Jump to content
Forum Cinema em Cena

Qual Livro Você Está Lendo?


Administrator
 Share

Recommended Posts

  • 3 weeks later...
  • Members

 

 

obj_comunismo.jpg

 

 

 

O Comunismo (Richard Pipes)

 

Nunca estudamos de verdade o comunismo e o capitalismo na escola. Apenas

aprendemos que o capitalismo é ruim porque gera desigualdades, enquanto

o comunismo é bom por formar sociedades igualitárias e, em

consequência, aniquilar as mazelas sociais. E aprendemos que o comunismo

não deu certo, mas o que aconteceu nos países que o adotaram é omitido.

As informações que nos faltam nós podemos encontrar em livros como o de

Pipes, que escreveu uma narração acessível sobre o ideal comunista e sua

ruína, explicando as medidas tomadas pelos países que tentaram

implantar o sistema e as consequências desastrosas. 

 

 

Lucyfer2011-11-13 18:09:25

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O Espião que Sabia Demais (Tinker Taylor Soldier Spy, John Le Carré)

 

Só digo uma coisa. Qualquer um que escreva um roteiro minimamente inteligível em cima dessa maçaroca de situações e personagens irrelevantes já merece um prêmio. O livro não tem um objetivo definido, é muito pouco envolvente e bastante sonolento. Um dos casos em que o filme tem grandes chances de ser muito superior à obra original. E agora estou realmente curioso, porque não consigo imaginar isso aqui transposto pra tela. É um dos livros menos adaptáveis que eu já li.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

30jnsqv.jpg

 

Maconha, Cérebro e Saúde (Renato Malcher-Lopes e Sidarta Ribeiro)

Texto compreensível mesmo para quem não é da área de ciências

biológicas. Começa com um breve histórico do uso da maconha ao longo de

séculos, depois explica como ela age no cérebro, com seus efeitos

positivos e negativos, e dá atenção principalmente aos benefícios do uso

medicinal. A existência de propriedades terapêuticas não é novidade, e

eu busquei um livro que trouxesse informações científicas livres do

tabu, que faz com que vários países impeçam o aproveitamento da planta

por pessoas que poderiam se beneficiar dela.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Não tenho interesse em histórias de natal' date=' e desisti de Dickens depois de Um Conto de Duas Cidades. Até pensei em ler Oliver Twist ou Grandes Esperanças, mas não tive coragem.

 

[/quote']

 

Putz, Um Conto de Duas Cidades é o mais chato que li dele. Oliver Twist e David Copperfield são muito bons. E também adoro Um Conto de Natal.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Estou lendo História da Vida Privada 2 lentamente. Depois de um hiato, comecei mais um capítulo, que está melhor do que o anterior. Continuo Fahrenheit 451, que é meio monótino, apesar da ótima premissa. E comecei, mais tarde do que deveria, Harry Potter and the Half Blood Prince.

 

Não tenho interesse em histórias de natal' date=' e desisti de Dickens depois de Um Conto de Duas Cidades. Até pensei em ler Oliver Twist ou Grandes Esperanças, mas não tive coragem.

 

[/quote']

Putz, Um Conto de Duas Cidades é o mais chato que li dele. Oliver Twist e David Copperfield são muito bons. E também adoro Um Conto de Natal.

Será que eu comecei pelo pior de todos? Que sorte a minha... smiley24

Eu descobri Um Conto de Duas Cidades lendo X-Men. Xavier deu de presente a alguém e eu fiquei curiosa. Grandes Esperanças eu tive vontade de ler por causa do filme com Gwyneth Paltrow e Ethan Hawke, mas nem cheguei a ver o filme.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Depois de um período conturbado, agora encontrei novamente tempo para ler. Matei bem rapidamente Vozes do Retrato, do Dalton Trevisan. Nunca tinha lido nada dele. O livro em questão é uma coletânea de contos, alguns até bem bons, outros fraquinhos. No geral, eu diria que é um livro interessante, mas não memorável.

 

 

 

E voltei à carga com Assim Falava Zaratustra e Paraíso Perdido, e em ambos os casos estou próximo de terminar.

Link to comment
Share on other sites

 

 

images?q=tbn:ANd9GcTehsHRGW_QXpn_f9Ph6BC
Guerra e Cinema - A Logística da Percepção - Paul Virilio - Uma interessante incursão pelo mundo manipulador do cinema, uma investigação sobre logística militar e "dispositivos visuais", segundo o autor, "...o campo de percepção de uma guerra é mais importante que o campo de batalha

propriamente dito."  Esse foi o último que eu comprei também.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Acrescentei The Lives fo Kings and Queens of England, porque o livro chegou e eu não resisti. E recomecei a ouvir Marie Antoinette: A Journey, de Antonia Fraser. Um total de 5 livros e eu não tenho tempo pra eles.

 

despair.png

 

Depois de um período conturbado' date=' agora encontrei novamente tempo para ler. Matei bem rapidamente Vozes do Retrato, do Dalton Trevisan. Nunca tinha lido nada dele. O livro em questão é uma coletânea de contos, alguns até bem bons, outros fraquinhos. No geral, eu diria que é um livro interessante, mas não memorável.

 

 

 

E voltei à carga com Assim Falava Zaratustra e Paraíso Perdido, e em ambos os casos estou próximo de terminar.[/quote']

Não sou muito de contos, mas este ano abri exceção para Kafka e Gogol, e foi ótimo.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

O pai tem aqui um livro de contos do Dostoyevsky' date=' se bobear eu parto pra ele depois.[/quote']

Eu nem sabia da existência de contos dele.

 

 

Um que vale a pena conferir (mas tu provavelmente já conhece) é o Poe.

É, eu já li Contos Extraordinários.

 

Outro muito bom é Neil Gaiman.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

O pai tem aqui um livro de contos do Dostoyevsky' date=' se bobear eu parto pra ele depois.[/quote']Eu nem sabia da existência de contos dele.

 

Um que vale a pena conferir (mas tu provavelmente já conhece) é o Poe.
É' date=' eu já li Contos Extraordinários.Outro muito bom é Neil Gaiman.[/quote']

 

 

 

Acabei de ler Casos Extraordinários, muito bom!!

 

 

 

Alguns são puro terror e suspense (de forma reduzida), outros são pura aventura.

 

 

 

Eu enxerguei filmes naqueles contos.

 

02.gifLEospider2011-11-20 21:45:15

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Todos esse são livros do Poe??

O Guardião de Memórias é de Kim Edwards' date=' e chega um momento em que enche a paciência com o drama de ter perdido a filha (a autora não conseguiu me manter sensibilizada o tempo todo). A Última Volta do Parafuso é um livro de terror de Henry James, pra mim uma obra menor, mas ainda assim muito boa, cheia de nervosismo. E O Processo é mais um dos pesadelos de Kafka.

 

 

Quando eu disse que exerguei filmes neles eu queira dizer que dariam ótimos filmes se fossem bem trabalhados, como o Escaravelho de Ouro.

Eu entendi... Fui justamente o que eu enxerguei nos livros que eu citei.

 

Lucyfer2011-11-22 12:49:24

Link to comment
Share on other sites

  • Members

fahrenheit-451-ray-bradbury.jpg

Fahrenheit 451 (Ray Bradbury)

É relevante o discurso sobre a imposição da vontade egoísta da maioria, que não quer ser incomodada pela existência de alguma preferência minoritária, e sobre a insistência em impor um modelo que, em teoria, deve garantir a felicidade de todos. O vazio toma conta de todo mundo, por causa da repressão de pensamentos inquietantes e de sentimentos mais fortes, numa sociedade onde o importante é "saber fazer as coisas, e não saber por que são feitas". Livro centrado nas percepções de Montag, com sua mente atrofiada que começa a se rebelar. A distopia é triste, e eu não sei por que o protagonista não me alcançou de verdade e os livros queimando não me deixaram em choque. É um livro apenas bom.

 

Prefiro muito mais o filme de Truffaut.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

2010010612301367554.jpg

 

 

 

A Travessia de Eva (Pierre Péju)

 

As pessoas podem ser tão solitárias e insignificantes, por não terem

quem se importe com elas. O livreiro que encontra estímulo apenas nos

livros, a menina que sempre espera sem saber se a mãe vai voltar e a mãe

que não quer cuidar da filha, mas que é difícil de rotular simplesmente

como uma pessoa ruim. Depois de ter atropelado a menina, seria mais

realista o livreiro seguir com a rotina, preocupado com seus próprios

problemas. Mas onde normalmente haveria indiferença surge culpa e

compaixão, e onde deveria haver afeto predomina a indiferença. Os

eventos caminham para um final que é lindo, mas de um jeito muito

triste.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...