Jump to content
Forum Cinema em Cena

Obituários (in memoriam)


Nacka
 Share

Recommended Posts

  • Members

28/04/2015 09:48

Morre, aos 82 anos, o artista Antônio Abujamra
O corpo do artista foi encontrado pelo filho na casa em que ele morava, em São Paulo, nesta manhã

 

289antonio1.jpg

 

Morreu, na manhã desta terça-feira (28), aos 82 anos, Antônio Abujamra. O corpo do ator, diretor de teatro e apresentador foi encontrado pelo filho na casa em que o artista morava, em São Paulo. Ainda não há informações sobre a causa da morte.

 

Desde 2001, Abujamra estava à frente do programa “Provocações”, da TV Cultura. Veja abaixo a última entrevista do apresentador, com o humorista Eduardo Sterblitch, exibida na última terça-feira (21).

 

Abujamra era conhecido por sua irreverência, suas encenações e por seu humor crítico em relação aos tabus sociais. Ele também foi um dos principais diretores da antiga TV Tupi. 

Sua última interpretação em novelas ocorreu em 2011, em “Corações Feridos”, do SBT, e no cinema foi em 2012, em “Brichos 2 – A Floresta é Nossa”. 

Seu primeiro trabalho na TV foi em 1968, como diretor de “O Estranho Mundo de Zé do Caixão”, na Tupi. 

Abujamra deixa três filhos. O músico André e as atrizes Clarisse e Iara.

 

abujamra.jpg

 

Biografia/ Antônio Abujamra nasceu em 15 de setembro de 1932, na cidade de Ourinhos, no interior de São Paulo. Atuou em mais de 14 novelas e 19 filmes de cinema. Além disso, dirigiu diversos programas de TV e peças de teatro.

Foi premiado várias vezes durante os seus mais de 50 anos de carreira, recebendo o primeiro reconhecimento, o Prêmio Juscelino Kubitschek de Oliveira, pela direção de “A Cantora Careca”, em 1959, logo no início de seus trabalhos.

Após, ganhou os prêmios de melhor ator na peça teatral “O Contrabaixo”, de Patrick Suskind (1987/1995) e o Kikito, no Festival de Gramado, como melhor ator no filme “Festa” (1989). Abujamra também foi premiado com o Troféu APCA, pela atuação na novela “Que Rei Sou Eu?” (1989) e ganhou o Lifetime Achievement, como diretor, no XI Festival Internacional de Teatro Hispânico, em Miami (1998).

 

http://diariosp.com.br/noticia/detalhe/81152/morre-aos-82-anos-o-artista-antonio-abujamra

Link to comment
Share on other sites

  • Members

MORRE ANDREW LESNIE, DIRETOR DE FOTOGRAFIA DE O SENHOR DOS ANÉIS E O HOBBIT

Eu Sou a Lenda e Planeta dos Macacos: A Origem também levam a assinatura do fotógrafo
28/04/2015 - 7:46 - NATÁLIA BRIDI
 
lesnie.jpg
 
Andrew Lesniediretor de fotografia australiano, vencedor do Oscar por seu trabalho em O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001), faleceu ontem, em função de um ataque cardíaco. Ele tinha 59 anos.

Colaborador oficial de Peter Jackson desde a trilogia O Senhor dos Anéis, Lesnie também assina King KongUm Olhar no Paraíso e a nova trilogia de O Hobbit. Também foi o diretor de fotografia de Eu Sou a LendaO Último Mestre do Ar e Planeta dos Macacos: A Origem.

 

Seu último trabalho foi Promessas de Guerra (The Water Diviner), filme que marca a estreia de Russell Crowe na direção. O ator lamentou o falecimento no Twitter - "Notícias devastadoras de casa. O mestre da luz, o gênio Andrew Lesnie, faleceu":
 
http://omelete.uol.com.br/filmes/noticia/morre-andrew-lesnie-diretor-de-fotografia-de-o-senhor-dos-aneis-e-o-hobbit/

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

MORRE MICHAEL BLAKE, ROTEIRISTA DE DANÇA COM LOBOS

 

Escritor era conhecido por seu trabalho humantário com os nativos americanos

03/05/2015 - 10:53 - NATÁLIA BRIDI

blacke.jpg

Michael Blake, escritor e roteirista vencedor do Oscar por seu trabalho em Dança com Lobos(Dances with Wolves, 1990), faleceu hoje, aos 69 anos. A causa da morte não foi revelada, mas Blake estaria doente há anos.

Conhecido por seu trabalho humanitário com os nativos americanos e na preservação dos cavalos selvagens, Blake também é o autor de The Holy Road (continuação de Dança com Lobos), Airman MortensenMarching to ValhallaIndian YellTwelve The King e a autobiografiaLike A Running Dog, em que ele detalhava a sua carreira em Hollywood.

Seu último trabalho como roteirista foi a adaptação de Winnetou para a Constantin Films. ComKevin Costner, com quem colaborou em Stacey’s Knight e Dança com Lobos, Blake estava trabalhando em dois scripts, The Mick e The One, sendo esse último baseado em um de seus contos.

 

FONTE: OMELET

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

B.B. King, vida longa ao "Rei do Blues"

 

15/05/2015 07h56

 

3207271108-bb-king-o-rei-do-blues-219912

 

A voz de B.B. King e o timbre de sua inseparável guitarra "Lucille" deixaram de soar nesta quinta-feira, mas seu legado de canções inesquecíveis deixa claro porque o artista será lembrado para sempre como o "Rei do Blues".

Considerado um dos artistas mais influentes de todos os tempos, King, que morreu nesta quinta-feira aos 89 anos, se despede de uma carreira com 16 prêmios Grammy, mais de 50 discos e quase 60 anos sobre os palcos, tocando temas que marcaram época como: "Three O'Clock Blues", "The Thrill Is Gone" e "When Love Comes to Town", sua famosa parceria com os irlandeses do U2.

Entre os clássicos de um dos maiores guitarristas da história figuram também "Payin' The Cost to Be the Boss", "How Blue Can You Get", "Everyday I Have the Blues" e "Why I Sing the Blues", indispensáveis em seus shows, além de joias como "You Don't Know Me", "Please Love Me" e "You Upset Me Baby".

B.B. King nunca deixou de cantar e levantar a bandeira do blues. Sempre esteve na estrada, próximo de seu público, exceto quando a saúde o impossibilitava, quase sempre por problemas relacionados com a diabetes de tipo 2 da qual sofria há mais de 20 anos.

Riley B. King, seu nome verdadeiro, nasceu no dia 16 de setembro de 1925 em uma área de cultivo de algodão próxima de Itta Bena, no estado do Mississipi. Ali mesmo, dedilhou seus primeiro acordes, até que em 1947 foi a Memphis para se lançar em uma carreira musical.

Memphis, uma comunidade musical que reunia todos os estilos da música afro-americana, era a Meca para a qual se dirigiam todos os músicos do sul. Lá, King teve a ajuda de seu primo Bukka White, um dos mestres do blues naquele período.

Sua apresentação no programa de rádio de Sonny Boy Williamson chamou a atenção dos especialistas e King logo fechou uma série de concertos no Sixteenth Avenue Grill e na estação WDIA, onde ficou conhecido pelo nome Beale Street Blues Boy.

Posteriormente, decidiu encurtá-lo para Blues Boy King e, finalmente, B.B. King.

Em meados da década de 1950, aconteceu um fato que marcaria para sempre a carreira do artista.

King fazia uma apresentação em Twist, no estado do Arkansas, quando alguns dos presentes se envolveram em uma briga, que acabou causando um incêndio no local. B.B. se apressou para sair do local, mas lembrou-se que tinha esquecido sua preciosa guitarra Gibson acústica de US$ 30, e não hesitou em desafiar as chamas para resgatá-la.

Depois, o músico soube que a confusão foi por causa de uma mulher chamada Lucille. Assim, decidiu batizar com esse nome todas as guitarras que o acompanharam ao longo de sua carreira.

O sucesso de "Three O'Clock Blues" o levou a fazer suas primeiras excursões pelos EUA, que sentariam as bases da carreira do músico de blues mais relevante e influente das últimas décadas e, especialmente, consolidariam o timbre tão característico e identificável que tirava das cordas de sua Gibson.

Com influências de Blind Lemon Jefferson e T-Bone Walker, entre outros, o 'vibrato', a precisão de sua pegada, sua sutileza e o domínio das pausas, as "dead notes", transformaram o som de "King" em um componente fundamental do vocabulário musical, do qual beberam figuras como Eric Clapton, George Harrison e Jeff Beck e que o levou a entrar para o Rock and Roll Hall of Fame em 1987.

 

Esses ingredientes permitiram que B.B. King transitasse entre o blues, o swing e o pop mais comercial. "Quando canto, estou tocando em minha cabeça; assim que deixo de cantar com a voz, na realidade continuo 'cantando' através de Lucille", revelou uma vez King.

Seu legado musical também teve continuidade com a inauguração de vários clubes de música com sua própria assinatura, sendo o B.B. King's Blues Club de Beale Street, em Memphis, o primeiro a abrir suas portas em 1991.

King se casou em duas ocasiões. Primeiro, com Martha Lee Denton, entre 1946 e 1952, e depois, com Sue Carol Hall, de 1958 até 1966. O artista deixa 14 filhos e mais de 50 netos.

 

http://jovempan.uol.com.br/entretenimento/musica/bb-king-vida-longa-ao-rei-do-blues.html

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Morre o cineasta espanhol Vicente Aranda, de "Amantes", aos 88 anos

afp.gif

 

26/05/201507h51

 

 

O cineasta espanhol Vicente Aranda, diretor de filmes como como "Amantes" e "La muchacha de las bragas de oro", faleceu nesta terça-feira aos 88 anos. A informação da morte foi anunciada pela Academia de Cinema da Espanha.

 

Recebeu o Prêmio Nacional de Cinematografia em 1988 e ganhou dois Prêmios Goya - os mais importantes do cinema espanhol-, em 1991, o de melhor direção e melhor filme por "Amantes", protagonizado por Maribel Verdú, Jorge Sanz e Victoria Abril. 

 

Nascido em 9 de novembro de 1926 em Barcelona, Aranda iniciou a carreira nos anos 1960 e dirigiu mais de 20 filmes. 

 

Aranda dirigiu adaptações de livros famosos, como "La muchacha de las bragas de oro" (1979), do autor Juan Marsé, e o policial "Asesinato en el Comité Central" (1982), do escritor Manuel Vázquez Montalbán.

 

O erotismo, um dos eixos sobre os quais se movimentou grande parte de sua obra cinematográfica, é visível em muitos dos títulos de sua obra, como em "La muchacha de las bragas de oro" ou "La pasión turca".

 

Em algumas de suas declarações, Aranda afirmava que seu cinema era "testemunhal".

 

Aranda também chegou a dizer que não era partidário em seus filmes de lançar mensagens ao espectador, embora reconheceu, no entanto, que a paixão "é irrenunciável" e está presente em todos seus trabalhos cinematográficos.

 

Aranda dirigiu, entre outras, "Fata Mongana" (1966), "Los crueles" (1969), "La novia ensangrentada" (1972), "Clara es el precio" (1974), "Cambio de sexo" (1977), "El Lute, camina o revienta" (1987) o "Carmen" (2005).

 

Além de receber vários prêmios Goya na Espanha e ser indicado em muitas ocasiões, sua obra também foi premiada em festivais internacionais de cinema como o de Berlim e o de San Sebastián.

 

*Com informações da EFE

 

http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/entretenimento/2015/05/26/morre-o-cineasta-espanhol-vicente-aranda-de-amantes-aos-88-anos.htm

Link to comment
Share on other sites

  • Members

PQP! ESTOU DE LUTO!

 

 

MORRE BETSY PALMER, A MÃE DE JASON VOORHEES EM SEXTA-FEIRA 13
Atriz tinha 88 anos e morreu de causas naturais
 
betsy_palmer.jpg
 
31/05/2015 - 23:40 - ANDRÉ ZULIANI
 
Morreu nesta sexta (29) a atriz Betsy Palmer, 88, em Connecticut, nos EUA. Segundo sua família, a morte foi por causar naturais.
 
Palmer teve uma carreira de atriz por mais de 60 anos, intercalando papéis no cinema e na TV. Sua personagem mais conhecida a Sra. Voorhees, mãe do icônico assassino Jason Voorhees no filme original de Sexta-Feira 13 , de 1980.
 
Nascida em Chicago como Pamela Betsy Hrunek, a atriz participou de seriados de sucesso como Newhart, The Love Boat, Studio One e CHiPs. Nos cinemas, Palmer fez filmes como Mister Roberts e Rebeldia de Um Bravo, além de dois filmes da franquia Sexta-Feira 13.

 

http://omelete.uol.com.br/filmes/noticia/morre-betsy-palmer-a-mae-de-jason-voorhees-em-sexta-feira-13/

 

Nem sei o que dizer... 35 anos do filme. R.I.P. Mrs Voorhees! :(

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Morre Mary Ellen Trainor, de “Goonies” e “Máquina Mortífera” 
Atriz esteve em outras produções famosas 
Da redação - 09/06/2015 09:31 
 

  fto_ft1_39277.jpg  

Ela interpretou Irene Walsh, mãe dos personagens de Josh Brolin e Sean Astin em Os Goonies e emMáquina Mortífera 2 foi a psiquiatra da polícia. Mary Ellen Trainor morreu nesta segunda-feira, dia 8, aos 62 anos. Ela sofria de câncer no pâncreas. Mary foi casada com o diretor Robert Zemeckis entre 1980 e 2000.

Além destes dois filmes, Mary também esteve em outras produções famosas como Caça-Fantasmas 2, Duro de Matar, Forrest Gump, entre outros. Com seu ex-marido, a atriz trabalhou em A Morte Lhe Cai Bem e Forrest Gump. Seu trabalho mais recente foi em 2008, no filme para TV McBride: Requiem. Sua estreia aconteceu em 1983 na série Cheers, numa ponta em um dos episódios. O segundo trabalho foi em Tudo Por Uma Esmeralda, de 1983.

Marry Ellen era grande amiga de Kathleen Kennedy, presidente da LucasFilm, e foi ela quem confirmou a morte da atriz. “Mary e eu somos amigas próximas desde a faculdade, quando dividíamos quarto. Foi ela quem me apresentou a Steven Spielberg, o que deu início à minha carreira. Ela era uma grande atriz, grande amiga e um espírito generoso”.

 

FONTE: OCAPACITOR

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Famoso por Drácula e Saruman, ator Christopher Lee morre aos 93 anos

Do UOL, em São Paulo

11/06/201508h48
Ampliar
divulgacao-1434023843437_956x500.jpg Veja fotos da carreira de Christopher Lee 6 fotos 2 / 6
Divulgação O ator britânico Christopher Lee, caracterizado como o personagem Saruman, em cena do filme "O Senhor dos Anéis" (2001), dirigido pelo cineasta neozelandês Peter Jackson

O ator britânico Christopher Lee, famoso por viver nos cinemas o vampiro Drácula nos anos 1950 e 1960 e o antagonista Saruman, das sagas "O Senhor dos Anéis" e "O Hobbit", morreu aos 93 anos, em decorrência de problemas respiratórios. As informações foram divulgadas na manhã desta quinta-feira (11) pelo site do jornal britânico "The Telegraph".

Segundo o "Telegraph", citando fontes próximas à família de Lee, o ator morreu na manhã do último domingo (7), no Hospital Chelsea e Westminster, em Londres.

O artista estava se tratando havia três semanas, por causa de problemas respiratórios e falência cardíaca. No dia 27 de maio, ele completou 93 anos no hospital.

De acordo com o site britânico, o anúncio da morte de Lee demorou a sair porque a mulher do ator, a ex-atriz e modelo dinamarquesa Gitte Lee (nascida Birgit Kroencke) decidiu esperar até que todos os parentes próximos fossem avisados. O casal ficou junto por mais de 50 anos e tiveram uma filha, Christina Erika Lee, de 53 anos.

Lee também ficou conhecido por dar vida ao Conde Dookan, da série "Star Wars" (nos episódios II e III – "Ataque dos Clones", de 2002, e "A Revolta dos Sith", de 2005), ao personagem Frankestein e a vilões que tentavam atrapalhar as missões do agente 007 nos filmes de James Bond.

Disco de heavy metal aos 92

Há pouco mais de um ano, o ator britânico comemorou seu 92º aniversário com olançamento de um álbum de heavy metal, intitulado "Metal Knight". O disco foi seu terceiro trabalho musical solo.

O álbum reúne quatro canções originais e mais três versões alternativas delas. Entre as faixas, há duas canções originais baseadas em musicais de Dom Quixote, clássico personagem de Miguel de Cervantes. As outras são "The Toreador March", da ópera "Carmen", de George Bizet, e "My Way", popularizada na voz de Frank Sinatra. 

Em um vídeo publicado no YouTube na época, Lee falou sobre seu novo trabalho e explicou que, em sua opinião, "Dom Quixote é o personagem de ficção mais 'metaleiro'" que ele conheceu. "Ele só está tentando mudar o mundo sem importar com as consequências pessoais. É um grande homem e cheio de atrevimento, coragem, determinação, romantismo e sonhos", apontou o ator.

Lee entrou no mundo da música em 2004, quando firmou uma parceria com a banda de metal sinfônico italiano Rhapsody Of Fire, participando de quatro álbuns. Em 2013, também para celebrar seu aniversário, Lee lançou o disco "Charlemagne: The Omens of Death".

"Associo o heavy metal com a fantasia pelo tremendo poder que se desprende dessa música", apontou Lee, que já havia demonstrado sua afinidade com o metal em várias ocasiões.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Parte o ultimo dos grandes Cavalheiros do Horror, que ao lado de parceiros como Peter Cushing e Vincent Price definiram os rumos do gênero na década de 60 com o charme e elegância de seus personagens. Assim como os companheiros, Lee era capaz de demonstrar selvageria em clássicos como A MALDIÇÃO DE FRANKENSTEIN, ou a classe do líder religioso de O HOMEM DE PALHA. Pra não falar em papéis mais icônicos como uma das versões mais célebres do Conde Drácula e Francisco Scaramanga, grande vilão de 007 CONTRA O HOMEM DA PISTOLA DE OURO.

 

 Vá em paz, ultimo dos Grandes Cavalheiros do Horror.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

caraio...agora ja nao sei mais nada! parece que ele ta bem vivo... sera??? :huh:

 

 

“Christopher Lee dead 2015” : Actor killed by internet death hoax

 

 

381.jpgdeathhoax.png
Christopher Lee is the latest celeb to fall victim to a death hoax
 

News of actor Christopher Lee’s death spread quickly earlier this week causing concern among fans across the world. However the June 2015 report has now been confirmed as a complete hoax and just the latest in a string of fake celebrity death reports. Thankfully, the actor best known for his roles in The HobbitThe Lord of the Rings or Count Dracula is alive and well.

UPDATE 11/06/2015 : This story seems to be false. (read more)

Christopher Lee death hoax spreads on Facebook

Rumors of the actor’s alleged demise gained traction on Tuesday after a ‘R.I.P. Christopher Lee’ Facebook page attracted nearly one million of ‘likes’. Those who read the ‘About’ page were given a believable account of the British actor’s passing:

Hundreds of fans immediately started writing their messages of condolence on the Facebook page, expressing their sadness that the talented 93-year-old actor was dead. And as usual, Twittersphere was frenzied over the death hoax.“At about 11 a.m. ET on Tuesday (June 09, 2015), our beloved actor Christopher Lee passed away. Christopher Lee was born on May 27, 1922 in London. He will be missed but not forgotten. Please show your sympathy and condolences by commenting on and liking this page.

Where as some trusting fans believed the post, others were immediately skeptical of the report, perhaps learning their lesson from the huge amount of fake death reports emerging about celebrities over recent months. Some pointed out that the news had not been carried on any major British network, indicating that it was a fake report, as the death of an actor of Christopher Lee's stature would be major news across networks.

recent poll conducted for the Celebrity Post shows that a large majority (84%) of respondents think those Christopher Lee death rumors are not funny anymore.

Christopher Lee Death Hoax Dismissed Since Actor Is ‘Alive And Well’

On Wednesday (June 10) the actor's reps officially confirmed that Christopher Lee is not dead. “He joins the long list of celebrities who have been victimized by this hoax. He's still alive and well, stop believing what you see on the Internet,” they said.

Some fans have expressed anger at the fake report saying it was reckless, distressing and hurtful to fans of the much loved actor. Others say this shows his extreme popularity across the globe.

© 2015 MediaMass All rights reserved. Do not reproduce (even with permission).

Link to comment
Share on other sites

  • Members

não, parece que o etermo Drácula morreu mesmo.. a familia q demorou em confirmar.

Até o link da noticia acima foi atualizado.  :(

 

Death of Christopher Lee confirmed

 

É isso mesmo, Soto. Ele faleceu no Domingo, mas a esposa decidiu só confirmar a morte dele hoje... Talvez pelo choque, comoção dos parentes e amigos... Enfim... Infelizmente, é verdade mesmo, não é hoax.  :(

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pessoal, porra..., parece até piada, o homem faz um dos mais clássicos e memoráveis Dráculas do cinema de todos os tempos que o lançou e ainda falam se ele morreu, que não morreu como seu personagem que vivia morrendo e ressuscitando..., tá foda hein!

 

O homem me morre no final de semana e a mulher dele que devia estar nesse de que ele também ia ressuscitar, esperou até hoje quinta para anunciar "gente ele morreu mesmo, não acorda mais, não tem nem estaca..."

 

Que foda, esse cara era mito dos mitos!, gerou e popularizou o nome Christopher para varias novas gerações, e o que fez pro cinema é impagável, e ainda fazia musica Metal!

 

Não dá para numerar os feitos dele, e o Questão falou tudo.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...