Jump to content
Forum Cinema em Cena

O Labirinto do Fauno


Recommended Posts

  • Members

Eu vi o filme hoje e posso dizer que é um dos raros casos do gênero em que a fantasia não sobressai diante da realidade em que se passa a história. O filme, por se tratar de um lugar na época com um regime fascista, tem alguns momentos marcantes de brutalidade que às vezes podem remeter a cenas de filmes como A Lista de Schindler e O Pianista.

 

Mas o foco é em Ofélia e nas tarefas que ela tem de realizar para conseguir a imortalidade como princesa no mundo mágico. Esse é o segundo filme de fantasia com criança que se passa na época da Segunda Guerra em dois anos seguidos. Ano passado foi com a adaptação do primeiro livro da série As Crônicas de Nárnia.

 

O pano de fundo de um mundo cruel é novamente usado para contrastar com o universo fantástico de seres mitológicos, como numa forma de escapar do sofrimento. Enfim, Guillermo del Toro adiciona mais uma obra-prima à sua filmografia, com efeitos visuais de primeira, que é marcado pela dicotomia mais realista até aqui entre o drama de época e o conto de fadas e fábulas que se misturam de forma brilhante.
Rod Keys2006-12-01 20:40:00
Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • Members

belo, melancólico e genial. um dos melhores filmes de 2006! É genial ver a mistura de ficção com realidade, e o filme abordando tão bem os dois espectros.

 

Agora, tenho uma colocação sobre a crítica do pablo ..spoilers.. Ele falou que o final do filme se assemelha ao de A Passagem. Mas já no final, o general encontra Ofélia simulando uma conversa com o fauno. Pra mim está cena confirma o final que eu interpretei quando vi o filme, ou seja, que Ofélia criou o conto para fugir da realidade em que vivia (e ela o criou desde o começo).

 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

 

belo' date=' melancólico e genial. um dos melhores filmes de 2006! É genial ver a mistura de ficção com realidade, e o filme abordando tão bem os dois espectros.

 

Agora, tenho uma colocação sobre a crítica do pablo ..spoilers.. Ele falou que o final do filme se assemelha ao de A Passagem. Mas já no final, o general encontra Ofélia simulando uma conversa com o fauno. Pra mim está cena confirma o final que eu interpretei quando vi o filme, ou seja, que Ofélia criou o conto para fugir da realidade em que vivia (e ela o criou desde o começo).

[/quote']

 

Uma pergunta: (spoilers) O filme chegou a dar alguma explicação para como ela saia dos quartos (na fantasia usando o giz), caso o espectador decida encarar as partes fantasiosas como um sonho? Porque acho que posso ter deixado passar uma explicação para isto...

 

 

Ah, o filme é muito bom, e acabou sendo bem menos violento do que eu esperava.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
belo' date=' melancólico e genial. um dos melhores filmes de 2006! É genial ver a mistura de ficção com realidade, e o filme abordando tão bem os dois espectros.

Agora, tenho uma colocação sobre a crítica do pablo ..spoilers.. Ele falou que o final do filme se assemelha ao de A Passagem. Mas já no final, o general encontra Ofélia simulando uma conversa com o fauno. Pra mim está cena confirma o final que eu interpretei quando vi o filme, ou seja, que Ofélia criou o conto para fugir da realidade em que vivia (e ela o criou desde o começo).
[/quote']

Uma pergunta: (spoilers) O filme chegou a dar alguma explicação para como ela saia dos quartos (na fantasia usando o giz), caso o espectador decida encarar as partes fantasiosas como um sonho? Porque acho que posso ter deixado passar uma explicação para isto...


Ah, o filme é muito bom, e acabou sendo bem menos violento do que eu esperava.

 

Ótima pergunta! Tenho a impressão, até onde lembro de que não houve explicação no filme para a fuga dos quartos trancados, e, além da minha tendência particular a "sobrenaturalizar" as coisas, também foi isso que me fez pender para o lado do "tudo aconteceu mesmo, não foi fantasia de Ofélia".

 

Mais opiniões, mais opiniões.

 

Bernardo, o que tu acha?? heheeehe.
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

"O Labirinto Do Fauno" foi na minha opinião não um dos melhores de 2006 e sim  o melhor filme de 2006!!! Ele é simplesmente maravilhoso!!! Saí da sala do cinema atordoado com tudo o que tinha acabado de assistir... E fiquei por muitos dias com a canção melancolica que toca em seu desfecho... Linda!!!

 

Spoiler

 

Realmente o filme pode ter estas duas interpretações... A que Ofélia inventou tudo... Ou então que tudo de fato aconteceu... Fico com a segunda opção... É muito mais belo e mágico pensar desta maneira...

 

O legal é que ninguém estará errado... Não importa a conclusão que vc chegar ela será válida... Tudo irá depender de como vc "sentiu" o filme... A pessoa por exemplo que assistiu o filme comigo disse "poxa que pena que ela morreu" e eu respondi "quem disse que ela morreu???"...rsrsrs!!! "Ela apenas retornou pro seu mundo..."

 

"O Labirinto do Fauno" simplesmente sensacional!!!
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vincent Vega o que vc esperava??? Fiquei curioso porque também esperava uma coisa e terminei sendo surpreendido por outra... Esperava um filme apenas fantasioso com muitos monstros e fadas e encontrei uma história forte e impactante... Muito melhor do que eu esperava... Ao contrário de vc adorei o enredo e a protagonista... Aliás o filme todo é excelente (das atuações ao esmero técnico)... Me diz aí o que foi que te decepcionou???

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Olá, Dyllan e Marcela!

Então, achei que o enredo padeceu sob uma falta de identidade. Não sabia se era fantasioso ou se era real. Sobre a protagonista, ela não conseguiu me convencer dos seus sentimentos e achei até mesmo irritante no seu modo de atuar, sendo, na minha opinião, o ponto mais negativo do filme.

Durante a exibição, cansei de bocejar. Mas tudo bem, percebo que O Labirinto do Fauno causa emaptia para alguns (minha namorada adorou) e sonolência para outros (meu caso)

 

Utilizando os critérios do Pablo, ficaria dividido entre dar duas e três estrelas.

 

Espero ter respondido à pergunta de vocês 01

 

Abs

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

belo' date=' melancólico e genial. um dos melhores filmes de 2006! É genial ver a mistura de ficção com realidade, e o filme abordando tão bem os dois espectros.

 

Agora, tenho uma colocação sobre a crítica do pablo ..spoilers.. Ele falou que o final do filme se assemelha ao de A Passagem. Mas já no final, o general encontra Ofélia simulando uma conversa com o fauno. Pra mim está cena confirma o final que eu interpretei quando vi o filme, ou seja, que Ofélia criou o conto para fugir da realidade em que vivia (e ela o criou desde o começo).

[/quote']

 

Uma pergunta: (spoilers) O filme chegou a dar alguma explicação para como ela saia dos quartos (na fantasia usando o giz), caso o espectador decida encarar as partes fantasiosas como um sonho? Porque acho que posso ter deixado passar uma explicação para isto...

 

 

Ah, o filme é muito bom, e acabou sendo bem menos violento do que eu esperava.

 

provavelmente ela arrumou um jeito de escapar. Assim como ela teve a criatividade de criar o conto, também a usou para achar uma saída.

 

ps: eu achei bem mais violento do que esperava. Aquela cena do espancamento da cabeça do rapaz foi foda.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Pois o que pareceu defeito para vc (a "indecisão" entre realidade e fantasia) foi O ponto alto do filme para mim. A  possibilidade de cada espectador "escolher" em que quer acreditar' date=' entendeu?

 

Engraçado, opinião, cada um tem a sua...
[/quote']

 

Na verdade, o maior defeito do filme pra mim foi a protagonista 03

 

E não sei se você me entendeu direito, mas quis mostrar a minha opinião e não estou vendendo como verdade absoluta.

 

Caso você tenha me entendido, por favor, desconsidere o parágrafo acima 01

 

Abs
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Oi Vincent... Respondeu sim... É aquilo que o crítico Luiz Carlos Merten do "O Estado de São Paulo" costuma dizer... "Uma vez que o filme ganha as telas dos cinemas ele não mais pertence ao diretor", ou seja, cada espectador terá uma visão do seu filme... terá uma experiência diferente... o que foi positivo pra um poderá ser negativo pra outro... diferentes formas de ver (sentir) e entender um filme faz parte da magia do cinema...

 

Isso não quer dizer que a minha opinião ou a sua esteja certo... eu gostei (a Marcela também) vc não, mais do que normal... e é legal debatermos o que agradou ou desagradou em um filme (mais com educação e respeito - que é o que está acontecendo neste caso)... as vezes o debate nos levar a enxegar fatos ou sensações que no momento do filme tenha nos passado em branco...

 

É muito importante também com qual espírito vc estará assistindo o filme e o tamanho de sua expectativa em relação a ele (eu por exemplo tenho como princípio nunca esperar demais de um filme, quando isso acontece ele quase sempre me decepciona...rs!!!)... já aconteceu comigo de não gostar de um filme e depois de revê-lo gostar...rsrsrs!!! Ou vive-versa...

 

Foi por isso que eu falei que fui surpreendido pelo filme... pensei que assistiria apenas uma fantasia (recheada de monstros e fadas) mas não, pelo contrário... assistir um filme forte e impactante onde a fantasia e a realidade têm o mesmo espaço e importância na trama... Respeito sua opinião mais a protagonista foi maravilhosa neste filme...rsrsrs!!! Não somente ela como todo o elenco...

 

Sabe o que me agradou muito também??? O idioma em que o filme é falado... Parece que o espanhol deu mais força e veracidade a história... Marcela vc teve a mesma impressão??? E aquela canção melancólica tocada nos créditos finais??? Maravilhosa!!! Saí do cinema com ela na cabeça... Ela me perseguiu por dias...rsrsrs!!! 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Oi J. Dyllan!

Também acho o espanhol um lindo idioma. E a música, um espetáculo!!

Que venha o DVD, pra eu poder rever muitas vezes!

 

Vincent, entendi sim! Aliás, esse tópico está lindo, as pessoas dando suas opiniões sem se agredirem e sem quererem entender de cinema (ou de política) cada um mais do que o outro.

 

Essas nossas discussões (no bom sentido da palavra) contribuem para enriquecer ainda mais a visão do filme.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sim sim, esse é o espírito do debate.

 

Discordar é comum, mas desde que haja respeito entre as partes. 05

 

Talvez eu tenha criado uma expectativa muito grande em relação ao longa e, no final das contas, ele não tenha sido aquilo que esperava.

 

Concordo com vocês sobre a música no final. Realmente belíssima. Certamente um dos pontos positivos do filme.

 

Talvez, futuramente, eu volte a assistir O Labirinto do Fauno. Numa dessa, a má impressão deixada pela primeira "assistida" possa ser apagada. Mas enquanto isso não acontece, continuo na minha posição de achá-lo apenas razoável e de respeitar a opinião de vocês.

 

Abs
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Já tá próximo do filme chegar nas locadoras' date=' e não é só vc não Vicent. Eu tb achei ele ótimo, mas não tudo isso q eles dizem. Alugarei tb, pois acho q posso ter me enganado, e se for o caso, venho aqui imediatamente dizer.[/quote']

 

Opa! Não estou sozinho! hehehehehehe

 

Quanto a Dália Negra, achei um bom filme, mas longe de ser considerada uma obra-prima.

 

Flws
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Vc não está sozinho mais com uma diferença muito grande Vincent... O Bernardo achou o filme ótimo (mais não tudo isso que eu a Marcela estamos falando) e vc apenas razoável... Pra mim vc ainda continua sozinho...rsrsrs!!!

 

Um grande abraço...

 

 

hehehehehe...mas ele foi mais um que não achou uma obra-prima! Então estaria meio sozinho 05

 

Abs
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ao assitir Labirinto do Fauno, percebi que não estava assitindo um filme qualquer, mas sim um "apogeu!" da inovação de misturas de vários gêneros! Uma sincronização absurdamente perfeita de terror, drama, fantasia, aventura!!!!!! Uma criatividade que não tem fim! Por um certo momento, parecia que eu estava assistindo uns dos filmes mais inspirados de Tim Burton. Um retrato de tristeza que o filme passa, mas ao mesmo tempo, uma pequena luz de esperança que vc encontra nos personagem, faz com que vc fique no impasse em saber se tudo vai dar certo ou não. Um filme perfeito, fantástico, espetacular, são adjetivos que não acabam mais.... Fico emocionado de saber que pessoas neste mundo, conseguem criar, produzir e dirigir uma obra de arte nos dias de hoje. Fico honroso e sortudo em saber que assiti um belíssimo filme como este!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...