Jump to content
Forum Cinema em Cena

Poeta Rockeiro


Michel M.
 Share

Quem foi ou é o melhor poeta do Rock brasileiro desde os anos 80?  

34 members have voted

  1. 1. Quem foi ou é o melhor poeta do Rock brasileiro desde os anos 80?

    • Raul Seixas
      8
    • Renato Russo
      18
    • Cazuza
      5
    • Marcelo Camelo
      1
    • outro(diga)
      3


Recommended Posts

  • Members

Fala PovoCemC

Qual desses você acha que representou ou representa melhor nosso rock ?

 

 

Renato Russo

 

 

"Índios" 


Ter de volta todo o ouro que entreguei

A quem conseguiu me convencer

Que era prova de amizade

Se alguém levasse embora até o que eu não tinha.

 

Quem me dera, ao menos uma vez,

Esquecer que acreditei que era por brincadeira

Que se cortava sempre um pano-de-chão

De linho nobre e pura seda.

 

Quem me dera, ao menos uma vez,

Explicar o que ninguém consegue entender:

Que o que aconteceu ainda está por vir

E o futuro não é mais como era antigamente.

 

Quem me dera, ao menos uma vez,

Provar que quem tem mais do que precisa ter

Quase sempre se convence que não tem o bastante

E fala demais por não ter nada a dizer

 

Quem me dera, ao menos uma vez,

Que o mais simples fosse visto como o mais importante

Mas nos deram espelhos

E vimos um mundo doente.

 

Quem me dera, ao menos uma vez,

Entender como um só Deus ao mesmo tempo é três

E esse mesmo Deus foi morto por vocês -

É só maldade então, deixar um Deus tão triste.

 

Eu quis o perigo e até sangrei sozinho.

Entenda - assim pude trazer você de volta prá mim,

Quando descobri que é sempre só você

Que me entende do inicio ao fim

E é só você que tem a cura do meu vício

De insistir nessa saudade que eu sinto

De tudo que eu ainda não vi.

 

Quem me dera, ao menos uma vez,

Acreditar por um instante em tudo que existe

E acreditar que o mundo é perfeito

E que todas as pessoas são felizes.

 

Quem me dera, ao menos uma vez,

Fazer com que o mundo saiba que seu nome

Está em tudo e mesmo assim

Ninguém lhe diz ao menos obrigado.

 

Quem me dera, ao menos uma vez,

Como a mais bela tribo, dos mais belos índios,

Não ser atacado por ser inocente.

 

Eu quis o perigo e até sangrei sozinho.

Entenda - assim pude trazer você de volta prá mim,

Quando descobri que é sempre só você

Que me entende do início ao fim

E é só você que tem a cura pro meu vício

De insistir nessa saudade que eu sinto

De tudo que eu ainda não vi.

 

Nos deram espelhos e vimos um mundo doente

Tentei chorar e não consegui.

 
 
Exagerado

DAQUI ATÉ A ETERNIDADE

NOSSOS DESTINOS

FORAM TRAÇADOS

NA MATERNIDADE

 

PAIXÃO CRUEL DESENFREADA

TE TRAGO MIL

ROSAS ROUBADAS

PRA DESCULPAR

MINHAS MENTIRAS

MINHAS MANCADAS

 

EXAGERADO

JOGADO AOS TEUS PÉS

EU SOU MESMO EXAGERADO

ADORO UM AMOR INVENTADO

 

EU NUNCA MAIS VOU RESPIRAR

SE VOCÊ NÃO ME NOTAR

EU POSSO ATÉ

MORRER DE FOME

SE VOCÊ NÃO ME AMAR

 

POR VOCÊ

EU LARGO TUDO

VOU MENDIGAR,

ROUBAR, MATAR

ATÉ AS COISAS MAIS BANAIS

PRA MIM É TUDO

OU NUNCA MAIS

 

EXAGERADO

JOGADO AOS TEUS PÉS

EU SOU MESMO EXAGERADO

ADORO UM AMOR INVENTADO

 

POR VOCÊ

EU LARGO TUDO

CARREIRA,

DINHEIRO, CANUDO

ATÉ AS COISAS MAIS BANAIS

PRA MIM É TUDO

OU NUNCA MAIS

 

EXAGERADO

JOGADO AOS TEUS PÉS

EU SOU MESMO EXAGERADO

ADORO UM AMOR INVENTADO (OH OH...)

 
 
Raul Seixas - Tente Outra Vez

Não diga que a canção está perdida

Tenha fé em Deus, tenha fé na vida

Tente outra vez

 

Beba

Pois a água viva ainda está na fonte

Você tem dois pés para cruzar a ponte

Nada acabou, não não não não

 

Tente

Levante sua mão sedenta e recomece a andar

Não pense que a cabeça agüenta se você parar,

não não não não

Há uma voz que canta,

uma voz que dança,

uma voz que gira

Bailando no ar

 

Queira

Basta ser sincero e desejar profundo

Você será capaz de sacudir o mundo, vai

Tente outra vez

 

Tente

E não diga que a vitória está perdida

Se é de batalhas que se vive a vida

Tente outra vez

 
Los Hermanos - Pierrot

E é sua sina chorar na ilusão em vão, emvão

 

E a Colombina só quer um amor

Que não encontra num braço qualquer

Essa menina não quer mais saber de mal-me-quer

Só do Pierrot, Pierrot, Pierrot, Pierrot...

 

E o Pierrot apaixonado chora pelo amor da Colombina

E na esquina se mata a beber pra esquecer, pra

esquecer

 

E o Pierrot só queria amar

E dar um basta a esta dor já sem fim

Mas Colombina trocou seu amor por Arlequim

E o Pierrot, chora!

Pierrot, chora!

Pierrot, chora!

Pierrot, chora...

 
 
 
 
 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Cazuza... por causa de "Codinome Beija-flor"

Pra que mentir
Fingir que perdoou
Tentar ficar amigos sem rancor
A emoção acabou
Que coincidência é o amor
A nossa música nunca mais tocou...

Pra que usar de tanta educação
Pra destilar terceiras intenções
Desperdiçando o meu mel
Devagarzinho, flor em flor
Entre os meus inimigos, beija-flor

Eu protegi o teu nome por amor
Em um codinome, Beija-flor
Não responda nunca, meu amor
Pra qualquer um na rua, Beija-flor

Que só eu que podia
Dentro da tua orelha fria
Dizer segredos de liquidificador

Você sonhava acordada
Um jeito de não sentir dor
Prendia o choro e aguava o bom do amor
Prendia o choro e aguava o bom do amor

 

 e tb por causa de "Down em mim", "Faz parte do meu show", "O tempo não para", "Todo amor que hover nessa vida"... e outras
Maria shy2006-11-25 09:20:00
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Exagerado é uma bela melodia e tudo mais' date=' mas tem uma letra terrível. Deve ser a pior do Cazuza...

 

Votei no Renato.
[/quote']

 

Ao que ela se propõe... Eu vejo a letra como uma declaração de amor, e nesse sentido, ela é fantástica.

 

Fico com o Renato, com uma longa vantagem em relação ao segundo (Cazuza, ao qual eu adoro as músicas desesperadamente também).

 

Alias, Legião e Cazuza, pra mim, no meio músical é o que o Brasil tem de melhor para oferecer.

 

 

Legião Urbana - Perfeição
Legião Urbana















































































Venha, que o que vem é perfeição
..............................................................

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Exagerado é uma bela melodia e tudo mais' date=' mas tem uma letra terrível. Deve ser a pior do Cazuza...

 

Votei no Renato.
[/quote']

 

Ao que ela se propõe... Eu vejo a letra como uma declaração de amor, e nesse sentido, ela é fantástica.

 

Fico com o Renato, com uma longa vantagem em relação ao segundo (Cazuza, ao qual eu adoro as músicas desesperadamente também).

 

Alias, Legião e Cazuza, pra mim, no meio músical é o que o Brasil tem de melhor para oferecer.

 

 

Legião Urbana - Perfeição
Legião Urbana















































































Venha, que o que vem é perfeição
..............................................................

 

 

Ok, acho que serve como declaração desesperada, mas acho que fica bem abaixo do nível do próprio Cazuza. Não tem aquela sofisticação. Por exemplo:

 

"Nossos destinos foram traçados
Na maternidade"

 

"Eu nunca mais vou respirar
Se você não me notar
Eu posso até morrer de fome
Se você não me amar"


 

"Exagerado
Jogado aos teus pés
Eu sou mesmo exagerado
Adoro um amor inventado"

 

O lance da maternidade eu acho brega demais pra engolir. Já os outros dois têm rimas baseadas em verbos no infinitivo e particípio. O Cazuza podia bem mais que isso.

 

Sobre Perfeição, é sem dúvida a melhor música da Legião. Tanto pela letra absurda do Renato (dá vontade de quebrar tudo enquanto se ouve06), quanto pelo fato de ela começar como uma marcha de protesto e terminar com um hino à esperança, celebrando ainda "a estupidez de quem cantou esta canção", em plena consciência de que aquilo não surtiria efeitos práticos. Pra mim, é uma versão bem mais poderosa da "Pra Dizer Que Não Falei das Flores", do Geraldo Vandré.

 

A propósito, Renato e Cazuza são os mais citados, mas o Raul continua em primeiro.17
Forasteiro2006-11-28 19:27:05
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Muito do Raul era em parceria, com o Paulo Coelho e tal.

O Cazuza era o afilhado da Rede Globo, por isso tem cartaz. Ele é excelente compositor, de fato, mas ele é muito direto ao fazer críticas. Gosto dele.

Camelo é um puta compositor que, ao lado do Amarante, são os melhores da atualidade. Embora eles comecem a fugir do rock. O que é uma pena, pois o rock nacional tem poucos poetas.

Renato Russo é insuperável. O sujeito é gênio. E todas suas músicas são questionamentos de seu próprio ser, ele vomita sinceridade da alma dele. Se ele tivesse nascido em Londres ele seria endeusado, estaria muito acima de Lennon. Um sujeito que escreve Faroeste Caboclo (sim, inspirado em Hurricane de Bob Dylan, ele mesmo confessava isso. No entanto Faroeste é um caso de aluno que supera o mestre, pois é infinitamente mais interessante e superior à canção de Dylan) deveria ser colocado entre os melhores compositoes mundiais.

Voto no Renato. Embora muita gente reclame da tristeza de suas músicas... mas, olhe ao seu redor. Tudo acontece exatamente como ele disse. Talvez por iss e por outros fatores ele ganhou ares messiânicos...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Muito do Raul era em parceria' date=' com o Paulo Coelho e tal.

O Cazuza era o afilhado da Rede Globo, por isso tem cartaz. Ele é excelente compositor, de fato, mas ele é muito direto ao fazer críticas. Gosto dele.

Camelo é um puta compositor que, ao lado do Amarante, são os melhores da atualidade. Embora eles comecem a fugir do rock. O que é uma pena, pois o rock nacional tem poucos poetas.

Renato Russo é insuperável. O sujeito é gênio. E todas suas músicas são questionamentos de seu próprio ser, ele vomita sinceridade da alma dele. Se ele tivesse nascido em Londres ele seria endeusado, estaria muito acima de Lennon. Um sujeito que escreve Faroeste Caboclo (sim, inspirado em Hurricane de Bob Dylan, ele mesmo confessava isso. No entanto Faroeste é um caso de aluno que supera o mestre, pois é infinitamente mais interessante e superior à canção de Dylan) deveria ser colocado entre os melhores compositoes mundiais.

Voto no Renato. Embora muita gente reclame da tristeza de suas músicas... mas, olhe ao seu redor. Tudo acontece exatamente como ele disse. Talvez por iss e por outros fatores ele ganhou ares messiânicos...

[/quote']

 

O Pablo fala o mesmo sobre Ariano Suassuna e a peça O Auto da Compadecida. Que ele seria tão adorado quanto Shakepeare caso escrevesse na língua inglesa. Chato quando a globalização vem de um lado só.

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Putz, eu também não aguento mais ouvir Pais e Filhos, eu já devo ter escutado essa música toda, umas 100 vezes...hehe. Acho que as que eu mais escuto últimamente, são Metal Contra as Nuvens e Dezesseis. Adoro muito essas duas. Alias, adoro quase todas! O Legião, ao lado do U2, são as bandas que mais tem músicas que eu adoro.

 

Ah, e eu pelo menos, não tenho dúvida quanto a obra-prima do Cazuza. Pra mim é O Tempo Não Pára. Acho essa música fantástica em todos os sentidos.
Tensor2006-11-30 00:16:55
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 1 month later...
  • Members
Faroeste Cabloco melhor que Hurricane?

06

 

Hurricane é bem... deixa pra lá... além do mais, tem refrão... o que não tira os méritos da letra. Mas Faroeste são 9 minutos praticamente falados na íntegra, sem refrão que se repita... o que pra mim, já demonstra a superioridade literária da letra. Isso sem contar a melodia de Faroeste que é infinitamente mais bela... o que não é difícil já que em Hurricane a melodia é bem chatinha, se é que existe.
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members
Faroeste Cabloco melhor que Hurricane?

06

 

Hurricane é bem... deixa pra lá... além do mais' date=' tem refrão... o que não tira os méritos da letra. Mas Faroeste são 9 minutos praticamente falados na íntegra, sem refrão que se repita... o que pra mim, já demonstra a superioridade literária da letra. Isso sem contar a melodia de Faroeste que é infinitamente mais bela... o que não é difícil já que em Hurricane a melodia é bem chatinha, se é que existe.
[/quote']

 

Não exagera Renato. 06

 

Eu acho Faroeste Caboclo muito, mas muito mais repetitiva que Hurricane. Dylan é um dos verdadeiros herdeiros dos antigos bardos, e a história que ele conta em Hurricane eu sempre gosto de acompanhar; e o ciclo dos instrumentos que vão aparecendo - violão, violino, percussão, gaita - não consegue não me deixar empolgado; além de ter vários momentos fortes que sempre ecoam na minha cabeça (for someone he's just a crazy nigger/ no one doubted that he pulled the trigger; além do nome Arthur Dexter Bradley sempre ficar na minha cabeça tbém). Uma das minhas preferidas do Mestre Dylan.

 

Respeito o trabalho do Renato Russo, ele sabe encaixar as palavras e tal, mas chega um momento que eu, por exemplo, não consigo mais suportar (vale pra Legião em geral). A questão não é que é tristeza demais, mas é que é tão exacerbada que chega a parecer enlatada. Principalmente se somada àquela voz insuportável, sorry. Até consigo ouvir, mas cansa cansa cansa cansa cansa.
Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
  • Members
Faroeste Cabloco melhor que Hurricane?

06

 

Hurricane é bem... deixa pra lá... além do mais' date=' tem refrão... o que não tira os méritos da letra. Mas Faroeste são 9 minutos praticamente falados na íntegra, sem refrão que se repita... o que pra mim, já demonstra a superioridade literária da letra. Isso sem contar a melodia de Faroeste que é infinitamente mais bela... o que não é difícil já que em Hurricane a melodia é bem chatinha, se é que existe.
[/quote']

 

Não exagera Renato. 06

 

Eu acho Faroeste Caboclo muito, mas muito mais repetitiva que Hurricane. Dylan é um dos verdadeiros herdeiros dos antigos bardos, e a história que ele conta em Hurricane eu sempre gosto de acompanhar; e o ciclo dos instrumentos que vão aparecendo - violão, violino, percussão, gaita - não consegue não me deixar empolgado; além de ter vários momentos fortes que sempre ecoam na minha cabeça (for someone he's just a crazy nigger/ no one doubted that he pulled the trigger; além do nome Arthur Dexter Bradley sempre ficar na minha cabeça tbém). Uma das minhas preferidas do Mestre Dylan.

 

Respeito o trabalho do Renato Russo, ele sabe encaixar as palavras e tal, mas chega um momento que eu, por exemplo, não consigo mais suportar (vale pra Legião em geral). A questão não é que é tristeza demais, mas é que é tão exacerbada que chega a parecer enlatada. Principalmente se somada àquela voz insuportável, sorry. Até consigo ouvir, mas cansa cansa cansa cansa cansa.

 

Ok, Ruby, gosto é gosto... mas...

Voz insuportável??060606

Boa essa...0606
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...