Jump to content
Forum Cinema em Cena

Diogo Mainardi


Dook
 Share

Recommended Posts

  • Administrators

 

A calhar...Diogo responde aos processo em seu podcast:

 

Colunista

fala sobre o direito da imprensa de criticar

pix.gif

"Não serei lembrado por este ou por aquele artigo.

No futuro, ninguém vai se referir a mim como um modelo. Minha glória se dará no

campo legal, nas aulas dos tribunais".

"Eu serei lembrado na aulas de direito, um Larry Flynt da periferia, Larry tinha as mulheres peladas, eu tenho um bando de petistas peludos." 06

 

Olha essa outra, ele diz que ano passado o Minstro do STF Celso de Melo julgou um processo contra o Mainardi, porquer este pediu o impechment do Lula. O articulista tem esta sentença pendurada na parede do escritório, ela diz o seguinte:

 

"O liberdade de expressão e de crítica, cujo fundamernto reside no texto da constituição, assegura ao jornalista o direito de despender críticas,  ainda que desfavorável e exposta em tom contundente e sarcástico, contra quaisquer pessoas ou autoridades, é preciso advertir notadamente quando se busca repressão penal à crítica jornalística, que o Estado não possui poder algum sobre a palavra, sobre as idéias e sobre as convicções manifestadas pelos profissionais nos meios de comunicação."

 

Sobre a última sentença, ele diz:

 

"Outro dia fui alvo de outra sábia sentença, um jornalista me acusou de atentar contra a sua honra, jornalista que processa jornalista é maricas, questões de imprensa devem ser resolvidas no âmbito da imprensa. Mas nada disso importa, o que importa é a adminrável sentença do juiz Sandro Ken:

 

"O articulista convidou o leitor à uma reflexão, cabe ao leitor acolher ou rejeitar a idéia, cabe ao articulista expor sua opinião segundo a impressão que extraiu de sua análise. A livre manisfestão do pensamento de articulistas políticos deve ser preservada e faz bem á democracia e á inteligência nacional, os artigos dessa natureza emergem da confluência de diversos fatos, muitos ocorridos em bastidores e guarnecidos sobre o sigilo da fonte, pretender fazer com que um articulista, analista e crítico político comprove, com trânsito em julgado, altere suas linhas ou seu modo de menisfestá-la, é forma transversa e odiosa de censura, o que não se admite. A crítica política, muitas vezes jocosa, é parte integrante da vida política e do jogo democrático, quem integra o ambiente político/democrático, que certamente não é imaculado, deve ou deveria estar preparado para ataques e críticas desfavoráveis"

 

É isso, um resumo perfeito, pecam pela censura, tentam censurar a crítica, lotam os tribunais de processos, até que 1 deles passe e o crítico seja condenado em alguma delas. Me espanta nosso colega Dook, ser contra quem crítica, o autor de frases " chumbo trocado não dói" me espanta vê-lo pedir a cabeça de um crítico, não que você precise concordar, como diz a sentença, o leitor decide se compra ou não a reflexão proposta, mas negar o direito á crítica é lamentável.

Para escutar o podcast inteiro, visite o link:

 

http://veja.abril.uol.com.br/idade/podcasts/mainardi/

 

Big One2006-12-14 09:35:41

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Desculpe, Big, mas uma coisa é realizar críticas basedo em FATOS e outra coisa, bem diferente, é fazê-la baseado em achismos e aforismos (entenda-se sarcasmo, calunias e ironias)...

 Caso assim procedesse, o Sr. Diogo "Bufão de Plantão" Mainardi não exibiria na parede de seu escritório (atitude ostensivamente besta e de auto-comiseração, mais que de auto-ironia...) somente as sentenças convenientemente apoiadoras de sua mania de falar mal de tudo e todos, mas sim, TODAS, pois todas seriam a seu favor. Afinal, contra fatos não há argumentos. Já contra opiniões...03

 Outrossim, cabe aqui uma pergunta: será que ele mantém sempre à mão ou ao lado do seu laptop, à sua vista e lembrança e não penduradas atrás de si, esquecidas e só para que os outros possam ver (07) uma cópia do texto abaixo?!?

 

"Na lição de Bruno Miragem, a atividade da imprensa deve observar deveres específicos, constitutivos de limitações objetivas ao seu exercício. São eles o dever geral de cuidado, o dever de veracidade e o dever de pertinência. 1º- O dever geral de cuidado impõe o exame de todas as versões e a abstenção em promover juízos de valor antecipados, em conseqüência do dever de não lesar, ensejando uma preocupação com a solidez da versão. 2º- O dever de veracidade decorre da idéia de que informar é divulgar fatos, estendendo-se à liberdade de crítica e à liberdade de pensamento, na medida em que seu exercício deve estar apoiado em informações verazes para garantir sua legalidade, pois não existe o direito de mentir. 3º- Por fim, o dever de pertinência refere-se à adequação lógica entre os fatos e a crítica, assegurando que a manifestação de pensamento com a finalidade de causar impressão ao destinatário da mensagem esteja pautada em substrato real."     

 

 I don't think so... 06 19
Link to comment
Share on other sites

  • Members

É isso' date=' um resumo perfeito, pecam pela censura, tentam censurar a crítica, lotam os tribunais de processos, até que 1 deles passe e o crítico seja condenado em alguma delas. Me espanta nosso colega Dook, ser contra quem crítica, o autor de frases " chumbo trocado não dói" me espanta vê-lo pedir a cabeça de um crítico, não que você precise concordar, como diz a sentença, o leitor decide se compra ou não a reflexão proposta, mas negar o direito á crítica é lamentável.
[/quote']

 

 

Big, acho que o Deadman foi perfeito em suas colocações... Só adiciono uma coisa: a liberdade democrática possui LIMITES e se espertalhões como o Mainardi não os conhece, a lei está aí para colocar as coisas em seus devidos lugares. E eu não estou pedindo a cabeça do Mainardi... No caso dele, me recolho ao velho ditado de que o peixe morre pela boca.

 

A nossa Constituição, que vcs adoram citar quando o Lula apronta das suas é a mesma que permite que palhaços como Mainardi proliferem por aí... Entretanto é essa mesma Constituição que também define, em linguagem popular, que o seu direito termina onde começa o meu. Um jornalista PRECISA entender isso até para ser ético no exercício de sua profissão.
Link to comment
Share on other sites

  • Administrators

Aí teremos que analisar caso á caso, qual caso estamos analiando aqui?  Do Mino Carta, do Paulo Henrique Amorin ou da Rede 21?

 

Os jornalistas tem direito á livre expressão de pensamentos, opiniões e críiticas, isso e inegociável, daí se o "jornalista espertalhão" ultrapassa o bom senso, deve ser julgado, o que não se deve é censurar a crítica, não se deve censurar a opinião, não se deve censurar o livre pensamento.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Big, onde se está censurando o direito à crítica? À livre expressão de pensamentos? O que estou colocando é que se o Mainardi simplesmente usasse do direito que lhe é conferido sem abusar dele, ele não seria processado, quiça condenado como está ocorrendo...

 

A lei não censura o livre pensamento, nem a opinião mesmo pq é ela quem permite que ambos existam e possam ser utilizados por qq um. Mas a lei também tem a função de coibir abusos.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Este negócio de livre expressão do pensamento é um assunto muito delicado, e muita gente pode extrapolar as coisas. Tem gente que não tem noção das coisas e pensa que está livre para dizer o que quer. Isso é um instrumento essencial na vida moderna, mas perigoso em mãos de gente sem parafuso na cabeça. Livre expressão do pensamento não é livre expressão para ofender...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Só não podemos generalizar e achar que o Mainardi só diz ou pensa merda!

Ele tem inteligência.É o modo dele pensar.Todos têm um.Alguns aprendem a desenvolver a tolerância para com opiniões contrárias, no caso dele, além dele não respeitar um limite do que pode ou não dizer, não tem paciência de explicar o motivo dele achar isso ou aquilo(notaram como ele vai vomitando opiniões mas não pára  pra explicar o motivo dele pensar daquele jeito?)

 

O Mainardi tem personalidade forte e pelo menos não se esconde como parece se esconder os intelectuais que poderiam modificar alguma coisa em nosso país.

 

O Brasil é um país onde os formadores de opiniões ou ofendem a liberdade do leitor( aí está o problema com o Mainardi...pois chega-se a um ponto onde ele não deixa o leitor continuar o raciocínio...ele simplesmente joga a visão dele do mundo como algo a ser reconhecido sem abjeções) ou então, eles só conseguem dialogar  com eles mesmos...e acabam sufocando e até subestimando a capacidade de quem lê.A impressão que dá é que o Mainardi escreve para seus amigos de redação....aí tem-se por parte deles aquela bajulação tosca em cima dele, que o faz ganhar moral para continuar escrevendo naquela revista.

 

 
Olórin,o Ainur2006-12-15 16:17:25
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Nunca tinha lido nada escrito por ele e essa semana' date=' na Veja, estava um artigo seu em que ele se comparava ao Paulo Francis. Francamente, depois disso, optei por ler somente os ensaios da Lya Luft na Veja!!! Preferi não ter tido essa experiência!!!!09 [/quote'] Eu adoro a Lya Luft!!!

 

Sou um grande fã dela!Ela vale nosso tempo de leitura...o Mainardi eu admirava até um certo ponto , até que gradativamente seu raciocínio foi ficando ácido demais, imparcial de menos...
Olórin,o Ainur2006-12-15 16:27:07
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Considero o Mainardi um idiota! Ele queria MUITO MUITO MUITO MUITO ser o Paulo Francis, mas não tem 1/999999999999999 da classe, humor acurado,carisma e mesmo inteligência q tinha o PF. É uma metralhadora giratória, cospe fogo contra tudo e contra todos, adora ser polêmico pq isso o faz ser mais comentado/falado/criticado e isso enche o ego dele. Medíocre! Se querem ler crítica inteligente bem humorada e bem escrita, esperimentem ler o Élio Gaspari, q é MUUUUUIIIIITTTTOOOOOOO melhor q essa besta do Mainardi.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

E a frase no blog do Mino sobre o Diogo:

 

"O única coisa que o Diogo produz com perfeição é a paralisia cerebral."

 

O cara é 10 hein??? 1007

 

frase tremendamente infeliz e de mau gosto...

 

Muitos comentaristas deste blog protestam contra uma pretensa agressão

de Mino Carta contra portadores de paralisia cerebral, por conta de uma

coluna publicada na revista Veja

por Diogo Mainardi. Nela, Mainardi diz que comentários como “Não se

aborreça com Diogo Mainardi, afinal o máximo que o cidadão produz com

perfeição é paralisia cerebral” e “Diogo Mainardi é um infeliz e digno

de pena. Ter um filho deficiente dá mais pena ainda, porque isso fez

dele uma pessoa amarga, invejosa e sem escrúpulos” foram aprovadas

“pessoalmente e que o encheram de emoção”.

 

 

 

 

Não foram. Os leitores deste blog sabem que os comentários são

moderados por mim, Felipe Marra Mendonça, e por Ana Luisa Vieira. Os

comentários citados por Mainardi não foram escritos por Mino Carta, mas

sim feitos por leitores deste blog.

 

 

 

 

 

Em um post recente, Mino escreveu exatamente o contrário:

 

 

“A alguém ele teria dito que já fiz referências desairosas ao filho

dele, pelo que sei menino muito doente. Se for esse um dos motivos dos

seus ataques, à guisa de revide, existe aí mais uma invenção. Meninos

doentes me causam angústia e tristeza, e sinceramente lamento quem quer

que seja tenha um filho doente. Poderia ter dito, talvez, que um filho

doente não justifica calúnias dirigidas a esmo, gênero metralhadora

giratória. Não disse, e digo agora.”

 

 

 

 

Meu trabalho como moderador do blog é permitir que os leitores

deste possam se exprimir livremente, sempre cuidando para que não sejam

publicados exageros. Por conterem opiniões, posso não concordar com

certos comentários, mas devo permitir que aqueles que queiram opinar o

façam. Repito: os comentários não são selecionados pessoalmente por

Mino Carta, que nunca atacou o filho de Diogo Mainardi.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

PHA mostra mais uma vez a covardia dos petistas.

 

Porque entrar na justiça? Será que ele é incapaz de rebater a altura os argumentos de Mainard?

 

Triste, triste.

 

PHA era um dos grandes jornalistas do Brasil, até comessar a receber contra cheque do planalto. Ele e Mino Carta são dois vendidos, arrogantes e mentirosos.

 

São a mais vil sepa de jornalistas desse pais. Os Pseudo-intelectuais de esquerda. Gente da laia de Emir Sader e congeneres.

 

Seria o fim da picada Mainard ser culpado, enquanto os mensaleiros continuam sorrindo atoa, enquanto o Barbudo continua empulhando a população e levando o pais a mediocridade.

 

 

Link to comment
Share on other sites

PHA mostra mais uma vez a covardia dos petistas.

Porque entrar na justiça? Será que ele é incapaz de rebater a altura os argumentos de Mainard?

Triste' date=' triste.

PHA era um dos grandes jornalistas do Brasil, até comessar a receber contra cheque do planalto. Ele e Mino Carta são dois vendidos, arrogantes e mentirosos.

São a mais vil sepa de jornalistas desse pais. Os Pseudo-intelectuais de esquerda. Gente da laia de Emir Sader e congeneres.

Seria o fim da picada Mainard ser culpado, enquanto os mensaleiros continuam sorrindo atoa, enquanto o Barbudo continua empulhando a população e levando o pais a mediocridade.
[/quote']

 

Jornalistas com contra-cheque do Planalto, parabéns você descobriu a roda. No Brasil hoje parece haver uma luta titânica, aqueles que são vendidos e os que tentam desesperadamente estar no lugar deles. Ah... e escreve-se cepa.  
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Nacka, entao vc acredita que o PHA e o Mino Carta são mensaleiros?

 

 

 

Interessante, eu entro todo dia nos blogs do PHA e do Mino, é enojante a visão distorcidas de valores que eles apresentam.

 

 

 

PHA esta comessando a delirar. Realmente. Seus posts e suas

entrevistas, soam cada vez mais descabidas. Como por exemplo no caso do

caos aéreo.

 

 

 

Ele praticamente dis que nao há caos algum. Que tudo nao passa de uma jogada da midia para desgastar o governo.

 

 

 

Varias vezes ele escreveu que a crise estava sendo controlada, que tudo

ia bem... e duas semanas depois, mais atrasos e confusão.

 

 

 

Tambem, recomendo que leia o poste dele falando do relatorio da CPI dos

sanguessuga. Ele fica exultante com a indicação de Abel Pereira, e

devaga sobre como isso implicaria a culpa de Jarbas Negri e José Serra.

 

 

 

Enquanto que tudo que foi levantado contra os ministros no governo Lula não passa de um detalhe insignificante.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ele ofendeu a minha inteligência ao escrever isso:

 

PHA mostra mais uma vez a covardia dos petistas.

Porque entrar na justiça? Será que ele é incapaz de rebater a altura os argumentos de Mainard?

Triste' date=' triste.

Seria o fim da picada Mainard ser culpado, enquanto os mensaleiros continuam sorrindo atoa, enquanto o Barbudo continua empulhando a população e levando o pais a mediocridade.
[/quote']

 

Meu post foi dirigido a isto que está escrito aí em cima...

 

Aliás, curioso vc aparecer somente para tecer comentários acerca daqueles que defendem o Mainardi... E os comentários do Deadman que sequer tiveram réplica sua, até para entendermos sua admiração pelo Dioguito? E a sua manifestação acerca da minha questão sobre o que se está discutindo aqui: se era censura ao livre pensamento ou simplesmente a coibição de abusos de direito?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Uma rapida passagem pelo "Conversa Afiada"

 

Olhem a enquete

 

Por que o Lula é o Presidente em fim de mandato com a maior aprovação da história do Brasil?

< name="id_alternativa" value="10863" ="">Por causa do Bolsa Família

< name="id_alternativa" value="10864" ="">Por causa da democratização do crédito

< name="id_alternativa" value="10865" ="">Por causa da inflação baixa

< name="id_alternativa" value="10866" ="">Porque a Globo é contra ele

 

Se isso nao é fanatismo, o que é??

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Caro colega.

 

Nunca fui surpreendido com tamanha arrogancia e agressividade, em todos os foruns que já participei.

 

Andei lendo os posts antigos e estou indignado com a forma que o senhor trata os que contestam as suas opiniões.

 

Me admira que o senhor nunca tenha sido advertido pelos moderadores desse forum.

 

Triste.

 

Mas essa é a tipica atitude de fanaticos de mente pequena. O tipico petista aproveitador. Uma gentinha mesquinha e larapia.

 

Sinto que esse é o começo de uma horrivel inimisade.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O que vc chama de arrogância e agressividade, eu chamo de demonstração de livre pensamento, algo que vcs defendem tanto no que tange ao Mainardi...

 

E se dos meus posts, a única coisa que vc depreende é que sou um 'petista aproveitador', 'fanático de mente pequena' e 'gentinha mesquinha e larápia' (opa, três pontos de agressividade aqui!), só me resta continuar rindo do lado de cá do PC...

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Administrators

Olha o Deadman não teve resposta porque ele falou o óbvio, é claro que eu não vou ser contra o "dever da veracidade" e todo mais daquele texto que ele colocou, o que deveria ser discutido não é sobre o dever da veracidade pois isso é ponto comum, quem vai contra isso? é óbvio que todo articulista deve usar da verdade ao mesmo tempo que crítica, usa do sarcasmo e até do humor.

 

O que deve ser discutido é o Diogo falou X e isto é mentira, ele falou Y e é um pulha porque faltou com a verdada, falou H e ofendeu alguém porque usou de XXX palavras, ou simplesmente não gosto das colunas dele porque ele só fala X coisas.

 

O que é da lei, da verdade isso é ponto comum, todos sabem que deve ser seguido, mas até aonde a ironia, o sarcasmo, um opinião deve ser condenada, a questão está na linha divisória entre o dentro da lei e o fora da lei, isso muda até dependendo de quem avalia o caso. Da mesa forma que posso considerar uma punição justa e você não.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

"Maior agressividade"???

 

"Maior agressividade"???

 

Foi uma resposta à altura das afrontas que eu recebi gratuitamente.

Ora, bolas!

Agora só porque eu acho que o Mainard nao deveria ser punido, o que eu escrevo é bosta?

 

É uma total inversão de valores. Mostrei fatos e conjecturas que sustentam a minha opinião. E o que o rapaz responde? Com uma brincadeira idiota. Um post inutil e sem sentido.

 

Pelo visto aqui o que conta é o numero de posts.

 

O Dook deve ser uma pessoa muito ocupada pra ficar ofendendo os outros em mais de 16mil mensagens.

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...