Jump to content
Forum Cinema em Cena

Manchas na Face do DVD


Movie Freak
 Share

Recommended Posts

  • Members
Mais um DVD da minha coleção foi acometido das infames manchas. A vítima da vez é Os Dez Mandamentos - Ed. Colecionador - Duplo. Detalhe que já é o TERCEIRO DVD da Paramount que me dá isso... Lá vou eu de novo repetir a via crúcis...

 

Que estranho, o meu Os Dez Mandamentos (3 discos) em digipack deu problema de manchas, assim como o DVD de O Mágico de Oz (3 discos) também em digipack, resolvi com detergente neutro e água corrente !16
Link to comment
Share on other sites

  • 8 months later...
  • Members

Olá pessoal, sou novo aqui e vou continuar com esse tópico que já dura anos.

 

Pelo que li em todas as mensagens a situação é a seguinte:

 

- A "mancha maldita" se encontra entre as camadas dos DVDs Dual Layer

- Ela se chama DLD ou "Dual Layer Deterioration"

- Não é fungo, não é mau uso

- Ela se dá por causa de uma reação química dos produtos utilizados "dentro" do DVD.

- Não é possível sua recuperação por meio de polimento e similares.

- Um fato importante, os DVDs que mais sofrem com isso parecem ser os da Warner (O Senhor dos Anéis, Harry Potter, Matrix e etc...)

 

Sou dono de uma videolocadora aqui no RS e, hoje, estou com 2 discos com a maldita mancha, "HP e A Câmara Secreta" e "Supernatural 4ªT disco 3". Já tive outros discos assim que acabaram encontrando a lixeira como seu jazigo.

 

Alguém por aqui sabe com recuperar esses discos, ou, ao que me parece, eles não tem volta?

Alhuém conseguiu sucesso com troca de DVDs Warner comprados a mais tempo?

 

Abraço a todos e obrigado desde já.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 10 months later...
  • Members

olá... foi mal resuscitar o tópico, mas gostaria de saber se alguém teve sucesso com a troca de algum produto da Warner?

 

comprei a trilogia extendida do SDA, fiz uma maratona overdose logo lque chegaram... aí um tempo depois resolvi fazer a mesma coisa, e descubro manchas em todos os discos dos filmes, e em alguns discos de extras... mesma coisa que já tinha acontecido com o meu O Poderoso Chefão.

 

estou pensando em entrar em contato com a Warner para a troca, mas gostaria de saber se alguém já obteve exito em fazer essa operação com essa distribuidora.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Atualizando a minha situação...

 

Na página anterior, numa mensagem minha de 2009, eu disse que tive problemas com discos da 10ª temporada de Friends importada dos EUA.

 

Agora, para a minha infelicidade, quase todos os meus DVDs importados de Friends estão com problema. Tenho as temporadas 7, 8, 9 e 10 importadas e apenas a 8ª está com todos os discos perfeitos.

O problema é sempre depois da mudança de camada.

 

Será que acontece isso com blu-ray?

 

:(

 

 

Link to comment
Share on other sites

 

 

Nunca ouvi nada a respeito sobre blurays e espero nunca ouvir. rs

 
Acho que o clima seco de Brasília contribui para o não aparecimento dessas manchas, ainda não ouvi relatos de ninguém daqui. Fico pensando depois de ler a historinha macabra do amigo aí de cima sobre SDA, será que o Sub está "desovando" esses dvds? 06 Com meu box a caminho, medo....   
 
 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

  Que bom que esse tópico não morreu. Acompanho ele desde o início do ano passado.

  Possuo videolocadora e seguido aparecem esses DVDs com mancha. Mas não são só da Warer não. A Warner lidera minha pilha de discos manhcados, depois vem Sony, Paramount e Dreamworks. Me parece que distribuidoras menores como Flashstar, Focus e outras não tem esse problema.

  Essa semana recebo visita do meu distribuidor, já enviei e-mails para a empresa e eles já estão cientes desse problema, porém seria interessante que mais pessoas entrassem em contato com a Warner e outras distribuidoras que apresentaram problema para enviar uma mensagem de indignação.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

Respondendo ao P Rubens... eu também tive o mesmo problema com o box da versão estendida do "Senhor dos Anéis". Semanas depois da caixa chegar (comprei no lançamento) quatro discos estavam apresentando sinais de deterioração, sendo que um deles já travava. Entrei em contato com a Warner e eles trocaram o box sem problemas. O box substituto chegou algumas semanas depois da reclamação... e hoje já tem três discos deteriorando!!

 

 

 

Eu receio que o problema não seja mais ocasional, suspeito que nos últimos anos o rigor de qualidade com os DVDs esteja caindo, talvez porque as atenções se voltaram para o blueray, sei lá. Muitos dos meus discos estragaram, mas notei um detalhe interessante: todos os discos que estragaram foram comprados nos últimos quatro anos. Tenho dezenas de DVDs bem antigos que continuam perfeitos e rodando. O único disco antigo que tenho que deteriorou foi um disco de banca de jornal de "A Odisséia" que era visivelmente de qualidade inferior desde que comprei. Claramente uma anomalia.

 

 

 

Já os meus discos novos aparentemente nenhum está seguro. E parece que box de seriados são mais suscetíveis. Três discos da primeira temporada de "Roma" estragaram, assim como o disco 1 da primeira temporada de "Sete Palmos". Comprei "Across the Universe" nas americanas e quando fui assistir pela segunda vez já descobri uma mancha enorme. Mesma coisa o disco de extras de "2001" da coleção nova do Kubrick (e receio estarem aparecendo sinais no "Laranja Mecânica" também)

 

 

 

Resultado: copiei todos os meus box de seriados em DVD5 tentando manter o máximo que pudesse da qualidade e vendi meus boxes antes que estragassem de vez. Simplesmente não valia a pena ficar passando pela via sacra de tentar trocar cada disco com problema. E agora não compro mais DVDs. Simples assim (ainda mais quando comecei a alertar outros amigos colecionadores e eles começaram a entrar em pânico ao encontrar montes de discos deteriorados... todos comprados nos últimos quatro ou cinco anos)

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Lembro que falavam que DVD ia durar muito tempo pela sua tecnologia, que bela propaganda enganosa, isso só dá motivo para as pessoas fazerem pirataria, acho que é mais seguro manter um arquivo no PC e uma copia no Pendrive, que alias as TV hoje estão aderindo ao Pendrive, se continuar assim, o desinteresse sobre DVD e Blu-ray vai cair, hoje as locadoras estão em baixa, as lojas da Blockbuster no Brasil foram compradas e fizeram junção com as americanas, amanha elas serão extintas.

 

 

 

Acho que os colecionadores perdem mais nessa história, em ter DVDs em estantes como livros, como uma obra de arte e obras primas, acho que isso ficará no passado.

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
  • 1 month later...
  • Members

Bom dia não sou colecionador de filme mais estou passando pelo mesmo mal do pessoal do forum, possuo videogame xbox e meus jogos como o videogame são todos artigos originais e infelizmente perdi 1 dvd devido estas manchas, e mais 3 tiveram inicio das mesmas.

 

Neste link segue imagem do que aconteceu com minha midia do Vanquish,

http://imageshack.us/photo/my-images/825/201201130017401.jpg/

este dvd foi comprado no wallmart cerca de 8 meses atras. Vi que as mesmas manchas começaram em mais 3 dvds so que eles não estão intulizaveis ainda. Sei que meu xbox esquenta demais e a sala não tem tanta ventilação assim, por isso acredito na teoria do pessoal de ser disc rot. Antes eles ficvam acondicionados em uma caixa de sapato e depois do acontecido coloquei em uma estante e a limpei com vinagre e comprei silica em sasche em gel pra ver se o processo não se alastrava pros demais dvds.

Estou postando mais para ver se alguem tem alguma sugestão ou se conseguiu evitar que este processo continuasse. Tenho cerca de 30 dvds e é frustante ver midias de 130 a 200 reais irem embora desse jeito

 

Link to comment
Share on other sites

  • 11 years later...
  • Members

Já existem diversos vídeos e tópicos explicando que certos lotes de DVDs e até Blu-rays "apodreceram", estragaram com o tempo.

Esse é um:

Por exemplo, DVDs da Warner, entre 2006 a 2009. Apesar que discos são também suscetíveis a condições ambientais adversas, forma que a gente os armazena... porém, comprovadamente isso não explica os vários casos.

Tem até disco da Criterion envolvido. OBS: não são todos, claro, mas alguns específicos. E pode não acontecer com todo mundo. Outro detalhe é que pode estar ligado a certas fábricas de produção. Em teoria esses discos podem durar décadas, mas nesses casos a mancha aparece e o disco corrompe os dados.

Link pra um tópico dedicado: https://forum.blu-ray.com/showthread.php?t=324661&highlight=disc+rot

E aparentemente CDs são os piores pra estragar, depois DVDs, e os melhores são os Blu-rays, pela forma como são produzidos.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...