impossível, cada um têm o seu! Mais ele têm que dar uma crítica sincera sobre o que a gente espera sobre o filme! O que adiante ler a crítica dele, depois a gente assisti o filme e têm uma opinião totalmente diferente, quando a maioria das pessoas que assistem, tem uma opinião diferente do crítico! Alguma coisa está errada! Um outro exemplo: O cara que fez a crítica do filme " As Torres Gêmeas" no site do set. O cara deu nota 8 pro filme, sendo que este filme é descaradamente ruim!!!! É ruim demais!!!!!! Eu juro por Deus, conheço no mínimo 25 pessoas que assitiram á esse filme, inclusive eu, e não daria nem 4. O que dá para entender, que este crítico, ou está levando pelo lado pessoal, ou ele foi comprado!!!! A opinião do crítico têm que ser pelo menos semelhante a opinião pública.
eafontes2007-05-10 15:53:25
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members

Achei a crítica fraca. Como podemos pensar que há uma máquina de clones? Este é o objetivo do diretor, pensarmos nisso!! Este é o truque! Todo mágico tem esta intenção, pensarmos que o que ocorreu é sobrenatural, é impossível!!

 

 

 

Como uma bola apareceria na mão de um mágico comum de repente (Um truque tradicional)???? Um leigo pensaria que ele é o mestre dos magos e fez a bola aparecer na mão dele por um evento surrealista. Mas nós sabemos que uma bola não iria se materializar, sabemos que tem um truque por trás disso, mas não devemos saber qual é o truque.

 

 

 

Esta foi a intenção do diretor. E até o criador do site CAIU NA MÁGICA DELE!!!!! Acreditando que existe uma máquina de clones.

 

 

 

Por isso o filme é perfeito, e excelente.

 

 

 

Agora pra descobrir qual foi o Grande Truque que ele usou pra camuflar o transporte do Angier (Volverine), quem sabe um outro mágico poderia nos ajudar? Ou alguem consegue descobrir por exemplo como David Coperfield some com um avião de cima do Palco?

 

 

 

Diga prá nós MISTER M!!!

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
  • 2 months later...
  • Members

Borden não se clonou.

 

"o negocio eh o seguinte... no tal diario existia uma gravura de uma maquina, construida por tesla, e quando angier fala com tesla pela primeira vez ele diz mais ou menos isso: "Quero uma maquina tb, fiquei sabendo que o senhor havia feito outra", ele se referia a uma maquina feita para borden/fallon."

 

Lembre-se que o diário de Borden era falso, ele fez de propósito para enganar Angier. E além do mais, quando Angier descobre sobre o diário ele procura Tesla furiosamente e diz "Você nunca construiu uma máquina dessas, não é?" e o ajudante de Tesla diz "Eu não disse que tinha construído.". Ou seja, a máquina é a primeira.

 

"Na verdade dando o diario e a palavra chave para angier borden automaticamente o ajudou a desnvendar o segredo, ele apenas o julgou muito burro pra entende-lo..."

 

Nada disso. TESLA era apenas a chave do diário. Borden depois fala a Angier: "TESLA era apenas a chave, não o segredo."

 

"a minha teoria eh que que, em algum momento, nao mostrado pelo diretor do filme, borden visitou tesla, comprou uma maquina, se clonou apenas uma vez ou mais, e ao contrario de angier, ele se afeiçoou ao seu clone, e ao inves de mata-lo ou prende-lo como uma aberracao, ele o adotou como um irmao e acabou criando o truque maravilhoso pelo qual ele seria sempre lembrado..."

 

Nada disso. No início do filme Borden era pobre e não podia pagar pela máquina. Além do mais Fallon existia desde o início. Por que vc acha que a cada noite a namorada de Angier era amarrada com um nó diferente?

 

Além disso Borden já começava a ter as primeiras idéias do homem teletransportado. Ele reclama do mágico velho que só faz truques bobos e alguém diz "porque vc não faz esse truque genial?" e ele responde "em breve, pois as pessoas ainda não estão prontas."

 

 

no momento em que borden aparece para matar angier, ele nao confirma ser irmao nem clone de fallon

 

Angier pergunta: "Twins?" ou em português "Gêmeos?". E Borden confirma.

 

E não esqueça que os dois irmão tem personalidades diferentes. Fallon não ama a esposa de Borden e é extravagante nas comemorações.

 

bom... eh isso, espero que gostem da minha teoria,

No fim das contas embora sua teoria seja facilmente quebrável, é uma teoria interessante que leva as pessoas a pensar.

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...