Jump to content
Forum Cinema em Cena

Charles Chaplin


ltrhpsm
 Share

Melhor filme do Chaplin  

17 members have voted

  1. 1. Melhor filme do Chaplin

    • O Garoto
      2
    • Luzes da Cidade
      3
    • Em Busca do Ouro
      1
    • O Grande Ditador
      4
    • Tempos Modernos
      8
    • Luzes da Ribalta
      0
    • O Circo
      0
    • Monsieur Verdoux
      0
    • Um Rei Em Nova York
      0
    • A Condessa de Hong Kong
      0
    • Casamento ou Luxo
      0
    • Outro
      0


Recommended Posts

  • Members

Meu top:

 

1. O Grande Ditador

2. Tempos Modernos

3. Luzes da Ribalta

4. O Garoto

5. Em Busca do Ouro

6. Luzes da Cidade

 

Preciso rever: 1, 2, 6. Comentários do 3 e 5:

 

Luzes da Ribalta - Dir.:Charles Chaplin

Uma ode à vida. Uma ode aos que vivem. Uma ode aos que sabem viver. É isto que Charles Chaplin, o brilhante produtor/compostior/roteirista/diretor/ator propõe e cumpre perfeitamente num de seus poucos filmes falados, Luzes da Ribalta. Se em O Grande Ditador, ele já se mostrava capaz de discursos potentes, aqui ele confirma mais uma de suas qualidades: a valorização do texto na cena. Conservand, contanto, a sua mistura simples e eficiente da comédia emotiva; sendo esta emoção que me segurou e deu forças para travar a minha maior batalha a fim de assistir a um filme: perdi de cerca de quinze minutos devido a defeitos (isto porque já tinha trocado Rebecca pelo mesmo motivo), tive que avançar, voltar, tirar e recolocr o DVD v´rias vezes e - pior de tudo - ver a versão francesa, porque a americana empacou e temia por estragar meu aparelho.

 

Depois do meu choro inicial, comentemos a obra. Chaplin idealize esta beleza por viver: da juventude aos nossos ritos finais; nas dificuldades e nos gloriosos tempos com o seguinte enredo: Calvero (não, não é o Vagabundo) é um ex-comediante de sucesso que vive sozinho num hotel de Londres, quando salva a vida de uma jovem bailarina suicida. Estas duas personagens trocarão os sentimentos e vivências na busca da felicidade. A primeira hora é pura e belíssima; nela, Calvero traz suas reminiscências, enquanto transforma a maneira de pensar daquela adolescente. Dentre as tantas lições que Chaplin esbanjou saber transmitir com o passar de sua própria vidfa e experiência; estão: "a vida, assim como a morte, é inevitável"; lutamos pela felicidade, mas o que é a felicidade?; com o passar dos tempos, vemos algumas deilusões, mas nos paegamos à vida, etc. Um dos momentos mais singelos e tristes é o "show para ninguém" - a decadência do outrora elogiado Calvero na bebida e solidão.

 

Conte com o roteiro perfeito e o próprio roteirista atuando. Igual a... Perfeito! À primeira observação, Chaplin não é Chaplin. Aliás, se não fosse o filme de de Richard Attenbotough sobre a vida de Charles (e a memorável encarnação de Robert Downey Jr.), eu não acreditaria que era o Vagabundo na carne de Calvero. Com o desenrolar dos fatos, porém, nota-se sua simplicidade e o humor mais cadenciado (nem por isso, menos fascinante); sendo esta a segunda melhor atuação de Chaplin a meu ver (O Grande Ditador lidera). A estrutura do filme é linear e a segunda hora muda o panorama; agora tem-se Calvero desiludido e "empuraddo" pela colega (que, logo, vira amor) na batalha travada perante os percalços enfrentados. Há certo momento em que Calvero desiste daquilo tudo e passa a pedir esmolas, no frio, tocando violão - de arrepiar.

 

Com um aproveitamento mais vantajoso de recuros e câmeras (O Garoto, um de seus primeiros filmes consagrados, é de 1921; Luzes da Ribalta é de 1952), Chaplin baila também por cenas no teatro - e faz mais que uma mera transposição teatral, seus atos sção únicos; vide o da pulga, não creio que teria o mesmo simbolismo conferido pela película. Recheado com bordões imediatamente referentes à obra-prima de Billy Wylder, Crepúsculo dos Deuses, Luzes da Ribalta é uma lição cativante - e e com um dos poucos finais crus de Chaplin. Só não é perfeito por cenas exaustivas (duração do filme não condiz com seu autor) e o martelar em dados valores cultivados. Ah, e óbvio, porque o DVD estava porco.

 

 Em Busca do Ouro - Dir.: Charles Chaplin

Versão original muda de 1925.

Não há um filme de Chaplin que seja ruim e por issso são sempre altas a s expectativas quando vou ver um filme dele. Em Busca do Ouro desenvovle menos sua crítica em relação ao tema título (a Corrida ao Ouro, no Alaska), mostrando, liás, o lado vitorioso diante da disputa por uma riqueza material. Mesmo assim, Chaplin consegue comover e fazer rir - com detalhe na cena em que o urso entra na cabana ou quando ele é expluso pelo vilão. E no final mostra o principal que devemos obter - o emocional em nossos corações; com a cena final (cortada na versão falada) sendo perfeita e emocionannte. Comparando com a versão de 1942, pouco adiciona, exceto que a trilha sonora tem maior intensidade e é explicada a carta que Chaplin recebe no saloon - mas acho que neste ponto, Chaplin cometeu um deslize, pois se a mulher amava o outro - por que este a esnoba? (O que acontecia era o contrário, comumente). Anyway, it's Chaplin; so it's good.

Em Busca do Ouro - Dir.: Charles Chaplin

Versão da década de 40, tem um Chaplin mais contido nas críticas, e a narração em off tira um pouco do brilhantismo das cenas. Mesmo assim, ela cronsegue fazer um laço entre o espectador e a personagem principal de se admirar - e suas situações são tantas e tão improváveis que transforam tragédia em comédia. Destaque para o baile com a amada com o cachorro preso e a dança dos garfos e pãezinhos.
ltrhpsm2006-12-20 02:43:32
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Boa tarde. Amigos e Amigas!

 

 

 

Tempos Modernos me ajudou em um trabalhou na Universidade, focos na sociedade e na linhagem industriais são pratos cheios para quem quiser conhecer um pouco mais sobre a evolução industrial, depois da quebra de 29 o mundo inteiro evoluiu. E melhor, com um bom humor de um mago que não precisava falar para fazer vc rir, um humor que os estadunidenses em suas industrias cinematográficas perderam há muito tempo.

 

 

 

T+!

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • 5 months later...
  • Members

Só assisti Tempos Modernos, Luzes da Cidade, Em busca do Ouro e O Grande Ditador. Puta merda... Ele é um gênio. O meu preferido destes é Tempos Modernos, seguido de Luzes da Cidade, O Grande Ditador e Em busca do Ouro. Se bem que acho que nem tenho preferência com estas obras, gosto de todas igualmente (fiquei meia hora pensando em qual ordem colocá-los).

 

 

Estou atrás dos outros... 05
Kah*2007-08-02 19:18:52
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Só vi mesmo "Tempos Modernos", mas necessito rever. Não achei nada demais, porém bastante divertido, mas por hora me calo sem antes de dar uma revisada.

 

 

 

P.S.: Nada demais leia-se: a obra-prima que muitos dizem ser. É bastante satisfatório, mas acho que vi com sede ao pote e necessito rever.bern@rdo2007-08-02 19:21:31

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • 9 months later...
  • 1 year later...
  • Members

 Assisti ao curta OS CLASSICOS VADIOS. Nesse filme, Chaplin vive dois personagens. Alem do seu personagem mais celebre, o vagabundo, o diretor tambem vive um atrapalhado milionario alcoolatra, que esta tendo uma crise em seu casamento.

 

 Esse foi o 1º curta que assisto do velho Chaplin, divertidinho e só. Tem até algumas passagens interessantes, mas parece faltar alguma coisa. Curiosamente, o personagem que mais arranca risadas nos 30 min de filme não é o vagabundo, e sim o marido, que é o dono das melhores cenas. O momento em que ele esquece de por as calças, e desce para o hall de um luxuoso hotel é o melhor do filme. É uma sequencia rapida, mas que funciona muito melhor que a longa e repetitiva sequencia do jogo de golfe protagonizada pelo vagabundo, que ocupa 1/3 do filme.

 

 Mas é Chaplin, pra quem é fã, vale uma espiada. Um trabalho menor(literalmente) do genio.

 

 Dos longas, ví três, e fica assim

 

1º) O GAROTO

2º) TEMPOS MODERNOS

3º) LUZES DA CIDADE                                     
Questão2009-11-20 07:04:11
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...