Jump to content
Forum Cinema em Cena

Diamante de Sangue


-felipe-
 Share

Recommended Posts

  • Members

Muito ruim. Mas muito ruim mesmo.

 

Não é filme de denúncia algum, apenas uma outra aventura que utiliza os cenários africanos como pano de fundo para uma estória boba sobre a busca por um diamante rosado, e com direito um romancezinho no meio. Sobre a situação do continente em si, a ideologia do filme é a de que não adiant ajudar pois nada vai mudar, afinal de contas, "this is Africa".

 

Termina com créditos do tipo "Serra Leoa hoje está em paz. Não compre diamantes vindos de zonas de conflito". Cômico, se não fosse trágico.

 

Caramba, há muito tempo eu não via um filme esteticamente tão ruim e, ao mesmo tempo, tão nocivo para a compreensão real da conjuntura socio-econômica de uma região do mundo quanto esse. O que se salva mesmo é o Djimon Hounsou, apesar das cenas irritantemente exageradas que ele é obrigado a fazer.
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 62
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members
Sorry Christopher!

O cinema americano não é bonzinho e jamais será' date=' digo que filmes como esse são produzidos para serem consumidos, mesmo sob o pretexto de abraçar uma boa causa. Infelizmente O Jardineiro Fiel,  que considero um grande filme, morreu na praia; vi críticas ridículas sobre ele. Enfim é uma questão de opinião.
[/quote']

 

Estranho... se o cinema americano não é 'bonzinho', se filmes como Diamante de Sangue são para serem consumidos sob o pretexto de abraçar uma boa causa (ou seja, vc está dizendo desde já que o filme é uma merda no tocante à 'realidade' que ele quer retratar), pq elogiá-lo?

 

É pra se pensar um pouco...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

[ Meio Spoiler ]

 

A crítica do Kleber Mendonça Filho tocou nos dois pontos que mais me desagradaram no filme: o desfecho do personagem do DiCaprio (a posição de herói assumida na última aparição, de sacrificar a vida para facilitar a salvação do outro, de troca de caráter foi extremamente forçado e são idéias que geralmente não compro) e o final (aquele discurso que procede a entrada do Solomon naquela conferência e os aplausos de pé são bastantes sensacionalistas). A direção do Zwick é pouco inspirada, sendo apenas correta e tradicional. Diamente de Sangue é um filme de ação com um forte contexto político e denunciador: choca com a frieza das crianças ao matar quem for preciso e consegue despetar o espctador com suas cenas mais agitadas. É, dá pra ver. Mas o que foi aquela frase da Jennifer Connely sobre a bondade dos americanos hein? 06 Risível. NOTA: 7.25/10.0
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Suspendam as filmagens da sequência de Indiana Jones!!!!

Indiana Jones + Rambo = Archer

 

O filme começa numa levada boa, sensibilizando... o q vem depois é uma lástima... desperdício de um tema q teria tudo para dar um ótimo filme mas acaba se tornado um thriller de ação, bem ao gosto hollywoodiano...

 

" Tudo depedende de vc , consumidor!!!"

 

Essa é pra matar!! Não esqueçam.. nunca comprem diamantes de sangue!!!

 

14
C. Eduardo2007-01-11 16:59:59
Link to comment
Share on other sites

  • Members

[ Meio Spoiler ]

 

A crítica do Kleber Mendonça Filho tocou nos dois pontos que mais me desagradaram no filme: o desfecho do personagem do DiCaprio (a posição de herói assumida na última aparição' date=' de sacrificar a vida para facilitar a salvação do outro, de troca de caráter foi extremamente forçado e são idéias que geralmente não compro) e o final (aquele discurso que procede a entrada do Solomon naquela conferência e os aplausos de pé são bastantes sensacionalistas). A direção do Zwick é pouco inspirada, sendo apenas correta e tradicional. Diamente de Sangue é um filme de ação com um forte contexto político e denunciador: choca com a frieza das crianças ao matar quem for preciso e consegue despetar o espctador com suas cenas mais agitadas. É, dá pra ver. Mas o que foi aquela frase da Jennifer Connely sobre a bondade dos americanos hein? 06 Risível. NOTA: 7.25/10.0
[/quote']

 

Eu concordo com TUDO. Você meteu o dedo na ferida com vigor! Dois fatos forçados em prol do melodrama.  Mas assim como você, eu também gostei do filme. Independente de qualquer tentativa frustrada de levantar a bandeira do continente negro para os olhos do G8 ou da ONU, o filme funcionou para mim.
LeonardoBastos2007-01-10 04:52:17
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu até gostei do filme, pensei que fosse achá-lo uma bomba, mas o filme chamou um pouco minha atenção (acho que porque faz tempo que não via um filme de ação). É lógico que o filme está repleto de clichês, alguns demasiadamente constrangedores, inclusive tem um diálogo (Spoiler) entre o personagem de Honsou e seu filho quase no final do filme, bem meloso que ele diz em inglês06(Fim do Spolier).

 

No mais, Djimon Honsou é um grande ator, Leo DiCaprio continua rendendo muito bem e Connelly é uma deusa da beleza.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bom filme, mas não é a maravilha q tanta gente tá falando...como disse o saulomeri, O Hounsou é ótimo (sei disso desde Amistad), o DiCaprio me surpreendeu e merece ser indicado (e pode até vencer) e a Connely é linda demais.

 

Nota 7,5...um dos melhores dos que vi entre os oscarizáveis.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bom, depois de ler os comentários de vocês, fui ao cinema assitir Diamante de Sangue. Bem, ele é melhor do que eu imaginava pelas críticas de vocês. rsrs

 

O comentário do Jeffs aí em cima diz muitas verdades.

Se enganou feio aquele que achava que ia ver disputas políticas fortes ali.

 

Mas algo deve ser dito. Foi um ponto muito positivo o fato de não ter havido de fato um romance na história. Só um leve interesse que chegou no limite entre o aceitável e o péssimo. Então é algo a agradecer. rs

 

Nada de mais, mas melhor do que o esperado pelo trailer.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Sorry Christopher!

 

O cinema americano não é bonzinho e jamais será' date=' digo que filmes como esse são produzidos para serem consumidos, mesmo sob o pretexto de abraçar uma boa causa. Infelizmente O Jardineiro Fiel,  que considero um grande filme, morreu na praia; vi críticas ridículas sobre ele. Enfim é uma questão de opinião.

[/quote']

 

Estranho... se o cinema americano não é 'bonzinho', se filmes como Diamante de Sangue são para serem consumidos sob o pretexto de abraçar uma boa causa (ou seja, vc está dizendo desde já que o filme é uma merda no tocante à 'realidade' que ele quer retratar), pq elogiá-lo?

 

É pra se pensar um pouco...
E quem pediu elogio17 Pense um pouco...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Boa noite. Amigos e Amigas!

 

 

 

Esse é mais um daqueles filmes nos quais o E.U chega e salva o mundo ou se colocam como vitimas? Se for, fica difícil não ver esse filme como filme de consumo, mas como eu não gosto de tirar conclusões precipitadas, fica aqui um pré do pré-conceito.

 

 

 

T+!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Isabela Boscov, em um de seus ÚNICOS comentários sensatos, disse que um filme não precisa ser importante. Diamante de Sangue parece querer sê-lo, mas também quer ser totalmente Hollywood com aquele final 'hey guys, this is Hollywood, it isn't real and it's all for fun and in the end, it all turns to be alright'. Resultado: o cinema medíocre de sempre de Zwick que ele sabe fazer tão bem...

 

**
Link to comment
Share on other sites

  • Members
E quem pediu elogio17 Pense um pouco...

 

Vc mesmo... releia suas próprias palavras:

 

Realmente o filme não é um espetáculo mas tem a função de mostrar as massas esse tipo de coisa' date=' filmes feitos da forma que esses críticos querem não vendem, não chamam à atenção, somente uns poucos intelectuais pagam para vê-los.
[/quote']

 

Pense um pouco... 03
Link to comment
Share on other sites

  • Members

DIAMANTE DE SANGUE 6/10 - Ed Zwick não é Fernando Meirelles, logo a sensação que se dá que é que ele mostra todo aquele universo em Serra Leoa como se estivesse apresentando ... apresentado ... qualquer outra coisa, ou seja, tudo fica muito gratuito e impessoal. Se a direção não empolga, a atuação de Leonardo Di Caprio é bem caprichada ( mesmo que eventualmente o roteiro o leve a pontos comuns dos anti-heróis ) e mostra que os anos estão tornando-o um ator cada vez mais interessante; Houson realiza outro trabalho vigoroso, porém não se mostra cansativo embora seja uma variável do que já estamos acostumados a vê-lo no cinema, continua convincente e eficiente; Connelly está apenas lá, nunca se revela uma presença verdadeiramente importante apesar de sabermos qual é a sua função dentro da trama. De qualquer é um filme de aventura com alguns toques dramáticos, especialmente quando se trata da luta em busca da família perdida, que vale por alguns pontos que levanta sobre a exploração da África que não deixam de ser preocupantes e é um programa razoável como entretenimento. Acaba se estendendo mais do que deveria e infelizmente o fim do filme não acaba com o personagem de Leonardo Di Caprio se rendendo a uma sempre dispensável sequência de aplausos que de nada tem a ver com a realidade que o filme não consegue retratar com propriedade.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members

Falta alguma coisa a Diamante de Sangue. Não é matéria prima, considerando que os problemas da África são suficientes para preencher trocentos roteiros. Também não é elenco talentoso, pois Leonardo DiCaprio atua bem, Jennifer Connelly aparece pouco mas trabalha com competência o pouco que recebe do roteiro, e Djimon Hounsou mais uma vez rouba a cena. Falta, provavelmente, a intenção de abordar a questão proposta de forma séria. Fica claro ao longo de todo o filme que a intenção é vendê-lo ao público. Talvez seja por isso que ele está repleto de clichês, a direção é automática e as poucas tentativas de utilizar a beleza do continente africano dão a impressão de ser uma versão barata de Entre Dois Amores ou até mesmo África dos Meus Sonhos. Não é um filme ruim, falando em termos absolutos. O que decepciona é pensar no que ele poderia ter sido.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Também não gostei do filme, e assim como a maioria de vocês achei superficial, incompetente e clichê.

 

Mas pelo menos a imagem do  negro africano "importante" sendo aplaudido de pé por brancos quando entra no tribunal, contrasta muito bem com o negro marginalizado na profissão de segurança e esquecido no canto da mesma cena. Acho que essa foi uma das poucas cenas das quais eu gostei, não pelo ridículo dos aplausos, mas pela sutileza com que esqueceram de um outro negro ali.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

 

Eu já achei a cena do africano sendo aplaudido uma afronta justamente por passar a velha idéia hollywoodiana 'hey' date=' vai ficar tudo bem'... Quanto ao outro negro, nem tinha percebido... [/quote']

 

Mas foi exatamente disso que eu estava falando. A cena de aplaudirem de pé é ridícula. Só que existe o outro negro esquecido -inclusive pelo sr- que faz toda a diferença e torna a cena mais profunda do que ela é.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O sr Dook é meio grosseiro por nada, não é?

 

Pois bem! Vou falar DE NOVO o que eu quis dizer. Espero que dessa vez, não transpareça dúvida nenhuma.

 

É patético explorarem a cena daquele jeito. É chiclê. É ridículo.

Só que para quem reparou que a situação apresentava um contraponto, ou seja, o outro negro em situação marginalizada, sem aplausos nenhum; talvez, assim como eu, tenha enxergado finalmente alguma beleza num filme tão fraco.

 

Porque eu gostei da rivalidade entre o negro rico com história cinematográfica e o negro pobre sem atrativo nenhum. Foi como se o filme dissesse: "olha só como a realidade é, eles estão aplaudindo, mas todo mundo sabe que não vai mudar nada".

 

Entenderam?

 

A cena dos aplausos: ridícula.

A cena dos aplausos com o outro negro: bonita.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...