Jump to content
Forum Cinema em Cena

Qual o Melhor Filme de David Lean?


Sync
 Share

Qual o melhor filme de David Lean?  

14 members have voted

  1. 1. Qual o melhor filme de David Lean?

    • Doutor Jivago
      4
    • A Ponto do Rio Kwai
      3
    • Lawrence da Arábia
      6
    • Passagem para Índia
      1
    • Outro
      1


Recommended Posts

  • Members

Como sempre, caso de dupla-criação de tópicos no Fóum. Sim, caro Sync, eu já havia criado um tópico para ele - e bem mais abrangente quanto às suas obras.

Mas, voltemos ao assunto. Para mim, compará-lo a Spielberg, é o mesmo que dizer que Galileu e Newton são iguais (com todo o respeito, certo?). Suas obras têm charme, glamour e/ou o tom épico ideais para as obras, verdadeiros marcos. Téncica caprichada e elenco afiado, por exemplo, onde mais tivemos uma atuação tão boa do Peter O'Toole? E o Omar Sharif sempre obteve resultados fantásticos ao seu lado? O que dizer de Alec Guiness no primeiro filme - por ordem cronológica - dentre os da lista? E a Rússia? As passagens de Lawrence? A marcha dos soldados até o Rio Kwai?

 

Ah, ele é muito bom; mereceria comentários bem mais amplos para cada obra. Infelizmente, ainda não pude acompanhar Passagem Para a Índia nem Desencanto, ademais tenho no top:

 

1. A Ponte do Rio Kwai

2. Lawrence da Arábia

3. Doutor Jivago

 

Digamos que entre cada um deles, há 1/4 de ponto. E quem não conhece o Lean, pode preparando a cruz para ser rendido.
ltrhpsm2006-12-08 21:28:11
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Lawrence da Arábia é uma das maiores obras-primas dos épicos de aventura já feitos no cinema. É praticamente perfeito e, por isso, de longe o melhor filme de Lean. No entanto, A Ponte do Rio Kwai também é excelente, com um ritmo de tensão crescente que te prende e não solta até o final da obra. Já Doutor Jivago, por sua vez, é riquíssimo em beleza visual, mas tão frio em seu roteiro quanto em suas paisagens nevadas. Ainda não pude ver suas outras obras, mas creio que citações a Desencanto e Grandes Esperanças, por exemplo, na enquete, eram imprescindíveis.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tá aí um problema que eu enfrento diariamente. As locadoras de minha cidade (que devem ser muito piores do que as suas, já que moro praticamente em um buraco) são muito incompletas, e grande parte dos filmes que tenho vontade de assistir, tenho de comprar para isso. Alguns exemplos de filmes que só vi por que comprei: Dr. Fantástico, Um Corpo Que Cai, Crepúsculo dos Deuses, A Mulher Faz o Homem, Matar ou Morrer, A Marca da Maldade, Vinhas da Ira, A Malvada, Doze Homens e uma Sentença, O Sétimo Selo, Do Mundo Nada Se Leva, Onde Começa o Inferno, e por aí vai...

 

E, desde já, recomendo-te a compra de Lawrance da Arábia. Garanto, vale cada centavo da aquisição: é um dos filmes mais grandiosos já feitos.
Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • Members

Só vi três filmes dele: Nosso Barco, Nossa Alma (In Which We Serve, 1942) - seu filme de estréia na direção - Lawrence da Arabia e Dr. Jivago. Os três são executados com perfeição, e o talento do Lean é inquestionável.

 

Lawrence da Arabia, entretanto, é superior aos outros dois, e na minha opinião é o melhor dele. Não obstante, gostaria de ver A Ponte do Rio Kwai e Desencanto pra ter uma opinião mais embasada sobre a obra dele.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

grande diretor tecnicamente falando, mas os roteiros de seus filmes nunca me agradaram 100% por um motivo ou outro, lawrence é excelente mas nunca gostei da atuação de o´toole nesse filme, se tivesse sido brando (no qual na época era a primeira opção, mas ele não sei pq cargas d´água não resolveu fazer), acho q aí sim poderia colocar o status de OP, ..., rio kwai é muito bom, mas não gosto de certas opções de determinados personagens dentro do filme, 

como é o caso de holden, q depois q consegue fugir milagrosamente da selva, ele é "convencido" a voltar p/ o "inferno" por seu superior, e no caso de guiness, depois q seu exército acaba de construir a ponte, ele comete insubordinação ao não deixarem destruí-la, avisando ao inimigo q tal situação será feita! (nada haver, inaceitável isso! 06),

enfim ..., minha preferência é dr. jivago mesmo, uma produção impecável q se não houvesse um outro pequeniníssimo probleminha no roteiro, especificamente na construção do caráter do jivago, por ele ser feliz com sua atual esposa, mesmo assim ele não pensar 2 vezes em querer traí-la por outra '"melhor"!, aí sim, teria crescido no meu conceito ainda mais. 02

 

.

.

.

 

1984 - Passagem para a Índia (A passage to India) - 7 (estorinha insípida)
1979 - Lost and Found: The story of Cook's anchor (TV)
1970 - A filha do Ryan (Rhyan's daughter)
1965 - Dr. Jivago (Doctor Zhivago) - 9,5 16
1965 - Greatest story ever tolded, The
1962 - Lawrence da Arábia (Lawrence of Arabia) - 9
1957 - A ponte do rio Kwai (Bridge of river Kwai, The) - 8,5
1955 - Quando o coração floresce (Summertime)
1954 - Papai é do contra (Hobson's choice)
1952 - Sem barreira no céu (Sound barrier, The)
1950 - As cartas de Madeleine (Madeleine)
1949 - A história de uma mulher (Passionate friends, The)
1948 - Oliver Twist (Oliver Twist) - 8
1946 - Desencanto (Brief encounter) - ? rever
1946 - Grandes esperanças (Great expectations) - ? rever
1945 - Uma mulher do outro mundo (Blithe spirit)
1944 - This happy breed
1942 - Nosso barco, nossa alma (In which we serve) - 7,5 (filme de encomenda a pedido da coroa britânica)
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...