Jump to content
Forum Cinema em Cena

Filmes Clássicos


juliana78
 Share

Recommended Posts

  • Members

Olá!

 

Pesquisei no forum e não encontrei tópicos sobre filmes clássicos.

 

Sou muito fã de cinema e adoro os filmes das décadas de 30 até 60.

Acho que gosto da originalidade e certa inocência desses filmes.

 

Alguns favoritos:

Uma rua chamada pecado

O sol é para todos

Bonequinha de luxo

A um passo da eternidade

Um lugar ao sol

A malvada

Janela indiscreta

Sindicato de ladrões

Crepúsculo dos deuses

A felicidade não se compra

entre outros..

 

Gostaria de saber a opinião, indicação de filmes, melhores atores e atrizes.

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Olá ! Seja bem vinda ao fórum, não suma OK ?!?

 

Sobre o tópico, os clássicos que eu recomendo são :

 

* Os Dez Mandamentos (1956)

* Ben-Hur (1959)

* Disque M Para Matar (1954)

* O Homem Errado (1957)

* Psicose (1960)

* Os Pássaros (1963)

* O Planeta dos Macacos (1968)

 

Na minha opinião, um dos melhores atores dessa época foi Charlton Heston !
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sim, eu também adoro filmes mais antigos, clássicos, acho que tem toda uma magia que os filmes de hoje não tem. Mas, além dos que já foram citados (como A um passo da eternidade, eu adoro esse filme), acho que meu preferido é:

- Casablanca (1942)

Acho que todo mundo já viu esse filme uma vez na vida, mas acho que sempre vale a pena. Tem uma ótima direção de Michael Curtiz e tem um cenário perfeito (msm com aquele clima tenso da 2a guerra mundial).
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu também me interesso pelo cinema produzido por Hollywood nas décadas de 1930 , 1940 , 1950 e 1960 .Eu queria conhecer muito mais sobre esse período

 

Alguns dos meus filmes favoritos :

 

E O Vento Levou (1939)

O Grande Ditador (1940)

Núpcias de Escândalo (1940)

Amar Foi Minha Ruína (1945)

Pacto de Sangue (1946)

Gilda (1946)

A Dama de Shanghai (1948)

A Malvada (1950)

Crepúsculo dos Deuses (1950)

Uma Rua Chamada Pecado (1951)

Um Lugar Ao Sol (1951)

Assim Estava Escrito (1951)

A Montanha dos Sete Abutres (1951)

Cantando Na Chuva (1952)

Os Homens Preferem As Loiras (1953)

A Princesa e o Plebeu (1953)

Janela Indiscreta (1954)

Sindicato de Ladrões ( 1954)

Férias de Amor (1955)

Rastros de Ódio (1956) 

Um Corpo Que Cai (1958)

A Marca da Maldade (1958)

Quanto Mais Quente Melhor (1959)

Psicose (1960)

O Homem Que Matou O Facínora (1960)

Os Desajustados (1961)

Bonequinha de Luxo (1961)

O Que Terá Acontecido À Baby Jane (1962)

Bonnie e Clyde - Uma Rajada de Balas (1967)

Era Uma Vez No Oeste (1968) ...

 

Atrizes preferidas : Marilyn Monroe , Rita Hayworth , Audrey Hepburn, Vivien Leigh , Bette Davis , Joan Crawford , Elizabeth Taylor, Kim Novak ...

 

Atores preferidos : Kirk Douglas , James Stewart , Cary Grant , Marlon Brando , Clark Gable , Montgomery Clift , Henry Fonda ...

 

É o que consigo lembrar no momento .

 
Fernando2006-12-27 11:44:07
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu sinto uma inveja dos participantes do fórum que têm uma imensa coleção de clássicos .

 

Eu adoro esses filmes , não porque exista uma obrigação de gostar deles (conforme pensam alguns infelizes ,rsrsrs ).  Eu gosto devido à minha memória afetiva : alguns deles foram os primeiros que vi , através das exibições na TV Globo , além de serem os filmes preferidos dos meus pais ( que sempre amaram cinema).

 

Eu como fã de cultura pop , acabei me tornando fã dos ícones dessa época como Marilyn Monroe , Rita Hayworth , James Dean e Marlon Brando .Adoro reconhecer influências e citações desse período ( 1930´s ,1940´s, 1950´s & 1960´s).

 

Minhas comunidades no Orkut já foram até chamadas de " compêndio do mausoléu hollywoodiano " ,rsrsrs.
Fernando2006-12-27 11:58:41
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não sou muito saudosista, mas não tem como negar que se fazia "CINEMA" antigamente. Hoje quem mais trabalha é o pessoal da área de computação gráfica e seus efeitos especiais.

 

Interpretação? Hoje são raros os filmes em que o trqabalho do ator é valorizado. Cenários e Figurinos? Só se forem por computação gráfica assim como os figurantes. Hoje se conta figurantes por milhões...

 

Diretor e seus trabalhos autorais? Diga 5 diretores atuais e em atividade que você conheça o estilo... Tá bom, 3 diretores... Assim de pronto me vem à memória Pedro Almodóvar, Tarantino, Allen... Pois é! Os filmes hoje são muito parecidos um com os outros. Diretores, atores, etc.. etc.. perderam a identidade. O importante é saber quantos efeitos especiais um filme teve... quantos milhões de dólares ele faturou no primeiro dia de exibição. Arte? São poucos. Diria até, raríssimos.

 

Não citarei filmes clássicos já que aqui serão citados muitos e de ótima qualidade. Assita, pelo pelo menos 10, destes depois me diga se tenho ou não tenho razão. Só nesta página já foram citados alguns clássicos.

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Interpretação? Hoje são raros os filmes em que o trqabalho do ator é valorizado.

 

Você não tem assistido os filmes certos. Nem lido os críticos certos.

 

Diretor e seus trabalhos autorais? Diga 5 diretores atuais e em atividade que você conheça o estilo... Tá bom' date=' 3 diretores... Assim de pronto me vem à memória Pedro Almodóvar, Tarantino, Allen... Pois é! Os filmes hoje são muito parecidos um com os outros. Diretores, atores, etc.. etc.. perderam a identidade. O importante é saber quantos efeitos especiais um filme teve... quantos milhões de dólares ele faturou no primeiro dia de exibição. Arte? São poucos. Diria até, raríssimos.[/quote']

 

Isso parece o meu tio ex-hippie falando que o Rock acabou com o Led Zeppelin. É um comentário mal-informado, redutivo, e inútil. Se você só conhece o Almodóvar, Tarantino, e o Allen hoje em dia, realmente, você não faz a menor idéia do que está acontecendo.

 

Só nesta página já foram citados alguns clássicos.

 

Sim. E eu ouvi falar que no tópico do Chris Collumbus foram citados alguns filmes do Chris Collumbus.
SisterJack2006-12-27 16:11:36
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Diretor e seus trabalhos autorais? Diga 5 diretores atuais e em atividade que você conheça o estilo... Tá bom' date=' 3 diretores... Assim de pronto me vem à memória Pedro Almodóvar, Tarantino, Allen... Pois é! Os filmes hoje são muito parecidos um com os outros. Diretores, atores, etc.. etc.. perderam a identidade. O importante é saber quantos efeitos especiais um filme teve... quantos milhões de dólares ele faturou no primeiro dia de exibição. Arte? São poucos. Diria até, raríssimos.

 

 
[/quote']

 

Existem vários atores e diretores realizando excelentes trabalhos , mesmo dentro daquilo que é considerado o " esquemão hollywoodiano "  . Felizmente , a evolução do cinema é constante .Mesmo no auge do cinema clássico americano existiam filmes ruins ou então aqueles que os críticos jamais apostariam como futuros clássicos .

 

Eu admito ter um fetiche cinematográfico pelo auge do star-system hollywoodiano : os astros e cineastas desse período ( 1930´s aos 1960´s) formam a minha mitologia pessoal .  

 

Quanto ao termo " filmes clássicos " , ele pode soar pretensioso , vago ou excludente , pois geralmente se refere ao cinema americano antigo , e acaba sendo injusto com  filmografias de outros países e/ou filmes de outras décadas .
Fernando2006-12-27 16:28:51
Link to comment
Share on other sites

  • Members

SisterJack talvez você esteja certo ao dizer que eu não esteja vendo os filmes certos e que meu horizonte cinematográfico seja ínfimo, quando não nulo e que eu esteja por fora do círculo cinematográfico.

Acho que vou ter que trocar de ramo. Estou no mercado de vídeo há 14 anos e assisto a uma média de 250  filmes por ano e mesmo assim não estou vendo os filmes certos. Ou eu sou cego ou burro.

 

Evidente que existem ótimos filmes, mas infelizmente são excessões. Estava me referindo a grande maioria dos filmes "pipocas" e aos arrasta-quarteirões. Mas compreendo e aceito suas observações. Talvez eu esteja com a perspectiva errada e não esteja conseguindo perceber esta qualidade toda que você está assistindo. Por favor, me passe suas fontes para que eu possa me atualizar.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Obrigado pelas respostas.

Quando me referi a "Filmes clássicos" estava falando sobre os filmes antigos e não exclamando que somente naquela época se produzia bons fimes. Acho que vai do gosto de cada um, meus favoritos são das décadas de 30 à 60 mas gosto dos recentes, tenho 28 anos, como Clube da luta, Os infiltrados, Conta Comigo, Amnésia entre muitos outros. Também têm muitos clássicos nos anos 70.

 

Enfim, meus atores favoritos: James Stewart, Montgomery Clift, Marlon Brando, Henry Fonda, Gregory Peck, William Holden, Laurence Olivier,  Humphrey Bogart...

 

Atrizes:  Vivien Leigh, Audrey Hepburn, Bette Davis, Katharine Hepburn, Eva Marie Saint...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Minduim. Boa tarde!

 

 

 

Olá ! Seja bem vinda ao fórum' date=' não suma OK ?!?

 

 

 

Sobre o tópico, os clássicos que eu recomendo são :

 

 

 

* Os Dez Mandamentos (1956)

 

* Ben-Hur (1959)

 

* Disque M Para Matar (1954)

 

* O Homem Errado (1957)

 

* Psicose (1960)

 

* Os Pássaros (1963)

 

* O Planeta dos Macacos (1968)

 

 

 

Na minha opinião, um dos melhores atores dessa época foi Charlton Heston ![/quote']

 

 

 

Concordo com a sua lista, só tiraria Disque M Para Matar (1954) e colocaria E o Vento Levou (1939) e claro, acrescentaria alguns outros filmes, mas a principio está bom.

 

 

 

T+!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Momentos clássicos do cinema , estrelados por Rita Hayworth :

 

" Put The Blame On Mame " em Gilda (1946) :

 

 

" Please Don´t Kiss Me " em A Dama de Shanghai (1948) :

 

 

Tiroteio na casa de espelhos , em Dama de Shanghai (spoiler: cena que está no final do filme ) :

 

 

 

 

 
Fernando2006-12-27 18:34:25
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu gosto de vários dos q foram citados, e quero acrescentar mais 6:
Mary Poppins
Lolita
2001 - Uma Odisséia no Espaço
O Mágico de Oz
My Fair Lady
Candelabro Italiano (q eu não tenho certeza se assisti)

Quanto à situação atual do cinema americano, estou vivendo em nível médio de desespero, e não em nível máximo.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Evidente que existem ótimos filmes' date=' mas infelizmente são excessões. Estava me referindo a grande maioria dos filmes "pipocas" e aos arrasta-quarteirões. Mas compreendo e aceito suas observações. Talvez eu esteja com a perspectiva errada e não esteja conseguindo perceber esta qualidade toda que você está assistindo. Por favor, me passe suas fontes para que eu possa me atualizar.
[/quote']

 

Aqui:

 

 

 

 

Leia: Hoberman, Rosenbaum, D'Angelo, Edelstein, Theo Panayides, A.O. Scott, Manohla Dargis, etc.

 

Procure filmes do: Tsai, Haneke, PTA, Weerasethakul, Irmãos Dardenne, Irmãos Coen, Linklater, Van Sant, Von Trier, Pixar, Mamet, Leigh, e muitos, muitos outros.

 

O cinema anda abundantemente bom.

 

PS: Eu ainda acho que o tema do tópico devia ser mais restrito. Ao invés de falar sobre filmes "clássicos" (como se define isso, aliás?), podiamos falar de filmes de algum ano em particular (e.g., 1939, um dos melhores anos), ou década, ou de algum cineasta, etc. Ajuda a tornar a discussão mais focada e interessante.
SisterJack2006-12-27 20:10:15
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Pra descobrir sobre o q é o tópico, eu me guiei pelo primeiro post, pq eu não sei exatamente o q é "filme clássico" para as outras pessoas. Eu tenho minha própria definição pra essa expressão, q aliás, eu preciso lembrar de nunca usar qnd for falar sobre um filme, já q os outros não vão entender da mesma forma q eu.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Pra descobrir sobre o q é o tópico' date=' eu me guiei pelo primeiro post, pq eu não sei exatamente o q é "filme clássico" para as outras pessoas. Eu tenho minha própria definição pra essa expressão, q aliás, eu preciso lembrar de nunca usar qnd for falar sobre um filme, já q os outros não vão entender da mesma forma q eu.[/quote']

 

Você pode começar a dar aulas de Lucyintheskyês. Primeiro semestre: Definições Cinefílicas. Segundo semestre: Teoria do Sistema de 10 Pontos.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Não sou muito saudosista' date=' mas não tem como negar que se fazia "CINEMA" antigamente. Hoje quem mais trabalha é o pessoal da área de computação gráfica e seus efeitos especiais.

 

Interpretação? Hoje são raros os filmes em que o trqabalho do ator é valorizado. Cenários e Figurinos? Só se forem por computação gráfica assim como os figurantes. Hoje se conta figurantes por milhões...

 

Diretor e seus trabalhos autorais? Diga 5 diretores atuais e em atividade que você conheça o estilo... Tá bom, 3 diretores... Assim de pronto me vem à memória Pedro Almodóvar, Tarantino, Allen... Pois é! Os filmes hoje são muito parecidos um com os outros. Diretores, atores, etc.. etc.. perderam a identidade. O importante é saber quantos efeitos especiais um filme teve... quantos milhões de dólares ele faturou no primeiro dia de exibição. Arte? São poucos. Diria até, raríssimos.

 

Não citarei filmes clássicos já que aqui serão citados muitos e de ótima qualidade. Assita, pelo pelo menos 10, destes depois me diga se tenho ou não tenho razão. Só nesta página já foram citados alguns clássicos.

 

 
[/quote']

 

Discordo, Moviola. Com certeza atualmente há uma overdose de efeitos especiais, mas as atuações também se refinaram. Principalmente em filmes pipocas! Isto não tem como negar. Antes, os filmes de entretenimento tinha lá os seus atores conhecidos, mas atuação podia passar em branco. Hoje, o público está mais rigoroso em relação aos filmes pipocas. Claro que tem lá suas bombas, coisas idiotas. Mas os personagens ficaram mais complexos, e o enredo mais dramático, e isso resulta numa exigência maior do ator.

Pegue Homem-aranha, SDA, Batman Begins, e o exemplo mais recente (e um dos melhores) o 007. Compare o Craig com os anteriores (excluindo o imortal e inigualável Sean), e veja como o personagem adquiriu uma densidade muito maior...

Cenários e figurinos, idem. Os figurinos dos filmes clássicos eram muito festa à fantasia (pegue qualquer filme épico, ou então do Oriente com os Sinbad da vida). Gladiador pode não ser um filme bom, mas o figurino é muito bom. Coração Valente Idem. E Alexandre que tem figurinos e cenários deslumbrantes.

 

Mas está aparecendo muitos diretores promissores e interessantes. O problema de agora é que a quantidade de filmes feitos aumentou consideravelmente, mas se for ver os filmes bons continuam sendo feitos, só que em meio a tanta porcaria, eles não brilhem tanto.
Conan o bárbaro2006-12-27 21:02:02
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Pra descobrir sobre o q é o tópico' date=' eu me guiei pelo primeiro post, pq eu não sei exatamente o q é "filme clássico" para as outras pessoas. Eu tenho minha própria definição pra essa expressão, q aliás, eu preciso lembrar de nunca usar qnd for falar sobre um filme, já q os outros não vão entender da mesma forma q eu.[/quote']
Você pode começar a dar aulas de Lucyintheskyês. Primeiro semestre: Definições Cinefílicas. Segundo semestre: Teoria do Sistema de 10 Pontos.

 

Cara, vc é muito chato... 09
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Adoro filmes clássicos. Como já foi escrito tem uma inocencia, magia e classe que não está presente em muitos filmes de hoje. Meus favoritos:

Advinhe quem vem para jantar

Psicose

A dama de Shangai

A marca da maldade

O sol por testemunha

Quem tem medo de Virginia wollf

Assim caminha a humanidade

May Poppins

Os dez mandamentos

A noviça rebelde

A noviça voadora

e o vento levou

Um homem, uma mulher

 e outros que não me lembro agora

 

São filmes inteligentes que não apelavam para sexo ou violencia para atingir o grande publico.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Concordo com o Conan e o SisterJack. O cinema vai muito bem, obrigado. Existem muitos autores em atividade, muitos que eu ainda não tive a oportunidade de conhecer. PTA, Coen, Tarantino, Almodóvar, Cronenberg, Michael Mann, Shyamalan, veteranos como Scorsese, Allen e De Palma, caras que eu conheço pouco como Spike Lee, Linklater, Haneke, Wong Kar Wai; ou outros que eu não conheço, como os outros que o SisterJack citou.

 

Além do mais Moviola: hoje, existe muita merda sendo feita que fez sucesso, mas que já está sendo esquecida. Imagina se iam lançar DVDs na sua locadora de um filme dos anos 50 que ninguém se lembrou cinco anos depois.

 

Além do mais, efeitos não ofuscam atores. Filmes pipoca ruins não ofuscam filmes 'arte' (sic) bons nem filmes pipoca bons. Além disso, existem diretores ótimos no ramo dos filmes pipoca, Spielberg, Tim Burton. Etc.

 

Qual o problema dos efeitos? Quando eles não são o centro de um filme vazio, eles não deixam de ajudar. Existem filmes que são um porre que nem tem efeitos e são igualmente vazios, por apostarem em figurinos e fotografia apenas, por exemplo. Uma cenografia poderosa pode ser tão fatal quanto efeitos especiais de última geração (como vc gosta de chamá-los) para tornar um filme vazio.

 

Além do mais, o cinema sempre viveu de dinheiro, então é natural que sempre existam os arrasa-quarteirões; E o Vento Levou foi um deles, e divide opiniões de aficcionados por filmes até hoje, assim como os blockbusters dos dias de hoje. Garanto que possam existir boas atuações nos arrasa-quarteirões de hoje, diretores autorais, e é só procurar pra achar.

 

Acho um pouco bitolada sua visão Moviola. A não ser que vc negue os grandes filmes feitos nos dias de hoje. Etc.
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...