Jump to content
Forum Cinema em Cena

Moviola (Rafael Ciccarini)


Recommended Posts

  • 2 weeks later...
  • Members

Ah, acabei esquecendo de dizer que achei decepcionante. Eu até achei legal o que ele disse sobre cada filme citado, e a primeira parte interessante, mas ele simplesmente não comentou duas obras-primas dos Brothers, Fargo e O Homem Que Não Estava Lá. Entendo que ele não publique mais por causa desse seu trabalho, mas daí entra o problema: escrevesse a coluna depois, podendo falar de tudo.

Isso, sem falar que quando respondia às perguntas sobre seu TOP 100, e foi perguntado o porquê de achar Fargo uma obra-prima, ele disse que não responderia naquela ocasião pois falaria mais em sua coluna sobre os Coen.

Enfim, não entendi.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 2 weeks later...
  • Members

 Rafael, vi seus comentários e impressões sobre o Festival de Cinema de Tiradentes gostaria de saber maiores detalhes e sua opinião sobre a intervenção e pontos de vista do Ruy Guerra sobre o ofício da Crítica Cinematográfica.

 Abaixo um post meu sobre matéria publicada no jornal Estado de Minas:

 "Li um comentário muito interessante sobre o papel da crítica e da visão que o cineasta Moçambicano Ruy Guerra considera que a mesma deveria ter em relação, não só a seus filmes, mas do Cinema como um todo.

 Posso ter entendido errado, mas ele reforça minha opinião de que a crítica ÉDEVE ser algo subjetivo, uma explanação emotiva sobre o que se acabou de ver, mas sem deixar de lado a inteligência...

 Eis o trecho de entrevista concedida ao jornal "Estado de Minas" edição de quarta-feira 25/01 no festival de Cinema de Tiradentes:

 "Não quero apenas adjetivos e sim, o sentimento dos críticos, o eixo de leitura. Tudo isso com criatividade nas suas observações em relação ao objeto artístico. Exijo da crítica um sentimento dentro do texto. Exijo das análises um objeto de arte." " 

 O que acha?  

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • 4 weeks later...
  • 3 weeks later...
  • 4 weeks later...
  • Members

Após ficar muito tempo afastado, voltei a ler a coluna do Rafael hoje. Tinha lido só até a lista dos 100. As colunas continuam muito boas, e achei de extrema elegância e simpatia da parte dele ter respondido a tantos e-mails. Confesso que gostei mais das primeiras colunas (em específico sobre os três grupos que ele abordou da década de 20), mas mesmo as colunas recentes ainda são leitura obrigatória para os cinéfilos de plantão.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • 8 months later...
  • 17 years later...
  • Members
On 9/20/2005 at 4:06 PM, Administrator said:

 

Apenas exemplificando o que eu havia dito: "2001 - Uma Odisséia no Espaço" é um filme que tem como característica imagens formando o principal do filme. Já "Se Meu Apartamento Falasse" é um filme que tem como foco principal o roteiro.

 

Pois bem, se levarmos em consideração que cinema é a arte da imagem, perceberemos que o filme do Kubrick anteriormente citado é cinema em sua mais pura essência. É claro que isso não faz com que seja um filme melhor do que "Se Meu Apartamento Falasse", de Billy Wilder, é apenas uma 'curiosidade'.

 

Os cineastas que dão mais valor ao roteiro também fazem arte.

E digo mais: cinema é a arte da imersão. É por isso que quando eu perco o começo de um filme no cinema eu nem considero como tendo visto de verdade, e o mesmo vale pro resto dele. Alguns podem dizer que isso é besteira, que em boa parte das vezes nem se perde tanto conteúdo assim. Mesmo que seja verdade (o que é discutível), ainda tem o fato de que cinema é imergir, e começar ou terminar um filme de forma tão abrupta não rola. Perder cenas do meio também é ruim, mas é menos pior do que isso. Enfim, essa é a minha opinião.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...