Jump to content
Forum Cinema em Cena

Moviola (Rafael Ciccarini)


Recommended Posts

  • Members

El Carioca,

gosto de pensar. Mais o que eu mais gosto mesmo é do ser humano. Por isso Magnólia é um dos meus favoritos (e o que tem de gente que ficou presa nos sapos). Não que 2001 seja um filme insolúvel. Mas por que as pessoas não babam por De olhos bem fechados? Esse filme é uma obra menor por falar da sexualidade? Ou será que é a cara do Tom Cruise?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

El Carioca' date='

gosto de pensar. Mais o que eu mais gosto mesmo é do ser humano. Por isso Magnólia é um dos meus favoritos (e o que tem de gente que ficou presa nos sapos). Não que 2001 seja um filme insolúvel. Mas por que as pessoas não babam por De olhos bem fechados? Esse filme é uma obra menor por falar da sexualidade? Ou será que é a cara do Tom Cruise?

[/quote']

Eu, apesar de preferir "2001 - Uma Odisséia no Espaço", gosto muito de "De Olhos Bem Fechados" (nota máxima na minha opinião). O que acontece é que o último filme do Kubrick ainda está muito recente na memória dos cinéfilos, o que não acontece com uma das maiores ficções científicas de todos os tempos. Além do mais, é aquela coisa: 2001 é mais revolucionário, genial e é cinema na sua mais pura essência, ou seja, imagens.

E "2001" não é insolúvel. Cada um que tire as suas próprias conclusões. smiley2.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Existem aí dois tópicos interessantes:

1) Para cada gênero há um grande filme. 2001 talvez seja o ícone da ficção, assim como Cidadão Kane o é do drama.

2) Só os filmes feitos há muitos anos é que são clássicos. De olhos bem fechados vai se tornar uma obra prima daqui a décadas?

Outro ponto a se pensar é: se a essência do cinema é a imagem, por que então Woody Allen é uns dos mais admirados diretores sendo que ele trabalha essencialmente o texto. Enquanto Steven Spielberg é considerado um diretor meramente comercial sendo que trabalha com maestria a imagem.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A essência do cinema é a imagem; basta você olhar nos primórdios da existência da sétima arte e verá os filmes mudos. Acontece que, com o passar do tempo, foram aparecendo diretores que tinham a habilidade de fazer cinema de uma forma diferente. Woody Allen e Billy Wilder, por exemplo, faziam cinema com roteiros bem elaborados. Já cineastas como Kubrick e Tarkovski faziam das imagens o ponto forte de seus filmes.

Cinema sem texto ainda é cinema; cinema sem imagem vira programa de rádio.

Por favor, não me entenda errado pensando que condeno os textos - adoro os filmes de Wilder e Allen, que possuem filmes dignos de serem chamados de obra-prima; o que quero dizer é que cinema é feito a partir de imagens, e não de diálogos

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Essa coluna até que era interessante no início, embora não tenha me

oferecido tanta novidade assim, era (e até é ainda) bem escrita e serve

pra abrir um pouco a cabeça de muita gente daqui. Mas essas últimas,

sei não... O cara dedica 1 coluna só pra Expressionismo Alemão, também

uma só para o cinema revolucionário soviético, mas uma só pro Kubrick e 2 somente pra 2001?

 

 

flavio38615.0046064815

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Essa coluna até que era interessante no início' date=' embora não tenha me oferecido tanta novidade assim, era (e até é ainda) bem escrita e serve pra abrir um pouco a cabeça de muita gente daqui. Mas essas últimas, sei não... O cara dedica 1 coluna só pra Expressionismo Alemão, também uma só para o cinema revolucionário soviético, mas uma só pro Kubrick e 2 somente pra 2001?
[/quote']

É mesmo. Ele devia escrever sobre filmes mais importantes, como As Branquelas e Olga.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A essência do cinema é a imagem; basta você olhar nos primórdios da existência da sétima arte e verá os filmes mudos. Acontece que' date=' com o passar do tempo, foram aparecendo diretores que tinham a habilidade de fazer cinema de uma forma diferente. Woody Allen e Billy Wilder, por exemplo, faziam cinema com roteiros bem elaborados. Já cineastas como Kubrick e Tarkovski faziam das imagens o ponto forte de seus filmes.

Cinema sem texto ainda é cinema; cinema sem imagem vira programa de rádio.

Por favor, não me entenda errado pensando que condeno os textos - adoro os filmes de Wilder e Allen, que possuem filmes dignos de serem chamados de obra-prima; o que quero dizer é que cinema é feito a partir de imagens, e não de diálogos

[/quote']

Sei que não entendo muito de cinema - e acho ótimo estar aqui debatendo para aprender mais -, mas essa arte nasceu como documentário, se olharmos bem sua origem. Indo para um campo mais abstrato, o cinema como imagem é uma grande ilusão. É por vezes uma hiper-realidade. Nisso vejo o cinema mais como entretenimento.

Só que o que eu mais escuto dos cinéfilos "fundamentalista" é que o cinema como arte é o feito por Fellini, Bergman, Allen, Akira. Para mim são cineasta que produzem filme que poderiam perfeitamente serem peças de teatro.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Apenas exemplificando o que eu havia dito: "2001 - Uma Odisséia no Espaço" é um filme que tem como característica imagens formando o principal do filme. Já "Se Meu Apartamento Falasse" é um filme que tem como foco principal o roteiro.

Pois bem, se levarmos em consideração que cinema é a arte da imagem, perceberemos que o filme do Kubrick anteriormente citado é cinema em sua mais pura essência. É claro que isso não faz com que seja um filme melhor do que "Se Meu Apartamento Falasse", de Billy Wilder, é apenas uma 'curiosidade'.

Os cineastas que dão mais valor ao roteiro também fazem arte.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Então a lógica é simples: tem cinema para todos os gostos.

Eu sempre achei que o mais valioso é a história. Se contata apenas em imagens ou com palavras, ela tem que, como disse um psicoterapeuta, me fazer vivê-la, e não simplesmente assisti-la.

Ocorre-me agora dois filmes que são uma viagem visual.  Koyaanisqatsi e Baraka. São filmes que a históira o espectador vai montar na cabeça de acordo com sua compreensão do mundo. Koyaanisqatsi em especial é uma experiência fascinante.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Parabéns  pelo texto, Rafael . Depois de ler a 1ª parte do moviola-2001-fiquei com uma vontade tremenda de assistir  ao filme. E depois de ler a última parte,mais  ainda. Pelo jeito mais gente aqui de Mogi das Cruzes, anda lendo sua coluna, pois estou tentando locar  o dvd faz duas  semamas, e já está resevado até  semana que vem. Um  abraço : Caio

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Hj li a terceira parte do Moviola - 2001. Mais uma vez, excelente. Já tenho dever de casa pra esse fim-de-semana, assistir esse grande filme com mais elementos a considerar. Esse é um filme q eu nunca entendi muito bem, mas agora me sinto menos culpado.

 

Sobre oq o Flávio falou, q foi dedicado menos espaço para assuntos importante e complexos, acho q em parte ele tem razão, mas considerando q poderiam ser escritas mais colunas sobre expressionismo alemão, os soviéticos, etc;

 

Sobre Kubrick e 2001 nunca é demais, ainda mais com a qualidade do texto do Ciccarini!

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...