Members Jack Ryan Posted September 14, 2005 Members Report Share Posted September 14, 2005 Mais uma boa coluna do Ciccarini. Alias, grande decisão a dele a de dedicar duas colunas à obra, pq mesmo em 10 não seria possível abordar todos os seus aspectos. Escrever apenas uma seria muito pouco. Quote Link to comment
Members spots Posted September 15, 2005 Members Report Share Posted September 15, 2005 De repente fazer uma obra tão hermética não traz o risco de se tornar incompreensível? Será que não existe por aí pilhas de filmes, de livros, de pinturas, etc, que caíram no total esquecimento por nunca terem sidos desvendados? Quote Link to comment
Members Administrator Posted September 15, 2005 Author Members Report Share Posted September 15, 2005 Mas "2001 - Uma Odisséia no Espaço" nunca foi desvendado. E nem será. Quote Link to comment
Members Cavalca Posted September 16, 2005 Members Report Share Posted September 16, 2005 Mas "2001 - Uma Odisséia no Espaço" nunca foi desvendado. E nem será. E essa é a graça. Quote Link to comment
Members spots Posted September 16, 2005 Members Report Share Posted September 16, 2005 Será que isso não é só um papo-cabeça para se diferenciar da massa? Ou será que virou um dogma do cinema? Quote Link to comment
Members Administrator Posted September 16, 2005 Author Members Report Share Posted September 16, 2005 Creio que uma pergunta responde tudo: você prefere filmes que te entregam tudo mastigadinho ou aqueles que te fazem pensar, refletir sobre o que foi mostrado? Quote Link to comment
Members Noonan Posted September 17, 2005 Members Report Share Posted September 17, 2005 Genial a coluna sobre 2001. Tão genial quanto o filme, aliás. À altura daquela que é, para mim, a obra-prima de Kubrick. Quote Link to comment
Members spots Posted September 19, 2005 Members Report Share Posted September 19, 2005 El Carioca, gosto de pensar. Mais o que eu mais gosto mesmo é do ser humano. Por isso Magnólia é um dos meus favoritos (e o que tem de gente que ficou presa nos sapos). Não que 2001 seja um filme insolúvel. Mas por que as pessoas não babam por De olhos bem fechados? Esse filme é uma obra menor por falar da sexualidade? Ou será que é a cara do Tom Cruise? Quote Link to comment
Members Administrator Posted September 19, 2005 Author Members Report Share Posted September 19, 2005 El Carioca' date=' gosto de pensar. Mais o que eu mais gosto mesmo é do ser humano. Por isso Magnólia é um dos meus favoritos (e o que tem de gente que ficou presa nos sapos). Não que 2001 seja um filme insolúvel. Mas por que as pessoas não babam por De olhos bem fechados? Esse filme é uma obra menor por falar da sexualidade? Ou será que é a cara do Tom Cruise? [/quote'] Eu, apesar de preferir "2001 - Uma Odisséia no Espaço", gosto muito de "De Olhos Bem Fechados" (nota máxima na minha opinião). O que acontece é que o último filme do Kubrick ainda está muito recente na memória dos cinéfilos, o que não acontece com uma das maiores ficções científicas de todos os tempos. Além do mais, é aquela coisa: 2001 é mais revolucionário, genial e é cinema na sua mais pura essência, ou seja, imagens. E "2001" não é insolúvel. Cada um que tire as suas próprias conclusões. Quote Link to comment
Members spots Posted September 19, 2005 Members Report Share Posted September 19, 2005 Existem aí dois tópicos interessantes: 1) Para cada gênero há um grande filme. 2001 talvez seja o ícone da ficção, assim como Cidadão Kane o é do drama. 2) Só os filmes feitos há muitos anos é que são clássicos. De olhos bem fechados vai se tornar uma obra prima daqui a décadas? Outro ponto a se pensar é: se a essência do cinema é a imagem, por que então Woody Allen é uns dos mais admirados diretores sendo que ele trabalha essencialmente o texto. Enquanto Steven Spielberg é considerado um diretor meramente comercial sendo que trabalha com maestria a imagem. Quote Link to comment
Members Administrator Posted September 19, 2005 Author Members Report Share Posted September 19, 2005 A essência do cinema é a imagem; basta você olhar nos primórdios da existência da sétima arte e verá os filmes mudos. Acontece que, com o passar do tempo, foram aparecendo diretores que tinham a habilidade de fazer cinema de uma forma diferente. Woody Allen e Billy Wilder, por exemplo, faziam cinema com roteiros bem elaborados. Já cineastas como Kubrick e Tarkovski faziam das imagens o ponto forte de seus filmes. Cinema sem texto ainda é cinema; cinema sem imagem vira programa de rádio. Por favor, não me entenda errado pensando que condeno os textos - adoro os filmes de Wilder e Allen, que possuem filmes dignos de serem chamados de obra-prima; o que quero dizer é que cinema é feito a partir de imagens, e não de diálogos Quote Link to comment
Members Administrator Posted September 20, 2005 Author Members Report Share Posted September 20, 2005 Essa coluna até que era interessante no início, embora não tenha me oferecido tanta novidade assim, era (e até é ainda) bem escrita e serve pra abrir um pouco a cabeça de muita gente daqui. Mas essas últimas, sei não... O cara dedica 1 coluna só pra Expressionismo Alemão, também uma só para o cinema revolucionário soviético, mas uma só pro Kubrick e 2 somente pra 2001? flavio38615.0046064815 Quote Link to comment
Members Cavalca Posted September 20, 2005 Members Report Share Posted September 20, 2005 Essa coluna até que era interessante no início' date=' embora não tenha me oferecido tanta novidade assim, era (e até é ainda) bem escrita e serve pra abrir um pouco a cabeça de muita gente daqui. Mas essas últimas, sei não... O cara dedica 1 coluna só pra Expressionismo Alemão, também uma só para o cinema revolucionário soviético, mas uma só pro Kubrick e 2 somente pra 2001?[/quote'] É mesmo. Ele devia escrever sobre filmes mais importantes, como As Branquelas e Olga. Quote Link to comment
Members spots Posted September 20, 2005 Members Report Share Posted September 20, 2005 A essência do cinema é a imagem; basta você olhar nos primórdios da existência da sétima arte e verá os filmes mudos. Acontece que' date=' com o passar do tempo, foram aparecendo diretores que tinham a habilidade de fazer cinema de uma forma diferente. Woody Allen e Billy Wilder, por exemplo, faziam cinema com roteiros bem elaborados. Já cineastas como Kubrick e Tarkovski faziam das imagens o ponto forte de seus filmes. Cinema sem texto ainda é cinema; cinema sem imagem vira programa de rádio. Por favor, não me entenda errado pensando que condeno os textos - adoro os filmes de Wilder e Allen, que possuem filmes dignos de serem chamados de obra-prima; o que quero dizer é que cinema é feito a partir de imagens, e não de diálogos [/quote'] Sei que não entendo muito de cinema - e acho ótimo estar aqui debatendo para aprender mais -, mas essa arte nasceu como documentário, se olharmos bem sua origem. Indo para um campo mais abstrato, o cinema como imagem é uma grande ilusão. É por vezes uma hiper-realidade. Nisso vejo o cinema mais como entretenimento. Só que o que eu mais escuto dos cinéfilos "fundamentalista" é que o cinema como arte é o feito por Fellini, Bergman, Allen, Akira. Para mim são cineasta que produzem filme que poderiam perfeitamente serem peças de teatro. Quote Link to comment
Members Administrator Posted September 20, 2005 Author Members Report Share Posted September 20, 2005 Apenas exemplificando o que eu havia dito: "2001 - Uma Odisséia no Espaço" é um filme que tem como característica imagens formando o principal do filme. Já "Se Meu Apartamento Falasse" é um filme que tem como foco principal o roteiro. Pois bem, se levarmos em consideração que cinema é a arte da imagem, perceberemos que o filme do Kubrick anteriormente citado é cinema em sua mais pura essência. É claro que isso não faz com que seja um filme melhor do que "Se Meu Apartamento Falasse", de Billy Wilder, é apenas uma 'curiosidade'. Os cineastas que dão mais valor ao roteiro também fazem arte. Quote Link to comment
Members spots Posted September 21, 2005 Members Report Share Posted September 21, 2005 Então a lógica é simples: tem cinema para todos os gostos. Eu sempre achei que o mais valioso é a história. Se contata apenas em imagens ou com palavras, ela tem que, como disse um psicoterapeuta, me fazer vivê-la, e não simplesmente assisti-la. Ocorre-me agora dois filmes que são uma viagem visual. Koyaanisqatsi e Baraka. São filmes que a históira o espectador vai montar na cabeça de acordo com sua compreensão do mundo. Koyaanisqatsi em especial é uma experiência fascinante. Quote Link to comment
Members Administrator Posted September 21, 2005 Author Members Report Share Posted September 21, 2005 É isso aí, eu sempre tento viver aquele momento; sempre tento entrar no clima do que me é proporcionado. É a magia do cinema. E claro, tem cinema para todos os gostos. Quote Link to comment
Members spots Posted September 21, 2005 Members Report Share Posted September 21, 2005 E fim de papo. Quote Link to comment
Members Administrator Posted September 21, 2005 Author Members Report Share Posted September 21, 2005 Ok. Quote Link to comment
Members marcelo Posted September 28, 2005 Members Report Share Posted September 28, 2005 Parabéns pelo texto, Rafael . Depois de ler a 1ª parte do moviola-2001-fiquei com uma vontade tremenda de assistir ao filme. E depois de ler a última parte,mais ainda. Pelo jeito mais gente aqui de Mogi das Cruzes, anda lendo sua coluna, pois estou tentando locar o dvd faz duas semamas, e já está resevado até semana que vem. Um abraço : Caio Quote Link to comment
Members throdo Posted September 28, 2005 Members Report Share Posted September 28, 2005 Esse magnífico filme custa só R$ 29,90 nas americanas e outros lugares. Assim é melhor para se assistir quantas vezes quiser e não entender muita coisa a cada assistida! Quote Link to comment
Members Travis Posted September 30, 2005 Members Report Share Posted September 30, 2005 Hj li a terceira parte do Moviola - 2001. Mais uma vez, excelente. Já tenho dever de casa pra esse fim-de-semana, assistir esse grande filme com mais elementos a considerar. Esse é um filme q eu nunca entendi muito bem, mas agora me sinto menos culpado. Sobre oq o Flávio falou, q foi dedicado menos espaço para assuntos importante e complexos, acho q em parte ele tem razão, mas considerando q poderiam ser escritas mais colunas sobre expressionismo alemão, os soviéticos, etc; Sobre Kubrick e 2001 nunca é demais, ainda mais com a qualidade do texto do Ciccarini! Quote Link to comment
Members spots Posted September 30, 2005 Members Report Share Posted September 30, 2005 O grande barato da coluna Moviola tem sido nos dar base histórica para uma melhor compreensão do que existe hoje. Sem saber como se fundamentou a tradição cinematográfica, não dá para se fazer uma avalição da arte contemporânea.spots38625.4876273148 Quote Link to comment
Members Administrator Posted September 30, 2005 Author Members Report Share Posted September 30, 2005 Ótima coluna... andei sem tempo mas sempre estive curioso pra ler, e demorou mas consegui ler.... muito bom mesmo, depois comento mais.... Quote Link to comment
Members Noonan Posted October 1, 2005 Members Report Share Posted October 1, 2005 Muito boa a última sobre 2001. Esperando a próxima. Quote Link to comment
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