Jump to content
Forum Cinema em Cena

"Chato" é Argumento?


Sync
 Share

Recommended Posts

  • Replies 223
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members
Opa. Calma gente. 06

 

Chato é argumento sim' date=' mas como já haviam pontuado.. Achei desnecessário completar com a frase: desde que seja embasado e bem construído.

 

Mas é por aí mesmo galera.

 

03
[/quote']

 

desculpe-me, mas não entendi. chato é argumento quando bem embasado e bem construído? sei lá, a única maneira que eu vejo de construir o adjetivo "chato" é unindo a letra "C" às letras "H", "A", "T" e "O". e tudo continua tão vazio quanto antes.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

A partir do momento que você julga um filme sendo chato, é óbvio que alguém irá questionar. Então, é só embasar uma opinião oras. Para mim, filme chato é aquele que não envolve, não te cativa e, às vezes, é mais longo do que deveria. A experiência se torna enfadonha. Na minha opinião é isso. 03

 

adjetivo e substantivo masculino 
   Derivação: sentido figurado. Uso: informal.
     que ou o que é maçante' date=' enfadonho ou insistente
[/quote']
Link to comment
Share on other sites

  • Members
A partir do momento que você julga um filme sendo chato' date=' é óbvio que alguém irá questionar. Então, é só embasar uma opinião oras (1). Para mim, filme chato é aquele que não envolve, não te cativa e, às vezes, é mais longo do que deveria. A experiência se torna enfadonha. (2) Na minha opinião é isso. 03

 

adjetivo e substantivo masculino 
   Derivação: sentido figurado. Uso: informal.
     que ou o que é maçante, enfadonho ou insistente

 

 

01. tá, mas, então você concorda que "chato" não é um argumento, que necessita de complemento para que seja compreendido? se depois de afirmar isso ainda tem que explicar... a explicação em si é que é o argumento. se eu disser que tal filme é bom, estarei adjetivando-o. a partir do momento em que eu começo a dissertar acerca dos porquês de eu considerar este filme bom, pressupostamente estarei construíndo um argumento.

 

02. como Janela Indiscreta, por exemplo?
Dan...2007-09-13 21:07:28
Link to comment
Share on other sites

  • Members
A partir do momento que você julga um filme sendo chato' date=' é óbvio que alguém irá questionar. Então, é só embasar uma opinião oras (1). Para mim, filme chato é aquele que não envolve, não te cativa e, às vezes, é mais longo do que deveria. A experiência se torna enfadonha. (2) Na minha opinião é isso. 03

 

adjetivo e substantivo masculino 
   Derivação: sentido figurado. Uso: informal.
     que ou o que é maçante, enfadonho ou insistente

 

 

01. tá, mas, então você concorda que "chato" não é um argumento, que necessita de complemento para que seja compreendido? se depois de afirmar isso ainda tem que explicar... a explicação em si é que é o argumento. se eu disser que tal filme é bom, estarei adjetivando-o. a partir do momento em que eu começo a dissertar acerca dos porquês de eu considerar este filme bom, pressupostamente estarei construíndo um argumento.

 

02. como Janela Indiscreta, por exemplo?

 

Desenhou, hein? Putz.06
Link to comment
Share on other sites

  • Members
A partir do momento que você julga um filme sendo chato' date=' é óbvio que alguém irá questionar. Então, é só embasar uma opinião oras (1). Para mim, filme chato é aquele que não envolve, não te cativa e, às vezes, é mais longo do que deveria. A experiência se torna enfadonha. (2) Na minha opinião é isso. 03

 

adjetivo e substantivo masculino 
   Derivação: sentido figurado. Uso: informal.
     que ou o que é maçante, enfadonho ou insistente

 

 

01. tá, mas, então você concorda que "chato" não é um argumento, que necessita de complemento para que seja compreendido? se depois de afirmar isso ainda tem que explicar... a explicação em si é que é o argumento. se eu disser que tal filme é bom, estarei adjetivando-o. a partir do momento em que eu começo a dissertar acerca dos porquês de eu considerar este filme bom, pressupostamente estarei construíndo um argumento.

 

02. como Janela Indiscreta, por exemplo?

 

Desenhou, hein? Putz.06

 

hahahahahaha. quando necessário é, desenha-se.
Link to comment
Share on other sites

  • 10 months later...
  • Members

 

No tópico 'O Que Você Anda Vendo e Comentando' eu já comentei sobre isso,

 

Quando assisti 'Senhor dos Anéis' pela primeira vez,

fiquei com a incômoda sensação de ter acompanhado um filme chato (06) e

arrastado, tanto é que nem consegui chegar até o fim. Mas agora que

revi a trilogia com toda a qualidade de som e imagem em DVD posso dizer

que essa é a melhor trilogia que já vi. Incrível como todos os filmes

são ótimos e impecáveis, três horas chega a ser pouco, o ideal seria

pelo menos 210 minutos para cada um...

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu acho que o cerne da questão está na proposta dos filmes. Se vc assiste aquele cinema-arte que não tem nenhuma ambição de ser divertido e leve, cujo brilho está nas interpretações possíveis para o que é mostrado, chato não é argumento. Afinal o filme não tem culpa da impaciência, ansiedade, intolerância ou whatever do expectador.

Agora se vc pega aquele pipoca, que se identifica como tal, e há sérios problemas de fluidez ou qualquer outra coisa que o torne chato, o adjetivo é sim aceitável (mas seria melhor se tivesse acompanhado com um comentário mais completo).

Outro exemplo é na questão de gêneros, a pessoa é abertamente intolerante com musicais, e assiste A Noviça Rebelde. O filme nem tem chances, logo chato não vale, só se a pessoa admitir que não curte musicais. 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Filme chato = aquele que não tem ritmo, não procura "cativar" de alguma forma o espectador ou o faz muito pouco, se escorando somente em um roteiro ou atuações burocráticas, ordinárias.

 

 

OBS: Cativar não é sinônimo de divertir, entreter, e sim despertar o interesse de quem assiste em quem sabe, reassistir mais vezes. Filmes com nota zero de replay (aqueles que não resistem à uma revisitada) pra mim seriam os "chatos".

 

Eu dificilmente considero um filme "chato", somente quando este é uma bomba mesmo e não há nada de aproveitável, daqueles que você não resiste à dar uma olhada no relógio pra ver quanto tempo falta pra acabar (esse é o melhor indicativo pra mim 06). 

Link to comment
Share on other sites

A resposta é bem clara: não. “Chato” assim como “bom”, “foda”, “com excelentes atores e arte” é apenas a base sobre a qual você vai desenvolver seus argumentos. Não que a pessoa precise travar uma ferrenha batalha e escrever um texto para concurso, não, apenas acho que ao lidar com tais termos a pessoa continua com o cérebro estacionado e a opinião enferrujada. Cada um desenvolve da sua maneira, eu só sei de um jeito que é escrevendo textos com as introduções e usando algumas expressões comuns e comparações. Outros passam num parágrafo suas idéias. O que aconteceu foi a insustentabilidade desta base, no caso do Chiquinho, quando indagado a explicar melhor sobre o porquê de A Ponte do Rio Kwai ser chato ou ter um “roteiro cu” (este último trecho foi citado por ele). Na hora de ser posto o à prova, ele não soube argumentar e ficou dando voltas no mesmo lugar. Basta querer para que você passe seu recado de maneira compreensível, e basta querer para que você capte o recado do filme e das réplicas. [/quote']

 

Bingo... e como eu disse lá pra trás, insuportável mesmo é quem fala mal de filme só para causar, empaca igual burro chucro porque como diz o sopa aqui, desenvolver argumentos após um "chato" é barreira intransponível para alguns.

 

 

 

 

 

 

 
Nacka2008-08-11 11:35:14
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Filme chato = aquele que não tem ritmo, não procura "cativar" de alguma forma o espectador ou o faz muito pouco, se escorando somente em um roteiro ou atuações burocráticas, ordinárias.

 

 

OBS: Cativar não é sinônimo de divertir, entreter, e sim despertar o interesse de quem assiste em quem sabe, reassistir mais vezes. Filmes com nota zero de replay (aqueles que não resistem à uma revisitada) pra mim seriam os "chatos".

 

Eu dificilmente considero um filme "chato", somente quando este é uma bomba mesmo e não há nada de aproveitável, daqueles que você não resiste à dar uma olhada no relógio pra ver quanto tempo falta pra acabar (esse é o melhor indicativo pra mim 06). [/quote']

Pois eu já cho que na maioria das vezes o filme ser chato é mas um "problema" com o espectador do que com o filme. Acho chatice algo extremamente subjetivo (não que os outros fatores não sejam), e quando alguém acha tal filme chato não é necessariamente pq o filme é chato mas sim pq para aquela pessoa o filme foi chato.

Se meu irmão de 12 anos assistir 2001 vai achar chato. Isso quer dizer que o filme é chato? Não. Mas ele realmente achou o filme chato. Assim como em várias outras situações possíveis em que a pessoa, por alguma pré-disposição, não vê nada de aproveitavel no filme. Ou até mesmo pela determinada situação em que vc se encontrava naquele dia (= ver O virgem de 40 anos de mal humor e falar que o filme não tem graça nenhuma).

 

Acho o chato válido, não como um argumento, mas acho que é simplesmente uma forma diferente de dizer "não gostei", e não vejo nada de mal nisso. Já aconteceu comigo várias vezes, comecei a ver Adeus minha concumbina e não consegui terminar de tão chato. Não sei mencionar nenhuma razão concreta que tenha me feito não gostar do filme, simplesmente não estava funcionando. Acho que isso acontece as vezes.

 

Link to comment
Share on other sites

 

Não se discute a subjetividade da palavra, Felipe, quanto a isso não há dúvida, concordo plenamente. Porém não podemos fugir do questionamento do tópico que é até muito simples: Chato é argumento? Claro que não. Chato é um adjetivo apenas, como tal é uma expressão que destoa do conceito de argumento, uma vez que não compreende o processo de "convencimento" ou "defesa de uma idéia" peculiar a estes últimos ou mesmo por vezes sequer possui base lógica. 

Obviamente seu sítio de classificação se encontra mais próximo de uma idéia do que da "defesa" dela, o que o afasta definitivamente da definição.

 

Mr. Scofield2008-08-11 12:11:56

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Concordo com Tensor : o conceito de chato varia conforme a concepção de entretenimento que o espectador tem .

 

Eu posso achar os blockbusters extremamente chatos ' date=' e não os filmes do circuito " de arte" , embora o contrário seja o conceito mais difundido entre a maioria dos espectadores .

 

Só estou dando um exemplo : nada contra os blockbusters ! Se bem que , neste presente momento , eu estou curtindo cada vez mais filmes clássicos e alternativos e achando os blockbusters uns tremendos purgantes .06    
[/quote']

 

eu concordo com o fernando. o lance de achar "chato" ou não é mto pessoal. antes eu usava esse adjetivo sem restrições, mas dai qdo entrei na faculdade, me policiava. acho q mais pelos professores q pelos colegas. fiz faculdade de Rádio e TV. acho q um leigo qdo diz q um filme é "chato" é mais aceitável q qdo um profissional da area diz. penso assim, pq, alem da questao do gosto, existe o senso critico como profissional, q te faz ver a tecnica e a narrativa diferente. por outro lado, concordo tb com a MariaShy. alguns filmes não tem propostas afins ao q buscamos e segundo nosso gosto, achamos "chatos", assim "curto e seco".

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...