Jump to content
Forum Cinema em Cena

Obituários (in memoriam)


Nacka
 Share

Recommended Posts

  • Members

Morre a jornalista Dulce Damasceno de Brito, aos 82 anos

10/11/2008

dulcedamascenodebrito_02.jpg

Morreu no domingo, dia 9, a jornalista Dulce Damasceno de Brito, as 82 anos. De acordo com o diretor de cinema e escritor Alfredo Sternheim ela estava muito debilitada devido ao mal de Parkinson, doença que a vitimava há 20 anos.

Dulce tem uma importância fundamental no jornalismo de cinema e entretenimento no Brasil. Ela foi a primeira mulher brasileira a se tornar correspondente de Hollywood nos anos 50 e 60, quando as produções americanas exerciam um fascínio ainda maior que o atual. Em anos quando a Internet não proporcionava a velocidade de informações existente atualmente, o contato de Dulce com as diversas estrelas (era amiga de Carmem Miranda, entrevistou personalidades como Marlon Brando, Kim Novak, Gregory Peck, entre vários outros) que chegavam ao público através das revistas Cinelândia e Cruzeiro, alimentou um pouco da admiração que os brasileiros tinham como "o mundo dos sonhos" que era Hollywood.

Atualmente, ela era responsável por uma coluna na Revista Set. Ela ditava e  Sternheim escrevia. Ela ainda é autora dos livros Hollywood: Nua e Crua e ABC de Carmem Miranda.

(V.D.)

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
  • Members

A Última Garota Noir morre em Los Angeles
(08/12/2008 - 11h28)

Da Redação www.cineclick.com.br

 

img_news_08122008nina.jpg

Nina Foch
Nina Foch, atriz veterana da era noir de Hollywood, morreu nesta sexta-feira (5/12) no hospital Ronald Reagan, em Los Angeles (EUA). A atriz já foi chamada de A Última Garota Noir pela publicação.

O filho da atriz, Dirk De Brito, contou ao jornal Los Angeles Times que Nina sofria da síndrome mielodisplásica, uma doença sanguínea que causa sangramentos e infecções.

A atriz, que lecionava há 40 anos na USC’s School of Cinematic Arts, passou mal na quinta-feira (4/12) durante uma aula. Nina ensinou renomados diretores, como Randal Kleiser (Grease - Nos Tempos da Brilhantina), Amy Heckerling (Nunca é Tarde Para Amar) e Edward Zwick (Diamante de Sangue).

O produtor e roteirista Marshall Herskovitz, que também foi aluno de Nina, disse que "ela tinha um ponto de vista tão profundo e provocativo, que te forçava a repensar não somente em fazer filmes, mas em sua vida e seus relacionamentos".

Nina Consuelo Maud Fock nasceu no dia 20 de abril de 1924 em Leyden, Holanda. Seu pai era o compositor ilustre Dirk Fock e sua mãe era a também atriz Consuelo Flowerton. Ela se mudou para Nova York e logo entrou na American Academy of Dramatic Arts. A atriz mudou seu nome para Nina Foch quando começou a trabalhar em filmes, nos anos 1940.

A atriz começou sua carreira no clássico noir Trágico Álibi (1945), dirigido por Joseph H. Lewis. Na trama, a atriz interpretou uma mulher que aceita um emprego de secretária de uma família rica e se vê envolvida em um assassinato.

Entre seus trabalhos de destaque estão À Noite Sonhamos (1945), Sinfonia de Paris (1951), Scaramouche (1952) e Os Dez Mandamentos (1956), além de Um Homem e Dez Destinos (1954), pelo qual foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante.

Nina também atuou na Broadway e em alguns seriados de TV, como Prescription: Murder (1968). Em 1994, declarou que "ensinar é a coisa mais gratificante que faço". Nina deixa três netos, filhos de Dirk De Brito.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Morre ator Robert Prosky, aos 77 anos

10/12/2008

robertprosky_01.jpgMorreu, nesta segunda-feira, o ator Robert Prosky, devido a complicações de uma cirurgia no coração.

Segundo a Variety, Prosky apareceu em mais de 200 peças de teatro e participou de 38 filmes. Nos anos 80,fez parte da clássica série de televisão Chumbo Grosso (Hill Street Blues) e de vários outros programas.

No cinema, um de seus papéis mais conhecidos foi em Uma Babá Quase Perfeita, filme em que interpretou um dono de canal de televisão que contrata Robin Willians. Também participou de O Último Grande Héroi, Os Últimos Passos de um Homem, Nos Bastidores da Notícia, Profissão: Ladrão e outros.

Prosky tinha 77 anos.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Morre atriz Bettie Page, ícone pin-up dos anos 50 nos EUA

 

A atriz Bettie Page, famosa por suas fotos pin-ups (fotos antigas de mulheres, que ganharam esse nome por se destinarem a pendurar na parede) e um dos ícones da revolução sexual nos anos 60, morreu nesta quinta-feira (11), em Los Angeles (Estados Unidos). Ela tinha 85 anos.

CMG Worldwide/AP

Bettie%20Page%20foi%20considerada%20a%20modelo%20do%20século%20ao%20posar%20para%20a%20Playboy%20em%2055

Bettie Page foi considerada "a modelo do século" ao posar para a "Playboy" em 55

Segundo site oficial da ex-modelo (www.bettiepage.com), ela morreu de pneumonia uma semana após perder a consciência durante um ataque cardíaco.

Page foi considerada uma das mulheres mais sensuais nos anos 50 e chegou a ser considerada por Hugh Heffner, criador da revista "Playboy", como "a modelo do século" por seu ensaio em 1955.

Suas fotografias com pouca roupa chocaram a sociedade americana antes da revolução sexual dos anos 60.

Em 2005, Page foi personagem central do filme "The Notorious Bettie Page", que conta a história da a atriz e ex-modelo.

Kikas2008-12-12 08:28:00
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Viúva de criador de Star Trek morre em Los Angeles
(19/12/2008 - 09h48)

Da Redação www.cineclick.com.br

 

img_news_19122008majel.jpg

Majel Barrett-Roddenberry

A atriz Majel Barrett-Roddenberry, viúva de Gene Roddenberry - criador de Star Trek -, morreu na tarde desta quinta-feira (18/12) em Los Angeles. Majel tinha 76 anos e lutava contra a leucemia há seis meses.

Um representante da atriz disse ao Access Hollywood que ela faleceu em sua casa, ao lado de seu filho, Rod. Majel atuou nos seriados Bonanza, Leave it to Beaver e The Lucy Show, além de atuar em todos os seriados de ficção científica baseados em Star Trek.

Majel dublou o computador da nave Enterprise no longa Star Trek, que será lançado em 2009. A família realizará um memorial público depois do Natal ou no começo de 2009.

 

 

Morre, aos 53 anos, o ator Sam Bottoms
(19/12/2008 - 09h07)

Da Redação www.cineclick.com.br

 

img_news_19122008sam.jpg

Sam Bottoms
A agência WENN divulgou que o ator Sam Bottoms (Garota da Vitrine) morreu nesta terça-feira (16/12) em Los Angeles. Bottoms sofria com um tumor do cérebro e faleceu em sua casa.

O ator começou sua carreira em 1971 no filme A Última Sessão de Cinema, de Peter Bogdanovich, no qual contracenou com seu irmão, Timothy. Bottoms ainda trabalhou com Francis Ford Coppola no longa Apocalypse Now, interpretando Lance B. Johnson.

Os outros irmãos de Bottoms, Joseph, Timothy e Ben, também eram atores e a família fez diversas aparições em programas de TV, como no seriado East of Eden (1981).

Os últimos trabalhos completos de Bottoms foram Finishing the Game: The Search for a New Bruce Lee (2007) e Sherrybaby (2006), protagonizado por Maggie Gyllenhaal (Batman - O Cavaleiro das Trevas).

Sam Bottoms era casado com a produtora Laura Conde Bickford e tinha duas filhas, Clara e Io, de seu primeiro casamento.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Diretor Robert Mulligan morre aos 83 anos
(22/12/2008 - 10h23)

Da Redação www.cineclick.com.br

 

img_news_22122008mulligan.jpg

Robert Mulligan
O diretor Robert Mulligan morreu nesta sexta-feira (19/12), em Connecticut (EUA), aos 83 anos. Ele sofria de uma doença cardíaca e faleceu em sua casa, informou o The Hollywood Reporter.

Mulligan foi indicado ao Oscar de Melhor Diretor pelo filme O Sol é Para Todos (1962), além de dirigir O Preço de um Prazer (1963), À Procura do Destino (1965), Subindo por Onde se Desce (1967) e Verão de 42 (1971).

O diretor começou sua carreira na TV e estreou nas telonas em 1957 com o filme Fear Strikes Out, história do jogador de baseball Jimmy Piersall. Em 1982, Mulligan comandou Kiss me Goodbye, remake do longa brasileiro Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976).

Robert Mulligan nasceu em Nova York e trabalhou no The New York Times antes de entrar na universidade Fordham, onde cursou jornalismo e literatura. Seu último trabalho foi No Mundo da Lua (1991), protagonizado por Reese Witherspoon (Surpresas do Amor).
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ator do seriado Os Sopranos comete suicídio aos 47 anos
(25/12/2008 - 14h49)

Da Redação www.cineclick.com.br

 

img_news_25122008MATERIAjoe.jpg

John Costelloe
John Costelloe, que participou de quatro episódios centrais em 2006 no seriado Os Sopranos, foi enterrado na terça-feira (23/12) em Nova York. O ator cometeu suicídio com um tiro na cabeça em 16 de dezembro.

Costelloe interpretou o bombeiro gay Jim Witowski. "Fiquei chocado ao saber da notícia. Ainda não digeri direito", afirmou o colega de set Joseph Gannascoli. "Tudo isso vai além das minhas forces, está muito difícil de lidar com a situação neste momento", declarou Michael Costelloe, pai do ator.

Joe Costelloe também fez uma participação em Dúvida, que chega aos cinemas brasileiros em 6 de fevereiro, na pele de Warren Hurley. O longa é protagonizado por Meryl Streep (Mamma Mia!) e se passa nos anos 60 em uma escola católica no Bronx (Nova York), no qual a diretora (Streep) acusa um padre popular (Philip Seymour Hoffman) de pedofilia.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Morre aos 81 anos a atriz e cantora americana Eartha Kitt

Estrela influenciou Madonna e Janet Jackson.
Ela viveu a Mulher-Gato na série de TV 'Batman'.

Foto

 

Eartha Kitt, a versátil cantora e atriz americana, cuja sensualidade e voz provocante fizeram dela uma estrela internacional com mais de meio século de carreira, faleceu nesta quinta-feira (25), aos 81 anos, informou seu amigo e agente Andrew Freedman.

 Um de seus maiores hits é “Santa baby”, canção regravada por Madonna em 1987. Seu estilo influenciou outras cantoras, como Diana Ross e Janet Jackson. Mais tarde, Kitt disse ser "a material girl original", em referência não apenas à sua performance no palco mas também aos seus romances com homens ricos e famosos, como Orson Welles.

 

Nascida Eartha Mae Keith no dia 17 de janeiro de 1927 na Carolina do Sul, a artista morreu às 14h15 (17h15 de Brasília), vítima de câncer de cólon, disse Freedman. Ela morava no estado de Connecticut e fazia tratamento em um hospital de Nova York.  

 Foto

Kitt viveu a Mulher-Gato na série de TV “Batman” nos anos 60, aparecendo em alguns episódios. A artista foi casada com Bill McDonald, com quem teve uma filha, Kitt Shapiro. Ela deixa dois netos.

 A artista entrou para a "lista negra" do governo americano após criticar a guerra do Vietnã, em um almoço em plena Casa Branca. Devido ao incidente, ela atuou no estrangeiro durante vários anos, até seu retorno triunfal à Broadway, em 1974, com o musical "Timbuktu".  

 Kitt - que foi indicada a dois prêmios Tony e a um Grammy - começou a carreira artística como dançarina em Nova York na década de 1940. Ela alcançou o sucesso atuando na Broadway, em gravações, filmes e na televisão, antes mesmo do surgimento de estrelas como Julie Andrews, Barbra Streisand e Bette Midler.

 Aos 20 anos, ela se apresentava em cabarés de Paris, onde ficou conhecida por cantar músicas como “C’est ci bon” e “Love for sale.” De volta a Nova York, ela recebeu de Orson Welles seu primeiro papel principal como Helena de Troia em "Dr. Fastus".

 Alguns anos depois, lançou um disco pela revista "New Faces" com muito sucesso. Foi considerada por Welles como "a mulher mais excitante do mundo" e em 1958 fez o filme "The mark of the hawk", com Sidney Poitier.

Nossa ela teve uma vida cheia de pontos altos, fique com deus 10
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Morre Ann Savage, a mais famosa 'femme fatale' de Hollywood

Atriz tinha 87 anos e sofreu parada cardíaca enquanto dormia.
Ela atuou em mais de 30 filmes nas décadas de 40 e 50.

 

Foto:%20AP

A atriz Ann Savage, em imagem de 1940, morreu neste domingo (28), em um asilo de Los Angeles, aos 87 anos. Segundo o porta-voz Kent Adamson, ela sofreu uma parada cardíaca enquanto dormia. A atriz tornou-se musa hollywodiana nas décadas de 40 e 50 graças a papéis de 'femme fatale' em filmes como 'Detour', 'My Winnipeg' e 'One Dangerous Night'.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Filho de 16 anos de John Travolta morre nas Bahamas

 

Los Angeles (EUA.), 2 jan (EFE).- O filho adolescente do ator John Travolta morreu hoje nas Bahamas, onde passava férias com a família, informou hoje a revista "People".

Jett Travolta, de 16 anos, foi encontrado inconsciente no banheiro de seu quarto no hotel Old Bahama Bay da ilha Grand Bahama e não adiantaram as tentativas de reanimá-lo, segundo a publicação.

As autoridades realizarão uma necropsia para determinar a causa certa de sua morte que, segundo as primeiras informações, pode ter ocorrido após ele bater com a cabeça na banheira ou por um ataque, já que Jett sofria de convulsões.

O jovem também sofreu, aos dois anos, da doença de Kawasaki, mal que favorece a inflamação das artérias e pode causar um dano permanente no coração. Além disso, sofria de asma.

Jett era o mais velho dos filhos de Travolta e de sua mulher, Kelly Preston, que têm outra filha, Ela Blue, de oito anos.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ator de Starsky e Hutch morre aos 80 anos
(02/01/2009 - 17h09)

Da Redação www.cineclick.com.br

 

img_news_02012009bernie.jpg

Hamilton em Starsky e Hutch
Morreu nesta terça-feira (30/12), em decorrência de uma parada cardíaca, o ator Bernie Hamilton, famoso por ter interpretado o exigente comandante de polícia Harold Dobey na série de TV norte-americana Starsky e Hutch, produzida nos anos 70.

Nascido em Los Angeles em 12 de junho de 1928, Bernie Hamilton estreou no cinema interpretando um jogador de beisebol em The Jackie Robinson Story (1950). A primeira atuação de destaque de Hamilton nos cinemas foi no drama One Potato, Two Potato (1964), no qual interpreta o marido negro de uma mulher branca, vivida por Barbara Barrie, premiada em Cannes como Melhor Atriz naquele ano; em 1965, o roteiro concorreu ao Oscar.

Com o fim de Starsky e Hutch, Hamilton passou os 20 anos seguintes trabalhando no mercado musical, produzindo discos de R&B e gospel por meio do selo Chocolate Snowman.

Ator inglês Edmund Purdom morre na Itália
(02/01/2009 - 14h57)

Da Redação www.cineclick.com.br

 

img_news_02012009purdom.jpg

Edmund Purdom
Morreu nesta quinta-feira (1º/1), aos 84 anos, o ator britânico Edmund Purdom. Ele morreu em Roma, na Itália, onde viveu seus últimos dias. A causa da morte não foi revelada pela família.

Nascido em Hertfordshire, na Inglaterra, em 19 de dezembro de 1924, Purdom começou a atuar nos palcos em 1945 ao lado de Laurence Olivier. Em 1953, estreou em Hollywood em Náufragos do Titanic num papel não-creditado. No ano seguinte, disputou com Marlon Brando o papel em O Egípcio (1954) e acabou ficando com o trabalho quando o galã preferiu outro trabalho. Purdom também atuou em Herodes (1959), O Diário de Anne Frank (1959) e Concorde (1979).

Purdom instalou-se na Itália quando, em 1954, largou a primeira esposa, Anita Philips, para se casar com a atriz mexicana Linda Christian. A atitude foi mal-vista pela MGM, da qual era ator contratado; seu contrato foi cassado com alegação de "cláusula moral".

 

Morre o roteirista indicado ao Oscar por Os Imorais
(02/01/2009 - 18h20)

Da Redação www.cineclick.com.br

 

img_news_02012009westlake.jpg

Donald Westlake tinha 75 anos
O escritor e roteirista Donald Westlake morreu aos 75 anos nesta quarta-feira (31/12), noticiou o jornal New York Times. De acordo com sua esposa, Abigail Westlake, o escritor sofreu uma crise cardíaca quando se preparava para a festa de réveillon no México.

Westlake produziu roteiros originais para Hollywood. Os Imorais (1990) rendeu a única indicação que o escritor teve ao Oscar. Além disso, filmes como Made in USA - dirigido pelo cultuado diretor da Nouvelle Vague Jean-Luc Godard -, Os Quatro Picaretas (1972) e O Troco (1999) foram adaptados de romances de sua autoria, além de O Corte, dirigido em 2005 por Costa-Gavras.

Westlake nasceu em 12 de julho de 1933. Além de ter assinado quase 50 romances e roteiros, Westlake mais algumas dezenas de trabalhos assinados por pseudônimos Richard Stark, Samuel Holt, Tucker Coe e até uma história de ficção científica assinada por Curt Clark.

Corpo de Fábio Sabag é enterrado em São Paulo
(01/01/2009 - 12h27)

Da Redação www.cineclick.com.br

 

img_news_01012009fabio.jpg

Fábio Sabag
Aos 77 anos, o ator Fadolo Sabag, conhecido como Fábio Sabag, faleceu na madrugada desta quarta-feira (31/12) devido a um câncer. Sabag, que estava internado desde 27 de novembro Hospital Quinta D'Or, no bairro de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, lutava contra um câncer de próstata em metáfase e seu quadro clínico complicou após uma pneumonia.

O corpo do ator foi enterrado no cemitério do Araçá, em São Paulo, na manhã desta quinta-feira (1/1).

Fábio Sabag nasceu em Bariri, interior de São Paulo, em 1931. Sua última aparição na televisão, foi em A Lua me Disse, na Globo (2005). Já nas telonas, o ator atuou em muitos filmes; os últimos foram O Veneno da Madrugada (2004) e Irmãos de Fé (2004).

Confira a filmografia completa de Fábio Sabag:

- Irmãos de Fé (2004)
- O Veneno da Madrugada (2004)
- Maria, Mãe do Filho de Deus (2003)
- Máquina do Tempo (2000)
- Jorge, um Brasileiro (1988)
- Ópera do Malandro (1986)
- Memórias do Cárcere (1984)
- Luz del Fuego (1982)
- Tensão no Rio (1982)
- Teu Tua (1979)
- As Aventuras de um Detetive Português (1975)
- O Casal (1975)
- Relatório de um Homem Casado (1974)
- Um Homem Célebre (1974)
- Os Condenados (1973)
- Tati, A Garota (1973)
- Os Devassos (1971)
- O Donzelo (1970)
- Os Raptores (1969)
- A Doce Mulher Amada (1968)
- Cristo de Lama (1966)
- Os Mendigos (1962)

Nossa o ano já começou daquele jeito morbido
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Intérprete do Comissário Gordon morre aos 84 anos
(05/01/2009 - 17h11)

Da Redação www.cineclick.com.br

 

img_news_05012009pat.jpg

Pat Hingle
Pat Hingle, intérprete do comissário Gordon nos quatro primeiros filmes do homem-morcego, morreu neste sábado (3/2) em sua casa, na Carolina do Norte (EUA). Segundo a agência Wenn, Hingle tinha leucemia.

O veterano ator começou sua carreira em 1948 e interpretou o pai de Warren Beatty em Clamor do Sexo (1961) antes de assumir o papel de Gordon em Batman (1989), Batman - O Retorno (1992), Batman Eternamente (1995) e Batman & Robin (1997).

Hingle e Michael Gough (Xeque-Mate) foram os únicos atores que atuaram nos quatro longas de Batman. Gough interpretava o mordomo Alfred nos filmes.

Nos dois últimos longas inspirados nos quadrinhos do homem-morcego, Batman Begins (2005) e Batman - O Cavaleiro das Trevas (2008), Gordon foi interpretado por Gary Oldman (Harry Potter e a Ordem da Fênix).

O último trabalho de Hingle nas telonas foi em Undoing Time (2008). O ator era casado com Julia Wright e tinha 84 anos.
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...