Members Juliana Cappola Posted November 28, 2006 Members Report Share Posted November 28, 2006 pode parecer um tópico inútil, mais a idéia é interessante: postar a ordem dos filmes de diretores que vc viu - por exemplo quem nunca viu um Woody Allen e começa já vendo Annie Hall, talvez não goste do filme pois não está acostumado com o diretor, igual para Kubrick, imagine pra quem começa já com 2001 ?? o topico pode evoluir para discussoes melhores, por exemplo, qual é o melhor filme pra começar a carreira de um diretor como Hitchcock, Truffat ou qualquer outro ? Naomi Watts2007-02-02 11:08:15 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Administrator Posted November 28, 2006 Members Report Share Posted November 28, 2006 É um tópico útil. Por exemplo, o segundo filme de Bergman a que assisti - depois de Sonata de Outono - foi aquele que é considerado uma verdadeira coletânea de todos os temas que ele abordou ao longo de sua extensa carreira - Fanny & Alexander. E com certeza, devo ter deixado passar diversas coisas importantes, pois ainda não estava familiarizado com a filmografia dele. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Administrator Posted November 28, 2006 Members Report Share Posted November 28, 2006 Ah, sei lá. Comece assistindo Hitchcock por Psicose; Tarkovski por A Infância de Ivan ou por O Violinista e o Rolo Compressor, pois o Tarkovski ainda não chegado ao seu estilo ainda (as pessoas tendem a considerar esses dois menos "chatos"); Woody Allen por Manhattan; Kubrick por Laranja Mecânica; Buñuel por O Anjo Exterminador; Orson Welles por A Marca da Maldade ... ou Cidadão Kane, tanto faz; Capra por A Felicidade Não Se Compra; Scorsese tanto faz; Howard Hawks prefiro começar assistindo suas comédias, então vá de Levada da Breca; Cronenberg comece por A Mosca; Joel & Ethan Coen vá de Ajuste Final ou Arizona Nunca Mais; Lars Von Trier por Ondas do Destino. Ah, cansei. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Fernando Posted November 28, 2006 Members Report Share Posted November 28, 2006 o topico pode evoluir para discussoes melhores' date=' por exemplo, qual é o melhor filme pra começar a carreira de um diretor como Hitchcock, Truffat ou qualquer outro cineasta ? enfim, escolha alguns diretores e compartilhe com a gente ! [/quote'] OK, Naomi . As minhas dicas são as seguintes : Martin Scorsese : 1- Taxi Driver 2-Touro Indomável 3- A Última Tentação de Cristo Alfred Hitchcock : 1- Psicose 2- Janela Indiscreta 3- Um Corpo Que Cai François Truffaut : 1- Jules e Jim 2- Os Incompreendidos 3- A Noite Americana Woody Allen : 1- Noivo Neurótico , Noiva Nervosa 2- Desconstruindo Harry 3- A Rosa Púrpura do Cairo Stanley Kubrick : 1- Laranja Mecânica 2-O Iluminado 3-2001 - Uma Odisséia No Espaço Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Yoh Posted November 28, 2006 Members Report Share Posted November 28, 2006 Almodovar: 1- Má Educação - 8 de 10 2- Ata-me - 6 de 10 3- Volver - 7 de 10 (Um bom filme para começar Almodovar) 4- Carne Tremula - 7 de 10 Kubrick: 1- Dr. Estranho - 8 ou 9 de 10 2- O Iluminado - (Rever) Scorsese: 1- O Aviador - 6 de 10 2- Os Infiltrados - 7 de 10 3- Gangues de NY - Quase 8 4- Cassino- 8 (Recomendo começar Scorsese com este) Tarantino: 1- Kill Bill Vol. 1 - 6 de 10 2- CSI: Grave Danger - 7 de 10 3- Kill Bill Vol. 2 - 8,5 de 10 4- Cães de Aluguel - 9 de 10 (Recomendo começar com este) 5- Jackie Brown - 8 de 10 6- Pulp Fiction - 4 de 10 (Rever) Bem, lembrem-se que pretendo rever Pulp nessas férias. Yoh2007-05-15 19:03:39 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members maximum Posted April 29, 2007 Members Report Share Posted April 29, 2007 Kubrick: De Olhos Bem Fechados (vi no cinema e chamou atenção pela polemica das cenas quentes de Tom Cruise e Nicole Kidman) Sofia Coppola: Encontros e Desencontros (vi 4 vezes no cinema) Tarantino: Pulp Fiction Almodovar: Má Educação Scorsese: O Aviador Sam Rami: Homem-Aranha 1 Peter Jackson: Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel Woody Allen: Igual a Tudo na Vida Mike Nichols: Closer maximum2007-04-30 01:35:20 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Bob Harris Posted April 29, 2007 Members Report Share Posted April 29, 2007 Sofia Coppola 1. As Virgens Suicidas 2. Encontros e Desencontros 3. Marie Antoinette Para apreciar este último, é OBRIGATÓRIO estar muito familiarizado com a filmografia desta garota prodígio. E creio que nada melhor do que assistir na ordem a qual foram realizados. Afinal, é um amadurecimento crescente de um pensamento ideológico: o universo feminino. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Stradivarius Posted April 29, 2007 Members Report Share Posted April 29, 2007 Milos Forman -> Um Estranho no NinhoTarantino -> Cães de AluguelDavid Lynch -> Veludo Azul/Coração Selvagem Almodovar -> Tudo Sobre Minha Mãe Billy Wilder (esse é muito fácil gostar, mas enfim) -> Quanto Mais Quente Melhor. Coens -> O primeiro, Gosto de Sangue. Já traça bem o estilo da dupla. Woody Allen -> é melhor começar com um bem leve (ou seja, 80% de seus filmes...). Poderosa Afrodite, por exemplo. Luis Buñuel (tb fácil de gostar) -> O Anjo Exterminador Werner Herzog -> esse eu já não sei, dos 3 que assisti dele, o menos estranho foi O Homem Urso, que é um documentário. Kubrick -> O Iluminado Hitchcock -> Psicose ou Janela Indiscreta Scorsese -> Os Bons Companheiros David Lean -> A Ponte do Rio Kwai Mike Nichols -> A Primeira Noite de um Homem Wes Anderson -> Os Excêntricos Tenenbaums Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Investigador L Posted April 29, 2007 Members Report Share Posted April 29, 2007 Kubrick: 1. Laranja Mecânica 2. Nascido Para Matar 3. 2001 - Uma Odisséia No Espaço Tarantino: 1. Kill Bill Vol Ie II 2. Cães de Aluguel 3. Pulp Fiction Mas acho que não foi nada bom começar assim E com Woody Allen, o primeiro filme que eu vi dele foi mesmo Match Point. Quero ver Descontruindo Harry logo Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Garami Posted April 29, 2007 Members Report Share Posted April 29, 2007 Kubrick: 2001 - Uma Odisséia no Espaço Laranja Mecânica O Iluminado Nascido para Matar De Olhos bem Fechados Tarantino: Pulp Fiction Kill Bill vol I Kill Bill vol II Cães de Aluguel Jackie Brown David Lynch: Cidade dos Sonhos Veludo Azul Eraserhead Hitchcock: O Ringue Psicose Spielberg: ET Tubarão Hook Minority Report Prenda-me se for Capaz Guerra dos Mundos O Terminal Munique Sam Raimi: Evil Dead Uma Noite Alucinante Homem Aranha Homem Aranha 2 Michael Haneke: Caché A Professora de Piano Funny Games O Sétimo Continente É... tem bastante coisa Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Th@t@_patty Posted April 29, 2007 Members Report Share Posted April 29, 2007 Os Primeiros que vi de: Scorsese - Gangues Almodovar - Ata-me Tarantino - Pulp Lynch - Cidade dos Sonhos Allen - Melinda e Melinda Kubrick - Não lembro se foi De Olhos Bem Fechados ou Nascido Para Matar, ambos no SBT. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members saulomeri Posted April 29, 2007 Members Report Share Posted April 29, 2007 Alguns diretores que lembro: Lynch - O Homem Elefante. Depois virei fãzóide dele. Bergman - Fanny & Alexander. Só vi filmaços depois. Leone - Era Uma Vez na América. Depois virou meu diretor favorito. Almodóvar - Tudo Sobre Minha Mãe. Meu diretor favorito - parte II Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Noonan Posted April 30, 2007 Members Report Share Posted April 30, 2007 Nossa, nem me lembro. Sei que meu primeiro Kubrick foi 2001, e, se não me engano, o primeiro Hitchcock foi Janela Indiscreta ou Um Corpo Que Cai. De outros diretores, nem faço idéia de qual foi o primeiro filme que vi... Quando vou atrás de algum diretor que ainda não conheça (ou mesmo que conheça, mas pouco), procuro ver em ordem cronológica, se a disponibilidade permitir e a filmografia dele não for muito longa. Quando não se encaixam em nenhum caso (especialmente no segundo), vou assistindo mesmo o que é considerado como o melhor pela maioria, e depois vou caçando os filmes mais obscuros do diretor em questão. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Monster Posted April 30, 2007 Members Report Share Posted April 30, 2007 Os primeiros: Lynch - Coração Selvagem (pequena OP dele, mas ainda tenho que ver Cidade dos Sonhos). Scorsese - O Aviador (por ser o primeiro, é um dos meus favoritos, mas nenhum tira Taxi driver) Woody Allen - Match Point (simplesmente genial) Hitchcock - Um corpo que cai (sua OP, na minha opinião) Shyamalan - O sexto sentido (é meio óbvio esse, mas...) Tim Burton - Edward mãos de tesoura (pequena OP) Kubrick - O Iluminado (lembro que a primeira vez que vi eu odiei, mas quando eu o revisei... I change my mind) Eastwood - Sobre meninos e lobos Almodovar - Fale com ela Spielberg - ET Tarantino - Kill Bill 2 (sei que parece estranho, mas esse foi o primeiro) Milos Forman - Um estranho no ninho Coens - Fargo Monster2007-04-30 00:16:31 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Scarlet Rose Posted May 1, 2007 Members Report Share Posted May 1, 2007 Kubrick: 2001 - Uma Odisséia no Espaço (bá, nem me lembro...devia ter uns 5 anos) De Olhos Bem Fechados (unfortunately) Laranja Mecânica Dr. Fantástico O Iluminado Nascido para Matar Spartacus [faltam Lolita, Barry Lyndon e os beeeem antigões] Scorsese A Época da Inocência Gangues de Nova York Os Bons Companheiros O Aviador Taxi Driver A Última Tentação de Cristo Os Infiltrados Truffaut Farenheit 451 A Noite Americana O Quarto Verde Polanski Lua de Fel O Bebê de Rosemary Chinatown O Pianista Coppola Don Juan de Marco Apocalypse Now Godfather1 Godfather2 Godfather3 Lynch Veludo Azul Cidade dos Sonhos Allen: Annie Hall Simplesmente Alice Todos Dizem Eu Te Amo Celebrity A Era do Rádio Match Point Tudo o que vc sempre quis saber sobre sexo... Almodóvar: Fale com Ela A Má Educação Tudo Sobre Minha Mãe Ata-me Tarantino Pulp Fiction (quando era beem pequenininha...) Um Drink no Inferno Jackie Brown Kill Bill Burton: Edward Mãos de Tesoura Ed Wood A lenda do cavaleiro Sem cabeça Planeta dos Macacos Peixe Grande A Fantástica Fábrica de Chocolate A Noiva-Cadáver Spielberg: E.T - O Extraterrestre Tubarão Jurassic Park Contatos Imediatos de Terceiro Grau A Cor Púrpura O resgate do Soldado Ryan Prenda-Me se For Capaz O Império do Sol A.I Minority Report Guerra dos Mundos Munique Leone: Três Homens em Conflito Por um punhado de Dólares Por Uns Dólares a Mais Era uma Vez no Oeste Quando Explode a Vingança Era Uma Vez na América Bergman: O Sétimo Selo Fanny e Alexander Nichols: A Primeira Noite de Um Homem Quem Tem Medo de Virgínia Woolf? Closer Danny Boyle A Praia Por Uma Vida Menos Ordinária Trainspotting Caiu do Céu Ang Lee Hulk O Tigre e o Dragão Brokeback Mountain Tempestade de Gelo Nolan Batman Begins Insônia Amnésia Scarlet Rose2007-05-01 01:39:21 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Arabrab Posted May 15, 2007 Members Report Share Posted May 15, 2007 Não são necessariamente meus diretores preferidos, mas foram os que o mais assisti na vida. Almodóvar - Má Educação- Tudo Sobre Minha Mãe- Fale Com Ela- Carne Trêmula- Maus Hábitos- Ata-me!- Kika- Volver- Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos- De Salto Alto- Labirinto de Paixões- A Lei do Desejo- A Flor do Meu Segredo- Matador *Agora só falta ver Pepi, Luci, Bom y otras chicas del montón Hitchcock - Pássaros- Psicose- Pavor Nos Bastidosres- Suspeita- Um Corpo Que Cai- Frenesi- Pacto Sinistro- A estalagem Maldita- Disque M Para Matar- Chantagem e confissão- Festim Diabólico- Janela Indiscreta- O terceiro Tiro- O Homem Que Sabia Demais (as duas versões)- O Mistério número 17- Ricos e Estranhos- A Sombra de Uma Dúvida- O Marido era o culpado Woody Allen - Manhattan- Annie Hall- A Rosa Púrpura do Cairo- Poderosa Afrodite- Dorminhoco- Contos de NY- Dirigindo no Escuro- Sonhos Eróticos de Uma Noite de Verão- Tudo o que você sempre quis saber sobre sexo mas tinha medo de perguntar- Interiores- Love and Death- Trapaceiros- Cassino Royale (só como ator)- Celebridades- Zelig- Crimes e Pecados- A Outra- Hannah e Suas Irmãs- O Escorpião de Jade- A Era do Rádio- Bananas- Poucas e Boas- Melinda e Melinda- Desconstruindo Harry- Um Misterioso Assassinato em Manhattan- Match Point- Cenas em um shopping (só como ator)- Um assaltante bem trapalhão- Todos dizem eu te amo- Scoop- Sonhos de Um Sedutor (só como ator)- Neblina e Sombras *falta Tiros na Broadway; Setembro; Igual a Tudo na Vida; Broadway Danny Rose; Maridos e esposas; Testa de ferro; O que é que há, gatinha?; Simplesmente Alice Scorsese A Última Tentação de CristoDepois de HorasOs Bons CompanheirosCabo do MedoNew York, New YorkCassinoAlice Não Mora Mais AquiCaminhos PerigososA Cor do DinheiroKundunTaxi DriverContos de NYTouro IndomávelGangues de NYO AviadorÉ poca da InocênciaInfiltrados Fellini - Amarcord- 8 1/2- A Estrada da Vida- Fellini-Satyricon- Mulheres e Luzes- Cidade das mulheres- E La Nave Va- Roma de Fellini- A doce vida- Noites de Calíbria Amenábar - Os Outros- Mar Adentro- Preso na escuridão- Tesis - Morte ao vivo Spielberg - ET- Tubarão- Contatos imediatos de terceiro grau- Hook- Indiana Jones e o Templo da Perdição- Império do Sol- Jurassic Park- A Lista de Schindler- Poltergeist- O resgate do soldado Ryan- A.I.- Prenda-me se for capaz- Guerra dos mundos- Munique Brian De Palma - Dublê de corpo-Carrie- M.I.- Os intocáveis- Sacrface- A fogueira das vaidades- Vestida para matar- Um tiro na noite Mel Gibson - Coração Valente- A paixão de Cristo- Apocalypto Mel Brooks - O Jovem Frankenstein- Primavera Para Hitler- Drácula - Morto, mas feliz- Alta ansiedade- Banzé no Oeste- História do Mundo - Parte 1 Oliver Stone - Platoon- Assassinos por natureza- Nascido em 4 de julho- Alexandre- JFK Chaplin - Tempos modernos- O grande ditador- Em busca do ouro- Um rei em NY- Pay Day- O Circo- Luzes da cidade- O garoto- Casamento ou Luxo- Pastor de Almas- Um dia de prazer Tim Burton - As grades aventuras de Pee-Wee- Edward Mãos de Tesoura- Marte Ataca- Os fantasmas se divertem- Batman- A lenda do cavaleiro sem cabeça- Planeta dos Macacos- Big Fish- A fantástica fábrica de chocolate- Noiva-Cadáver Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members rubysun Posted May 15, 2007 Members Report Share Posted May 15, 2007 Comigo foi assim: Scorsese - Gangues, no cinema inclusive. Mas eu recomendaria Os Bons Companheiros ou Touro Indomável para serem os primeiros de quem nunca viu nada dele. Kubrick - Vixe, lembro que vi um monte dele de uma vez só, mas o primeiro foi Laranja Mecânica. Por via das dúvidas, não recomendo que se comece com 2001. E acho que Barry Lyndon e De Olhos bem Fechados exigem um certo conhecimento já da filmografia dele. So, pick up and choose; eu recomendaria Nascido Para Matar. Hitchcock - Esse eu também vi um monte de uma vez só, o primeiro que eu assisti foi Os Pássaros. Fiquei bem empolgado, mas não acho que deva ser o primeiro, muita gente o subestima e os motivos geralmente passam por todos. Psicose é perfeito pra começar. Tarantino - Pulp Fiction, pra variar, foi o primeiro que eu vi. Hoje, o que eu mais gosto é Kill Bill, e acho melhor não assistir esse sem conhecer Cães de Aluguel e Pulp. Wilder - Qualquer um, Quanto Mais Quente Melhor e Crepúsculo dos Deuses (o primeiro que eu vi e o que eu mais gosto) costumam ser os mais procurados - por serem OPs e os mais fáceis de assistir e achar. Lynch - Esse caso é mais complicado. Veludo Azul, Coração Selvagem exigem mais familiaridade com a filmografia. Se vc quiser arriscar, comece com Cidade dos Sonhos, um membro do meu Top 10 de todos os tempos e o primeiro dele que eu vi. Mas vc vai coçar a cabeça no final... o mais recomendável é pegar de primeira O Homem-Elefante. De Palma - Comece pelos menos surtados, evite Dublê de Corpo para a primeira, por exemplo. Os Intocáveis é o mais acessível, mas considero menor. Um Tiro na Noite e Scarface são boas pedidas. Woody Allen - Esse, definitivamente acho que tanto faz. Eu comecei com A Rosa Púrpura do Cairo. Acho que foi uma boa, pra mim. Leone - Siga em ordem cronológica. Por Um Punhado de Dólares, Por Uns Dólares a Mais, Três Homens em Conflito, Era Uma Vez no Oeste, Quando Explode a Vingança e Era Uma Vez na América. Mas eu comecei com Três Homens em Conflito, é estilizadíssimo e amo de paixão. Assisti Por Uns Dólares a Mais depois desse, e gostei muito, mas acho melhor deixar os outros pro final, não só por serem mais estilizados... mas por serem melhores. Spielberg - Qualquer um, definitivamente. Tim Burton - O primeiro que eu vi foi Planeta dos Macacos, mas o que eu considero realmente primeiro foi A Fantástica Fábrica de Chocolate. Eu recomendaria pra começar, Peixe Grande. Ou Edward. Ou Fábrica. Ou Batman. Sei lá. Linklater - Comecei por Escola de Rock. Adoro, e acho que aí já tem um pouco do estilo dele, já apaixonante. Truffaut - Eu comecei por Jules e Jim. Alguns dizem que é arriscadíssimo, geralmente é mais pra fãs mesmo do diretor... bom, eu não era fã, mas acabei virando um. Mas eu recomendaria Os Incompreendidos, que também é maravilhoso mas mais acessível. Godard - O primeiro que eu vi foi Pierrot le fou, e admito que quebrei a cabeça. Acho melhor começar com O Desprezo. [não vi Acossado, que dizem ser o mais acessível] Coen's - Ajuste Final é o que dá pra notar mais as brincadeiras deles de início. Se vc quiser pode começar por Fargo, mas esse é um pouco mais sutil (e tem lá seus não poucos detratores). Eu comecei por ele, adorei, e sou fã deles. Mas meu preferido é Barton Fink. Bergman - Eu comecei por O Sétimo Selo. Não recomendaria pra uma primeira vez, Gritos e Sussurros é mais eficiente para um começo... mas eu nem sou lá o maior fã do Bergman (vi 4 dele, e aguardo as pedras? ), mas acho ele muito muito bom. Verhoeven - Comece por RoboCop. Eu comecei por Tropas Estelares, e eu achei ideal, uma pegada bem evidente... mas ninguém pegou em 1997, vai saber... Carpenter - Enigma de Outro Mundo. Eu comecei por ele e recomendo que se comece também com esse... Michael Mann - Eu comecei por Colateral, mas Heat é Heat, simplesmente. Polanski - O primeiro que eu vi foi O Pianista, e esse eu recomendo pra começar, é fácil de gostar, mas não tem muito a ver com os outros dele. Se quiser, pode pular direto para O Bebê de Rosemary. Cronenberg - Esse é interessante vc ver como ele aborda alguns temas e climas com nojeira (A Mosca) ou sem nojeira (Marcas da Violência, Gêmeos). 3 OP's (Marcas talvez nem tanto, rever eu irei) boas pra começar. Ford - Comecei com Rastros de Ódio, e acho esse ideal. É controverso em um ponto, mas é aí o foco em como o jeitão do Ford se coloca pelo filme. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Gago Posted May 15, 2007 Members Report Share Posted May 15, 2007 Agora uma dica: sério, isso serve para 90% dos diretores. Comece assistindo pelo primeiro filme de cada um, e vá subindo na filmografia do cara conforme ele foi concluindo seus filmes. Além de você "pegar de jeito" o cinema do autor em questão, você vai vendo a evolução que ele foi obtendo (ou não) com o passar do tempo. Isso, sem contar que você não corre o risco de, por exemplo, assistir aos melhores filmes do diretor logo de cara e depois ficar assistindo suas obras mais fracas e menos interessantes. Carioca2007-05-16 12:00:48 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members cinefila03 Posted May 23, 2007 Members Report Share Posted May 23, 2007 Eu faço justamente o contrário do que o Carioca escreveu. Quando é um diretor mais dificil, eu vejo o filme dele mais acessivel. Caso de Croenberg: A Mosca, Marcas da Violencia e Gemeos. Acho que o único diretor que vi toda sua filmografia foi de Jonh Hughes. Sei que não é muito relevante mas foi o único. De Woody Allen( meu dioretor favorito) falta ver bananas, Um assaltante bem trapalhão e Setembro. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.