Jump to content
Forum Cinema em Cena

Paul Thomas Anderson


Engraxador!
 Share

Na sua opinião, qual é o melhor filme de Paul Thomas Anderson?  

40 members have voted

  1. 1. Na sua opinião, qual é o melhor filme de Paul Thomas Anderson?

    • Boogie Nights - Prazer Sem Limites
      8
    • Embriagado de Amor
      10
    • Magnólia
      24
    • Outro. Qual?
      2


Recommended Posts

  • Replies 218
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Eu nunca consegui apreciar Paul Thomas Anderson por inteiro. A linguagem dele é uma coisa estridente, um tanto histérica, e isso sempre me afastou, salvo em Punch-Drunk Love, que considero seu melhor filme e o único que eu gosto de verdade. Eu lamento muito isso, pois percebo que o cara manja muito de técnica cinematográfica. Isso fica evidente em cada frame.

 

Todas as vezes que um filme dele entra em cartaz, eu renovo minhas esperanças, e ainda assim a conexão não ocorre. Pena.

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Até por conhecer muito de estética e de linguagem, acho que ele interfere bastante, mas é só um palpite. Em Sangue Negro, inclusive, considero a trilha do Jonny Greenwood a melhor coisa do filme. Melhor do que o próprio filme, aliás.

 

A trilha de Boogie Nights também é bem legal, na minha opinião. Tem Jungle Fever, que é a essência daquela época.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Até por conhecer muito de estética e de linguagem' date=' acho que ele interfere bastante, mas é só um palpite. Em Sangue Negro, inclusive, considero a trilha do Jonny Greenwood a melhor coisa do filme. Melhor do que o próprio filme, aliás.

 

A trilha de Boogie Nights também é bem legal, na minha opinião. Tem Jungle Fever, que é a essência daquela época.
[/quote']

 

Eu também acho que ele interfere. Em alguns momentos ele faz um som pertubante demais, acho que exagera, porém isso é um gosto particular. Em Magnólia, ela coloca várias musicas boas (aquela cena do que todos cantam a mesma música é genial). Agora em Punch ele também exagera. Sei que aquilo tem uma relação forte com o filme, o que ele quer passar com aquele som, mas não me agradou. O mesmo acontece em Sangue Negro. Boogie Nights não assisti ainda.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Eu nunca consegui apreciar Paul Thomas Anderson por inteiro. A linguagem dele é uma coisa estridente' date=' um tanto histérica, e isso sempre me afastou

 
[/quote']

 

(2) , com a diferença de que acho Boogie Nights, de longe, seu melhor filme. Gosto moderadamente de Magnolia, quando for lançado em bd assistirei novamente.

Agora, ao contrário do que o TNT falou, se tem uma coisa que não tenho do que reclamar em seus filmes, essa é a trilha sonora.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu nunca consegui apreciar Paul Thomas Anderson por inteiro. A linguagem dele é uma coisa estridente' date=' um tanto histérica, e isso sempre me afastou

 

 
[/quote']

 

 

 

(2) , com a diferença de que acho Boogie Nights, de longe, seu melhor filme. Gosto moderadamente de Magnolia, quando for lançado em bd assistirei novamente.

 

Agora, ao contrário do que o TNT falou, se tem uma coisa que não tenho do que reclamar em seus filmes, essa é a trilha sonora.

 

 

 

Sempre tive essa mesma impressão do Amílcar, mas a partir de agora é diferente. Naquela primeira metade de Sangue Negro ele mostrou do que é capaz, só precisa largar de ser besta.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Eu nunca consegui apreciar Paul Thomas Anderson por inteiro. A linguagem dele é uma coisa estridente' date=' um tanto histérica, e isso sempre me afastou

 
[/quote']

 

(2) , com a diferença de que acho Boogie Nights, de longe, seu melhor filme. Gosto moderadamente de Magnolia, quando for lançado em bd assistirei novamente.

Agora, ao contrário do que o TNT falou, se tem uma coisa que não tenho do que reclamar em seus filmes, essa é a trilha sonora.

 

(3) inclusive sobre o adendo das trilhas, que acho muito boas, a de Sangue Negro então, nem se fala, fodona. mas o PTA ainda não me conquistou, longe disso.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ele é o melhor da nova geração ao aliar trilha excelente com técnica exemplar, e ainda desenvolve e faz filmes diferentes uns dos outros, inovando na linguagem, na fotografia, de acordo com o tipo de filme. Engraçado terem falado de Embriagado como forma de se aproximar de sua obra, já que considero seu filme mais "difícil" de se apreciar; Boogie Nights talvez seja o mais fácil. Magnólia é a obra-prima de uma narrativa impressionante e qualidade técnica, musical, de elenco; tudo é bom. Já Sangue Negro tem uma das melhores trilhas, fotografias e enredo introspectivo da filmografia recente dos EUA, acho. Concordo com a Boscov quando o comparou ao Kubrick, por ser tão competente e participativo em todas as áreas do filme, não só a direção. Lembrando que ele é muito jovem, tem pouco mais de 35 anos, ou seja, um precoce. pantalaimon2009-10-13 21:47:07

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

eu já achava essa Boscov bem mais ou menos, ao saber que comparou esse carinha ao gênio Kubrick, bom, agora tenho certeza do porque nunca fui muito com a cara dela. e bah, Embriagado é dispaaaaaarado o melhor filme dele, mais bonito, mais sincero.

 

Tarantino é anos luz melhor que ele, só pra ficar na nova geração já que foi citado.

 

batgody2009-10-13 21:55:52

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Esse detalhe da idade do PTA é importante.

 

Eu sou fã do cara mas hoje vejo nos primeiros filmes dele uns traços um pouco exagerados, coisa típica de quem é jovem e quer impressionar (a si mesmo, talvez) a qualquer custo. Não acho que isso chegue e comprometer nenhum dos trabalhos deles, mas confesso que hoje isso me incomoda um pouco sim, principalmente em Magnólia.

 

Só que eu vejo um evolução MUITO grande, principalmente em There Will Be Blood. Parece que aquelas virtudes que ele abusou em Magnolia foram "domadas" e passaram a servir melhor ao contexto. Tipo um super-heroi que descobre seus super-poderes e sai usando à toa, fascinado consigo mesmo, mas com o tempo crescre e aprende a usas só para o "bem".

 

E o mais importante de tudo: o cara nem fez 40 anos ainda e essa evolução toda JÀ aconteceu. Eu tenho até medo de imaginar os filmes que ele vai fazer quando tiver seus 60 anos.

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas é assim mesmo. O pessoal começa cheio de virtuosismo, pega a câmera na mão pela primeira vez e sai fazendo tudo aquilo que sempre teve vontade. Aí, conforme a segurança na direção aumenta, vai substituindo essa "histeria" pelo domínio de elementos não tão explícitos. É fatal, os jovens diretores começam com essa pressão e necessidade de gritar um estilo próprio, e aos poucos vão se aproximando do cinemão clássico.

 

 

 

Eu não acho que o Thomas Anderson tenha chegado lá ainda, mas deu um passo enorme em Sangue Negro e é evidente que tem muito potencial.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não consigo ver histerismo nenhum nos primeiros filmes dele, e sim uma maturidade e qualidade raras em um jovem de 27 anos - idade que ele tinha quando filmou Magnólia. Sobre o "cinemão" hollywoodiano, até agora nem vislumbre de tal categoria relacionada ao cinema do PTA, pois Sangue Negro, só para ficar na trilha e no tempo das cenas foge com folga dessa característica de "cinemão"; talvez a história se aproxime, o que não configura um problema na verdade. Embriagado é, depois de Magnólia, acho, meu filme favorito; o que menos gosto é Boogie Nights, talvez por achá-lo muito colorido, corrido e "histérico", como falaram, semelhante ao Quentin, que para mim, apesar de bom, nem se compara ao preciosismo e eficiência do PTA.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Pois eu acho que a juventude o faz criar coisas magníficas como Magnólia. Claramente é o trabalho de um cara jovem "se esforçando" pra mostrar trabalho' date=' mas pra mim é um gênio fazendo isso. [/quote']

 

Exato, tantos outros jovens se esforçaram para fazer algo, e quantos chegaram a magnitude e brilhantismo de um filme como Magnólia?Pouquíssimos.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

se Sangue Negro não é histérico, sério, não sei mais o que pode ser. aliás, serviria como belo sinônimo pra essa palavra. uma pena, pois o que esse cara faz naqueles primeiros 10 minutos é cinema de gente grande, depois vai, paulatinamente, virando cinema de pirralho. mas ainda assim, é um filme que gosto.

 

só é foda constatar o potencial que ele tinha. prometeu muito e entregou quase nada. mereceu ser esmagado pela op dos Coen no oscar, esses sim donos de um cinema sólido de verdade. mas o PTA é claramente talentoso, só precisa de rédeas.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Não sei... você gostaria do Tarantino, mais contido?

 

 
[/quote']

 

pensei que falávamos do Anderson. o Tarantino vai muito bem, obrigado. mas tem gente que acha que o taranta precisa sim se conter, quanto ao seu cinema de mentirinha. questão de gosto.

 

tem gente que acha o PTA genial, eu acho pretensioso de uma forma incômoda - já que ter pretensão é o primeiro passo pra se fazer um filme.

batgody2009-10-14 00:05:08

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

se Sangue Negro não é histérico' date=' sério, não sei mais o que pode ser. aliás, serviria como belo sinônimo pra essa palavra. uma pena, pois o que esse cara faz naqueles primeiros 10 minutos é cinema de gente grande, depois vai, paulatinamente, virando cinema de pirralho. mas ainda assim, é um filme que gosto. [/quote']

 

Fiquei curioso para saber porque tu gosta de filme se ele é tão absurdamente histérico como tu diz. Tá parecendo o finado Bernardo, que fazia um review destruindo o filme depois dava uma nota tipo 9/10.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

 

 

se Sangue Negro não é histérico' date=' sério, não sei mais o que pode ser. aliás, serviria como belo sinônimo pra essa palavra. uma pena, pois o que esse cara faz naqueles primeiros 10 minutos é cinema de gente grande, depois vai, paulatinamente, virando cinema de pirralho. mas ainda assim, é um filme que gosto. [/quote']

 

Fiquei curioso para saber porque tu gosta de filme se ele é tão absurdamente histérico como tu diz. Tá parecendo o finado Bernardo, que fazia um review destruindo o filme depois dava uma nota tipo 9/10.

 

opa, colocando palavras no meu teclado...

 

eu gosto de várias coisas em Sangue Negro, o que não me impossibilita de enxergar seus defeitos. gostar de um filme é achar ele 100%? esquisito.

 

acho uma meio babaca ficar elencando cada item da parte técnica do filme, mas aí reside muito da parte que gosto dele, algumas composições de plano, a trilha, o Day-Lewis, a relação dele com o filho até certo ponto, a "ralação" com o padre até certo ponto, etc. depois descamba bonito e pira na batatinha.

 

mas principalmente aqueles minutos sem diálogo, que por alguns instantes foram os melhores minutos de cinema que tive em 2008. ah, e "um filme que gosto" foi um eufemismo, se não ficou muito claro.

 

e só pra constar: ainda não vi magnólia, mas pelo que li, e ouvi do filme até hoje, ainda vai demorar pra eu me prestar a assisitir.

 

sobre a comparação como Bernardo, bom, eu não ofendi ninguém até agora, então, por favor, Fulgora. se fosse dar nota pra esse, seria algo tipo um 6 ou 7.

batgody2009-10-14 00:15:31

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Quais palavras foram colocadas no teu teclado? Não entendi.

 

Se tu diz que o filme é a definição de histerismo, e sendo histerismo um defeito, é natural que eu presuma que tu não tenha gostado do filme. Enxergar defeitos é um pouco diferente de dizer que determinado filme é a definição de um defeito.

 

Mas beleza, o mal entendido já foi esclarecido.

 

 

 

 

 

Fulgora2009-10-14 00:24:52

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...