Jump to content
Forum Cinema em Cena

A Lenda de Beowulf


Nacka
 Share

Recommended Posts

  • Replies 106
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Imagens lindas e nada mais.

Não entendo...como um filme classificado para 14 pode ter tanta conotação sexual?Só porque é todo em CGI?14

As cenas onde o Beowulf fica pelado e várias coisas são usadas para esconder o bingulin dele foram completamente toscas e humor pastelão.....me lembrou Os Trapalhões.14
Link to comment
Share on other sites

  • Members

A Critica a seguir contém Spoilers<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

A Lenda de Beowulf

 

 

Antigamente eu fazia a avaliação de um filme com famigeradas estrelas e notas, que tinham valor simbólico e ilusório. Então percebi que maior do que lançar um valor boçal de notinhas e estrelinhas, eu atribuía mais valor a obra assistida ao expressar os meus sentimentos com as palavras. Assim declaro que o filme épico de Robert Zemeckis é colossal, por mostrar não mais um épico bem feito com tecnologia, roteiro, trilha sonora e tudo mais. Mas sim por mostra um épico com um herói mal feito, por ter um indivíduo que se mostrou mais forte nas lendas do que ele realmente é. Este foi o filme A Lenda de Beowulf. Contudo antes de começar a criticar, relembro que isto é cinema que busca uma arte dentro da arte. Logo é perfeitamente comum uma mídia influenciar outra sendo que muitas vezes uma mídia não tem obrigatoriedade de fundamentar laços de lealdade narrativa da outra arte. Deste modo, o cinema como qualquer outra arte cria algo novo de algo antigo. Se isto sai melhor ou pior não cabe a gente julgar, pois é desconexa uma arte como a escrita de epopéia e exibição de um longa, que é feito de escrita, som, imagem que produz outro efeito no receptador da informação.

 

O filme relata o primeiro poema épico de língua inglesa, Beowulf. Existem várias narrativas por conseqüência de sua anonimidade. O ponto é... todos os relatos e versões diversas apontam um herói como a força descomunal similar ao próprio Hércules da Mitologia Greco-romana sendo capaz de livrar o reino de Hrothgar do mal encarnado. No poema Beowulf é um salvador, que não busca nada em troca de sua façanha ao derrotar Grendel ele recusa a oferta do ouro e até mesmo o Trono. Um verdadeiro herói integro, mas aqui ele é um homem falho cheio de orgulho e adora se vangloriar. Este é Beowulf (Ray Winstone) de Zemeckis, a sua personalidade aqui tem profundidade tridimensional. O herói por um momento na estória, se auto valoriza com o seu nome a todo momento. Enquanto em outra situação ele mal consegue ter orgulho de ter toda a reputação que tem nas terras que conquistou. Mas voltando do começo, na primeira parte somos apresentando a corte feliz de Horthgar que é reverenciado como um grande rei e herói matador de dragões. Vemos de fato todos os trejeitos e cacoetes dos atores como Anthony Hopkins (Horthgar), Brendan Gleeson (Wiglaf) até Crispin Glover (Grendel) na técnica de captura de movimentos que evoluiu e muito desde de “Final Fantasy The Spirits Within”, embora este se supera tanto em técnica como no roteiro conciso, que liga todo um ciclo de conspiração na acessão dos reis na Dinamarca. Uma música fantástica de Alan Silvestri, que se adapta como nunca nas mais diversas situações do filme. Ora a música toma contornos harmônicos como uma carga dramática pesada especialmente no momento que Beowulf pressiona um prisioneiro frísio para que o mate, ora com um carga épica e com ares de ação quando o herói caça o dragão.

 

O filme em si tem vários climas que se adaptam de forma eficiente ao logo da projeção. No primeiro instante, vemos um momento de terror e suspense na figura de Grendel como é incomum nos desenhos e animações corriqueiras até mesmo para a maioria dos filmes de hoje.  Ouso a dizer, que este é um dos poucos filmes, que me fizeram saltar da cadeira de sustos arrepiantes no cinema em muitos anos de filmes o ultimo se não me engano foi O Exorcista. Aproveitando para tecer um pequeno comentário a parte. A figura de Grendel é horripilante, nojenta e desagradável, ao mesmo tempo é uma criatura lamentável e sofrida. Assim quando o vemos sendo perseguido e derrotado pelo herói sentimos até uma certa pena da criatura e neste momento, o mostro passa a ser o próprio Bewulf. Tanto, que em determinada cena a Mãe de Grendel (Angelina Jolie) mostra como é ambíguo os horrores do seu filho e do herói que o perseguiu. O próprio Beowulf anos mais tarde, se vê como um mostro. Ele declara que a época das criaturas míticas acabou e que os únicos que são os próprios humanos na sua cobiça por poder.

 

Em outros momentos o filme tem ares de ação. Mas nos passam para uma ação frenética, que te deixa na agonia do destino dos personagens no terceiro e ultimo ato. Mesmo para aqueles que já leram o conto ou o poema é difícil encarar sem muito pesar pelo preço da glória do herói depois do nefasto pacto.

 

A propósito o pacto diabólico com a figura da Mãe de Grendel aqui ganha contornos até que de forma pequena na obra de Goethe com o seu famoso Fausto. Beowulf com o pacto de gerar um filho poderoso com a Mãe das Trevas, perde sua alma e nela sua felicidade seu amor ao longo dos anos. O filme toma ares de tragédia com este pacto, que condena o reino que ele jurou proteger e por querer em parte proteger este reino da calamidade, ele acabou se aliando ao mal.  Já logo no início os eventos todos caminharam de forma dura para ele absorver este pacto, sedimentado na ganância do homem pelo poder. E o poder é um peso freqüente na cabeça dos soberanos como lembrou a Rainha Wealthow.

 

Em fim, o filme ultrapassou minhas expectativas positivas. Não é só uma ótima diversão como também um filme como um conteúdo denso demais para uma animação 3D. Até mesmo para um filme, que não seja de animação ele se supera e muito em minha opinião acho o melhor filme do ano no quesito entretenimento. Deixa as decepções do ano no chinelo.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Imagens lindas e nada mais.

Não entendo...como um filme classificado para 14 pode ter tanta conotação sexual?Só porque é todo em CGI?14

As cenas onde o Beowulf fica pelado e várias coisas são usadas para esconder o bingulin dele foram completamente toscas e humor pastelão.....me lembrou Os Trapalhões.14

 

 

 

Que humor? O foco do filme nem foi este. Acho que você pegou outra sessão.

 

Não sei por que desqualificar um filme, por não apresentar a nudez por completo ou ocultar? Se isto é motivo de depreciar, acho que muito filme bom que tem ai, vai pelo ralo. E outra. Não sei por que desta necessidade em ver pênis em 3D? É fetish?
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Imagens lindas e nada mais.

Não entendo...como um filme classificado para 14 pode ter tanta conotação sexual?Só porque é todo em CGI?14

As cenas onde o Beowulf fica pelado e várias coisas são usadas para esconder o bingulin dele foram completamente toscas e humor pastelão.....me lembrou Os Trapalhões.14

 

 

 

Que humor? O foco do filme nem foi este. Acho que você pegou outra sessão.

 

Não sei por que desqualificar um filme' date=' por não apresentar a nudez por completo ou ocultar? Se isto é motivo de depreciar, acho que muito filme bom que tem ai, vai pelo ralo. E outra. Não sei por que desta necessidade em ver pênis em 3D? É fetish?
[/quote']

Não falei que o foco do filme foi o humor meu filho,fique calmo.

Falei que as cenas onde usaram várias coisas para esconder o pênis do Beowulf foram ridículas,desnecessárias (ele poderia usar aquela sunga preta que ele usou em outras partes do filme),que ME LEMBRARAM humor pastelão (lembro de cenas idênticas a estas em Autin Powers).

Falei também que a classificação do filme foi muito baixa (14 anos) para um filme com tanta conotação sexual (O cara ficar olhando para o mega decote da mulher e depois ficar com ela no canto e perguntar se ela não quer a salsicha dele,entre outras cenas).
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sexualidade é tabu' date=' enquanto a violência do filme nem se nota. Não é mesmo?

[/quote']

Um filme onde a sinopse é um herói que mata um demônio ,luta com dragões,e luta contra a mãe do demônio a violência não é uma surpresa.

Mas um filme para pessoas apartir de 14 anos(acompanhado de responsável crianças de 12 anos,que é o caso do meu irmão,podem entrar) podem entrar ter tamanha conotação sexual realmente é uma surpresa....
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Censura é uma piada. Como se isto impedisse dos piralhos de verem muitas coisas escondidas dos pais. Eu lembro perfeitamente disto na minha infância, não conheci nenhum piralho assim como eu da minha época que não burlou a censura. Imagine hoje em dia.06

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

E ainda minha opinião é a mesma sobre a conotação sexual do filme. Acho que muitos dão bastante atenção à sexualidade dos filmes, e pouco se preocupa com a violência destes mesmos filmes. Logo isto é uma hipocrisia do caramba. Não é atoa que nos USA, uma nação de puritanos anti-sexo, se encontra mais malucos vidrados em armas cometendo atrocidades devido a repressão sexual da sociedade em que vivem.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Rafal a própria Angelina Jolie se mostrou surpresa do filme ter uma classificação etária tão baixa (vc pode ver isso a na página anterior)... reclama para a censura.

 

 
[/quote']

Pois é.....Esse filme têm uma conotação sexual muito grande para estar classificado em 14 anos (lembrando que,crianças de 12 acompanhadas de responsavel também podem ver).

Quanto a violência do filme eu até entendo que ele consideraram menos impactantes por ser em CGI...mas a conotação sexual esta nos diálogos,logo,não importa se está em CGI ou qualquer outra técnica.

 

Sim Jail,a conotação sexual é alta.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Pois é.....Esse filme têm uma conotação sexual muito grande para estar classificado em 14 anos (lembrando que' date='crianças de 12 acompanhadas de responsavel também podem ver).

Quanto a violência do filme eu até entendo que ele consideraram menos impactantes por ser em CGI...mas a conotação sexual esta nos diálogos,logo,não importa se está em CGI ou qualquer outra técnica.

 

Sim Jail,a conotação sexual é alta.
[/quote']

 

Eu mereço?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Beowulf_P6.jpg

 

A Lenda de Beowulf prima pela estética imprimida com grande competência por Robert Zemeckis, superando a limitação imposta pela produtora (o filme seria exibido em 3-D em vários lugares, portanto alguns quadros deveriam ter tal função) com talento e fineza, com travellings muito bem encaixados, planos e marcações estratégicos e (o meu preferido) planos rasteiros para imprimir agilidade ao filme. E nem vou comentar a animação foda que... dispensa comentários.

Mesmo assim, a história é muito monótona e não existe uma boa construção de personagens. A maioria é desperdiçada por... nada! São 110 minutos sem muito a dizer, enrolando bastante e enchendo o filme com personagens dispensáveis e seus intérpretes horrorosos (Malkovich, em particular, está péssimo; enquanto Robin Wright Penn é desperdiçada). E falando no elenco, o único realmente digno de nota é Anthony Hopkins, que deixa sua marca registrada, com seus tiques e sua risada esganiçada. Ray Winstone é mediano apenas.

E por fim, com tanta beleza que tenta esconder uma história fraca (não li a história que originou o filme, falo do roteiro mesmo) e com uma perseguição que tenta mexer as coisas, aqueles trejeitos típicos de personagens de filmes épicos continua a me irritar (dessa vez, escutar "I am Beowulf" não me irritou, talvez por ter escutado o bosta do Gerard Butler com "This is Sparta", vai saber...). Sim, compreendo que faz parte da história antiga, mas minha mente ainda não se acostumou com a imponência dos soberanos e, principalmente, a maneira porca e animalesca com que se porta a ralé (Zemeckis quase me fez deixar isso de lado, mas boicotou a si mesmo quando mostrou um grupo de mulheres arrotando, com propósito claramente cômico).

Sem novo a dizer, o filme até investe em uma personagem com moldes arriscados, frágil (tanto fisicamente como psicologicamente) já que Beowulf é um anti-herói completamente arrogante, mas isso acaba distanciando o espectador do protagonista. E como torcer por sua vitória então? Simples, ponha Anjelina Jolie vilanescamente grotesca que assim nos rendemos a Beowulf. É triste ver que, em busca de uma saída mais fácil, os roteiristas abandonam sua corajosa atitude...

 

Me dói profundamente ter que fazer isso, já que Zemeckis é um dos meus diretores favoritos, mas realmente o filme é bem fraco. Vou ter que repetir vários: sinto saudades do antigo Zemeckis...2,5/5

P.S.: Agora eu vou repetir a mim mesmo: definitivamente esse não foi o ano das animações.

Bernardo2007-12-04 22:58:27
Link to comment
Share on other sites

  • Members

é que a censura esta passando por momentos conturbados no Brasil. Tem muito cineasta reclamando que eles põe censura menor para filmes violentos do que filmes com conotação sexual.

 

 

 

 

 

Por exemplo, filmes que falam de sexo tem censura maior que filmes violentos.

 

 

 

e não sei se influencia e é um comentario meio off, mas se a novela da globo é 12 anos, então porque não esse filme ser 14 hahahaha....

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Concordo, até. Não somente a conotação sexual é grande, como também a violência é gratuita em várias cenas. Creio que a censura menor se deva ao fato do filme ser uma animação. Vcs sabem, existe sempre essa coisa de "se é animação, a coisa é mais leve", não é à toa que raramente temos uma animação para adultos como Beowulf.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

E por fim' date=' com tanta beleza que tenta esconder uma história fraca (não li a história que originou o filme, falo do roteiro mesmo) e com uma perseguição que tenta mexer as coisas, aqueles trejeitos típicos de personagens de filmes épicos continua a me irritar (dessa vez, escutar "I am Beowulf" não me irritou, talvez por ter escutado o bosta do Gerard Butler com "This is Sparta", vai saber...). Sim, compreendo que faz parte da história antiga, mas minha mente ainda não se acostumou com a imponência dos soberanos e, principalmente, a maneira porca e animalesca com que se porta a ralé (Zemeckis quase me fez deixar isso de lado, mas boicotou a si mesmo quando mostrou um grupo de mulheres arrotando, com propósito claramente cômico).

[/quote']

 

Não sei o motivo desta implicância com os personagens de época “I AM BEOWULF”, “I AM LEÔNIDAS etc. 17

 

Queriam algo mais simpático de soberanos sanguinários? 06 

 

Algo mais Shakespeariano como Hamlet, Henrique V, ou mesmo Ricardo III com um Laurence Oliver?06

 

Acho que muitos esperam uma visão romântica e por si só de natureza ingênua. Boas maneiras em filme épicos onde a violência rola solta, com boas maneiras no modo de falar parece algo nada condizente com a realidade do ambiente. O ambiente é desajustado e por conseqüência seus personagens o são. Claro que isto no teatro pode proporcionar uma maravilha, mas no cinema isto ao meu ver pode ter resultado distintos e bem subjetivos. Entre uma atuação cheia de pompa sem gritaria e conversa mansa sendo que o ambiente em nenhum momento lhe da está possibilidade de visualização civilizada, se torna risível. 06
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...