Jump to content
Forum Cinema em Cena

Filhos da Esperança


Recommended Posts

  • Members

Achei que o kit "Quietus" seria um parágrafo inteiro na crítica... É a segunda vez que vejo uma produção futurística utilizar tal artifício. Em "Futurama", animação do mesmo criador dos Simpsons, existe uma cabine de suicídio em cada esquina...

 

Ah, no último plano, o que se passa na cidade dos Fúgis, é nítido um dos cortes quando a câmera se `limpa` automaticamente. Foi o único que eu notei.... Na do carro, quando o veículo vira também tem um corte evidente. Os outros não dá pra perceber mesmo...
Link to comment
Share on other sites

 

Vi o filme anteontem e adorei também. Depois comento a respeito, mas acho que um fato digno de destaque e que ainda não vi o pessoal comentar é que existe uma imagem bem familiar em dado ponto do filme (que é repleto de metáforas e simbologias):

pfloyd_animalsf.jpg

 

Não sei se dá pra ver muito bem aqui, mas o porco voando sobre a indústria é uma das capas mais belas da história. Há ainda uma série de alusões a essa obra magnífica do Pink Floyd (a presença de grande número de animais no filme - como ovelhas e cães - são algumas referências claras ao cd).

 

Mr. Scofield2006-12-10 13:24:22

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Caro amigo,

 

Tal disco do Floyd é baseado no livro a revolução dos bichos onde em certo instante, homens e porcos são colocados como igual, portando acredito que o filme  usou a figura da capa do pink floyd (a qual já lembrei na hora que a cena aparece) p/ fazer uma ponte ao livro.

 

Muito bom também o filme começar tocando Deep Purple (Jasper ouve a música Hush no carro quando pega o Theo e o leva p/ sua casa) e depois Ruby Tuesday dos Stones (na versão de alguém que não identifiquei quem é).

 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • Members

Finalmente assisti a Filhos da Esperança, que entrou novamente em cartaz na minha cidade dentro de uma retrospectiva dos melhores filmes de 2006.

Concordo com todos os elogios que Pablo fez ao filme, e ainda tenho muitos outros mais. Algumas cenas/passagens já nasceram clássicas, como as que Pablo se refere na crítica e outras mais - a saída de Kee e Theo de dentro do prédio que está sendo bombardeado, já perto do final do filme, é a mais bonita.

Michael Caine... uma força da natureza. Clive Owen abestalhante de bom.

Os detalhes - pichações, propagandas, os recortes na casa do personagem de Michael Caine estabelecendo em poucos segundos todo o background do personagem e da sua esposa; Julianne Moore sempre linda, como é bom olhar para ela; a refeição na casa do primo de Theo, quando ele vai pedir um favor, as obras de arte e o filho do primo na mesa; a revolta de Theo (cômica) com os nomes que Kee queria pôr no bebê; e a mensagem, otimista, de fé na humanidade, afinal de contas. Tudo perfeito.

Um dos melhores filmes de 2006, com certeza. Injustiçado pela Academia. Pablo, não sei se vc vai ler, mas o fato de vc gostar tanto desse filme diz muito sobre a boa pessoa que vc deve ser.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

O filme é realmente muito bom. E bem interessante essa analogia com Pink Floyd. Eu sabia que já tinha visto aquela imagem do porco no filme em algum lugar, só não lembrava que era na capa do Animals.

 

Continuando com as metáforas musicais. Na casa de Jasper toca "Life in a glasshouse", de Radiohead, em certo instante (logo antes dele falar que Theo precisa relaxar). Interessante que a letra particularmente lembra bastante o filme, em especial o refrão:

 

Well Of Course I'd Like To Sit Around And Chat

 

Well Of Course I'd Like To Stay And Chew The Fat

 

Well Of Course I'd Like To Sit Around And Chat

 

But Someone's Listening In

 

Uma clara referência ao governo inglês? Sem contar que o título da música já dá uma idéia da fragilidade em que eles vivem.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Administrators

Eu também concordo com todos os elogios, é um puta filme, adorei, as longas sequências são de encher os olhos, pra ver e rever, tanto a cena do carro onde a câmera passeia dentro do carro e depois sai dele, quanto a maravilhosa sequência final, como foi muito bem dito pelo Pablo, um belo trabalho, imaginem o trabalho que não deu coordenar tudo aquilo.

 

Na cena do porco voando eu lembrei da capa do Pink Floyd mesmo...uma cena que vale ressaltar também é a da fuga de Theo da casa, quando ele descobre o plano dos outros, foi a primeira cena de perseguição de carro desligado que vi num filme, os caras descendo ladeira abaixo, empurrando o carro, correndo, caindo, a cena além de tudo ficou ótimo, tensa...esse filme já nasceu cult.

 

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Eu também concordo com todos os elogios' date=' é um puta filme, adorei, as longas sequências são de encher os olhos, pra ver e rever, tanto a cena do carro onde a câmera passeia dentro do carro e depois sai dele, quanto a maravilhosa sequência final, como foi muito bem dito pelo Pablo, um belo trabalho, imaginem o trabalho que não deu coordenar tudo aquilo.

Na cena do porco voando eu lembrei da capa do Pink Floyd mesmo...uma cena que vale ressaltar também é a da fuga de Theo da casa, quando ele descobre o plano dos outros, foi a primeira cena de perseguição de carro desligado que vi num filme, os caras descendo ladeira abaixo, empurrando o carro, correndo, caindo, a cena além de tudo ficou ótimo, tensa...esse filme já nasceu cult.




[/quote']

 

É mesmo, tinha esquecido da perseguição do carro que não queria pegar, hehe. Muito bom!!
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sem dúvida um ótimo filme, q já foi desbancado da posição de melhor filme feito em 2006, por "Pecados Íntimos", q achei bem mais tocante e não me venham com esse papo de "o objetivo de Filhos da esperança não é ser tocante", pois pra um filme sobre o futuro ser uma merda ser bom, o filme deve ser tocante sim.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas foi tocante, Bernardo. Mesmo que o objetivo não tenha sido esse. Tu não achou tocante não?? Tocante e porrada, hehehe!! Mto bom!!

Achar ou não achar tocante, ou mais tocante, ou menos tocante, também depende do momento de cada pessoa. Meio brega isso, eu sei. Mas é verdade.

Adorei Pecados Íntimos, mas eu estou num momento Filhos da Esperança.

E de todos o melhor continua Sendo Little Miss Sunshine!!!03
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Assisti Filhos da Esperança hoje, e digo que adorei...gostei muito mesmo, as cenas que o pablo citou são fantasticas mesmo.

 

 

 

Possiveis Spoillers

 

 

 

E como é retratado tudo ali é muito real, muito bom mesmo. O filme consegue por uma tensão...

 

 

 

E o desespero na cena em que os 3 vão fugir pela primeira vez e o carro não funciona, e o filme faz você

 

começar a torcer pela criança e tal. A cena que ela nasce eu achei extremamente realistica, e na critica do pablo ele citou o fato do Theo andar de chinelo praticamente o filme inteiro hehehe, eu tinha reparado nisso, uma hora até pensei poxa deve ser horrivel estar de chinelo nesse lugar...até ri na cena que ele ganha o tenis.

 

 

 

E realmente concordo com a marcela a cena dos 2 saindo do predio bombardeado, com o som dos tiros e bombas dando lugar ao choro do bebê é fantastica

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...