Jump to content
Forum Cinema em Cena

Qual Livro Você Está Lendo?


Administrator
 Share

Recommended Posts

  • Members

 

 

 

 

O problema com a escola é um assunto recorrente aqui nos meus pensamentos. Tentaram nos adestrar, e não educar. Quiseram colocar muitos conhecimentos em nossa cabeça, mas não nos ensinaram a pensar, a ter uma visão ampla e crítica. As aulas de literatura são um exemplo. Ao invés de guiar o aluno na interpretação do texto, o professor lança uma interpretação pronta, em concordância com o vestibular, para que o aluno decore e reproduza nas provas. E não se preocupa em levar o aluno a perceber a emoção que a arte pode despertar, e que o livro é uma fonte de lazer. É uma contribuição para a idéia nociva de que o livro é um objeto de erudição distante e indecifrável. Mas não estou querendo culpar apenas o professor, pois ele depende das condições que a escola oferece, e ambos dependem da atuação do governo na educação.

 

 

 

Crime e Castigo, de Dostoiévski

 

Relido, depois de alguns anos. Tendo mais maturidade, pude apreciar uma obra-prima que antes me pareceu um tanto enfadonha.

 

A perturbação mental de Raskólnikov faz dele um daqueles personagens literários inesquecíveis. A culpa, o medo de ser pego e o jogo que ele trava com as autoridades formam um livro angustiante. E será que a culpa e o medo são piores que a pena?

 

Toda aquela pobreza, desamparo e falta de perspectivas são um estado terrivelmente triste e opressivo. Dostoiévski lança a idéia de que o meio interfere no comportamento humano. Não acredito que o meio seja definitivo, mas que exerça uma influência, e o livro não diz o contrário. A miséria tem a capacidade de expor o pior das pessoas, aquele lado humano que não gostamos de ver, porque foge à civilidade que tanto apreciamos.

 

A história também nos confronta com a nossa hipocrisia. Exigimos do outro um comportamento incorruptível. Dizemos que nada justifica atos considerados imorais. Mas nós não somos incorruptíveis. E se fôssemos nós vivendo numa condição extrema?

 

 

Lucy in the Sky2009-10-22 21:16:50

Link to comment
Share on other sites

  • Members
O problema com a escola é um assunto recorrente aqui nos meus pensamentos. Tentaram nos adestrar' date=' e não educar. Quiseram colocar muitos conhecimentos em nossa cabeça, mas não nos ensinaram a pensar, a ter uma visão ampla e crítica. As aulas de literatura são um exemplo. Ao invés de guiar o aluno na interpretação do texto, o professor lança uma interpretação pronta, em concordância com o vestibular, para que o aluno decore e reproduza nas provas. E não se preocupa em levar o aluno a perceber a emoção que a arte pode despertar, e que o livro é uma fonte de lazer. É uma contribuição para a idéia nociva de que o livro é um objeto de erudição distante e indecifrável. Mas não estou querendo culpar apenas o professor, pois ele depende das condições que a escola oferece, e ambos dependem da atuação do governo na educação.

[/quote']

 

O problema da escola não é o professor...é do sistema educacional mesmo...que de uma maneira grotesca tira do aluno a curiosidade, que é atraves dela que o aluno aprende.

Comecei a ler "CÓDIGO DA VINCI" , a minha mãe encheu de ler esse livro, disse que tem que tr muito saco06

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

O problema com a escola é um assunto recorrente aqui nos meus pensamentos. Tentaram nos adestrar' date=' e não educar. Quiseram colocar muitos conhecimentos em nossa cabeça, mas não nos ensinaram a pensar, a ter uma visão ampla e crítica. As aulas de literatura são um exemplo. Ao invés de guiar o aluno na interpretação do texto, o professor lança uma interpretação pronta, em concordância com o vestibular, para que o aluno decore e reproduza nas provas. E não se preocupa em levar o aluno a perceber a emoção que a arte pode despertar, e que o livro é uma fonte de lazer. É uma contribuição para a idéia nociva de que o livro é um objeto de erudição distante e indecifrável. Mas não estou querendo culpar apenas o professor, pois ele depende das condições que a escola oferece, e ambos dependem da atuação do governo na educação.[/quote']
O problema da escola não é o professor...é do sistema educacional mesmo...que de uma maneira grotesca tira do aluno a curiosidade' date=' que é atraves dela que o aluno aprende.

 

 

Comecei a ler "CÓDIGO DA VINCI" , a minha mãe encheu de ler esse livro, disse que tem que tr muito saco06[/quote']

O mercado nunca é feito apenas de bons profissionais, seja lá quais forem as condições. Não se pode generalizar, dizendo que todos os professores seriam bons profissionais se o sistema fosse melhor.

O Código Da Vinci é divertido. Eu li em menos de 5 dias.

Só o fato de mexer com a Igreja Católica já me agrada 06, ainda que isso não seja suficiente pra me fazer gostar de um livro.

 

Lucy in the Sky2009-10-22 14:56:39

Link to comment
Share on other sites

  • Members
O problema com a escola é um assunto recorrente aqui nos meus pensamentos. Tentaram nos adestrar' date=' e não educar. Quiseram colocar muitos conhecimentos em nossa cabeça, mas não nos ensinaram a pensar, a ter uma visão ampla e crítica. As aulas de literatura são um exemplo. Ao invés de guiar o aluno na interpretação do texto, o professor lança uma interpretação pronta, em concordância com o vestibular, para que o aluno decore e reproduza nas provas. E não se preocupa em levar o aluno a perceber a emoção que a arte pode despertar, e que o livro é uma fonte de lazer. É uma contribuição para a idéia nociva de que o livro é um objeto de erudição distante e indecifrável. Mas não estou querendo culpar apenas o professor, pois ele depende das condições que a escola oferece, e ambos dependem da atuação do governo na educação.[/quote']
O problema da escola não é o professor...é do sistema educacional mesmo...que de uma maneira grotesca tira do aluno a curiosidade' date=' que é atraves dela que o aluno aprende.

Comecei a ler "CÓDIGO DA VINCI" , a minha mãe encheu de ler esse livro, disse que tem que tr muito saco06[/quote']
O mercado nunca é feito apenas de bons profissionais, seja lá quais forem as condições. Não se pode generalizar, dizendo que todos os professores seriam bons profissionais se o sistema fosse melhor.

O Código Da Vinci é divertido. Eu li em menos de 5 dias.
Só o fato de mexer com a Igreja Católica já me agrada 06, ainda que isso não seja suficiente pra me fazer gostar de um livro.

Lucy eu ja dei aula, fui substituir professores, o que eu percebi foi que os professores precisam dar o que o sistema exige, e é muita coisa em pouco tempo, então eles não tem muito que fazer, com a curiosidade dos alunos, ja que são sempre cobrados, muitas vezes por estarem atrasados, por exemplo uma vez fui dar aula e estava chovendo, granizo, as crianças estavam loucas para ver o gelo caindo, eu levei...elas ficaram loucas, queriam saber como caia,  que acontecia, fui explicando de uma maneira que elas poderiam entender.

As crianças das outras classes não puderam sair, pq tinham que seguir o programa da escola...

 

Bom a minha mãe lê de tudoela disse que cansou desse e do livro "Anjos e Demônios"

Até então eu vou ler esses dois, para ver o que cansou ela03
Kikas2009-10-22 15:28:36
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Lucy eu ja dei aula' date=' fui substituir professores, o que eu percebi foi que os professores precisam dar o que o sistema exige, e é muita coisa em pouco tempo, então eles não tem muito que fazer, com a curiosidade dos alunos, ja que são sempre cobrados, muitas vezes por estarem atrasados, por exemplo uma vez fui dar aula e estava chovendo, granizo, as crianças estavam loucas para ver o gelo caindo, eu levei...elas ficaram loucas, queriam saber como caia que acontecia, fui explicando de uma maneira que elas poderiam entender.

As crianças das outras classes não puderam sair, pq tinham que seguir o programa da escola...

[/quote']

Eu conheço esses problemas, eles não impedem a existência de outros, que dizem respeito ao professor como pessoa, pois existe a tal da individualidade. Mesmo com boas condições de trabalho, tem sempre aquele profisional que por um motivo pessoal não é suficientemente eficiente.

 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Consegui ler O Senhor dos Anéis 1 todo! AEAE

Demorou, mas consegui. E achei ótimo, apesar desses momentos cansativos e tal. Fiz um trabalho sobre Platão nesse meio tempo e relacionei com o mito do Anel de Giges, se alguém aqui conhece, é basicamente a mesma história só que com um final mais drástico xD

Apesar de tudo, acho que vou demorar pra voltar a ler Tolkien... mas não pretendo parar!

 

Nesse tempo li também Os Homens Que Não Amavam as Mulheres, de um escritor sueco; um dos melhores livros que já li, de ficção policial. Recomendo a todos!

 

Agora estou lendo O Clube do Filme. Estou só no comecinho e por enquanto não me surpreendi. Espero que melhore XD

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Snoopy2.jpg   DilbertLPM.jpg

 

Lidos hoje (a tirinhas viciam e a gente lê rapidinho).

 

 

Dilbert (Scott Adams)

- Corra, o controle de qualidade vem aí!

Piadas do universo corporativo. Não conhecia Dilbert, e gostei tanto que vou atrás dos outros volumes.

 

Dogbert: não consigo me decidir se é melhor conquistar (o mundo) com um exército ou com uma nova religião.

Dilbert: de que maneira morrerá menos gente?

Dogbert: isso é o que estou tentando calcular nesta planilha.

Snoopy (Schulz)

- E sua turma.

Quando tentei ler pela primeira vez, achei meio chato, apesar de adorar os personagens graças ao desenho animado. Hoje eu dei uma segunda chance e li de uma vez só. Uma característica que eu gosto muito nas crianças das tirinhas do Snoopy é que elas falam como adultos, mas não como acontece nos filmes, em que as crianças adultas são exemplos de maturidade. Continuo preferindo a tristonha série animada.

 

Charlie Brown: chegou atrasado. O último pedaço de chocolate já se foi.

Snoopy: não acredito... Ele jamais teria ido embora sem dizer adeus.

Lucy in the Sky2009-11-06 23:42:57

Link to comment
Share on other sites

  • Members

snoopy5_posso%20fazerumapergunta%281%29.jpg

 

Snoopy (Schulz)

- Posso fazer uma pergunta, professora?

 

Snoopy: adoro livros sobre a natureza. Aqui está uma coisa interessante... “Um bacalhau pode botar até 9 milhões de ovos de uma só vez”.

Conrad (um pássaro da espécie do Woodstock): I!!I!II?

Snoopy: não, Conrad. Aqui não diz quem os contou.

 

 

 

aline3%284%29.jpg

Aline (Adão Iturrusgarai)

- Viciada em sexo

 

Tenho inveja dela. Também quero ter dois namorados.

Não gosto da arte de Aline, mas tudo bem...

 

Otto: descobrimos que você está nos traindo! Temo fotos comprometedoras de você e seu amante!

Aline: eu saí bem?

 

 

 

LPM_Hagar_v6.jpg

O melhor de Hagar o Horrível 6 (Dic Browne e Chris Browne)

 

Hamlet: como pode haver paz no mundo, pai?

Hagar: não é fácil, filho _ o homem tem que lutar constantemente por ela!

qx_hagar.JPG

 

 

 

DilbertVoceEstaDemitido_LPM.jpg  Dilbert_vol_3.jpg  

 

Dilbert (Scott Adams)

- Você está demitido!

- Preciso de férias

 

Dos quadrinhos que eu li no fim de semana, Dilbert conseguiu facilmente a posição de preferido. Todo aquele sarcasmo e aquelas críticas... É genial. Piadas sobre o absurdo tamanho do salário de um CEO, os entraves da burocracia, o incompetência do chefe que prejudica o trabalho dos outros, as promessas irrealizáveis da propaganda, e por aí vai...

 

Dilbert: nosso novo produto é uma tomada que não se liga a coisa nenhuma. Esperamos criar uma demanda para ele por meio de comerciais mostrando jovens dançando. E depois iremos todos para o inferno.

Chefe de cabelos pontudos, sobre Dilbert: ele não aceitou bem o último corte de verbas...

 

Mordac: oi, sou Mordac, o roda-presa da informação. Sua senha mudou!

Dilbert: qual é a nova senha?

Mordac: é todo o texto de "Código Da Vinci", exceto aqueles nos quais não acredito.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Terminei de ler Caim  e, para completar, estou nas últimas páginas de O Evangelho Segundo Jesus Cristo ambos de José Saramago.

 

Livros não recomendados para cristãos fervorosos, crentes que vivem com a bíblia à mão e pessoas que têem um certo medo de ler passagens bíblicas de forma tão "liberal" e com muito senso crítico, cínico e por que não, irônico. Aliás, muito irônico e crítico.

 

José Saramago não faz concessões à Deus, Jesus Cristo, a toda sagrada família e aos apóstolos. Uma visão bastante particular dos fatos narrados na bíblia. Por vezes, ele é cruel... assim como Deus!

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

 

Hagar O Horrível - Vol. 1 (Dik Browne)

Hagar: e você?

Advogado: vimos, por meio desta petição, declarar que a primeira parte, doravante denominada...

Hagar: meu advogado também quer cerveja.

 

 

 

510023.jpg

Como Elaborar Projetos de Pesquisa - Linguagem e Método

(Kahlmeyer-Mertens, Fumanga, Toffato, Siqueira)

Não li por requisição da faculdade, então acho que conta.

 

Eu valorizo a ciência e o aprendizado, apenas gostaria que não fosse tão horrivelmente complicado...

 

Fui buscar uma leitura que trouxesse o monstro chamado monografia para mais perto de mim (normalmente não queremos monstros perto de nós, mas não é uma questão de querer). O trabalho continua sendo uma criatura misteriosa, porque é fazendo que a gente aprende a fazer, mas o livro, com uma linguagem simples e um texto eficiente, tirou um pouco do mistério. Li apenas a parte que me interessava no momento, e não todo o livro.

 

Os autores me convenceram de algo que eu já sabia e não queria aceitar: a importância da pesquisa no ensino superior. E defendem que as normas exigidas em textos acadêmicos são essenciais porque o resultado da pesquisa é público, e portanto exige padrões que o deixem uniformizado. Mas palavras bonitas não fazem com que a extrema rigidez formal deixe de me preocupar.

 

Quando eu estiver brigando com as dificuldades da monografia, sei que ela fará de mim um ser infeliz, patético, murcho e agonizante, corroído pelo ódio e pelo desespero. Ao fim, eu serei apenas uma lembrança do que um dia já foi um ser humano, pois além de roubar por completo a alegria que eu consigo encontrar na vida, ela sugará praticamente toda a minha existência.

 

 

 

Terminei de ler Caim  e' date=' para completar, estou nas últimas páginas de O Evangelho Segundo Jesus Cristo ambos de José Saramago.

 

Livros não recomendados para cristãos fervorosos, crentes que vivem com a bíblia à mão e pessoas que têem um certo medo de ler passagens bíblicas de forma tão "liberal" e com muito senso crítico, cínico e por que não, irônico. Aliás, muito irônico e crítico.

 

José Saramago não faz concessões à Deus, Jesus Cristo, a toda sagrada família e aos apóstolos. Uma visão bastante particular dos fatos narrados na bíblia. Por vezes, ele é cruel... assim como Deus!

 

[/quote']

 

Gostei. 19

 

Infelizmente tenho muitos livros na fila (parece fila de transplante).

Lucy in the Sky2009-11-14 14:03:03

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Particularmente não gosto muito de livros do top 10 veja e outros rankigs.

Você diz que não gosta porque foi ler e percebeu que aqueles livros genuinamente tendem a te decepcionar' date=' ou rejeita os livros simplesmente por serem mais vendidos?

 

Mas acabo de ler 1808 - (Laurentino Gomes) - 10 anos de pesquisa. Muito bom o livro, acho que todo brasileiro deveria ler. Muito bem escrito!

Como assim "1808 - Laurentino Gomes - 10 anos de pesquisa"?
O 1808 dele que eu conheço é o da imagem abaixo.

"Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil". Foi o que atraiu minha atenção e me fez ir até o livro, quando eu entrava na livraria sem saber o que iria comprar.

Quem estiver curioso para conhecer a História do Brasil provavelmente gostará do livro, pelas informações que traz sobre uma parte da História do nosso país. E a linguagem não acadêmica torna a leitura acessível a uma parcela maior dos brasileiros. Eu, que não sou intelectóide (isso não foi direcionado a ninguém aqui), prefiro assim, porque considero uma leitura mais agradável, embora leia a linguagem acadêmica também.


1808.jpg

 

Desculpe Lucy, Estive ausente.

 

O que eu disse foi.

 

 

  Que o livro de 1808, foram 10 anos dedicados a pesquisa da história do Brasil.

 

Era isso!

 

=]

 

Voltando ao outro assuntos dos livros top 10.

 

  Não são todos que decepcionam, exitem ótimo títulos entre eles, porém não acho justo com alguns livros que são tão bons quanto nunca aparecerem.

 

Estarei constantemente online agora, aberto a questionamentos.

 

Boa leitura à todos.. hehehehe.. =D
Link to comment
Share on other sites

  • Members
O problema com a escola é um assunto recorrente aqui nos meus pensamentos. Tentaram nos adestrar' date=' e não educar. Quiseram colocar muitos conhecimentos em nossa cabeça, mas não nos ensinaram a pensar, a ter uma visão ampla e crítica. As aulas de literatura são um exemplo. Ao invés de guiar o aluno na interpretação do texto, o professor lança uma interpretação pronta, em concordância com o vestibular, para que o aluno decore e reproduza nas provas. E não se preocupa em levar o aluno a perceber a emoção que a arte pode despertar, e que o livro é uma fonte de lazer. É uma contribuição para a idéia nociva de que o livro é um objeto de erudição distante e indecifrável. Mas não estou querendo culpar apenas o professor, pois ele depende das condições que a escola oferece, e ambos dependem da atuação do governo na educação.[/quote']
O problema da escola não é o professor...é do sistema educacional mesmo...que de uma maneira grotesca tira do aluno a curiosidade' date=' que é atraves dela que o aluno aprende.

Comecei a ler "CÓDIGO DA VINCI" , a minha mãe encheu de ler esse livro, disse que tem que tr muito saco06[/quote']
O mercado nunca é feito apenas de bons profissionais, seja lá quais forem as condições. Não se pode generalizar, dizendo que todos os professores seriam bons profissionais se o sistema fosse melhor.

O Código Da Vinci é divertido. Eu li em menos de 5 dias.
Só o fato de mexer com a Igreja Católica já me agrada 06, ainda que isso não seja suficiente pra me fazer gostar de um livro.

 

 

  Um bom livro com novas ideias,  A ESCOLA SEM SALA DE AULA.

Não são apenas ideias esta escola existe e no Brasil.

Um dos três autores é Ricardo Semler - o mesmo do livro "Virando a própria mesa".

Vale a pena ler pois ataca diretamente todas as ideias da escola tradicional.

 

 
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...