Jump to content
Forum Cinema em Cena

Entrevista de Tom Hanks à Veja


LudwigVan
 Share

Recommended Posts

  • Members

li num site um comentário de Hanks:

 

"... Mas o trabalho que causou mais impacto em mim recentemente foi o brasileiro Cidade de Deus. Vi o filme com atraso, há poucas semanas, e estou até agora atônito.

 

Veja: Que qualidades o senhor apontaria em Cidade de Deus?

 

O que me perguntei, em primeiro lugar, é como foi possível fazer um filme como aquele. Para mim, Cidade de Deus

se enquadra no melhor gênero de cinema - aquele que o leva a

questionar: "Meu Deus, o que fiquei fazendo nesses anos todos? Preciso

trabalhar com mais finco para chegar lá!". Qualquer ator que se preze

gostaria de trabalhar com Fernando Meirelles, capaz de expor a

realidade de forma tão perturbadora."

 

 

 

 

 

e sim, Matadores de velhinhas é uma bomba.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Aqui está a entrevista com o Tom Hanks, tb gostei muito dela.

 

 

Revista Veja, edição 1849 . 14 de abril de 2004<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

tom_hanks1m.jpgEntreth.jpgvista: Tom Hanks
Quero a grandeza

O astro americano ataca o cinema
de entretenimento emburrecedor
e afirma que só quer saber de
filmes que tenham algo a dizer


Marcelo Marthe, de Nova York

O americano Tom Hanks aparece no alto de qualquer lista dos astros mais poderosos de Hollywood. O motivo é simples: das quinze últimas produções que estrelou, treze faturaram mais de 100 milhões de dólares nas bilheterias. Em filmes como Forrest Gump e O Resgate do Soldado Ryan, Hanks construiu sua fama com tipos que são a personificação do bom-mocismo. Essa imagem se confunde com a do Hanks real. Aos 47 anos, ele é visto como um marido e pai de família exemplar – o ator tem dois filhos de um primeiro casamento e outros dois com sua atual mulher, a atriz Rita Wilson. Nos últimos anos, no entanto, uma mudança de foco vem ocorrendo em sua carreira. Em Estrada para Perdição (2002), ele pela primeira vez interpretou um criminoso. Volta a encarnar um bandido no filme Matadores de Velhinha, com estréia no Brasil prevista para junho. Por ocasião do lançamento do novo trabalho nos Estados Unidos, Hanks – alguns quilos acima do peso – concedeu a seguinte entrevista a VEJA.

Veja – O senhor é considerado um dos atores mais poderosos do cinema americano. O que é ter poder em Hollywood?
Hanks –
O maior poder em Hollywood é a possibilidade de dizer não. Poucos atores e diretores têm a prerrogativa de decidir se querem fazer um filme ou mesmo um comercial. Essa prerrogativa é o sinal mais evidente do poder de um ator, diretor ou roteirista. Mas, para ser franco, sei que meu nome tem um peso e procuro me valer disso para ir um pouco além: se já prestei tantos serviços, quero ter em contrapartida a possibilidade de realizar projetos que não seriam financiados se não fosse por meu poder de fogo. É o caso da série Band of Brothers, que produzi para a HBO. Ninguém em sã consciência na indústria do entretenimento investiria num programa com dez episódios de uma hora que compõem uma saga, pois se trata de um formato que, aos olhos das companhias, é totalmente anticomercial. De fato, sem a presença de meu nome e do de Steven Spielberg nos créditos, isso provavelmente seria inviável. O projeto só saiu do papel porque eu me vali de todo o poder de pressão de meu nome para convencer a HBO de que o investimento compensaria.

Veja – O senhor já declarou que ser um astro de Hollywood é uma profissão como qualquer outra. O que há de trivial em ser um superastro?
Hanks –
Dizer que não existe glamour em minha profissão seria um absurdo. Mas, quando você está enfrentando uma maratona de filmagens, com doze horas de batente por dia, nossa profissão pode se tornar tão extenuante quanto ser médico ou professor. Você precisa se concentrar no trabalho e às vezes tem de passar longos períodos longe da família ou sem lhe dar a devida atenção – o fato que mais me incomoda. E, se tirarmos a parte dos autógrafos, do assédio, da fama, há um sentido em que todas as profissões se equivalem, quando você se dedica a elas: saber que seu trabalho foi bem feito traz sempre gratificação.

Veja – Muitas celebridades reclamam do excesso de assédio e da falta de privacidade. Como o senhor convive com a fama?
Hanks –
Quando você se torna uma pessoa conhecida, tem de fazer uma opção: ou vira um recluso que tenta manter sua vida longe das manchetes a todo custo, ou relaxa e não abdica da vida social, mesmo sabendo que terá de dar autógrafos de vez em quando e lidar com o fato de que muitas pessoas que você jamais viu na vida lhe dirigirão a palavra como se fossem seus íntimos. Embora às vezes eu tenha o desejo de me fechar, enquadro-me muito mais no segundo tipo. Como tenho a meu favor o fato de ter a estampa de um sujeito comum, vou ao cinema, ao supermercado e aos parques normalmente. Recentemente, passei quatro dias em Berlim e visitei vários pontos turísticos sem ser percebido. Até as pessoas se darem conta de que era eu, já tinha dado no pé.

Veja – Certa vez, o senhor declarou ser um ator egoísta. De que forma isso se manifesta?
Hanks –
Quando assisto a uma atuação elogiada de algum colega, confesso que muitas vezes fico incomodado e até com inveja. Não posso negar que tenho essas fraquezas, sou uma pessoa de carne e osso. Nessas horas, falo para mim mesmo: esse ator fez um grande trabalho, mas tenho certeza de que posso superá-lo em meu próximo filme. É uma reação espontânea, que remonta a meus tempos de estudante. Quando via algum colega se destacar numa atividade, eu fazia de tudo para me tornar melhor do que ele naquilo.

Veja – O senhor sente inveja quando vê outro ator fazendo um papel que julga interessante ou assiste a um filme que o senhor gostaria de ter feito?
Hanks –
Não tenha dúvida de que isso acontece. E hoje estou numa posição muito confortável para fazer valer meus caprichos. Posso dizer que não me sujeito a fazer nenhum papel que seja menos do que fascinante. Essa posição me possibilita exercitar o egoísmo como nunca. Em Matadores de Velhinha, por exemplo, meu personagem fala pelos cotovelos e faz muitos trejeitos. É uma interpretação que me divertiu muito. No entanto, se eu fosse um ator menos conhecido, não poderia me dar ao luxo de atuar de maneira tão verborrágica como essa num filme que vai para o grande circuito. Provavelmente, se fosse outro ator, cortariam muitas cenas, dizendo que aquela falação toda chatearia o público. E os coadjuvantes, por sua vez, poderiam se rebelar, dizendo que só eu queria aparecer no filme.

Veja – Tempos atrás, o senhor declarou que não merecia ganhar 20 milhões de dólares por um filme. Por que ganhar tanto o constrange?
Hanks –
Valorizo meu trabalho, mas sempre achei um despropósito que se pague tanto pela grife de um ator conhecido. Os policiais e os professores do ensino básico mereciam muito mais esse dinheiro. Pode parecer hipocrisia, mas já tive muita dor de consciência com isso. Não há o que fazer: as coisas funcionam assim nesse mercado e eu tenho buscado formas de diminuir minha sensação de culpa. Procuro fazer cada vez menos aquele tipo de filme cuja razão de ser é puramente comercial, que um ator conhecido se obriga a fazer para atender à demanda de Hollywood – e que são justamente as produções que nos pagam esses salários astronômicos. Só me sinto em paz comigo mesmo quando tenho certeza de que ganhei meu salário por um filme de que posso me orgulhar. Hoje, posso dar-me ao luxo de atuar em produções nas quais o salário não é nem de longe tão grande, mas que me causam mais prazer.

Veja – O senhor se consagrou em papéis de homens comuns submetidos a situações extremas. Por que sempre preferiu esses personagens aos heróis típicos de Hollywood?
Hanks –
Porque os mocinhos de Hollywood me chateiam. Eles são enfadonhos, caricaturais demais. Eu não consigo me identificar com os tipos durões que consagraram Charles Bronson, por exemplo. E convenhamos que nunca tive um tipo físico que me permitisse encarnar o Super-Homem. Não vejo a mínima graça na figura do tira implacável que faz um salto espetacular de um avião, escapa de um tiroteio ileso e tem sempre uma loira escultural ao lado. Desde muito jovem, sempre procurei encontrar no cinema personagens que fossem como eu, em vez de heróis aos quais nunca poderia me igualar. Gosto da sensação de que poderia viver as situações mostradas nos filmes, e acredito que as pessoas em geral também são arrebatadas por personagens que se pareçam com elas.

Veja – O Tom Hanks da vida real é o mesmo bom moço dos filmes?
Hanks –
Um bom moço de cinema pode ser um bom moço em tempo integral, porque um filme tem apenas duas horas de duração. Na vida real, é diferente. Todo ser humano tem suas fraquezas e passa por momentos em que quer que tudo vá para o inferno. A vida às vezes nos traz dissabores. Eu tenho meus maus momentos, e neles não lembro em nada os personagens de meus filmes, infelizmente. Ou felizmente, talvez. Se fossem gente de verdade, muitos personagens que interpretei dificilmente sobreviveriam – ainda mais em Hollywood.

Veja – O senhor interpretou o primeiro vilão de sua carreira há dois anos, em Estrada para Perdição. Em Matadores de Velhinha, vive o segundo personagem desse tipo. Por que resolveu experimentar personagens mais sombrios?
Hanks –
Tem algo a ver com amadurecimento. Há coisas capazes de nos seduzir muito aos 26 anos, mas com as quais você já não está nem aí aos 47. Você não tem mais aquela necessidade de afirmação juvenil que o leva a dar extrema importância a filmes em que irá interpretar um galã e contracenar com uma linda atriz. Isso passa a ser bobagem diante de um mundo de coisas bem mais interessantes a ser exploradas. Não me interessa mais interpretar personagens unidimensionais, classificáveis simplesmente como bons ou maus. A natureza humana tem muitas nuances.

Veja – O que o senhor levou em conta ao aceitar esses papéis de criminosos?
Hanks –
Personagens assim só me convencem se eu puder entender as razões que os levaram a enveredar pelo crime. Gosto de vilões cuja psicologia seja verossímil e que sejam antes de tudo humanos. Enfim, que haja uma razão compreensível para agirem daquele modo. Só aceitei esses papéis porque eles preenchiam tal requisito. Me cansa aquele tipo de situação dos filmes de James Bond, por exemplo, em que ele é sempre o sujeito do bem e luta contra agentes do mal, que querem conquistar o mundo e dizem coisas do tipo "você nunca sairá daqui vivo". Realmente não tenho o mínimo interesse em interpretar um personagem que diga coisas tão ridículas. Lembro-me de que ouvi, em pelo menos três filmes, o vilão dizer para o mocinho, em tom ameaçador: "Estou ficando cansado desse jogo". Nunca me sujeitei a papéis constrangedores assim.

Veja – O senhor já cometeu algum delito?
Hanks –
Uma única vez, ao que me lembre. Para fazer bonito para meus colegas, tentei roubar barras de chocolate num supermercado. O furto acabou sendo um vexame: fui pego em flagrante e passei pela maior humilhação da minha infância. Fiquei tão traumatizado que nunca mais fiz nada parecido.

Veja – O seu personagem em Matadores de Velhinha foi vivido originalmente por Alec Guinness, nos anos 50. Qual o desafio de recriar uma interpretação que já ganhou a aura de clássica?
Hanks –
Você pode não acreditar, mas nunca assisti ao filme original – e nem pretendo, para não embarcar na neurose da comparação. Só aceitei fazer o filme porque se tratava de um trabalho dos irmãos Coen. Ou seja, havia aí uma garantia de originalidade. Se fosse para fazer um filme idêntico ao original, eu não aceitaria. Não há nada mais intimidante para um ator do que encarar uma tarefa dessas – é como uma partida em que ele entra já perdendo por um largo placar.

Veja – O que é um bom filme para o senhor?
Hanks –
Quando vou ao cinema, espero ser arrebatado por uma história que acrescente algo à minha vida. O cinema pode ser puro entretenimento, mas não precisa ser burro. O que faz a diferença do bom cinema é que ele se assenta, acima de tudo, sobre idéias. Eu sou um espectador em busca de filmes inovadores e imprevisíveis. Não gasto meu tempo para ficar no escurinho comendo pipoca: quero ver algo que nunca imaginei na tela, ter uma experiência que valha cada centavo do ingresso.

Veja – Que cineastas da atualidade conseguem proporcionar esse tipo de prazer?
Hanks –
Os irmãos Coen, com quem trabalhei em Matadores de Velhinha, são um ótimo exemplo. Eles estão entre os poucos diretores com quem um ator como eu toparia trabalhar sem nem mesmo saber do que trata o filme – não precisei ler nem metade do roteiro para decidir que estava dentro do projeto. Eles são cineastas interessantes e descompromissados, que filmam antes de mais nada para satisfazer a si próprios, aos seus próprios critérios artísticos. Mas o trabalho que causou mais impacto em mim recentemente foi o brasileiro Cidade de Deus. Vi o filme com atraso, há poucas semanas, e estou até agora atônito.

Veja – Que qualidades o senhor apontaria em Cidade de Deus?
Hanks –
O que me perguntei, em primeiro lugar, é como foi possível fazer um filme como aquele. Para mim, Cidade de Deus se enquadra no melhor gênero de cinema – aquele que o leva a questionar: "Meu Deus, o que fiquei fazendo nesses anos todos? Preciso trabalhar com mais afinco para chegar lá!". Qualquer ator que se preze gostaria de trabalhar com um cineasta como Fernando Meirelles, capaz de expor a realidade de forma tão perturbadora.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...