Jump to content
Forum Cinema em Cena

Qual Livro Você Está Lendo?


Administrator
 Share

Recommended Posts

  • Members

REMEMBER_WHEN_1347699168P.jpg........1000639917_LG.jpg

 

Remember When: A Nostalgic Trip Through the Consumer Era (de Robert Opie)

Faz um resumo do que os consumidores compraram desde a Era Vitoriana até o final do século passado, o que dá uma idéia de como as pessoas viviam, já que os produtos dizem algo sobre quem elas eram e como era a sociedade de que faziam parte, inclusive o avanço tecnológico. Com textos que resumem o espírito dos diferentes períodos, do ponto de vista do consumismo, e muitas fotos de cartazes, produtos e embalagens, entre outras, o livro ajuda a reconstruir o passado por meio de revistas, guloseimas, roupas etc., elementos que formam a memória de cada geração. É uma obra nostálgica para quem viveu nas décadas abordadas. Eu só lamento que passe tão rapidamente pelos anos 90, justamente a minha época, mas gostei bastante do livro e li em um dia.

 

Snow White and the Huntsman (Lily Blake)

O início é razoavelmente promissor, só porque Ravenna é uma personagem que não exige mais desenvolvimento (e fica melhor sem a atuação estranha de Charlize Theron). Quando a história começa a se concentrar em Branca de Neve e a mostrar o relacionamento dela com o caçador, a falta de maior desenvolvimento de personagens vira um grande problema. A historinha da esposa morta não acrescenta nada, e nem os anões, que aparecem apenas porque estão no famoso conto e são figuras icônicas. Branca de Neve é mais plausível sem a atuação porta de Kristen Stewart, mas longe de ser o suficiente. Metade do livro avança com muita pressa e não faz diferença se os personagens morrem ou vivem. Como não diverte, não posso sequer chamar de diversão rasteira. Felizmente eu não paguei pelo livro.

 

=============================================================

 

Estou lendo Jane Fairfax: The Secret Story of the Second Heroine in Jane Austen's Emma (Joan Aiken).

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A_COR_QUE_CAIU_DO_ESPACO_1315766335P.jpg

 

A Cor que caiu do espaço

 

Sinopse:

A cor que caiu do espaço (1927) marca o primeiro passo decisivo de Lovecraft em direção ao horror cósmico inspirado pela ficção científica. Na história, um vilarejo a oeste de Arkham vê-se ameaçado quando um meteoro cai na propriedade de um fazendeiro local e traz consigo uma estranha aberração cromática que afeta a flora e a fauna da região --- e cria o cinzento e estéril “descampado maldito” onde nada cresce.

 

Apesar de só ter lido "A sombra vida do tempo" já posso me considerar uma grande fã do Lovecraft, ele realmente marcou toda uma era e escreve maravilhosamente bem. Enfim, vou me esbaldar! ^_^

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O Apanhador no Campo de Centeio - eu compreendo como pode ser relevante - e difícil - converter em literatura a "voz" de algum grupo em particular. O que não quer dizer que o resultado tenha que me agradar. Senti com este a mesma sensação de Grande Sertão: Veredas: por mais que seja um livro ousado ao adotar um estilo de escrita que remete à forma de pensar e se expressar das pessoas a quem retrata, o resultado é menos do que convidativo. No caso de Apanhador, a repetição de expressões e a confusão de ideias por parte do narrador em primeira pessoa tornam a leitura um tanto chatinha. Há muitas questões interessantes levantadas pelo livro, em torno da transição da adolescência para a idade adulta; e, por falar a língua dos adolescentes, Apanhador possivelmente se torna bastante caro a uma vasta gama de pessoas. É mais ou menos como Legião Urbana. E, assim como Legião Urbana, quando se consegue avaliar sem o peso da identificação pessoal, habita o espaço reservado ao que é bom, mas não ótimo.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho que essa classificação variável de bom a ótimo, no caso do Apanhador, é altamente subjetiva. No meu caso, foi ótimo porque o livro conseguiu me conquistar e as repetições e confusões do personagem principal ao invés de me entediar ou tornar a leitura algo maçante, me envolveu mais ainda na sua mente. Afinal, era a mente de um adolescente no ápice dos conflitos da vida. Eu adorei o livro!

 

"Mesmo que a gente vivesse um milhão de anos, não conseguiria apagar nem a metade dos "Foda-se" escritos pelo mundo"

 

 

 

 

Ps.: Jack, você nem comentou sobre 'O retrato de Dorian Gray' aqui! -_-

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vou entrar em recesso da escola por duas semanas, estou pensando em pegar dois livros. Na lista de possíveis estão:

 

Ivanhoé

Admirável Mundo Novo

Oliver Twist

Grandes Esperanças

Um Conto de Duas Cidades

O Médico e o Monstro

 

Três de Charles Dickens. Fuja enquanto você pode! Se bem que eu tenho Oliver Twist e pretendo encarar uma dia... O Médico e o Monstro eu li há muito tempo e lembro de ter gostado, Tenho a impressão de que vou gostar ainda mais quando reler. Pretendo também ler Admirável Mundo Novo. Um Conto de Duas Cidades eu já li e foi uma decepção. Os outros dois não me interessam.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não cumpro lista de leitura. A vontade muda e mais livros surgem, então eu acabo lendo outros livros. Mas dos 12 que eu planejei ler este ano, eu li 7. A quantidade de livros que eu quero ler é absurda e só aumenta. Lógico que eu vou morrer sem ler todos.

 

Alguns dos que eu mais quero ler no momento:

 

The Last Unicorn

The Sweet Hereafter

Eleanor of Aquitaine

The Chronicles of Narnia

Winnie-the-Pooh

Cranford

Brave New World

His Dark Materials

The Graveyard Book

Assassin's creed: Renascença

 

Jane Fairfax e Lolita teriam entrado na lista se eu não estivesse lendo. Há meses eu venho lendo Lolita,,,

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Lucy, eu sou um tanto metódica. Sempre faço listas, mas nem sempre consigo cumprir porque tenho pouco tempo e tal. Mas uma coisa que gosto no skoob é que tem aquela meta de leitura que ajuda e no meu caso até estimula.

 

Essa é a lista de livros que li esse ano (Nome do livro, nome do autor, data que terminei de ler e nota):

 

 

1. A Fúria dos Reis (George R. R. Martin) - 08/01 - 9

 

2. O Guia de Sobrevivência a Zumbis (Max Brooks, Ibraim Roberson) - Ataques Registrados - 08/01 - 9

 

3. A Tormenta de Espadas (George R. R. Martin) - 09/02 - 9,5

 

4. Quarto de Despejo (Carolina Maria de Jesus) - 13/02 - 10

 

5. O que é Violência contra a Mulher (Maria Amélia de Almeida Teles, Mônica de Melo) - 16/02 - 8

 

6. Liberdade (Jonathan Franzen) - 30/03 - 10!

 

7. Carrie, A Estranha (Stephen King) - 10/04 - 8,5

 

8. Violência Doméstica (Rogério Sanches Cunha, Ronaldo Batista Pinto) - 15/04 - 9

 

9. O Fim da Eternidade (Isaac Asimov) - 20/04 - 10!

 

10. Prática Juridica Empresarial (Alessandro Sanchez ) - 15/05 - 8

 

11. O Hobbit (J.R.R. Tolkien) - 10/06 - 9,5

 

12. Da Hipoteca (Maria Isabel Helbling Menéres Campos) - 18/06 - 7

 

13. O Guia de sobrevivência a Zumbis (Max Brooks) - 20/06 - 8

 

14. Contato (Carl Sagan) - 05/07 - 8,5

 

15. O que são Direitos Humanos das Mulheres (Maria Amélia de Almeida Teles) - 11/07 - 8

 

16. Os Mortos Vivos vol 1 (Robert Kirkman) - 16/07 - 8

 

17. Os Mortos Vivos Vol 2 (Robert Kirkman) - 22/07 - 8

 

18. Os Mortos Vivos vol 3 (Robert Kirkman) - 29/07 - 10

 

19. Guerra Mundial Z (Max Brooks) - 01/08 - 10

 

20. Os Mortos Vivos vol 4 (Robert Kirkman) - 02/08 - 8

 

21. O Apanhador no Campo de Centeio ( J.D. Salinger) 10/08 - 10!

 

22. Os Mortos Vivos vol 5 (Robert Kirkman) - 11/8 - 9,5

 

23. Os Mortos Vivos vol 6 (Robert Kirkman) - 11/08 - 10!

 

24. A Sombra vinda do Tempo (Lovecraft) - 18/08 - 10

 

25. Ética Profissional () - 23/08 - 7

 

26. Os Mortos Vivos vol 7 (Robert Kirkman) - 29/08 - 9

 

27. O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel (Tolkien) - 14/09 - 10

 

28. A Cor que Caiu do Espaço (Lovecraft) 19/08 - 10!

 

Tem HQ's e livros teóricos que fiquei com preguiça de tirar pra postar.

 

Minha meta desse ano é acabar de ler 'O Senhor dos Anéis' e começar 'A Torre Negra', que provavelmente devo intercalar com 'Histórias de robôs'.

Mas isso é um sonho distante que ultimamente não tenho tido muito tempo! -_-

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Quantos zumbis... Eu não tenho um interesse especial em zumbis, mas tenho quatro livros que falam deles. Dois ainda não foram lidos e não são prioridade. The Zombie Survival Guide foi uma surpresa positiva, exceto o apêndice com os ataques registrados, que eu achei repetitivo e cansativo, mas o manual mesmo é ótimo, assustador. E tem aquele Warm Bodies, que eu tentei ler e foi um fiasco.

 

Não tenho vontade de me esforçar pra terminar listas de leitura. Tenho encarado as listas como meras sugestões. São os livros que eu mais quero ler no momento em que eu faço a lista, e meses depois alguns deles inevitavelmente perdem suas posições pra livros que eu já tinha ou novos livros. Eu estava com pressa pra ler The Age of Innocence, que eu li há alguns anos em português, mas depois eu me interessei mais por ler outras obras de Edith Wharton, e recentemente terminei The House of Mirth. As biografias de Thomas More e Anne Boleyn também estavam na lista de 2012 e agora eu não tenho perspectiva de ler até o final do ano.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu geralmente sigo minha lista, pode parecer insano, mas funciono melhor assim :D . E geralmente intercalo os da lista com alguns que vão surgindo ao longo do tempo por indicação ou vontade mesmo!

 

Lucy, eu aceito indicação de livros de Z's ^_^ Eu andei procurando, mas não obtive muito êxito porque alguns não pareciam muito bons (sabe quando o livro promete mais do que parece que vai cumprir?). Um que vi na livraria esses dias foi 'Orgulho e preconceito e Zumbis', parece que é a história original só que acrescida de Z's. Não li a original e nem sei se quero, mas fiquei tentada a ler esse, vai que presta?!

 

Só o livro 'A ascensão do Governador' que não me chamou a atenção, esse só leio depois que fontes confiáveis me recomendarem!

 

Sobre o 'Guia de sobrevivência...' eu também gostei bastante, e mesmo o apêndice eu achei interessante. Talvez como ele esteja disposto no livro não seja uma leitura muito interessante por não ser tão fluida e beire à repetição (o que não é minha opinião), mas na HQ ficou muito legal e recomendo! ;)

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O único livro de zumbi que eu recomendaria é o guia, que você já leu. Warm Bodies jamais. Os outros que eu tenho são Return form the Dead, que é uma coleção de histórias de múmias, na verdade, e Zombies for Zombies: Advice and Etiquette for the Living Dead, que parece besta, mas eu quero dar uma chance.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vou dar uma olhada se tem em português, o meu inglês é limitado! No máximo posso ler algo em francês, mas mesmo assim como faz muito tempo que não pratico tá enferrujado também! <_<

 

Outra coisa que gostei bastante no guia é que justamente ele faz a diferenciação dos Z's infectados pelo vírus e os que são fruto da magia negra e tal. O Guerra Mundial Z é bem legal, Lucy!

 

Tem um livro no nível daquele da Mary del Priori que te indiquei que é certeza de você achar pra comprar: 'As Mulheres ou os Silêncios da História' da Michelle Perrot. Eu ainda não li, mas todos que conheço super elogiam e ele é o meu sonho de consumo! :rolleyes:

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Esqueci de dizer...

 

Orgulho e Preconceito e Zumbis é um mashup de Orgulho e Preconceito (ou Pride and Prejudice, como eu prefiro chamar). O livro original está entre os meus 10 preferidos. O mashup não me interessa, nem o de qualquer outro livro. Se você faz questão de ler, acho que é bom ler antes o original, senão provavelmente não terá tanta graça.

 

E eu que precisei ler The Mysteries of Udolpho, que tem "apenas" 620 páginas, pra poder ler A Abadia de Northanger?... Mas eu gostei tanto de Udolpho, que não devo reclamar. :lol:

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vou seguir teu conselho então!

 

Só que como estou atolada de coisas, vou ler Orgulho e Preconceito só ano que vem, mas já vou colocar na minha lista infinita de leitura (e juro que não é só pra ler o dos Z's depois)! ^_^

 

Esse negócio de "leitura casada" apesar de ser algo meio impositivo, às vezes acaba nos surpreendendo! Dei uma pesquisada nesses livros que você citou e parece que trata-se de "romance gótico". Não sei se o conceito está certo e nem se as fontes são confiáveis, mas há neles elementos sobrenaturais e etc, se for isso MUITO me interessa!

 

Ps.: Sabe, algo que me deixa doida é quando temos que ler determinado autor em certa "ordem", pois um livro é indiretamente a sequencia do outro e eu não acho a ordem na net, ou leio o livro antes de descobrir isso. Sei lá -_-

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Udolpho é um romance gótico. É uma história de mistério que em dois momentos vira terror. Tem 200 páginas de terror que me deixaram assustada. A Abadia de Northanger pode ser considerado uma paródia dos romances góticos que eram populares na época de Jane Austen, mas não tem elementos sobrenaturais realmente. Pra entender as piadas, é importante ter lido pelo menos Udolpho, que é lido pela protagonista de Northanger ao longo da história.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

174326-M.jpg

 

Jane Fairfax: The Secret Story of the Second Heroine in Jane Austen's Emma (Joan Aiken)

Do ponto de vista de Jane Fairfax, é mais fácil simpatizar com Frank Churchill e antipatizar com Emma Woodhouse, o que faz sentido. O livro é bem escrito e consegue divertir, até que se torna abominável. A autora estraga tudo com a decisão de mudar a história de Jane Fairfax e não desenvolve direito o relacionamento dela com um certo personagem. Eu comecei empolgada e terminei com desgosto. Meu primeiro livro-fanfic baseado num romance de Jane Austen e provavelmente o último. Foi uma ótima idéia, mas desperdiçada.

 

 

No romance de Jane Austen, a imaginação romântica de Emma inventa que Mr Dixon estava apaixonado por Jane Fairfax e se casou com a amiga dela, Miss Campbell, pensando em dinheiro. No fim, nós descobrimos que Frank Churchill e Jane estavam apaixonados e noivos o tempo todo. Mas Joan Aiken achou que seria bom tornar verdadeira a história inventada por Emma, então Jane volta a Highbury apaixonada por Mr Dixon. Como ele e Mr Knightley (!) estão indisponíveis, ela se casa com Frank Churchill, com quem ela simpatiza bastante.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sexta à tarde, depois do trabalho, tentei começar Admirável Mundo Novo; dei uma pestanejada de uns 10 minutos. Tentei de novo; caí no sono de vez, dormi uma hora, mais ou menos. Isso sem passar da primeira página, que tem uma descrição meio tola.

 

Enfim, depois de acordar, vim ver um filme, e só então voltei pro livro. Aí deu certo, e agora estou gostando bastante.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

LV288087_N.jpg

 

Assassin's Creed: Renascença (Oliver Bowden)

Até onde eu li não há desenvolvimento de personagens. O narrador não se ocupa com sensações e pensamentos, nem os diálogos cumprem o papel de nos dar uma boa visão do que se passa na mente deles. Os diálogos são simplórios e os acontecimentos se desenrolam da forma mais simples e rápida possível. É muito fraco, não consegui ir muito longe, mas com certeza a simplicidade extrema é justamente a característica que agradou a tanta gente, e o livro tem vendido bastante.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sexta à tarde, depois do trabalho, tentei começar Admirável Mundo Novo; dei uma pestanejada de uns 10 minutos. Tentei de novo; caí no sono de vez, dormi uma hora, mais ou menos. Isso sem passar da primeira página, que tem uma descrição meio tola.

 

Enfim, depois de acordar, vim ver um filme, e só então voltei pro livro. Aí deu certo, e agora estou gostando bastante.

 

Coragem, Jack! Toma um café pra se manter acordado! ^_^

 

Ele fez uma continuação do livro, não foi? "Regresso ao Admirável Mundo Novo", salvo engano. Vi à venda na bienal e só não comprei porque ainda não li o primeiro e o preço não estava tão vantajoso assim.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...