Jump to content
Forum Cinema em Cena

Faculdade: Pública ou Particular


Sync
 Share

O que vocês fizeram ou pretendem fazer ?  

22 members have voted

  1. 1. O que vocês fizeram ou pretendem fazer ?

    • Faculdade Pública
      13
    • Faculdade Particular
      11
    • Não me decidi ainda.
      1
    • Não pretendo me formar.
      0


Recommended Posts

  • Replies 66
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

 

Oh God' date=' not again! Cadê o Bauer?06 Eu sequer tentei vestibular em uma federal por dois fortes motivos. 1 - jamais consegui decorar o que não me despertava interesse. Nem sei como saí do 2º grau, dependendo das exatas. Não ia passar nem matando. 2 - eu não me afastaria da minha família nem pela mais espetacular oportunidade.[/quote']

 

    Foraste, a hora q eu vi esse tópico pensei a mesma coisa, de novo não 060606...e larga de onda rapaz, do jeito q vc escreve bem (escreve muito, mas escreve bem 0606) passaria facil em uma publica, com esforço em exatas e boa nota em Humanas vc passaria

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Faculdade particular muito melhor' date=' ja to indo pro segundo ano hehe... E alias, sabe quando que eu ia passar num vestibular de uma federal, hahahaha... [/quote']

 

    Eita Bart, vc sempre imparcial 0606...essa foi boa, a faculdade particular é muito melhor, pq? "Pq é o que eu faço", foi essa a sua grande argumentação 060606

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Faculdades particulares sao empresas privadas que pensam como empresas privadas. A maioria delas funciona da seguinte maneira: voce paga seu "plano" em dia' date=' vai passando e se forma. No final todos ficam felizes. [/quote']

 

aha, vai sonhando que é assim.

    É assim sim, o Leonardo foi perfeito em sua explicação...é claro q não podemos generalizar, nem todas as particulares são assim, mas em sua grande maioria são assim, eu fico estarrecido quando vejo alguém pagar quase 50 reais p fazer uma segunda chamada, é um assalto!

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

independente de ser particular ou publica o grande problema é que hoje o aluno finge que aprende e o professor finge que ensina , a unica diferença é que uma vc paga (caro por sinal) e a outra é de graça...07

 

o q importa é o interesse por parte do aluno em estudar se aprimorar e ir alem dos conhecimentos dados pelos professores em sala de aula, independente de ser particular ou publica tem gente q ser forma muito bem em faculdade privada e tem muita gente q se forma pessimamente em faculdade publica 06
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Faculdades particulares sao empresas privadas que pensam como empresas privadas. A maioria delas funciona da seguinte maneira: voce paga seu "plano" em dia' date=' vai passando e se forma. No final todos ficam felizes. [/quote']

 

aha, vai sonhando que é assim.

 

não to sonhando não cara. Prefiro não citar nomes, mas conheço pelo menos 4 aqui de BH que são assim. 4 que EU conheço. Estudo em uma delas e não estou falando pelos cotovelos. Conheço pessoas (não só da minha faculdade) que quase não vão a aula e no fim do semestre passam em tudo sem 'estourar' as faltas e ainda com boas notas. Não vou dar detalhes porque essas coisas não se divulga por aí (principalmente quando você pode ser prejudicado por isso).
Link to comment
Share on other sites

  • Members

As generalizações estão tomando conta desse tópico...

Há faculdades públicas boas e ruins; do mesmo modo, há faculdades particulares boas e ruins. Lógico que, no caso das particulares, as ruins são em maior número - mas daí a dizer que TODAS têm uma mentalidade empresarial há uma distância considerável.

 

Por minha vez, conheço pelo menos duas faculdades particulares tão ou mais difíceis que muitas públicas. Uma delas, inclusive, é tão difícil que é quase considerado heroísmo terminá-la sem pegar nenhuma dependência.
Noonan2006-11-26 21:01:32
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Oh God' date=' not again! Cadê o Bauer?06 Eu sequer tentei vestibular em uma federal por dois fortes motivos. 1 - jamais consegui decorar o que não me despertava interesse. Nem sei como saí do 2º grau, dependendo das exatas. Não ia passar nem matando. 2 - eu não me afastaria da minha família nem pela mais espetacular oportunidade.[/quote']

    Foraste, a hora q eu vi esse tópico pensei a mesma coisa, de novo não 060606...e larga de onda rapaz, do jeito q vc escreve bem (escreve muito, mas escreve bem 0606) passaria facil em uma publica, com esforço em exatas e boa nota em Humanas vc passaria

 

Não cara, eu tenho problema na cabeça.06 Realmente não consigo com matemática, química e física. E mesmo se a redação valesse mais, eu tenho uma grafia absurdamente grotesca. Não tenho habilidade alguma com as mãos. Muita coisa teria que ser reformada no sistema de ingressão em faculdades para que eu conseguisse passar.06 Mas agradeço o elogio.

 

E eu não tinha mesmo entendido a piada do TOH.06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Eu vou prestar vestibular ano que vem e estou completamente aterrorizada. E seu eu não passar? Porcaria de vida crescer como aluna exemplar' date=' todo mundo espera acha que você é um gênio e que vai entrar entre os primeiros lugares. 

[/quote']

 

    Acredite Thata, esse não é o momento mais crítico...todo mundo pensa q se não conseguir entrar em um vestibular, vai ser cobrado, por ter sido bom aluno a vida toda, mas isso é só começo, aonde o bicho pega mesmo é na hora q vc tá saindo da faculdade, pq não importa a maneira, uma hora ou outra vc vai entrar na faculdade, não importa se é publica ou particular, mas na hora q vc tá saindo é aí q todo mundo espera q vc seja tudo aquilo q sempre aparentou q ia ser, e é aí q o bicho pega...estou nessa situação agora, estou terminando a faculdade de Análise de Sistemas, seria ótimo se não fosse tão complicado conseguir um emprego direto como Analista, já q nenhuma empresa em sã consciência vai colocar a empresa nas mãos de um moleque sem experiência alguma na área, seria um suicidio empresarial...aqui aonde eu moro então, sem chance, Analista aqui é quando sua vó pede p vc olhar a lista telefônica ("oía na lista" 0606...essa foi terrivel 0606), empresa alguma se quer pensa nisso por aqui, o negócio então vai ser ir embora p as cidades grandes, diz a lenda q emprego nessa área está facil, o problema é só o requisito minimo em quase todos: Inglês fluente, com outra lingua de preferência...aí danou-se! 12

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

As generalizações estão tomando conta desse tópico...

Há faculdades públicas boas e ruins; do mesmo modo' date=' há faculdades particulares boas e ruins. Lógico que, no caso das particulares, as ruins são em maior número - mas daí a dizer que TODAS têm uma mentalidade empresarial há uma distância considerável.

 

Por minha vez, conheço pelo menos duas faculdades particulares tão ou mais difíceis que muitas públicas. Uma delas, inclusive, é tão difícil que é quase considerado heroísmo terminá-la sem pegar nenhuma dependência.
[/quote']

 

    A PUC é um exemplo de faculdade particular muito boa, minha mãe dá aula na PUC-SP, por isso fora toda a fama q a faculdade tem, tenho a oportunidade de ver como funciona, além é claro, se quiser fazer qualquer graduação ou pós, eu posso fazer de graça 05...mas Noonan, quando se diz q eles são comerciais, não é mentira, pois por mais q a faculdade exija, q mesmo pagando horrores o aluno não consiga passar, ainda sim é um absurdo agluem cobrar 50 Reais por uma Segunda chamada, isso é um comércio q deveria ser proibido

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Era esse o exemplo que ia usar,o da PUC....

 

Ainda têm o problema que existem muitos cursos que só existem nas particulares,têm o problemas das greves constantes nas publicas etc.

Porém,mesmo co tudo isso,no geral,a pública é muito melhor que a particular,só não faço por inconpetência minha mesmo....04
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Eu vou prestar vestibular ano que vem e estou completamente aterrorizada. E seu eu não passar? Porcaria de vida crescer como aluna exemplar' date=' todo mundo espera acha que você é um gênio e que vai entrar entre os primeiros lugares. 

[/quote']

 

    Acredite Thata, esse não é o momento mais crítico...todo mundo pensa q se não conseguir entrar em um vestibular, vai ser cobrado, por ter sido bom aluno a vida toda, mas isso é só começo, aonde o bicho pega mesmo é na hora q vc tá saindo da faculdade, pq não importa a maneira, uma hora ou outra vc vai entrar na faculdade, não importa se é publica ou particular, mas na hora q vc tá saindo é aí q todo mundo espera q vc seja tudo aquilo q sempre aparentou q ia ser, e é aí q o bicho pega...estou nessa situação agora, estou terminando a faculdade de Análise de Sistemas, seria ótimo se não fosse tão complicado conseguir um emprego direto como Analista, já q nenhuma empresa em sã consciência vai colocar a empresa nas mãos de um moleque sem experiência alguma na área, seria um suicidio empresarial...aqui aonde eu moro então, sem chance, Analista aqui é quando sua vó pede p vc olhar a lista telefônica ("oía na lista" 0606...essa foi terrivel 0606), empresa alguma se quer pensa nisso por aqui, o negócio então vai ser ir embora p as cidades grandes, diz a lenda q emprego nessa área está facil, o problema é só o requisito minimo em quase todos: Inglês fluente, com outra lingua de preferência...aí danou-se! 12

 

Graças a Deus esse é um requisito meus pais me obrigaram a preencher. O inglês pode não ser fluente, mas é muito bom e eu sou formada, então nada que uns meses no exterior não possam resolver (eu ia quando fiz 15, mas resolvo esperar terminar o colegial). Meu espanhol é uma droga, mas vem com diploma. 05 E agora eu estudo Francês...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Para mim, a qualidade da faculdade particular pode ser analisada como o efeito da difração:

Difração é o nome genérico dado aos fenômenos associados a desvios da propagação da luz em relação ao previsto pela óptica geométrica.

É válido, também, lembrar que, nas difrações de fenda única, 85% da luz está localizada no máximo central. Outro ponto interessante é que quanto menor é a fenda maior é o desvio da luz.

Pronto, pefeito! Essa é a razão de eu não ter medo de fazer generalizações. Ficar limitando muito a conversa acaba com a discussão, pois maior é o erro e sempre há excessões.

 

Usem a imaginação que vão ver mais semelhanças ainda. 03

 

PS. Quem faz, fez ou irá fazer faculdade particular não fique com raivinha, por favor. Eu não tenho nada contra até porque conheço muita gente formada em faculdade particular que hoje está muito bem-sucedida.

Edit: Haha , ficaram com raivinha, eu realmente adoro quando isso acontece. 06

filmesking2006-11-29 23:55:19
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Como o Rafal menciona, o pior problema fas faculdades públicas é a greve dos professores. Minha irmã faz USP e ficou meses parada por causa de uma greve, depois no final, não teve férias... Teve que estudar dezembro, janeiro e fevereiro.

Os cursos podem ser muito bons, mas dificilmente você consegue terminar e receber o diploma em 4 anos, como nas particulares. Além das greves, existem muitas matérias "complementares" que você tem que fazer. Além disso, os cursos "TOP" das federais, como Medicina, Direito, Biologia, Farmácia, etc... são todos diurnos, que brasileiro classe média pode deixar de trabalhar pra fazer faculdade?

Eu mesma faço Biologia em uma faculdade particular por não admitir a mim mesma ficar dependente financeiramente do meu pai por mais de quatro anos. Não por incompetência minha, de não poder passar em uma pública.

Para quem é jovem e acabou de terminar o 2º grau, vale a pena ficar dependente do pai e da mãe por mais uns aninhos, mas eu já passei da casa dos 25... (rs)...

 

Abraços!

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

No meu caso foi por pura incompetência06

Mas no seu caso,se você fizesse uma pública e tivesses greve,você ficaria até +/- os 30 ANOS até acabar a faculdade....

 

No meu caso,além da minha incompetencia,tonho DUAS propostas de emprego que pedem a graduação,então não tenho tempo a perder03
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

No meu caso foi por pura incompetência06

Mas no seu caso' date='se você fizesse uma pública e tivesses greve,você ficaria até +/- os 30 ANOS até acabar a faculdade....

 

No meu caso,além da minha incompetencia,tonho DUAS propostas de emprego que pedem a graduação,então não tenho tempo a perder03
[/quote']

 

Rafal, espero que você não tenha me entendido mal. Em nenhum momento eu falei que você era incompetente!!!! Nem teria como, já que nem o  conheço...

 

Mas, de qualquer forma, caso tenha entendido isso, peço desculpas e te digo que não foi a minha intenção.

 

Abraços!

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...