Jump to content
Forum Cinema em Cena

Preconceito


Michel M.
 Share

Qual tipo de preconceito você julga ter de forma mais explícita?  

63 members have voted

  1. 1. Qual tipo de preconceito você julga ter de forma mais explícita?

    • Preconceito de raça.
      5
    • Preconceito de classe.
      7
    • Preconceito de religião.
      4
    • Preconceito de sexualidade.
      16
    • Preconceito intelectual
      13
    • Outro tipo(qual?)
      3
    • Não tenho preconceito algum (pense antes de votar nessa)
      8
    • Mais de um dos exemplos citados.
      13


Recommended Posts

  • Members

 

Há travestis e travestis. Uns dizem que são "mulheres em corpo de homem". Mas o fato de QUEREREM ser mulheres' date=' ou até mesmo ACHAREM QUE SÃO mulheres, não os torna mulheres.

 

 

 

Na espécie humana existe essa identidade biológica obrigatória: homens são os biologicamente machos, mulheres são as biologicamente fêmeas.

 

 

 

Travestis como o Roberta Close e o Ariadna esse são e sempre serão homens, jamais mulheres (em outra encarnação, talvez).[/quote']

 

 

 

Acho esse pensamento muito superficial.

 

 

 

 

 

 

 

Cirurgia plástica para retirada do pênis e do saco É mutilação.

 

 

 

Mutilação é a intervenção' date=' cirúrgica ou acidental, que acarreta a perda ou inutilização de órgão, membro ou função do corpo humano. No caso da operação para retirada de pênis e saco, ocorrem as três situações - perda de testículos, do pênis e da função reprodutora.

 

 

 

Mutilação, portanto. Quando consentida e após análises psico-sociais, é uma mutilação legalizada, mas ainda assim é uma mutilação.

 

[/quote']

 

 

 

Novamente, está sendo superficial.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Isso não é verdade. Se assim fosse' date=' não ocorreriam mudanças.

Nasci e fui criado entre cristãos católicos. Mesmo assim não sou da religião e muito menos concordo com boa parte do que eles falam.

Vários brasileiros brancos nascidos na época da escravidão não concordavam com esse sistema.

Eu ainda poderia continuar citando vários exemplos que sustentam a idéia de que nascer em uma cultura não te impede de avaliar e rejeitar alguns aspectos dela (ou todos).

[/quote']

 

Mudanças existem nas culturas e nunca neguei isto, mas forçá-las baseada na supremacia de outra é igual ao fascismo, ao novo imperialismo e ao velho imperialismo sobre os povos da África e Ásia. Veja a boa nova da civilização européia que fez aquele continente na partilha da África é fato inegável de como as interferências culturais é às vezes desastrosas. <?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

A mudança deve começar pelo indivíduo e não pelo outro, não se pode forçar uma cultura a se submeter à outra e achar que faz o certo. Na verdade é desculpa para dominação e dependência da outra.

 



Certo e errado independem de cultura. Dependem de humanidade. No fundo' date=' todo mundo sabe quando está fazendo merda. Eles só escolhem ignorar e se esconder atrás da desculpa da "cultura". Então não, não é tudo lícito. Só na cabeça de quem gosta de relativizar é que tudo pode, ninguem está errado, tudo é lindo...

E falar em matar bebês para "autopreservação" é bastante ridículo na época em que estamos. Há inúmeras alternativas para lidar com a situação.[/quote']

 

Certo e errado é sim uma variante. Para um vegetariano fanático comer qualquer coisa de produto animal é errado, pois tira a vida dos pobres animais. Mas para os onívoros como é de nossa natureza é vital. E se for analisar bem, o ato de comer vegetais também é um assassinato, já que vegetais são seres vivos. Só nisto está o dilema de que matar é errado e roubar é uma coisa posta como relativa. Afinal matar para alimentar se é roubar vida também.

 

Isto é errado para você ou para mim por que foi um conceito trabalhado por milhares de anos de sociedades humanas. Valores de proteção e convivência do grupo, auto preservação e religiões envolvidas na formação da ética conhecida. Afinal se você vivesse em uma situação de ameaça a sua existência, os valores éticos não teriam tanta força sobre os valores instintivos. Grupos humanos afastados de outros vivem a sua lei de forma diferente da nossa devido, a outros fatores de necessidade, outros fatores de propriedade. Por exemplo, se nunca tivesse tido a revolução neolítica na Eurásia os homens nunca saberiam ou teriam desenvolvido o conceito de posse e isto ocorreu aqui Américas.

 

A tecnologia não está no alcance de todos e sabemos muito bem disto, veja as cidades das grandes metrópoles do Brasil não estão preparadas para as pessoas locais. E basta lembrar que até mesmo nações tecnológicas como EUA vivem graves problemas de saúde. Para nós é absurdo viver sem a saúde pública, mas nem por isto intervimos nos problemas de outras nações.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
[...]mas forçá-las baseada na supremacia de outra é igual ao fascismo[...]

 

 

 

Eu apenas disse que determinadas culturas são inferiores. Não disse que devemos forçar seu avanço. Cada nação faz o que quiser' date=' desde que seja dentro de seu território.

 

 

 

Certo e errado é sim uma variante. Para um vegetariano fanático comer qualquer coisa de produto animal é errado, pois tira a vida dos pobres animais. Mas para os onívoros como é de nossa natureza é vital. E se for analisar bem, o ato de comer vegetais também é um assassinato, já que vegetais são seres vivos. Só nisto está o dilema de que matar é errado e roubar é uma coisa posta como relativa. Afinal matar para alimentar se é roubar vida também.

 

 

 

Vida se alimenta de vida no nível da cadeia alimentar em que estamos. Não há certo ou errado aqui. Há apenas viver ou morrer.

 

 

 

Isto é errado para você ou para mim por que foi um conceito trabalhado por milhares de anos de sociedades humanas. Valores de proteção e convivência do grupo' date=' auto preservação e religiões envolvidas na formação da ética conhecida. Afinal se você vivesse em uma situação de ameaça a sua existência, os valores éticos não teriam tanta força sobre os valores instintivos. Grupos humanos afastados de outros vivem a sua lei de forma diferente da nossa devido, a outros fatores de necessidade, outros fatores de propriedade. Por exemplo, se nunca tivesse tido a revolução neolítica na Eurásia os homens nunca saberiam ou teriam desenvolvido o conceito de posse e isto ocorreu aqui Américas.[/quote']

 

 

 

Discordo. Para mim certo e errado são conceitos fixos. Qualquer civilização que avance, mais cedo ou mais tarde vai chegar ao ponto em que considerará a tortura um crime, por exemplo. Se você prestar bem atenção, verá que práticas bárbaras só são largamente aceitas em sociedades atrasadas. Sociedades que fazem uso de coisas como o assassinato de bebês gêmeos, por exemplo, não saem da selva.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

E desde quando a cidade deixou de ser selva?

 

E desde quando uma comunidade indigena vive na selva?

 

Você acha que ocas e plantações de mandioca, praças como havia no xingu (http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/as_cidades_perdidas_da_amazonia.html), são selvas de acordo com o que você pensa ser selva?

 

Engraçado como os intelectualóides incorporam-se em certos conceitos civilismo, selva, ... dando concepções como que um titulo de nobreza 06.

 

 

 

Gustavo Adler2011-01-22 23:29:57

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acredito que como intelectual que diz que é saberia muito bem que aldeias indígenas não podem ser consideradas selvas, nem mesmo as moradias de homens das cavernas da pré-história o seria. Uma vez que o homem modificou a natureza para a sua ocupação e comum vivencia já desfigura o mundo natural tal qual conhecemos. Acho que por isto que chamamos mundo natural, pois é intocável pelo homem. Logo uma selva de verdade não é feita de Ocas, cabanas ou qualquer outro tipo de construção e ocupação humana. Uma vez que a nossa espécie é dotada de conhecimentos criação e transformação a utilização de ferramentas coisa que nenhum outro animal é capaz de fazer com o seu saber passado de geração a geração.

Plutão Orco2011-01-24 01:27:25
Link to comment
Share on other sites

 

 

Certo e errado é sim

uma variante. Para um vegetariano fanático comer qualquer coisa de

produto animal é errado' date=' pois tira a vida dos pobres animais. Mas para

os onívoros como é de nossa natureza é vital. E se for analisar bem, o

ato de comer vegetais também é um assassinato, já que vegetais são seres

vivos. Só nisto está o dilema de que matar é errado e roubar é uma

coisa posta como relativa. Afinal matar para alimentar se é roubar vida

também.[/quote']

Concordo com a primeira frase, mas há alguns equívocos nesse texto.

 

1) Vegetarianos comem produtos de origem animal, só não comem carne. Parece que você quis se referir aos veganos. E, naturalmente, não existem vegetarianos fanáticos.

 

2) Se para os onívoros de nossa natureza é vital, os vegetarianos estariam mortos. Naturalmente não é vital, o fazemos por opção e prazer de desfrutar do sabor da carne. A água é vital (não adianta não gostar de água, você morrerá se não ingeri-la), a carne não.

 

3) A comparação com os vegetais evidencia claramente, não a incoerência dos vegetarianos, mas o equívoco de aplicar a noção de certo ou errado aqui. Eles não deixam de comer carne por causa do ato de tirar vida de ninguém, mas, POR EXEMPLO, pelos processos de abate e a crueldade envolvida na morte dos animais. Vegetais são diferentes funcionalmente, fisiologicamente e estruturalmente e, mesmo por sua "inércia" aparente são considerados diferentes dos animais - enfim, a noção de certo ou errado não se aplica, mas a opção por não consumir carne animal, simplesmente.

Mr. Scofield2011-01-25 06:09:39

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A crueldade com animais não é diferente com outras formas de vida. Mas quem se importa com as plantas? Não são fofinhas, peludas e não se mexem. <?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

As nossas necessidades biológicas são superiores as necessidades morais. A cadeia alimentar é clara na constituição onívora humana é precisamos da vitamina B12 que só existe em alimentos animais. Mesmo que seja na clara do ovo, no leite da vaca etc. Precisamos destes alimentos por isto é vital, estes ditos veganos e sim muitos vegetarianos se recusam a se alimentar de derivados animais, mas não deixam de consumir de alguma forma a vitamina B12 que só pode ser extraída de animais, fato , caso contrário já estariam mortos como alguém que se recusa a tomar água.

Link to comment
Share on other sites

 

 

 

 

A crueldade com animais não é diferente com outras formas de vida. Mas quem se importa com as plantas? Não são fofinhas' date=' peludas e não se mexem.

 

As nossas necessidades biológicas são superiores as necessidades morais. A cadeia alimentar é clara na constituição onívora humana é precisamos da vitamina B12 que só existe em alimentos animais. Mesmo que seja na clara do ovo, no leite da vaca etc. Precisamos destes alimentos por isto é vital, estes ditos veganos e sim muitos vegetarianos se recusam a se alimentar de derivados animais, mas não deixam de consumir de alguma forma a vitamina B12 que só pode ser extraída de animais, fato , caso contrário já estariam mortos como alguém que se recusa a tomar água.

[/quote']

 

1) Sim, arrancar um tomate de uma planta para comer é equivalente a matar um animal através de mecanismos de abate 06

 

2) Não são fofinhas ou peludas foi demais. Melhor olhar à sua volta. 06

 

3) Existem suplementos enriquecidos com Vitamina B12 (que na verdade é produzida por microorganismos).  A comparação com a água chega a ser constrangedora. 06

 

 

Mr. Scofield2011-01-25 11:01:16

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

1) Sim, arrancar um tomate de uma planta para comer é equivalente a matar um animal através de mecanismos de abate 06

2) Não são fofinhas ou peludas foi demais. Melhor olhar à sua volta. 06

3) Existem suplementos enriquecidos com Vitamina B12 (que na verdade é produzida por microorganismos).  A comparação com a água chega a ser constrangedora. 06



[/quote']

 

1)Sim. Extrair o palmito, por exemplo, requer a derrubada de toda a palmeira. Pode até não ser cruel para você, mas acarreta mais impacto ao ecossistema do que o abatimento de gado. <?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

2)Sinto muito, mas nunca vi nada nesta biosfera dentro do reino plantae que seja equivalente a um mamífero. Capiche?

 

3)E por fim a vitamina B12 feita por microorganismos não é diferente de um abate com macro organismos. E vida do mesmo jeito. Afinal o conceito de vida é o mesmo para todos os organismos, mas o pessoal faz questão de dar importância somente às formas de vidas que melhor agradam. Um boi não pode morrer, mas uma bactéria sim e uma palmeira para produzir palmito sim. Acha engraçada a comparação com a falta água? Fica sem vitamina B12 que terá anemia perniciosa, cujos sintomas são: alterações neurológicas, progressivas e mortais.

 

Aproveitando a temática do tópico. Não seria um preconceito dizer que uma forma de vida tem mais valor do que a outra? 06

Link to comment
Share on other sites

  • Members
A vitamina B12 pode-se extrair de alguns outras fontes também' date=' que eu saiba.

Conheço um senhor de uns 50 anos que passou a vida comendo graus e salada, legumes.


[/quote']

 

Outras fontes vegetais e microorganismos são mitos do B12 o fato é precisamos de fonte animal para a nossa sobrevivência. Negar isto é negar o seu sistema digestivo que é feito para isto. A escolha de negar as necessidades biológicas é de vocês, mas o resultado não é benéfico isto eu garanto. Quantos outros senhores você conhece? Isto se o cara não for um mentiroso.

 

 

Prefiro discutir isto em outro tópico mais apropriado.03
Plutão Orco2011-01-25 20:38:49
Link to comment
Share on other sites

 

 

1) Sim, arrancar um tomate de uma planta para comer é equivalente a matar um animal através de mecanismos de abate 06

 

2) Não são fofinhas ou peludas foi demais. Melhor olhar à sua volta. 06

 

3) Existem suplementos enriquecidos com Vitamina B12 (que na verdade é produzida por microorganismos).  A comparação com a água chega a ser constrangedora. 06

 

 

[/quote']

 

1)Sim. Extrair o palmito, por exemplo, requer a derrubada de toda a palmeira. Pode até não ser cruel para você, mas acarreta mais impacto ao ecossistema do que o abatimento de gado.

 

2)Sinto muito, mas nunca vi nada nesta biosfera dentro do reino plantae que seja equivalente a um mamífero. Capiche?

 

3)E por fim a vitamina B12 feita por microorganismos não é diferente de um abate com macro organismos. E vida do mesmo jeito. Afinal o conceito de vida é o mesmo para todos os organismos, mas o pessoal faz questão de dar importância somente às formas de vidas que melhor agradam. Um boi não pode morrer, mas uma bactéria sim e uma palmeira para produzir palmito sim. Acha engraçada a comparação com a falta água? Fica sem vitamina B12 que terá anemia perniciosa, cujos sintomas são: alterações neurológicas, progressivas e mortais.

 

Aproveitando a temática do tópico. Não seria um preconceito dizer que uma forma de vida tem mais valor do que a outra? 06

1) Ninguém está falando de impacto no ecossistema. Estamos falando em crueldade. Se você for assassinado com uma pá não vai causar tanto impacto no ecossistema mas é cruel do mesmo jeito. Forçou aí. 06

 

2) Não entendi sua comparação. Em ser peludas e fofinhas? Existem plantas magníficas no mundo, muito mais bonitas e aveludadas que...morcegos. Será que vai continuar insistindo em comparações absurdas? 06

 

3) Continuo não entendendo sua postura. Você insiste em defender um argumento absurdo: vegetarianos não comem carne porque não gostam de matar animais. Ai fica dando voltas e voltas em torno de um assunto que você mesmo quer acreditar para dizer que é incoerente e ficar metendo o pau. 06

 

Quanto à vitamina B12, nunca disse que ela não era necessária, basta ler o parágrafo anterior. É absurdo comparar com água porque a água não é sintética e não existem suplementos que a reponham produzidos em laboratório à venda em farmácias.

 

4) Não acho que seja preconceito, acho que é conceito mesmo, mas se adentrarmos nisso seremos preconceituosos em cada parágrafo. 06

 

 

Link to comment
Share on other sites

 

A vitamina B12 pode-se extrair de alguns outras fontes também' date=' que eu saiba.

 

Conheço um senhor de uns 50 anos que passou a vida comendo graus e salada, legumes.

 

 

[/quote']

 

Outras fontes vegetais e microorganismos são mitos do B12 o fato é precisamos de fonte animal para a nossa sobrevivência. Negar isto é negar o seu sistema digestivo que é feito para isto. A escolha de negar as necessidades biológicas é de vocês, mas o resultado não é benéfico isto eu garanto. Quantos outros senhores você conhece? Isto se o cara não for um mentiroso.

 

 

Prefiro discutir isto em outro tópico mais apropriado.03

Gostei muito de ter postado esse texto, Plutão, pois ele foi buscado em uma fonte vegana. No entanto, se você leu o texto viu que o próprio guia fala da importância da Vitamina B12 e NÃO em dar alimentos de origem animal para os veganos porque eles morrerão de anemia perniciosa. Sua fonte corrobora a ideia de que a vitamina B12 pode ser encontrada como suplemento. Capisce?

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
A vitamina B12 pode-se extrair de alguns outras fontes também' date=' que eu saiba.

Conheço um senhor de uns 50 anos que passou a vida comendo graus e salada, legumes.


[/quote']

 

Outras fontes vegetais e microorganismos são mitos do B12 o fato é precisamos de fonte animal para a nossa sobrevivência. Negar isto é negar o seu sistema digestivo que é feito para isto. A escolha de negar as necessidades biológicas é de vocês, mas o resultado não é benéfico isto eu garanto. Quantos outros senhores você conhece? Isto se o cara não for um mentiroso.

 

 

Prefiro discutir isto em outro tópico mais apropriado.03

Gostei muito de ter postado esse texto, Plutão, pois ele foi buscado em uma fonte vegana. No entanto, se você leu o texto viu que o próprio guia fala da importância da Vitamina B12 e NÃO em dar alimentos de origem animal para os veganos porque eles morrerão de anemia perniciosa. Sua fonte corrobora a ideia de que a vitamina B12 pode ser encontrada como suplemento. Capisce?

 

 

 

 

 

 

Estou continuando está discussão em outro tópico.

 

 
Plutão Orco2011-01-25 23:26:09
Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
  • Members

Clube obriga babá a usar branco e barra ida a restaurante

 

 

 

 

 

 

 

O crachá deve estar sempre no pescoço e a roupa deve ser toda branca. Em alguns dos mais tradicionais clubes de São Paulo, não basta às babás apresentarem carteirinha, como os sócios. É preciso estar trajada de acordo com as regras.

 

 

 

É assim no Pinheiros, no Paineiras e no Paulistano, todos na zona oeste, cujos títulos chegam a R$ 25 mil.

 

 

 

No Pinheiros, algumas babás relatam que são cobradas a usar calçados fechados, mesmo em dias quentes. No Paulistano, é preciso usar "sapatênis, sapatos ou tênis da mesma cor do uniforme".

 

 

 

"Acho discriminação", diz a babá Silvana Santana, 36, que vai ao Pinheiros duas vezes por dia. Na semana passada, ela teve apreendida sua carteirinha (onde se vê escrito "acompanhante") porque vestia bermuda jeans e blusa branca. Foi avisada de que só o patrão poderia retirar o documento.

 

 

 

Outra passou por uma "blitz de babás" e teve a carteirinha retida, pois não usava branco. Ficou "constrangida e envergonhada."

 

 

 

Sua empregadora, que preferiu não se identificar, afirma que ficou tão incomodada que enviou uma carta ao clube explicando que ela não usa uniforme em casa e pedindo que não tivesse de fazê-lo no clube. "Foi indeferido. Alegaram que é regra."

 

 

 

 

 

 

 

Babás entram no clube Pinheiros vestidas de branco; traje é obrigatório em clubes tradicionais de SP

 

Juliana Rodrigues, 25, também babá, diz que já lhe chamaram a atenção no Pinheiros porque sua blusa branca tinha "uma florzinha no canto" e porque usava sandália "neste calor".

 

 

 

Diz ainda ser proibida de ir ao restaurante acompanhada apenas das crianças e conta que um sócio já pediu que ela se levantasse de um banco perto da piscina.

 

 

 

O Pinheiros confirma que as babás só podem ir ao restaurante infantil.

 

 

 

Sócia do clube, a professora Nuria Carbó, 35, considera o uniforme discriminatório. "Passaram a vir de branco porque muitos sócios reclamaram da presença delas." Já Paula Krishnan, 37, também sócia, acha que a regra é uma forma de controle. "Assim como os funcionários do clube, [as babás também] têm identificação."

 

 

 

O coordenador da Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP, Martim Sampaio, vê discriminação na exigência da roupa branca e, sobretudo, no veto ao restaurante.

 

 

 

"O clube tem o direito de saber quem está adentrando a dependência, até por questão de segurança, mas a carteirinha basta para isso", diz.

 

 

 

"É um constrangimento ilegal a empregada ter que se vestir de forma diferenciada e é absurdo impedir que ela entre no restaurante. Ser obrigada a levantar do banco é um apartheid social."

 

 

 

Segundo o Pinheiros, o clube tem 37 mil sócios e 1.500 acompanhantes de idosos, crianças e deficientes cadastrados. Eles devem apresentar crachá "e portá-lo em local visível durante a sua permanência no clube, como acontece com funcionários em qualquer organização". Uniforme e crachá servem para identificação, diz.

 

 

 

Afirmou que algumas áreas possuem "regras específicas para acesso, podendo ser reservados exclusivamente aos associados". Paineiras e Paulistano não se manifestaram.

 

 

 

fonte: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/881944-acidente-com-trio-eletrico-deixa-15-mortos-em-bandeira-do-sul-mg.shtml

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...