Jump to content
Forum Cinema em Cena

Obituários (in memoriam)


Nacka
 Share

Recommended Posts

  • Members

caraca...o cara tinha 172 filmes nas costas!

“Que descanse em paz o grande Rutger Hauer: um intenso, genuíno, profundo e magnífico ator que trouxe poder, verdade e beleza aos seus filmes. Meus preferidos: Conquista Sangrenta, Eureka, A Morte Pede Carona, Blade Runner, O Feitiço de Áquila e Fúria Cega”, escreveu Guillermo del Toro. 

“Oh droga”, apenas escreveu o diretor Duncan Jones. 

“Ninguém tinha uma presença de tela como Rutger Hauer”, publicou o fotógrafo David Sims. 

“Uma tristeza a morte de Rutger Hauer. De todas as ótimas atuações que ele fez, na minha humilde opinião, nada vai superar Fúria Cega. Amei aquele filme”, postou o escritor Scott Sigler. 

“Apenas um lembrete que foi Rutger Hauer que improvisou ‘lágrimas na chuva’ em seu monólogo em Blade Runner, o que fez o elenco chorar”, lembrou um fã do ator.

“Faleceu aos 75, mas é um imortal. Obrigado por toda loucura e os filmes que nos deixou. ‘Um cara bom ou mau, herói ou anti-herói; não importa o papel que eu faça, desde que tenha algo mágico para mim'”, citou o jornalista Marshall Julius. 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Morre Ruth de Souza, pioneira da representatividade negra no cinema e teatro brasileiros
Por Bruno Carmelo — 28/07/2019 às 19:45
 

A atriz faleceu aos 98 anos de idade.

0544291.jpg

Neste domingo, 28 de julho, o Brasil se despediu de uma de suas maiores atrizes de cinema, teatro e televisão: Ruth de Souza. Ela faleceu aos 98 anos de idade, após um período de internação em Copacabana, Rio de Janeiro, para o tratamento de uma pneumonia.

 

O dia foi marcado por homenagens de grandes atores nacionais, em reconhecimento à importância de Ruth para a arte nacional, em especial para os artistas negros. Afinal, ela integrou o Teatro Experimental do Negro, primeiro grupo teatral composto por atores negros a se apresentar no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, com a peça "O Imperador Jones".

Após uma formação em teatro nos Estados Unidos, incluindo estudos na Universidade de Harvard, retorna ao Brasil e conquista espaço em dezenas de filmes, com destaque para Terra Violenta (1948) e Sinhá Moça (1953). Em 1968, Ruth de Souza torna-se a primeira atriz negra a protagonizar uma telenovela: Passo dos Ventos, de Janete Clair.

2108353.jpg Ruth de Souza

Embora estivesse oficialmente aposentada nos últimos anos, participou de importantes documentários brasileiros recentes, como A Negação do Brasil (2000) e Pitanga (2016), ambos focados na questão da representatividade negra. Ela sempre clamou por uma maior e melhor representação dos negros nas artes, criticando os papéis estereotipados de serviçais e escravas.

Em 2019, seu legado foi homenageado pela escola de samba Acadêmicos de Santa Cruz. Foi, em partes, graças ao talento e pioneirismo de Ruth de Souza que o cinema brasileiro possui nomes do porte de Zezé MottaMilton Gonçalves e Grande Otelo, amigos com quem trabalhou em diversos projetos. 

 

FONTE: ADORO CINEMA

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members

 

 Um dos atores mais carismáticos de sua geração. Que descance em paz

 

Morre Peter Fonda, ator de Sem Destino e Motoqueiro Fantasma
Por Vitória Pratini — 16/08/2019 às 20:09
 

Astro tinha 79 anos.

2649676.jpg Amanda Edwards/WireImage

Peter Fonda — conhecido por seu trabalho inovador em Sem Destino, que ele roteirizou, produziu e estrelou, e foi indicado ao Oscar — faleceu aos 79 anos de idade nesta sexta-feira (18) de câncer de pulmão.

O anúncio foi confirmado por seu assessor (via Deadline). "É com profunda tristeza que compartilhamos a notícia que Peter Fonda faleceu pacificamente na manhã de sexta-feira, 16 de agosto, às 11h05, em sua casa em Los Angeles, cercada de família. A causa oficial da morte foi insuficiência respiratória devido ao câncer de pulmão. Em um dos momentos mais tristes de nossas vidas, não podemos encontrar as palavras apropriadas para expressar a dor em nossos corações. Conforme ficamos em luto, pedimos que você respeite nossa privacidade. E, enquanto lamentamos a perda deste homem doce e gracioso, também desejamos que todos celebrem seu espírito indomável e amor à vida. Em homenagem a Peter, por favor, levante um copo para a liberdade.

Fonda também foi indicado ao Oscar por sua atuação em O Ouro de Ulisses, e ganhou um Globo de Outro por A Paixão de Ayn Rand. Mais recentemente, ele atuou ao lado de Nicolas Cage em Motoqueiro Fantasma e com Tim Allen John Travolta em Motoqueiros Selvagens.

Sua irmã, Jane Fonda, disse, em um comunicado (via Variety? "Estou muito triste. Ele era meu irmãozinho de coração doce. O falador da família. Eu passei ótimos períodos sozinha com ele nestes últimos dias. Ele se foi rindo."

 

FONTE: ADORO CINEMA

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
  • Members

Ator de Um Maluco no Pedaço morre aos 72 anos

Resultado de imagem para John Wesley,
O ator de Um Maluco no Pedaço, John Wesley, morreu aos 72 anos.Wesley, que interpretou o Dr. Hoover em Um Maluco no Pedaço, morreu como resultado de complicações com mieloma múltiplo, câncer de um tipo de células da medula óssea.O agente de Wesley, Gerry Pass, confirmou a notícia em um comunicado distribuído aos membros da mídia.
“John Wesley foi um presente para o mundo, pois sua bondade e graça são imortalizadas em suas obras de teatro, TV e cinema”, comentou Pass.
“Estou com o coração partido por ter perdido um amigo querido hoje.”Um Maluco no Pedaço foi exibida entre 1990 e 1996 nos Estados Unidos, lançando o astro Will Smith ao estrelato.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

legiao_zb6F3daOGS5QjIUrfutp9cL4Zh2T0PwJk

ROBERT GARRISON, DE KARATÊ KID, MORRE AOS 59 ANOS DE IDADE

Mais um ator que nos deixa.

POR GUILHERME SOUZA → Nos últimos anos, acompanhamos tristemente a morte de muitas lendas da TV e do cinema e hoje, foi anunciado que Robert Garrison, o intérprete de Tommy no filme Karatê Kid, morreu aos 59 anos de idade.

 

Tendo reprisado o papel recentemente na série Cobra Kai, Garrison morreu na manhã desta sexta-feira. De acordo com sua cunhada, ele estava lutando há um mês com problemas nos rins e no fígado e acabou não resistindo. O ator não tinha esposa e nem filhos, deixando apenas seu irmão e cunhada.

Tommy é lembrado por seu confronto com Ralph Macchio no torneio do primeiro filme, além de suas participações no segundo longa e na recente série derivada. 

 

Além de Karatê Kid, o ator também fez aparições em séries como Tour of DutyMacGyverSt. ElsewhereColumbo Coach.

https://legiaodosherois.uol.com.br/2019/robert-garrison-de-karate-kid-morre-aos-59-anos-de-idade.html

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members

Morre Robert Forster, ator de El Camino: A Breaking Bad Movie, Jackie Brown e Twin Peaks

Bryan Cranston lamentou a morte do colega nas redes sociais

Modo noturnoPublicado em12 de outubro de 2019 às 10h44
robert-forster-breaking-bad-morreu-760x428.jpg

O ator Robert Forster morreu na última sexta-feira (11), aos 78 anos, em Los Angeles. O norte-americano lutava contra um câncer cerebral. As informações são do Entertainment Weekly.

Forster participou de Jackie Brown, onde viveu Max Cherry e rendeu a ele a primeira indicação ao Oscar.

O ator também esteve em Cidade dos Sonhos, do diretor David Lynch, As Panteras: DetonandoFirewall – Segurança em Risco e em
Os Descendentes.

Ele participou de diversas séries, como Karen Sisco, Heros, Alcatraz Last Man Standing.

Robert Forster reviveu a parceria com David Lynch em 2017 ao viver o xerife Frank Truman durante o revival de Twin Peaks. Ele era o irmão de Harry S. Truman, vivido por Michael Ontkean nas primeiras temporadas da série.

Em 2013, o ator apareceu em um episódio de Breaking Bad ao viver o papel de Ed. Agora, ele retornou ao papel no filme El Camino: A Breaking Bad Movie.

Bryan Cranston, o Walter White de Breaking Bad, lamentou a morte de Forster nas redes sociais.

 

I’m saddened today by the news that Robert Forster has passed away. A lovely man and a consummate actor. I met him on the movie Alligator (pic) 40 years ago, and then again on BB. I never forgot how kind and generous he was to a young kid just starting out in Hollywood. RIP Bob.

Ver imagem no Twitter
 
 
 
 

 

“Hoje estou triste com a notícia de que Robert Forster faleceu. Um homem amável e um ator consumado. Eu o conheci no filme Alligator, há 40 anos, e depois no encontramos de novo em Breaking Bad. Nunca esquecerei o quão gentil e generoso ele foi com um jovem que estava começando em Hollywood. RIP Bob”, escreveu Cranston.

Robert Forster pode ser visto em El Camino: A Breaking Bad Movie, longa que estreou nesta sexta-feira (11) na Netflix.

 

FONTE: JOVEM NERD

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members

Morre o ator e diretor Jorge Fernando

Aos 64 anos, artista foi vítima de uma parada cardíaca

28/10/2019 - 00h30minAtualizada em 28/10/2019 - 06h49min
GaúchaZH

GAÚCHAZH

  •  
  •  
  •  
  •  
 
 

Cesar Alves / Rede GloboÚltimo trabalho de Jorge Fernando na televisão foi como diretor artístico da novela "Verão 90"Cesar Alves / Rede Globo

O ator e diretor Jorge Fernando morreu por volta das 20h deste domingo (27), aos 64 anos, vítima de uma parada cardíaca. O artista estava no hospital Copa Star, em Copacabana, no Rio de Janeiro. Ele foi hospitalizado à tarde após se sentir mal. 

 

Em nota, a instituição disse que, apesar de todos os esforços, não foi possível reverter o quadro do ator: 

"O Hospital Copa Star informa que o paciente Jorge Fernando faleceu na noite deste domingo, após dar entrada no fim da tarde devido a uma parada cardíaca em decorrência de um aneurisma dissecante da aorta completa. Apesar de todos os esforços, não foi possível reverter o quadro. O Hospital se solidariza com a dor dos parentes e amigos."

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ator de Um Maluco no Pedaço morre aos 77 anos
Mesmo já tendo se encerrado há 23 anos, a série Um Maluco no Pedaço continua sendo assistida e tem espaço reservado no coração dos fãs.Muito do sucesso se deve aos amados personagens que acompanhamos ao longo das 6 temporadas, mas infelizmente, hoje, o ator que viveu um deles se foi.John Witherspoon, que interpretou o sogro de Will Smith na trama, faleceu ontem (29 de outubro) aos 77 anos.
O comunicado foi feito pela família de Witherspoon no próprio Twitter do ator. A causa da morte não foi revelada.“É com profunda tristeza que estamos tuítando isso, mas nosso marido e pai, John Witherspoon, faleceu. Ele era uma lenda na indústria do entretenimento e uma figura paterna para todos que o acompanharam ao longo dos anos. Nós amamos você ‘POPS’ sempre e para sempre”John Witherspoon deixa para trás sua esposa Angela, com quem se casou em 1988, e seus filhos Alexander e John David Witherspoon.

 

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members

Diretor brasileiro indicado ao Oscar, Fábio Barreto morre aos 62 anos

Cineasta estava em coma desde dezembro de 2009

  •  
  •  
  •  
  •  
NICOLAOS GARÓFALO
20.11.2019
22h49

Diretor responsável por Lula, O Filho do Brasil, Luzia Homem e o sucesso O Quatrilho – indicado ao Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira em 1996 -, Fábio Barreto faleceu nesta quarta (20) após passar os últimos 10 anos em coma.

Barreto estava internado desde dezembro de 2009, quando capotou sua picape no Rio de Janeiro. Patrícia Pillar, que estrelou O Quatrilho, compartilhou uma mensagem de luto nas redes sociais – leia abaixo:

Barreto deixa sua esposa, a atriz Debora Kalume e quatro filhos.

 

FONTE: OMELETE

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Apresentador Gugu Liberato morre aos 60 anos

Artista morreu após sofrer acidente doméstico

  •  
  •  
  •  
  •  
NICOLAOS GARÓFALO E CAMILA SOUSA
22.11.2019
21H13
ATUALIZADA EM
22.11.2019
21H39

O apresentador Gugu Liberato morreu hoje (22) aos 60 anos. O astro foi hospitalizado após sofrer um acidente doméstico em sua casa nos EUA. Segundo informações, ele caiu de uma altura de 4 metros e bateu a cabeça. Ele foi encaminhado para o hospital, mas não resistiu.

Em comunicado oficial, a família de Gugu confirmou que o apresentador sofreu uma queda de cerca de quatro metros ao tentar reparar um aparelho de ar-condicionado em sua casa em Orlando. A morte cerebral do artista foi constatada pelo neurocirurgião Guilherme Lepski, médico brasileiro chamado pela família para analisar o resultado dos exames feitos no hospital americano. A família afirma que realizará o desejo de Gugu e doará todos os seus órgãos - leia o comunicado abaixo:

 

NOTA DE FALECIMENTO - A assessora de Gugu Liberato, Esther Rocha, acaba de confirmar a morte do apresentador. Ele caiu de uma altura de 4 metros quando arrumava o ar condicionado do sótão. Deixa um filho de 18 anos e gêmeas de 15. Com morte cerebral, terá os órgãos doados. Veja:

Ver imagem no TwitterVer imagem no TwitterVer imagem no TwitterVer imagem no Twitter
 
 
 
 

Nascido em São Paulo, Antônio Augusto Moraes Liberato chegou a começar um curso superior de odontologia, mas abandonou a universidade após ser chamado por Silvio Santos para um programa de TV. Gugu costumava escrever carta para o dono do SBT pedindo por uma oportunidade e conseguiu.

Considerado um dos maiores apresentadores brasileiros, Gugu é conhecido por trabalhos como Viva a Noite (1982-1992), Sabadão Sertanejo (1991-1996), Domingo Legal (1993-2009), um de seus maiores programas na TV. Após sair do SBT em 2009, o apresentador foi para a RecordTV, onde fez o Programa do Gugu (2009-2013) e Gugu (2015-2017). Atualmente ele estava no ar como apresentador do Power Couple Brasil e Canta Comigo.

Gugu deixa três filhos: João Augusto, de 18 anos, e as gêmeas Marina e Sophia, de 15.

 

FONTE: OMELETE

Olhando para trás hoje, a gente vê o quanto o programa dele era lixo, mas dane-se, foi um lixo muito presente na minha infância, o que me deixou um pouco triste.

R.I.P

Link to comment
Share on other sites

  • Members

R.I.P. Gugu.

Curtia ele mais na época do Viva a Noite. Na época, do Domingo Legal... Bem, nunca gostei desses programas dominicais.

 

**Acidente dele foi meio estúpido. 

O "Férias Frustradas de Natal" tem uma cena que o Clark fica preso no sótão, meio que mostra o que rolou com o Gugu.

Teto e paredes de casas americanas tudo fraco. Não costumam usar alvenaria como rola por aqui.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Danny Aiello, ator de Faça a Coisa Certa, morre aos 86 anos

Danny Aiello (centro) em cena de Faça a Coisa Certa - Divulgação
Danny Aiello, de 86 anos, morreu na noite de ontem. O veterano ficou conhecido por seus papéis em filmes como Faça a Coisa Certa (1989), A Última Batalha de um Jogador (1973) e O Poderoso Chefão: Parte II (1974). Tracey Miller, porta-voz do ator, confirmou a informação por meio de um comunicado oficial. "É com profunda tristeza que comunicamos que Danny Aiello, o amado marido, pai, avô, ator e músico morreu ontem após uma breve doença. A família pede privacidade neste momento", diz o texto
Segundo a família, o ator norte-americano estava passando por um tratamento depois de sofrer um mal súbito. Durante este processo, contraiu uma infecção e acabou não resistindo. Eles foram informados sobre sua morte assim que terminaram a última visita no hospital onde ele estava internado. 
Danny Aiello foi indicado ao Oscar em 1990 como Melhor Ator Coadjuvante por Faça a Coisa Certa. A mesma atuação rendeu ao veterano também uma indicação ao Globo de Ouro, no mesmo ano.
Nascido Daniel Louis Aiello Jr. em 20 de junho de 1933, o ator tem mais de 80 títulos em sua filmografia, com destaque para diversas atuações nas décadas de 1980 e 1990. Com família de origem italiana em Nova York, Danny era o quinto filho entre seis irmãos.
Antes de iniciar sua carreira na televisão, serviu o exército americano e teve diversos empregos, como segurança de boate ou representante de sindicatos. E foi na década de 1970 que sua carreira como ator deslanchou.
 

Improviso virou cena icônica
Em O Poderoso Chefão 2 (1974), eternizou uma cena importante para a história no papel de Tony Rosato, que tenta assassinar Frankie Pentageli e diz: "Michael Corleone manda um olá".
Em uma entrevista de 2014 para Charlie Rose no YouTube, ele falou sobre a icônica frase. "É interessante porque vi na internet que muitas pessoas perguntam se foi um improviso. Eu estava muito intimidado. Não havia nenhuma frase no roteiro. Eu disse de repente. Eu não sabia o que estava pensando. Eu achei que tinha dado mal com o diretor. E eles decidiram manter", contou.

 

 

O "pai" da Madonna
Fora das telonas, Danny também atuou em registros marcantes. O ator está no clipe Papa Don't Preach, de Madonna, onde interpreta justamente o pai de Madonna.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Conhecida Bond Girl dos anos 60 morre aos 78 anos

Imagem relacionada
A franquia 007, obviamente, ficou marcada pro vários astros que derem vida a James Bond ao longo das décadas.
No entanto, não são só eles os destaques dos filmes. As chamadas Bond Girls – parceiras do protagonista – também chamam a atenção nos longas, principalmente pela mistura entre beleza e muita ação.
Infelizmente, uma das intérpretes de uma Bond Girl, Claudine Auger, faleceu ontem em sua casa em Paris aos 78 anos.
A atriz deu vida a Dominique Derval, também conhecida como Domino, estrelando ao lado de Sean Connery no filme 007 Contra a Chantagem Atômica (1965).
A causa da morte ainda não foi revelada. Nossos sentimentos a amigos e a família de Claudine.

Resultado de imagem para claudine auger today

claudine-auger-1068x712.jpg

Resultado de imagem para claudine auger thunderball

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sue Lyon, atriz de Lolita, morre aos 73 anos de idade

Atriz ficou conhecida por estrelar o clássico de Stanley Kubrick

  •  
  •  
  •  
  •  
ARTHUR ELOI
27.12.2019
21h56

Sue Lyon, atriz que interpretou a protagonista de Lolita no clássico de Stanley Kubrick, faleceu em Los Angeles na última quinta (26). Ela tinha 73 anos de idade [via NY Times].

O motivo parece ter sido causa natural, com um amigo de longa data da atriz afirmando que sua saúde já vinha deteriorando. Lyon deixa uma filha.

A atriz, nascida em 1946, teve poucos papéis antes de ser notada por Kubrick durante participação no The Loretta Young Show. O cineasta então a escalou, aos 14 anos de idade, para viver a garota de 12 anos que protagoniza Lolita (1962), adaptação da obra de Vladimir Nabokov - com o autor inclusive aprovando a escolha. Assim como o livro, o filme levantou polêmicas ao narrar um homem de meia idade se apaixonando pela jovem, mas a performance de Lyon a consagrou no audiovisual.

Após isso, Lyon participou de filmes como A Noite do Iguana (1964) e Evel Knievel (1971). Seu último papel foi o filme de terror Alligator - O Jacaré Gigante, de 1980

 

FONTE: OMELETE

Link to comment
Share on other sites

  • Members

SYD MEAD, ARTISTA VISIONÁRIO DE TRON E BLADE RUNNER, FALECE AOS 86 ANOS

Capa da Publicação

O artista Syd Mead conquistou grande renome na indústria cinematográfica ao trabalhar em diversos projetos de ficção-científica. O impressionante currículo de Mead abarca filmes como Aliens, Star Trek: O Filme, Missão Impossível III, Elysium, Blade Runner, Tron e mais recentemente Blade Runner 2049, pelo qual Mead conquistou o prêmio Art Directors Guild Award em 2018. Segundo informa o Deadline, Mead faleceu hoje (30) devido a um linfoma com o qual batalhava.
Syd Mead nasceu dia 18 de 1933, em Minneapolis. Além de trabalhar em diversos filmes o artista cedeu também sua visão criativa ímpar para empresas como Chrysler e Sony.
Que o artista visionário descanse em paz.

 

Thumbnail

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...