Jump to content
Forum Cinema em Cena

"Chato" é Argumento?


Sync
 Share

Recommended Posts

  • Replies 223
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

 

Chato

também pode ser eufemismo para falta de argumento. É muito mais fácil

usar esta palavrinha do que explicar o sentimento ligado à ela.

 

[/quote']

 

Não se discute a subjetividade da palavra, Felipe, quanto a isso não há dúvida, concordo plenamente. Porém não podemos fugir do questionamento do tópico que é até muito simples: Chato é argumento? Claro que não. Chato é um adjetivo apenas, como tal é uma expressão que destoa do conceito de argumento, uma vez que não compreende o processo de "convencimento" ou "defesa de uma idéia" peculiar a estes últimos ou mesmo por vezes sequer possui base lógica. 

Obviamente seu sítio de classificação se encontra mais próximo de uma idéia do que da "defesa" dela, o que o afasta definitivamente da definição.

 

[/quote']

Quanto ao questionamento do tópico, eu concordo, chato não é argumento. Mas como o Nacka sugeriu, as vezes é até falta de argumento mesmo. As vezes, incapaz de encontrar um argumento pra justificar não ter gostado de um filme o unico termo adequado que eu conseguia encontrar era chato. Como no caso que eu citei de Concubina, eu não parei de ver pq estava achando mal-feito, com atuações ruins ou qualquer outro defeito que eu possa encontrar, foi simplesmente pq o filme não estava falando comigo, pq estava achando chato. Realmente é falta de argumento, mas mesmo se passar o dia pensando não consigo achar argumentos que resumam melhor o que achei do filme, chato.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Não acho que seja exatamente um argumento.

Mas' date=' sinceramente, "Não gostei do filme porque achei extremamente chato" é suficiente pra mim.[/quote']

 

Mas você achou chato por algum motivo. 06

Talvez realmente exista um motivo pra tudo q vc acha, pensa e sente, mas vc é mesmo capaz de descobrí-los?

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

as vezes o lance de usar o adjetivo "chato" pode ser falta de argumento mesmo (qualquer um esta sujeito a isso). as vezes a gente sai da sala de cinema e não consegue ter uma impressao instantanea, mas dai vc vai assimilando a historia aos poucos, procura saber mais sobre a filmografia do diretor ou mais detalhes sobre o proprio enredo. ainda assim, mesmo qdo nao se sabe explicar pq se achou um filme "chato", é evidente que existem razoes para este conceito. o lance é nao fazer uma análise superficial.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não acho que seja exatamente um argumento.
Mas' date=' sinceramente, "Não gostei do filme porque achei extremamente chato" é suficiente pra mim.[/quote']

 

Mas você achou chato por algum motivo. 06

Talvez realmente exista um motivo pra tudo q vc acha, pensa e sente, mas vc é mesmo capaz de descobrí-los?

 

Em se tratando de filmes sim, há histórias que não me agradam (super heróis) e por isso alguns filmes com essa temática eu acho chatos
Link to comment
Share on other sites

 

Não acho que seja exatamente um argumento.

Mas' date=' sinceramente, "Não gostei do filme porque achei extremamente chato" é suficiente pra mim.[/quote']

 

Mas você achou chato por algum motivo. 06

Talvez realmente exista um motivo pra tudo q vc acha, pensa e sente, mas vc é mesmo capaz de descobrí-los?

 

Em se tratando de filmes sim, há histórias que não me agradam (super heróis) e por isso alguns filmes com essa temática eu acho chatos

Concordo. Muitas vezes a razão para achar um filme "chato" baseia-se em um plot desinteressante para quem está assistindo (mas aí vem a pergunta: para quê você quis assistir?).

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Bom tópico' date=' com ótimas respostas.

 

Já disseram aí em cima que "chato" não é argumento, é opinião. Acho que isso resume bem a questão. Nem sempre queremos convencer os outros das nossas convicções. Podemos querer só dizer o que achamos de tal coisa. Nestes casos, uma opinião desprovida de valor argumentativo é suficiente.

 

Eu sou um dos que tem o hábito de achar filmes chatos, e muitas vezes isso é tudo que tenho a dizer sobre o que vi: é chato, e pronto. Por que eu teria a obrigação de apresentar argumentos, que precisaria tentar convencer os outros de que o filme realmente é chato? Não tenho.

 

E, sinceramente, eu ODEIO essa "direitização" quando se fala de cinema, como se tudo tivesse que ser provado por A mais B para que se chegue à opinião "vencedora".
[/quote']

 

 

Isso aqui acabou com o tópico. É perfeito.
Link to comment
Share on other sites

 

Bom tópico' date=' com ótimas respostas.

 

Já disseram aí em cima que "chato" não é argumento, é opinião. Acho que isso resume bem a questão. Nem sempre queremos convencer os outros das nossas convicções. Podemos querer só dizer o que achamos de tal coisa. Nestes casos, uma opinião desprovida de valor argumentativo é suficiente.

 

Eu sou um dos que tem o hábito de achar filmes chatos, e muitas vezes isso é tudo que tenho a dizer sobre o que vi: é chato, e pronto. Por que eu teria a obrigação de apresentar argumentos, que precisaria tentar convencer os outros de que o filme realmente é chato? Não tenho.

 

E, sinceramente, eu ODEIO essa "direitização" quando se fala de cinema, como se tudo tivesse que ser provado por A mais B para que se chegue à opinião "vencedora".
[/quote']

 

 

Isso aqui acabou com o tópico. É perfeito.

Mas nesse caso é interessante dizer uma coisa: você não PRECISA explicar mais. A discussão não é essa. A discussão é: Você acha que chato é argumento? E NÃO: você acha que para achar um filme chato tem que argumentar?

Por um lado a idéia é: se estamos em um fórum de DISCUSSÃO de cinema, é legal você saber argumentar sim, porque se for pra dizer que o filme é chato somente (e, tendo em vista que concluímos que não há nada mais subjetivo e raso que isso)...então pra quê postar? pra quê discutir? O que isso contribui em uma discussão?

Agora quanto ao último parágrafo, é excelente. A intolerância à opinião contrária é algo patético ao meu ver e que incita a mesma pergunta reformulada: porque discutir então se acha que seu ponto de vista é melhor que o dos outros?

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas em que parte do post vai contra isso? Ta aí: chato não é argumento, opinião apenas. Mas acho que as duas coisas estão interligadas também, e o complemento do post mostra com perfeição isso.

E concordo que por estarmos em um fórum de discussões (apenas por isso), se é pra falar que achou chato então não diga nada. Mas em uma roda de amigos, um pergunta: "o que achou de tal filme?" quando não entendo bem os motivos, falo tranquilamente: chato. Acho chato Lawrewnce da Arábia, mesmo sendo um quadro filmado com aquelas lindas paissagens,  etc, não me dizem nada. E aí? Mas não posto sobre o filme no fórum pq sei que não levaria a nada. 
Tensor2008-08-12 21:08:25
Link to comment
Share on other sites

Isso mesmo Scofa e se o post do Fulgora foi postado nas primeiras páginas do tópico e a discussão andou até aqui, encerrar a questão nem é tanto o caso. Complementando, dizer que o filme é chato e acabar por aí mesmo funciona quando se está em um fórum pequeno e todos te conhecem, ou no msn. Aqui a coisa tende a ficar vaga...

 

  
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas em que parte do post vai contra isso? Ta aí: chato não é argumento' date=' opinião apenas. Mas acho que as duas coisas estão interligadas também, e o complemento do post mostra com perfeição isso.[/quote']

 

Tensão, o post do Fulgora, em essência, está neste trecho:

 

Eu sou um dos que tem o hábito de achar filmes chatos' date=' e muitas vezes isso é tudo que tenho a dizer sobre o que vi: é chato, e pronto. Por que eu teria a obrigação de apresentar argumentos, que precisaria tentar convencer os outros de que o filme realmente é chato? Não tenho.

[/quote']

 

Isso vai totalmente contra o espírito e o objetivo de um fórum de DISCUSSÃO.

 

Se vc acha que a explanação do Fulgora é perfeita e que ela "acaba com o tópico", então vc há de concordar que você aquiesce com este trecho aí em cima que, na minha modesta opinião, depõe contra a idéia principal de um fórum de DISCUSSÃO.

 

 

 

E concordo que por estarmos em um fórum de discussões (apenas por isso)' date=' se é pra falar que achou chato então não diga nada. Mas em uma roda de amigos, um pergunta: "o que achou de tal filme?" quando não entendo bem os motivos, falo tranquilamente: chato. [/quote']

 

A questão posta é se "chato é argumento" dentro do contexto de um fórum como esse. Discussões face a face numa mesa de bar, rodinha de amigos e muitas cervejas rola em outro tom, outra dinâmica.
Link to comment
Share on other sites

E concordo que por estarmos em um fórum de discussões (apenas por isso)' date=' se é pra falar que achou chato então não diga nada. Mas em uma roda de amigos, um pergunta: "o que achou de tal filme?" quando não entendo bem os motivos, falo tranquilamente: chato. Acho chato Lawrewnce da Arábia, mesmo sendo um quadro filmado com aquelas lindas paissagens,  etc, não me dizem nada. E aí? Mas não posto sobre o filme no fórum pq sei que não levaria a nada. 
[/quote']

 

Tensor acho que estamos discutindo o sentido da palavra chato aplicada a uma discussão aqui no fórum e mesmo em uma roda de amigos isso não te livra de um inocente "por quê?" Explicações são complementos nem sempre mandatórios mas na maioria das vezes bem vindos. Sou de opinião que devemos falar sempre, mesmo que um pouco dos filmes que assistimos e principalmente quando o achamos chato. Enriquece quem nos ouve ou lê e na maioria das vezes aprendemos com a possível réplica.

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas vcs não estão entendo, nem eu nem o Fulgora concordamos com o "chato é argumento". Mas concordamos que as vezes isso é tudo o que temos a falar sobre um filme. Claro que por estarmos em um fórum de discussões (e repetindo, achar chato apenas não é argumento e não gera discussão nenhuma), não tem pq postar aqui.

é que o post do Fulgora vai além do fórum, e isso só fortalece a idéia de que obiviamente não é argumento. A diferença é que falar isso fora do fórum é aceitavel, ou guardar pra si mesmo. Aqui já são outros quinhentos. Tensor2008-08-12 21:31:23
Link to comment
Share on other sites

Falar que o filme é chato é uma roda de amigos ou conhecidos nem sempre é aceitável Tensor, mesmo lá corre-se o risco de ter que explicar... não é que dizer que tal filme é chato não seja argumento é que isso tolhe o argumento. Dizer isso é colocar-se em um pedestal de conforto, ainda que você obviamente não seja obrigado a dar explicação nenhuma.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Nossa "pedestal de conforto".

"Por que eu teria a obrigação de apresentar argumentos, que precisaria tentar convencer os outros de que o filme realmente é chato? Não tenho."

 

Enfim, tava tentando escrever mais sobre o assunto, mas o que eu penso ta nessa frase aqui e no que já foi dito antes, qualquer acréscimo seria equivalente a um cão correndo atrás do rabo.  

 

Isso aí de "pedestal de conforto", de ter que obrigatoriamente "se explicar" pq gostou ou não de determinado filme... pff. É racionalizar muito a arte, o que pra mim vai totalmente contra o que ela quer passar. Achar chato engloba muita coisa: momento, humor, interesses... E isso varia muito de individuo pra individuo. As vezes não se pode explicar pq não gostou de tal filme (ou qualquer outra coisa) sem explicar quem vc é, o que te emociona, o que não te emociona... E daí um "simples" chato é o que temos pra falar. Podem encarar como um "pedestal de conforto", eu já considero um pouco mais complexo que isso.
Tensor2008-08-12 22:04:27
Link to comment
Share on other sites

Nossa "pedestal de conforto".

"Por que eu teria a obrigação de apresentar argumentos' date=' que precisaria tentar convencer os outros de que o filme realmente é chato? Não tenho."

 

Enfim, tava tentando escrever mais sobre o assunto, mas o que eu penso ta nessa frase aqui e no que já foi dito antes, qualquer acréscimo seria equivalente a um cão correndo atrás do rabo.  

 

Isso aí de "pedestal de conforto", de ter que obrigatoriamente "se explicar" pq gostou ou não de determinado filme... pff. É racionalizar muito a arte, o que pra mim vai totalmente contra o que ela quer passar. Achar chato engloba muita coisa: momento, humor, interesses... E isso varia muito de individuo pra individuo. As vezes não se pode explicar pq não gostou de tal filme (ou qualquer outra coisa) sem explicar quem vc é, o que te emociona, o que não te emociona... E daí um "simples" chato é o que temos pra falar. Podem encarar como um "pedestal de conforto", eu já considero um pouco mais complexo que isso.
[/quote']

 

Nossa porque o espanto? A palavra te parece estranha? Substitua por zona, dá no mesmo.

 

Leia o que eu escrevi. Eu disse que: Embora você não precise dar explicações, na maioria das vezes é isso que acaba fazendo. Como já foi dito, estamos discutindo a coisa toda no âmbito do fórum se você quer expandir o assunto, ficaria mais ou menos assim, ninguém é obrigado a dar explicação de nada, mas também não pode reclamar se for chamado de raso. Não há racionalização da arte. Achar chato engloba muita coisa sim, mas me parece mais uma maneira de dizer, não enche meu saco que não tô a fim de falar. Você pode fazer isso em muitos lugares, claro, mas exclua da lista um fórum de discussão ou prepare-se para ser chamado de, chato.

 

Repito, não afirmei em momento algum que temos a obrigação de explicar o nosso gosto pessoal, mas podemos fazer isso sem prejuízo nenhum, nem para quem nos lê e muito menos para nós.

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu concordo.

 

 

 

Acho que o fórum tá aí também pro pessoal dar a opinião.

 

E muitas vezes eu levo em consideração um simples "filme mala" quando penso em ir no cinema assistí-lo. Muitas vezes prefiro isso a um texto de 10 parágrafos abordando a psicologia do personagem, a temática do filme e todos esses tralalás.

 

 

 

É claro que, quando conseguimos dizer por que achamos um filme chato, fazemos isso.

 

Mas quando simplesmente queremos dar uma opinião - porque, voltando ao assunto do tópico, é só isso que "chato" é - e não conseguimos explicar o por quê dela, não podemos escrever?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

  Não há racionalização da arte.

 
[/quote']

 

O post do Tensor foi brilhante quando usou a expressão "racionalização da arte" porque ela define exatamente o que ocorre nessa sede por argumentos que às vezes se vê por aqui.  É claro que é uma racionalização, afinal vc está cobrando razões para uma determinada reação subjetiva (achar chato).

 

E eu nem tinha entrado diretamente na questão da validade de um simples "é chato" descontextualizado aqui no fórum porque achei que a conclusão era um tanto óbvia: é claro que é um comentário desnecessário. Mas estamos mesmo limitando a discussão ao universo deste fórum? Se estamos, lamento.

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Oq eu vou dizer é ridiculamente obvio, mas vamos lá.

 Se eu quero simplesmente expressar a minha opinião, é chato é valido sim. Muitas vezes você nem sabe dizer pq não gostou daquele filme, ele simplesmente não te conquistou.

 Agora, se eu quero convencer alguem que aquele filme é chato, ai sim, "é chato" simplesmente não basta.
Link to comment
Share on other sites

 

 

Nossa "pedestal de conforto".

"Por que eu teria a obrigação de apresentar argumentos' date=' que precisaria tentar convencer os outros de que o filme realmente é chato? Não tenho."

 

Enfim, tava tentando escrever mais sobre o assunto, mas o que eu penso ta nessa frase aqui e no que já foi dito antes, qualquer acréscimo seria equivalente a um cão correndo atrás do rabo.  

 

Isso aí de "pedestal de conforto", de ter que obrigatoriamente "se explicar" pq gostou ou não de determinado filme... pff. É racionalizar muito a arte, o que pra mim vai totalmente contra o que ela quer passar. Achar chato engloba muita coisa: momento, humor, interesses... E isso varia muito de individuo pra individuo. As vezes não se pode explicar pq não gostou de tal filme (ou qualquer outra coisa) sem explicar quem vc é, o que te emociona, o que não te emociona... E daí um "simples" chato é o que temos pra falar. Podem encarar como um "pedestal de conforto", eu já considero um pouco mais complexo que isso.
[/quote']

Já que você quer complexificar a coisa, então acho que está havendo aqui uma confusão em matéria de nichos. Não podemos englobar o fórum e o ambiente externo no mesmo discurso (e é claro que cada um apresenta características peculiares).

Em primeiro lugar ninguém aqui falou em obrigatoriedade (não sei porque o tom dos posts do Fulgora e seu quanto a isso), mas há que se dizer que AQUI NO FÓRUM é absolutamente natural que cobrem de você uma argumentação, acho que isso não há dúvida.

O ambiente externo (e físico, portanto) é completamente diferente. Ele não é virtual, suas palavras não permanecem "imortalizadas" pela escrita (e, portanto, não há possibilidades de pessoas que NÃO estejam presentes no mesmo ambiente que você na hora em que foram proferidas tenham acesso a tais informações como aqui), as pessoas que podem ler seu comentário podem ser totalmente desconhecidas de você.

Convenhamos, essas antíteses do mundo físico conferem um painel totalmente diferente. Nesse caso, muito embora você possa dizer que um filme é simplesmente "chato" em qualquer ambiente, as coisas se tornam distintas porque:

 

a) Em uma reunião de amigos, você conhece as pessoas que estão ali, já trocaram experiências (logo, dizer que é chato está associado a um perfil seu que elas tem acesso pelo menos parcial a elementos da sua personalidade. Portanto, podem agregar fatores a mais por conta própria que proporcionem uma compreensão melhor do por que você disse)

 

B) Você dificilmente atingirá um público de pessoas que não conhece que estejam passando no momento ou algo assim E demonstrem interesse no assunto específico que está discutindo (e, portanto, não será cobrado de nada)

 

Ou seja, chato continua não sendo argumento do mesmo jeito e nem você precisa necessariamente explicar mais, mas que faz muito mais sentido as pessoas compreenderem melhor sua opinião em ambientes externos ao da internet e que ambos não podem sequer serem comparados, ah, isso sim.

Mr. Scofield2008-08-13 08:45:54

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Isso aí de "pedestal de conforto"' date=' de ter que obrigatoriamente "se explicar" pq gostou ou não de determinado filme... pff. É racionalizar muito a arte, o que pra mim vai totalmente contra o que ela quer passar. [/quote']

 

O mero ato de explicar pq não gostou de determinado filme passa bem longe de racionalizar a arte.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Em primeiro lugar ninguém aqui falou em obrigatoriedade (não sei porque o tom dos posts do Fulgora e seu quanto a isso), [/quote']

 

Eu sei. Defensiva. A ânsia do ser humano em justificar seus atos não tem limites. É mais fácil escrever posts e mais posts argumentando a favor da postura ora combatida do que parar, pensar, refletir e chegar a conclusão de que podem haver outras alternativas retóricas e discursivas.
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...