Jump to content
Forum Cinema em Cena

The Incredible Hulk (2008)


joao_spider
 Share

Recommended Posts

  • Members

 

Alguém aqui leva Isabela Boscov a sério??? 09

 

Ainda não vi, dizem que a melhor parte é a que se passa no Brasil, certo? Não sou muito fã do Hulk, pra terem uma idéia, o primeiro filme só assisti quando passou na Record...06

 

E outra...93% no Rotten é um fenômeno, não dá para usar como comparação.

 

Ursa2008-06-26 11:13:31

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Por falar em críticas não que o Rubens postou uma favorável ao filme:

 

cinema_comentario.jpg

Não há nenhuma dúvida de que esta continuação é bem superior ao original, aquele equívoco que Ang Lee cometeu com Hulk (2003), estrelado por um ator inadequado (Eric Bana, o mesmo que está em A Outra). Tudo porque é a segunda produção da Marvel (a primeira foi o sucesso Homem de Ferro, que por sinal tem bastante a ver com este filme), com a aprovação do criador Stan Lee (que aparece numa ponta como de costume fazendo o sujeito que toma o refrigerante brasileiro) e do Hulk original Lou Ferrigno (que além de fazer uma aparição simpática como um porteiro também foi quem fez a voz do Hulk, ou seja, do monstro).

Tem muito mais chance de agradar esta versão que ficou sob as ordens de um diretor francês de filmes de ação Leterrier (fez antes Carga explosiva 1 e 2) e principalmente do ator Edward Norton que ajudou a gerar o projeto e na verdade escreveu o primeiro roteiro e assina agora com o pseudônimo de Edward Harrison. Sabe-se que ele gosta sempre de se envolver nos projetos e aqui teve uma participação criativa grande (chegou mesmo a fazer os movimentos de Hulk para depois serem ampliados para CGI). Houve noticias de conflitos criativos entre ele e o diretor, mas a Universal fez de tudo para esconder isso da imprensa e não prejudicar o filme. O fato é que todos os atores envolvidos são fãs do personagem e fizeram o possível para salvar a franquia em perigo.

O resultado é satisfatório porque a opção foi fazer um filme de ação, que não para nunca, é basicamente uma longa perseguição que começa com o doutor Bruce (Norton) refugiado na favela carioca da Rocinha (na verdade, a mesma que serviu para Tropa de Elite) onde trabalha numa fabrica de refrigerantes e tenta encontrar um antídoto para sua doença, ou seja, que o impeça nos momentos de raiva em se transformar no monstro (ele chega a fazer treinamento com famoso campeão brasileiro Rickson Gracie). O que se pode dizer é que a favela parece impressionante e assustadora e em nada vai ajudar a trazer turistas para o Brasil.

Mas Bruce consegue fugir dali não sem antes Hulk interferir. Assim ficam estabelecidos como o vilão supremo, o General Ross (Hurt, que por vezes fica canastrão) que insiste em captura-lo para usar o monstro para fins militares e o militar Blonsky (Tim Roth) que é um soldado fanático e demente, que se deixa injetar por droga semelhante e acabará se tornando no clímax um outro monstro, o Abominável. Outra vez a coitada da Nova York se torna palco e cenário deste embate feroz.

Há muita ação e a única coisa que poderia incomodar é que o Hulk agora é todo CGI, ou seja, feito por efeitos especiais e com cara de desenho animado (bem próximo dos quadrinhos). A princípio estranhei ver, uma figura tão obviamente de animação em cenários realistas e contracenando com atores reais. Mas miraculosamente fui me acostumando e aceitando o resultado. Não gosto especialmente de Liv Tyler, que emagreceu um pouco para ser Betty Ross e fornecer o interesse romântico. Mas todo o filme me pareceu eficiente e adequado. Uma grande melhoria do filme anterior.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Gostei.

Nunca fui ao Rio... e justamente a Rocinha me deu vontade de visitá-la. Assustadora? Diria que ficou... agradavelmente exótica.

E o filme está bem clima dos "quadrinhos" mesmo. Hurt mais próximo do Ross dos quadrinhos, aliás.

Vi no Tim Roth, antes dele se transformar, quando exibe agilidade sobre humana, o que será o Capitão América. Principalmente quando peita o Hulk.

Aprovado.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Fechando o Top 5 com mais uma queda de 60%, O Incrível Hulk dificilmente conseguirá empatar nos Estados Unidos os seus 150 milhões de orçamento. Mundialmente, porém, o resultado é um pouco melhor, com o filme chegando aos 180 milhões. De qualquer maneira, não é nem de perto o sucesso que a Marvel esperava e parece que só vamos rever o verdão nos cinemas como coadjuvante do filme dos Vingadores. Pelo menos a adaptação conseguiu equiparar-se nos Estados Unidos à bilheteria obtida pelo longa de Ang Lee (Hulk, 2003) no mesmo período.

 

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Com este aparente fracasso de bilheteria e crítica será que Edward Norton, um ator notoriamente considerado difícil, voltará como Bruce Banner numa seqüência ou no filme dos Vingadores? Eu achei O Incrível Hulk um filme "três estrelas" nada de mais, mas também nenhuma catástrofe. Inclusive melhor que Homem de Ferro. O Hulk do Ang Lee é uma obra a parte, um filme sensacional. Infelizmente não obteve resultados satisfatórios em termos do que interessa para os engravatados, dinheiro. 

 
R. Deckard2008-06-30 11:44:21
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Valeu Deckard infelizlmente o problema do Hulk e a bilheteria, que inclusive tá sendo disputada por pesos pesados como Wall-E e Procurado novidades no circuito. Não sei porque os exexutivos da Universal e Marvel lançaram o filme no verão americano ? Agora resta aguarda qual descisão da Marvel Stúdios. 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Filme três estrelas, um pouco acima da média. Não me empolgou em nenhum momento, em nenhum sentido; também não me incomodou. Simplesmente não rolou. Aquele bichão digital não convence nem criança (o rosto parecia de desenho animado) e as cenas de ação são mal exploradas, ainda que satisfatórias (montagem acelerada e câmeras mal posicionadas; jamais tive a impressão de estar vendo um ataque monumental de um monstro gigante; dava vontade de mudar os ângulos das cenas). Edward Norton está bom como sempre, investindo no desgaste mais físico do que psicológico do personagem, mas ainda prefiro o Banner atormentado de Eric Bana no filme de Ang Lee. Ao contrário do novo filme, no anterior eu sempre temia as conseqüências da transformação de Bana, já que ficava mais que evidente que a criatura era mesmo indestrutível e letal. Em O Incrível Hulk ele parece debilitado, com visual detonado e menos poderoso (não me importa se ele é assim nos gibis; no cinema não funcionou tão bem). Apesar de preferir o elenco, direção e roteiro do filme de Ang Lee, considero o novo filme superior, seja pelas cenas de ação mais numerosas (que ditam um ritmo melhor ao filme, que também tem curta duração) ou pela performance excelente de Tim Roth, intepretando um militar perturbado que rouba todas as cenas em que aparece. O maior problema do filme talvez seja seguir à risca a cartilha da Marvel para super-heróis, não ousando na concepção visual (um problema presente também em Homem de Ferro, com exceção da armadura) e no roteiro do filme, contando com um diretor obediente e não muito talentoso.

 

O Incrível Hulk = 6,5

 

Hulk = 6,0

 

Homem de Ferro = 8,0

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Arriscar na concepção visual como Joel Schumacher fez com o Batman?

Ou no Hulk que não tem tamanho definido (como no filme do Ang Lee)?

 

Já pararam para pensar que talvez não haverá "ousadia na concepção visual" justamente porque a Marvel pretende manter um visual singular, uma vez que pretende montar um "universo único" (perdoem a redundância) entre todos os filmes (Homem de Ferro, Hulk, Thor, Capitão América), para finalmente, culminar no filme dos Vingadores?

 

Este novo filme do Hulk é bom, cumpre seu papel.

Busca muitas referências no seriado (e rende várias homenagens), mas ainda assim consegue ser fiel aos gibis.

 

Como diria o tio Stan: 'Nuff said...

 

O problema, repito, é ficar comparando o filme do Hulk com Homem de Ferro.

 

Como já afirmei: propostas e circunstâncias diferentes.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Já pararam para pensar que talvez não haverá "ousadia na concepção visual" justamente porque a Marvel pretende manter um visual singular' date=' uma vez que pretende montar um "universo único" (perdoem a redundância) entre todos os filmes (Homem de Ferro, Hulk, Thor, Capitão América), para finalmente, culminar no filme dos Vingadores?
[/quote']

 

E você acha isso bom? Será que os fãs de quadrinhos são tão lesados que preferem ver 4 filmes dirigidos pelo vento só porque depois vai ter um quinto filme que provavelmente será dirigido pelo vento?

 

Que ridículo. Eu detesto Batman Begins e o Hulk do Ang Lee, mas os prefiro em relação à filmes sem alma alguma como esses aí...

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

E você acha isso bom? Será que os fãs de quadrinhos são tão lesados que preferem ver 4 filmes dirigidos pelo vento só porque depois vai ter um quinto filme que provavelmente será dirigido pelo vento?

 

Engraçado. Todo filme agora pecisa ser ousado e inovador para atender expectativas...

Chato isso, principalmente em se tratando de filmes cujo objetivo primordial é o entretenimento.

É a única expectativa realmente cabível para estes filmes, expectativa essa que tem sido atendida, com filmes que respeitam o material-fonte, em primeiro lugar, e oferecem uma boa diversão escapista, nada mais do que isso.

 

Homem de Ferro foi um filme excelente, Hulk foi um filme bom.

Ponto.

 

Não foram ousados? Provavelmente não, exceto pelo fato já mencionado destes filmes estarem se interligando.

 

Como já afirmei, Joel Schumacher foi, entre outras coisas, "ousado na concepção visual" do Batman. Resultado: dois filmes irregulares e/ou ruins.

 

Ang Lee foi ousado. Resultado: um filme bacana visualmente, até bastante fiel ao material-fonte, mas que se perdeu justamente ao inovar, focando no relacionamento pai/filho mais do que deveria, fazendo um filme às vezes sério demais, o que não agradou quem busca um bom e simples entretenimento quando se assiste a um filme do Hulk.

 

Enfim, se é para assistir um filme cheio de metáforas para a vida, mensagens, reflexões e tudo mais, vá assistir outro tipo de filme, não busque isso em um filme de ação/aventura/fantasia.

 

O foco destes filmes é um só: entretenimento (com aquela velha mensagem de que "o bem sempre vence o mal").

 

A mensagem aqui é simples: divirta-se...

 

Se você não consegue, que pena...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 CIDRA, meu brother, tambem não seja radical. Incrivel Hulk e Homem de ferro são filmes escapistas, e não se propõem a ser mais do q isso. Foram honestos, e isso é otimo.

 Tentar inovar é arriscado, mas pode dar certo. Olha o caso de Begins, por exemplo. O Nolan inovou, e deu certo.

 Se o diretor tentar colocar um algo mais, beleza, mas que saiba fazer isso, o Ang Lee não soube.

 EMBORA eu ache q o PERUCATORTA esteja sendo muito duro com os filmes. São só um arroz com feijão? são, mas são muito bons. Como já foi discutido antes, um filme não precissa ser memoravel ou revolucionario pra ser bom.

Valeu16
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Questão, é exatamente o que eu estava tentando expressar...

 

Seu exemplo de Batman Begins foi muito válido.

Em nenhum momento afirmei que não se deve tentar ousar ou inovar. Se passei esta impressão, se pareceu radical, peço desculpas por não ter me expressado corretamente.

Mas como você afirmou, se é para inovar, que se faça direito.

Senão, que façam um filme bom, que seja um bom divertimento.

 

Usando as suas palavras: "um filme não precisa ser memorável ou revolucionario para ser bom".
Link to comment
Share on other sites

  • Members

cidra, se você gosta de filmes que esquecerá a semana que vem, problema seu. E essa visão de achar que por ser entretenimento não pode (ou não deve) ser marcante e ter toque pessoal é patética. Pra piorar o cara ainda é fã de quadrinho e vem com a velha palhaçada do "respeitar a fonte".

 

Mas chega de discussão com você. Eu não discuto com quem não consegue separar cinema de quadrinhos. 03

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...