Jump to content
Forum Cinema em Cena

Obituários (in memoriam)


Nacka
 Share

Recommended Posts

  • Members

 

Morre aos 66 anos o cineasta gaúcho Sérgio Silva, diretor de "Anahy de las Misiones"

 

 

15/08/2012 - 11h42 | do UOL Entretenimento

 

viviane-pasmanter-e-sergio-silva-nos-bastidores-de-quase-um-tango-1345042172066_300x300.jpg

 

Viviane Pasmanter e Sérgio Silva nos bastidores de "Quase um Tango"

Do UOL, em São Paulo

 

Morreu na madrugada desta quarta-feira (15), em Porto Alegre (RS), o cineasta gaúcho Sérgio Silva. Ele tinha 66 anos.

Conhecido pelo filme "Anahy de las Misiones" (1997), Silva sofria de câncer no pulmão e morreu em casa. A informação foi confirmada pelo departamento de Arte Dramática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde lecionava.

 

O corpo do cineasta será velado no Cemitério Ecumênico João 23, em Porto Alegre, a partir das 14h e o sepultamento está marcado para as 20h desta quarta.

 

Silva foi homenageado pelo Festival de Gramado no último domingo (12), mas não pôde comparecer à premiação por conta de seu estado de saúde.

 

Nascido em Porto Alegre, Silva formou-se em língua e literatura portuguesa antes de dedicar-se ao cinema. Além de dirigir curtas, médias e longas-metragens, atuou como roteirista e cenógrafo em projetos de outros diretores.

Depois de filmar projetos em super-8 e 16mm, fez o curta-metragem "Festa de Casamento" (1990), que recebeu os prêmios de direção e montagem no Festival de Brasília. Outro curta, "O Zeppelin Passou por Aqui" (1993), recebeu o prêmio de roteiro no Festival de Gramado.

 

Silva estreou na direção de longas-metragens com "Anahy de las Misiones" (1997), que levou sete prêmios no Festival de Brasília. Além do cinema, dedicou-se a lecionar teoria do teatro e dramaturgia na UFRGS. Em 2003, realizou o longa "Noite de São João", uma adaptação da peça "Senhorita Júlia", de Strindberg. Em 2009, lançou "Quase um Tango", longa-metragem selecionado para o Festival de Gramado.

 

O cineasta também foi crítico de cinema nos jornais gaúchos "Folha da Manhã", "Folha da Tarde" e "Correio do Povo".

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Morre Phyllis Thaxter, a mãe do primeiro Superman

15/08 - 21h06

 

por Diego Almeida

 

Phyllis_Thaxter.jpgPhyllis Thaxter, mais conhecida pelo papel de Ma Kent, a mãe adotiva do Superman (Christopher Reeve) no filme de 1978, faleceu aos 90 anos, nesta terça-feira (14 de agosto), em sua residência na Flórida. A atriz perdeu uma longa batalha contra a doença de Alzheimer. As informações são do site The Hollywood Reporter.

 

Nascida em Portland, Maine, Thaxter é filha de uma atriz shakespeariana e um juiz da Suprema Corte dos Estados Unidos. Debutou no cinema em 1944, com Thirty Seconds Over Tokyo. Um ano depois, estrelou Bewitched, um dos sucessos de sua carreira, e apareceu em Week-End at the Waldorf, remake de Grand Hotel, clássico estrelado por Greta Garbo.

 

Nos anos 50, ela dedicou sua carreira para a TV, sendo Alfred Hitchcock Presents uma das atrações que estrelou. Depois de vários trabalhos televisivos, ela retornou às telonas em Superman - O Filme, de Richard Donner. Seu último trabalho foi em 1992, quando atuou em um episódio da série investigativa Assassinato por Escrito.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Diretor Tony Scott morre aos 68 anos

 

Irmão de Ridley Scott pulou de uma ponte em Los Angeles na tarde deste domingo

 

Marcelo Forlani

20 de Agosto de 2012

 

 

 

tony_scott.jpg

 

Tony Scott (1944 - 2012)

 

O cineasta Tony Scott (Top Gun, Incontrolável, O Sequestro do Metrô 1 2 3) morreu neste domingo, às 12h30, em Los Angeles.

Irmão do também cineasta Ridley Scott (Gladiador, Prometheus, Blade Runner), Tony se jogou da ponte Vincent Thomas, segundo informações do Daily Breeze. O corpo do cineasta foi encontrado às 16h30 pela equipe de bombeiros e levado ao IML local.

Tony Scott havia terminado de rodar com seu irmão a minissérie Coma para a A&E, com previsão de lançamento no próximo mês. Além disso, seu nome era cotado para vários novos projetos, incluindo a sequência de Top Gun, um remake de Meu Ódio será tua Herança, Lucky Strike,filme sobre cartel de drogas.

Tony deixa sua Donna Scott, sua terceira e atual esposa, e dois filhos.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Morre Michael Clarke Duncan

Ator havia sido hospitalizado em julho.

michal.jpg

 

 

O ator Michael Clarke Duncan faleceu hoje aos 54 anos, de acordo com a The Associated Press. Duncan foi internado em 13 de julho deste ano depois de uma parada cardiorrespiratória e continuou hospitalizado desde então. A causa da morte ainda não foi revelada.

 

Duncan, que nasceu em Chicago, no estado de Illinois, começou sua carreira em Hollywood como segurança, trabalhando para atores como Will Smith e Martin Lawrence. Seu primeiro papel de destaque veio em Armageddon, em 1998.

 

Sua consagração veio com À Espera de Milagre. O papel do gigante sensível injustamente condenado à morte rendeu ao ator uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, em 2000.

 

Na filmografia de Duncan também estão Meu Vizinho Mafioso, Planeta dos Macacos, O Escorpião Rei, Demolidor - O Homem Sem Medo, Sin City - A Cidade do Pecado, A Ilha, entre outros. Seu último trabalho concluído no cinema foi The Challenger, filme do diretor Kent Moran, atualmente em fase de pós-produção.

 

Não esperava pois eu achava ele tão saudável e forte e sempre foi admirador do seu trabalho em a Espera de Milagre espero que fico em paz no descanso eterno.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members

 

Andy Williams, 'Moon River' Singer, Dies at 84

20 hours ago |
|
»
MV5BMTQyNzc1MzY0OF5BMl5BanBnXkFtZTYwMTY0MzQ2._V1._SY140_.jpg

, whose corn-fed good looks, easygoing charm and smooth rendition of "Moon River" propelled him to the heights of music stardom in the early '60s, died Tuesday at his home in Branson, Mo., following a battle with bladder cancer, his family announced. He was 84, and 2012 had marked his 75th year in showbiz. Williams is survived by his wife Debbie and his three children, Robert, Noelle and Christian. With 17 gold and three platinum records to his name, Williams enjoyed his golden years playing golf and dividing his time between La Quinta, Calif., and Branson, where he appeared at his
Moon River Theater since 1992.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

27/09/201210h02 > Atualizada 27/09/201210h45

Ator de "Sons of Anarchy" é encontrado morto em Los Angeles, diz site

 

 

johnny-lewis-em-evento-promovido-pela-fox-em-junho-de-2004-na-california-1348752366036_615x470.jpg

 

O ator Johnny Lewis, que trabalhou nas séries "Sons of Anarchy" e "The O.C" e namorou a cantora Katy Perry, foi encontrado morto nesta quarta-feira (26), em Los Angeles, informou o TMZ. De acordo com a polícia, o ator de 28 anos também é suspeito de assassinar uma mulher de 81 anos momentos antes de morrer.

 

A polícia foi acionada depois que vizinhos ouviram a mulher gritando em sua propriedade. De acordo com testemunhas, o ator também foi visto agredindo mais duas pessoas com um pedaço de madeira. Pouco depois, Lewis subiu no telhado da residência, de onde caiu, o que provocou sua morte. Ainda não está claro se ele caiu ou se jogou do telhado. Lewis alugava um quarto da mulher de 81 anos.

 

O comandante da polícia Andrew Smith disse ao canal ABC que o ator pode ter caído de uma escada, da varanda ou de um dos telhados da casa. "Parece que houve algum tipo de briga dentro da casa que resultou na morte da mulher". disse Smith. "Então este indivíduo correu para fora, brigou com dois vizinhos, correu de volta para a casa e, no momento em que chegamos aqui, ele havia caído ou morreu de alguma maneira na calçada".

 

Lewis interpretou Dennis Childress em "The OC" e Kip Epps no "Sons of Anarchy" por duas temporadas. No Brasil, "Sons of Anarchy" é exibida pelo canal FX. Em 2006, Lewis namorou a cantora Katy Perry e os dois foram a vários eventos juntos.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

27/09/201211h47

Herbert Lom, astro de "Pantera Cor-de-Rosa", morre aos 95 anos--BBC

 

herbert-lom-shotdark.jpg

 

 

LONDRES, 27 Set (Reuters) - O astro do cinema Herbert Lom, mais conhecido como o lunático inspetor-chefe Charles Dreyfus nas comédias "Pantera Cor-de-Rosa", morreu aos 95 anos, de acordo com a mídia britânica.

O agente do ator nascido na República Tcheca não pôde imediatamente confirmar os relatos de que Lom morreu tranquilamente durante o sono nesta quinta-feira. A mídia não especificou onde ele morreu, mas o ator morava em Londres.

Nascido em uma família aristocrática pobre em Praga, em 1917, ele encurtou seu nome complicado para Lom e apareceu em vários filmes feitos localmente até emigrar para a Grã-Bretanha antes da 2a Segunda Guerra Mundial e fixar residência no país.

Lá, ele construiu uma carreira que abrangeu mais de 100 filmes e incluiu uma boa parcela de vilões.

"Aos olhos dos ingleses, todos os estrangeiros são sinistros", teria dito ele, resignadamente, em 1991.

Lom interpretou Napoleão Bonaparte duas vezes, incluindo em "Guerra e Paz", de 1956, ao lado de Henry Fonda e Audrey Hepburn, e o rei de Sião na primeira produção londrina do musical "O Rei e Eu", em 1953.

Dois anos mais tarde, ele colaborou com Peter Sellers na comédia de humor negro "Matadores de Velhinhas", e eles trabalhariam juntos novamente em 1960 e 1970 na série "Pantera Cor-de-Rosa".

Nela, Lom era o cada vez mais enlouquecido Dreyfus, ao lado do desafortunado inspetor Clouseau, e o sucesso de seu personagem se deveu muito às improvisações próprias de Lom.

Em uma entrevista para o jornal The Independent, em 2004, Lom lembrou que foi ele quem inventou o tique nervoso de Dreyfus, que se tornou sua marca registrada.

"Eu comecei a piscar de nervosismo, e não conseguia parar", disse ele. "Não estava no roteiro, mas (o diretor) Blake Edwards adorou. Mas se tornou um problema. Fiz esses filmes por 20 anos, e depois de 10 anos, eles ficaram sem bons roteiros."

"Eles costumavam dizer: 'Herbert, pisca aqui, pisca. E eu disse, 'Eu não vou piscar. Você escreva uma boa cena e eu não vou ter de piscar."

Ele também escreveu dois romances, "Enter a Spy", publicado em 1971, e "Dr. Guilhotina", em 1993.

(Reportagem de Mike Collett-White)

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Putz! O Lom era um desses caras que eu achava que nunca mais ia embora... Isso me faz lembrar que imortais como Christopher Lee e Eli Wallach também podem ir a qualquer momento...

 

Pois é. Por mais que demore, esse dia sempre chega para os "imortais". Outras atrizes que estariam nesse mesmo patamar seriam a Lauren Bacall e a Helen Mirren (apesar delas serem um pouco mais novas que os outros dois citados pelo Dook).

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

27/09/2012 - 20h04

Lenda do telecatch, ex-lutador e ator Ted Boy Marino morre aos 72 anos

 

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

  • lutador-de-telecath-ted-boy-marino-e-consagrado-vencedor-de-luta-de-mentirinha-por-renato-aragao-o-didi-no-filme-dois-na-lona-1330872254923_300x230.jpg
    Ted Boy Marino posa ao lado de Renato Aragão, o Didi, no filme "Dois na Lona"

Um dos nomes mais conhecidos do Brasil no telecatch, a luta livre de “mentirinha”, Ted Boy Marino morreu nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro. Mario Marino, que foi famoso principalmente nas décadas de 1960 e 1970, sofreu com uma trombose e morreu durante uma cirurgia para tentar corrigir o problema.

De acordo com a assessoria de imprensa do Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, na Zona Sul carioca, Marino deu entrada pela manhã com um quadro de infecção vascular aguda. Depois de horas de cirurgia, ele teve uma parada cardíaca e não sobreviveu.

 

  • ted-boy-marino-em-propaganda-de-sapatos-verlon-na-revista-manchete-1348790665422_300x420.jpg
    Boy Marino em anúncio de Sapatos na Revista Manchete

“Há três anos que meu pai vinha fazendo sessões de hemodiálise. Nessa época ele teve um AVC e isso desencadeou esses problemas de saúde, com diabetes, pressão alta e colesterol”, contou um de seus filhos, Ted.

“Ontem (quarta-feira) ele chegou em casa depois da diálise, sentiu uma dor grande na perna e o levamos para o hospital. Lá ele estava com a perna fria, e ele chamaram de trombose, um entupimento das artérias. Aí operaram e, por conta de tantos outros problemas o coração, houve complicações”, afirmou ele.

 

  • boy-marino-e-a-cantora-vanusa-em-ensaio-para-a-revista-o-cruzeiro-1348791052192_300x420.jpg
    Boy Marino e a cantora Vanusa em ensaio para a revista O Cruzeiro

Italiano de nascimento, o ator e lutador Ted Boy Marino foi estrela de diversos programas de TV, inclusive da Globo. Suas lutas eram conhecidas pelo repetido roteiro em que ele sofre com os vilões e consegue uma virada no fim. Tudo, é claro, não passava de encenação.

Atualmente, Marino vivia entre as sessões de diálise e passeios na praia. “A vida dele era ir para o seu cantinho no Leme. Conversar com os amigos na pedra do Leme, ir na praia, ver o pessoal jogar vôlei... Ele estava feliz mesmo com as dificuldades”, detalha Ted. “Eu sou mais novo e não vi muito do que o meu pai fez, mas sempre senti o reflexo. Ninguém nunca falou mal dele; mesmo sendo da luta ele sempre foi visto como imagem de um ídolo, de um super-herói.”

Mario Marino será velado nesta sexta-feira, a partir das 10h, no cemitério São João Batista, em Botafogo, Zona Sul do Rio. Não haverá enterro, já que seu corpo será cremado.

 

Histórico

 

Mario Marino nasceu na cidade italiana de Fuscaldo Marina e deixou a Europa com a família aos 12 anos. Morou em Buenos Aires, onde começou a sua relação com a luta livre e até participou de programas de telecatch. Em 1965, Marino chegou ao Brasil e passou a fazer sucesso na TV Excelsior

 

O italiano também começou a participar do “Os Adoráveis Trapalhães” e fez o filme “Dois na Lona” com Renato Aragão. O Como Ted Boy Marino, ele foi parar na Globo em diversos programas e em horário nobre aos sábados, das 21h às 22h, com a exibição de telecatch. A década de 1980 marcou o declínio dos programas com lutas de “mentirinha”, mas ele seguiu nas telinhas por alguns anos, principalmente como vilão junto aos Trapalhões.

 

ted-boy-marino-posa-no-rio-de-janeiro-1348788524985_615x300.jpg

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Caramba, dou uma passada nos portais e nem fico sabendo de alguns, que inesperado..., meio chocante de acreditar

 

Esse Johnny Lewis parecia com uma carreira promissora, mesmo não sendo visto como galã, vi algumas produções do ator, uma delas a serie The O.C., Smallville, Runaways, pela matéria parece até que endoidou..., devem ser as drogas..., namorou Katy Perry em 2006,

 

editado: realmente: O ator foi detido várias vezes e chegou a ser enviado para aconselhamento para dependentes de álcool e drogas e pessoas que sofrem de doenças mentais.

 

O Herbert Lom imortalizado nos filmes da Pantera, com aquele tilk nervoso que ele tinha no olho, na época já aparentava uma certa idade, 95 anos, durou muito mais que o próprio Selleck que estaria com 85 anos hoje, morreu com 55 só em 80.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...