Jump to content
Forum Cinema em Cena

********


marlonkrüger
 Share

Recommended Posts

  • Members

Então, eu faço na FAP / CINETVPR em Curitiba.

 

É uma faculdade recente, foi criada há 1 ano e meio apenas, e é baseada no formato da Escola de Cinema de Cuba. Ou seja, a idéia do curso é ter aulas com professionais que são atuantes na área, ter professores que trabalham com cinema. Por isso falta um pouco de academicismo e organização no horário de aulas(que é a maior reclamação dos estudantes de lá e talz), mas tudo isso é para que possamos ter aulas com esses profissionais quando eles acham uma brecha em sua agenda. 

 

Eu acabei o primeiro semestre apenas, e estou adorando. Há também disciplinas optativas de estudo de cinema de autor, são dois dias de palestras (é mais um bate-papo informal) com diretores sobre seus trabalhos e cinema em geral. Nesse semestre veio o Carlos Reichenbach e o Eryk Rocha (filho do Glauber). E no próximo semestre parece que vai vir o Beto Brant.

 

Temos câmeras a disposição para filmar (nada em película ainda, claro). E as ilhas de edição chegarão logo. Tem bastante dinheiro investido na faculdade, e apoio do governo é o que não falta. A intenção no papel é criar um pólo de produção no Paraná, estado ainda com pouco tímido quando se trata de cinema.

 

 

não sei se fui mais longe do que você queria saber, mas enfim..

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Então' date=' eu faço na FAP / CINETVPR em Curitiba.

 

É uma faculdade recente, foi criada há 1 ano e meio apenas, e é baseada no formato da Escola de Cinema de Cuba. Ou seja, a idéia do curso é ter aulas com professionais que são atuantes na área, ter professores que trabalham com cinema. Por isso falta um pouco de academicismo e organização no horário de aulas(que é a maior reclamação dos estudantes de lá e talz), mas tudo isso é para que possamos ter aulas com esses profissionais quando eles acham uma brecha em sua agenda. 

 

Eu acabei o primeiro semestre apenas, e estou adorando. Há também disciplinas optativas de estudo de cinema de autor, são dois dias de palestras (é mais um bate-papo informal) com diretores sobre seus trabalhos e cinema em geral. Nesse semestre veio o Carlos Reichenbach e o Eryk Rocha (filho do Glauber). E no próximo semestre parece que vai vir o Beto Brant.

 

Temos câmeras a disposição para filmar (nada em película ainda, claro). E as ilhas de edição chegarão logo. Tem bastante dinheiro investido na faculdade, e apoio do governo é o que não falta. A intenção no papel é criar um pólo de produção no Paraná, estado ainda com pouco tímido quando se trata de cinema.

 

 

não sei se fui mais longe do que você queria saber, mas enfim..

 

 
[/quote']

Confesso que fiquei com um pouquinho de inveja de vc. Fazer facu de cine é meu sonho, nesse estilo então... Bem que quando vc tiver a palestra com Beto Brant vc poderia escrever algo sobre. Sò uma idéia.05
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Para quem se interessar, logo também será aberto cursos técnicos sobre responsabilidade do SENAC...03

 

Projeto Magia do Cinema

O projeto "Paulínia Magia do Cinema" é uma iniciativa pioneira em nosso país. Tem o condão de agregar ao cotidiano da cidade, uma vez que conseguirá envolver diversos setores dentro de um só propósito.
 
O Projeto "Paulínia Magia do Cinema, será composto de:

mdourop.jpga) Desenvolvimento de três estúdios cinematográficos, com o objetivo de realizar produções nacionais e internacionais;

DSC00625p.jpgB)Museu, Escritórios temporários para empresas produtoras, Sala de Imprensa e Pós-Produção;

DSC00607p.jpgc) Oficinas permanentes para treinamento de artistas e técnicos em produção audiovisual;

d) Festivais que Paulínia abrigará em seu Teatro Municipal;

e) Leis de fomento à produção audiovisual;

Em síntese Paulínia terá uma verdadeira “film comission” a entidade gestora do pólo cultural, que abrigará a indústria  do cinema e televisão, dotando de cursos, estúdios, oficinas, escolas e museu para a formacaode técnicos e artistas, voltados a pujante atividade de filmar, de retratar a vida em movimento, de elevar a cultura nacional ao seu patamar de merecimento.
Em contrapartida, o projeto tem o objetivo de desenvolver um novo segmento econômico, que possibilite o crescimento do turismo cultural e da profissionalização do povo paulinense na área do entretenimento.

teatro_futura_prefeitura2p.jpg

teatro_futura_prefeiturap.jpg

DSC03467p.jpg

Teatro e futura prefeitura

futuro_teatrop.jpg

teatro_futuro_festivaisp.jpg

futuro_polop.jpg

Futuro teatro com
1.500 lugares - festivais

Futuro Pólo

centro_cultural_pavilhao_eventosp.jpg

Complexo cultural Brasil 500
Pavilhão de Eventos
Link to comment
Share on other sites

  • 9 months later...
  • Members

43538.jpg

 

As instituições de nosso país que oferecem o curso de específico de graduação em Cinema (Os cursos de Audiovisual, Imagem & Vídeo, entre outros não constam na lista) .

 

São Paulo

FAAP - Fundação Armando Álvares Pentado
http://www.faap.br/

 

Universidade Metodista de São Paulo (Cinema digital)
http://www.metodista.br/principal/graduacao/cinema/index.php

 

CEUNSP

 

Rio de Janeiro

Universidade Estácio de Sá

 

UFF - Universidade Federal Fluminense

 

PUC - Rio

 

Bahia

FTC

 

Minas Gerais

UNA - Centro Universitário

 

Paraná

FAP - Faculdade de Artes do Paraná

 

Santa Catarina

UniSul

 

UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

 

Pernambuco

Faculdade Maurício de Nassau (Cinema Digital)

 

Rio Grande do Sul

UFPEL - Universidade Federal de Pelotas

 

 

---

 

Quem aqui cursa? Alguém interessado em cursar?

 

Faço Anhembi Morumbi, estou no 2º Semestre. As perspectivas são interessantes, apesar de uma desorganização explícita (principalmente na coordenação). Por enquanto, o curso está bastante teórico. Aulas práticas devem chegar somente no 4º Semestre. 03

 
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 1 month later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...