Jump to content
Forum Cinema em Cena

Preconceito


Michel M.
 Share

Qual tipo de preconceito você julga ter de forma mais explícita?  

63 members have voted

  1. 1. Qual tipo de preconceito você julga ter de forma mais explícita?

    • Preconceito de raça.
      5
    • Preconceito de classe.
      7
    • Preconceito de religião.
      4
    • Preconceito de sexualidade.
      16
    • Preconceito intelectual
      13
    • Outro tipo(qual?)
      3
    • Não tenho preconceito algum (pense antes de votar nessa)
      8
    • Mais de um dos exemplos citados.
      13


Recommended Posts

  • Members

Muitos neonazistas e nazistas eram e são cristãos fundamentalistas pelo que sei, o próprio Hitler era um deles bem católico e escreveu seu livro com base de fundamentos religiosos. Mas não quer dizer que todos os nazistas são cristãos fundamentalistas. <?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

fascismo_pio.jpg

 

tumblr_lkpgybDssW1qgxnelo1_500.jpg

 

Aproveitando o post a Cruz de Ferro era uma honraria nas medalhas de bravura entre os membros do partido nazi e seus símbolos são inspirados nas ordens monásticas como a Ordem dos Cavaleiros Teutônicos e Templários. Se não me falha a memória até a suástica tem inspiração nestas ordens monásticas.

 286416-9552-cp.jpg

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

 220px-IK_1813.jpg

 

220px-Balkenkreuz.svg.png

 

100px-Iron_Cross_-_2nd_Class.jpg

 

100px-EK_1class.png

Plutão Orco2011-07-23 17:10:32
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Essa de que Hitler era católico é mais velha que a vovó de Taubaté.

 

"National Socialism [Nazism] and Christianity are irreconcilable" - Martin Boorman (secretário de Hitler)

 

"One is either a Christian or a German. You can't be both." - Hermann Rauschning

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

 

 

 

Uai... uma coisa não exclui a outra.

 

Ah não? Então a discussão morre aqui pq sinceramente não vou perder tempo apontando a óbvia estupidez dessa idéia....

 

 

 

 
Atestato de conveniência.
Essa saída é mais velha que a minha vó... principalmente vindo de alguém que adora discutir.
 
Enquanto isso todos cantam em coro "saindo pela tangente, saindo pela tangente"
 
06

Conan o bárbaro2011-07-23 17:50:03

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Claro que o Nazismo não tem nada de religioso. O principal grupo perseguido por eles não tem nada a ver com critérios religiosos, né.
E vamos aos fatos básicos, que apesar de serem óbvios, certas pessoas não ligam os pontos.
 
O que os movimentos de ultra direita e fundamentalismo cristão têm em comum?
Aversão ao estrangeiro. Ao imigrante que veio de cultura distinta. Defendem a pureza cultural nacional e ocidental/cristã.
A partir do mito cristão europeu, constroem a imgem de que somente o ocidental cristão é racional, dotado de um intelecto superior, da única moral correta e admisível, e não professando valores bárbaros e brutos.
Deste modo, o outro é o errado, inferior, cruel, violento, estúpido.
E o Ocidental é o ser humano superior a todos os demais, e por isso está em seu direito natural difundir a civilização e salvação aos povos atrasados.
Caso isso não seja possível, há a simples saída de tratá-los de forma diferente, pois não são iguais.
 
E como são diferente e inferiores, a mistura entre povos e culturas é extremamente prejudicial. Desta forma, a saída a ser adota é o cordão de isolamento, a limpeza dos corpos estranhos da sociedade.
 
E não é estranho os judeus sofrerem um bocado tanto nas mãos da Igreja quanto do Estado.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Todavia tem gente que até hoje acha que ele era ateu. Tipo levando associação errônea e preconceituosa de que ateísmo e nazismo são a mesma coisa.
E associar nazismo com cristianismo não é preconceito não né?

Em relação a cruz, então todo vascaíno é nazista também.

 

A lógica barata destes posts é pra rir ou pra chorar?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Antes que algum outro bobão associe a suástica a cruz e a religião católica....

 

 

A suástica ou cruz gamada é um símbolo místico encontrado em muitas culturas em tempos diferentes, dos índios Hopi aos Astecas, dos Celtas aos Budistas, dos Gregos aos Hindus. Alguns autores acreditam que a suástica tem um valor especial por ser encontrada em muitas culturas sem contatos umas com as outras. Os símbolos a que chamamos suástica possuem detalhes gráficos bastante distintos. Vários desenhos de suásticas usam figuras com três linhas. A nazista tem os braços, apontando para o sentido horário, ou seja, indo para a direita e roda a figura de modo a um dos braços estar no topo. Outras chamadas suásticas não têm braços e consistem de cruzes com linhas curvas. Os símbolos Islâmicos e Malteses parecem mais hélices do que propriamente suásticas. A chamada suástica celta dificilmente se assemelha a uma. As suásticas Budistas e Hopi parecem reflexos no espelho do símbolo Nazista. Na China há um símbolo de orientação quádrupla, que segue os pontos cardeais; desde o ano 700 ela assume ali o significado de número dez mil. No Japão, a suástica (卍 manji) é usada para representar templos e santuários em mapas.

A imagem da cruz suástica é um dos amuletos mais antigos e universais, sendo utilizada desde o Período Neolítico.[1] Foi também adotada por nativos americanos, em diversas culturas, sem qualquer interferência umas com as outras. A Cruz Suástica também é utilizada em diversas cerimônias civis e religiosas da Índia: muitos templos indianos, casamentos, festivais e celebrações são decorados com suásticas. O símbolo foi introduzido no Sudeste Asiático por reis hindus, e remanescentes desse período subsistem de forma integral no Hinduísmo balinês até os dias atuais, além de ser um símbolo bastante comum na Indonésia.

150px-Niagara_lodge_2_analogue_graphic_3.jpg

magnify-clip.png
Um tipo de veneração à suástica.

O símbolo tem uma história bastante antiga na Europa, aparecendo na cerâmica da pré-história de Troia e Chipre, mas não aparece no Egito antigo, Assíria ou Babilônia; A. H. Sayce sugere que a sua origem é hitita.[2]No começo do século XX era largamente utilizado em muitas partes do mundo, considerado como amuleto de sorte e sucesso. Entre os nórdicos, a suástica está associada a uma Runa, Gibur, ou Gebo.

Desde que foi adotado como logomarca do Partido Nazista de Adolf Hitler a suástica passou a ser associada ao fascismo, ao racismo, à supremacia branca, à II Guerra Mundial e ao Holocausto na maior parte do Ocidente. Antes ela havia reaparecido num reconhecido trabalho arqueológico de Heinrich Schliemann, quando descobriu esta imagem no antigo sítio em que localizara a cidade de Tróia, sendo então associada com as migrações ancestrais dos povos "proto-indo-europeus" dos Arianos. Ele fez uma conexão entre estes achados e antigos vasos germânicos, e teorizou que a suástica era um "significativo símbolo religioso de nossos remotos ancestrais", unindo os antigos germânicos às culturas gregas e védicas. O casal William Thomas e Kate Pavitt especulou que a difusão da suástica entre diversas culturas mundiais (Índia, África, América do Norte e do Sul, Ásia e Europa) apontava para uma origem comum, possivelmente da Atlântida.[1]

Os nazistas utilizaram-se destas ideias, desde os primórdios dos movimentos chamados "völkisch", adotando a suástica como símbolo a "identidade ariana" - conceito este referendado por teóricos como Alfred Rosenberg, associando-a às raças nórdicas - grupos originários do norte europeu. A suástica sobrevive como símbolo dos grupos neonazistas ou como forma de alguns grupos de ativistas ofenderem seus adversários.

A palavra "suástica" deriva do sânscrito svastika (no script Devanagari - स्वस्तिक), significando felicidade, prazer e boa sorte.[1] Ela é formada do prefixo "su-" (cognata do grego ευ-), significando "bom, bem" e "-asti", uma forma abstrata para representar o verbo "ser".[1]Suasti significa, portanto, "bem-ser". O sufixo "-ca" designa uma forma diminutiva, portanto "suástica" pode ser literalmente traduzida por "pequenas coisas associadas ao que traz um bom viver (ser)". O sufixo "-tica", independentemente do quanto foi dito, significa literalmente "marca". Desta forma na Índia um nome alternativo para "suástica" é shubhtika (literalmente, "boa marca"). A palavra tem sua primeira aparição nos clássicos épicos em sânscrito Ramayana e Mahabharata

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Postou a ultra direitista, homofobica, fanática católica do fórum. O nazismo fascismo está muito ligado com a igreja quer goste ou não, poderia postar milhares de fotos aqui que se encontra na net com ligações diretas da santa sé com estes regimes. Contudo não associei o cristianismo = fascismo e sim como base de inspiração. Eu não disse que todos os cristãos são nazistas e sim que muitos nazistas são cristãos fanáticos. Não vou gastar mais do meu post para explicar o óbvio com seu cérebro do tamanho de um estegossauro.

 

Só duas palavras finais Tiso e Ustasha. 14

 File:Ustaša%20forced%20conversions.jpg

 

File:Jozef%20Tiso%20%28Berlin%29.jpg<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Plutão Orco2011-07-24 01:31:04
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Essa de que Hitler era católico é mais velha que a vovó de Taubaté.

 

 

 

"National Socialism [Nazism] and Christianity are irreconcilable" - Martin Boorman (secretário de Hitler)

 

 

 

"One is either a Christian or a German. You can't be both." - Hermann Rauschning

 

 

 

Ele era ocultista, apesar de acreditar no mito cristão.

 

 

 

Mas muita gente pensa que ele era católico porque ele recebia apoio da igreja católica (como inúmeras fotografias e documentos comprovam). Tem gente que confunde fazer aliança com seguir a doutrina.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Os Utashsa os radicais religiosos Croatas que o digam tinham todo o tipo de suporte do regime de Hitler como da Santa Sé também apoiava e deu refugio. Religiosos eram oficialmente recrutados e trabalhavam com encanto em campos de extermínio. Era de praxe as conversões forçadas sob pena das mais brutais torturas que o ser humano pode conceber.

Link to comment
Share on other sites

 

Postou a ultra direitista' date=' homofobica, fanática católica do fórum. O nazismo fascismo está muito ligado com a igreja quer goste ou não, poderia postar milhares de fotos aqui que se encontra na net com ligações diretas da santa sé com estes regimes. Contudo não associei o cristianismo = fascismo e sim como base de inspiração. Eu não disse que todos os cristãos são nazistas e sim que muitos nazistas são cristãos fanáticos. Não vou gastar mais do meu post para explicar o óbvio com seu cérebro do tamanho de um estegossauro.

 [/quote']

Sim, mas acho muito importante ressaltar a diferença entre o uso e manipulação do cristianismo/religião pelo homem e a doutrina em si a fim de impedir a propagação de um "ódio" sem sentido.

 

A igreja, como instituição, sempre foi um poderoso instrumento de poder e se posicionou de forma a se manter com tal intuito, tomando às vezes decisões completamente incoerentes com o que deveria, segundo seus próprios princípios teóricos. A evidência de tal postura, todos sabem, encontram ecos em toda a história do mundo, às vezes exercendo mais poder, às vezes menos, mas sempre presente.

 

A distorção do pensamento religioso promove aberrações (muitas vezes criando incoerências explícitas) a fim de manipular os fiéis para interesses escusos e particulares. O conhecimento real dos objetivos do cristianismo/religião/doutrina e a interpretação do que julgam ser a palavra do Deus que acreditam na teoria não confere o mínimo sentido ao ideal nazista, quanto mais sustentá-lo. O problema aqui é interpretativo/manipulativo até pela credibilidade ao qual atinge diante da população e não da doutrina em si.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Sim Scofield.

 
A questão aqui é justamente essa. Temos que admitir duas possibilidades:
Ou a religião, não importa qual, é o que gera as intolerâncias. Ou então vemos o uso distorcido da religião (seja ela cristã ou muçulmana) para a propagação do ódio.
 
Desta forma, em qualquer dos dois casos, a associação essencial entre Islã e terrorismo não procede. Só por isso é bastante esclarecedor para a compreensão do fênomeno "terrorista" (em suas diversas manifestações).
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

 

 

e mais uma coisa. Dizer que segmentos nazistas era fundamentalmente cristãos não implica em condenar o cristianismo como religião, obviamente.

Mas também é apressado julgar qualquer incompatibilidade entre usos de ideais cristãos e o nazismo. Havia sim, muitos nazistas cristãos. Tentar disfarçar isso é tentar encobrir a história. Refazer os fatos. É como negar a existência do holocausto. Agora, cabe a nós tentarmos entender como que isso aconteceu.
Muitos nazistas foram abrigados por instituições da Igreja, e até auxilidados na fuga para outros países.
O uso da religião é tudo. Não só para o mal. O que explica a existência de diversas correntes? Católicos, ortodoxos, protestantes, maronitas, nestorianos, monofisistas, etc. Chega a ser bastante complicado traçar uma essência cristã natural. Por isso insisto que não podemos pensar a idéia separadamente das pessoas que as pensam. dessa forma, não existe uma barreira natural entre cristianismo e nazismo. Não subestime a capacidade da humanidade em fazer novas associações culturais.
 
E insisto: qual o grupo mais perseguido pelos nazistas? Judeus.
E onde está o sentido dessa perseguição, o ódio pelos judeus? Essa aversão não brotou da terra, mas tem uma longa gestação na história ocidental.

 

 

Conan o bárbaro2011-07-24 13:22:08

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Postou a ultra direitista' date=' homofobica, fanática católica do fórum. O nazismo fascismo está muito ligado com a igreja quer goste ou não, poderia postar milhares de fotos aqui que se encontra na net com ligações diretas da santa sé com estes regimes. Contudo não associei o cristianismo = fascismo e sim como base de inspiração. Eu não disse que todos os cristãos são nazistas e sim que muitos nazistas são cristãos fanáticos. Não vou gastar mais do meu post para explicar o óbvio com seu cérebro do tamanho de um estegossauro.

 

 

 

 

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

[/quote'] É mesmo? Quem é heim? Perdeu a compostura e passou pra ofensas pessoais? Seu bofe não te cobriu hoje querido? Não tenho nada com isto não, viu!

Muitos nazistas são cristãos fanaticos? È? e outros muitos são ateus, espiritas, evangelicos e quem sabe até judeus! Enfim uma coisa não tem nada a ver com a outra. O seu óbvio é tão ridículo quanto os seus argumentos!07 Palhaço!
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

É mesmo? Quem é heim? Perdeu a compostura e passou pra ofensas pessoais? Seu bofe não te cobriu hoje querido? Não tenho nada com isto não' date=' viu!

Muitos nazistas são cristãos fanaticos? È? e outros muitos são ateus, espiritas, evangelicos e quem sabe até judeus! Enfim uma coisa não tem nada a ver com a outra. O seu óbvio é tão ridículo quanto os seus argumentos!07 Palhaço!
[/quote']

 

Você nunca teve compostura neste fórum desde sempre abelha. A única palhaça que começou com ofensas pessoais foi você na página anterior. Se não gostou não começasse com os seus típicos posts agressivos. Agora agüenta. <?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Não entendeu nada? Não esperava que entendesse mesmo. Afinal vindo de uma pessoa como você que não consegue perceber seu lado mais idiota no seu racismo enrustido, homofobia, todo o tipo de preconceito até agora expressado neste tópico por páginas a fio.

 

Surpreende-me e muito que inda não foi expulsa daqui. Não vou perder meu tempo com você em uma discussão infrutífera com uma porta a não ser respondendo seus posts agressivos direcionados para mim. Já te aturei você aqui de mais sem responder suas investidas contra a minha pessoa aqui direta ou indiretamente várias vezes. Neste tópico e em outras ocasiões.

e mais uma coisa. Dizer que segmentos nazistas era fundamentalmente cristãos não implica em condenar o cristianismo como religião' date=' obviamente.

Mas também é apressado julgar qualquer incompatibilidade entre usos de ideais cristãos e o nazismo. Havia sim, muitos nazistas cristãos. Tentar disfarçar isso é tentar encobrir a história. Refazer os fatos. É como negar a existência do holocausto. Agora, cabe a nós tentarmos entender como que isso aconteceu.

Muitos nazistas foram abrigados por instituições da Igreja, e até auxilidados na fuga para outros países.

O uso da religião é tudo. Não só para o mal. O que explica a existência de diversas correntes? Católicos, ortodoxos, protestantes, maronitas, nestorianos, monofisistas, etc. Chega a ser bastante complicado traçar uma essência cristã natural. Por isso insisto que não podemos pensar a idéia separadamente das pessoas que as pensam. dessa forma, não existe uma barreira natural entre cristianismo e nazismo. Não subestime a capacidade da humanidade em fazer novas associações culturais.

 

E insisto: qual o grupo mais perseguido pelos nazistas? Judeus.

E onde está o sentido dessa perseguição, o ódio pelos judeus? Essa aversão não brotou da terra, mas tem uma longa gestação na história ocidental.

[/quote']

Ao que parece uma pessoa até agora não entendeu esta mensagem óbvia Conan. Não condenei a religião e sim o seu fanatismo. <?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

O anti-semitismo era comum na Idade Média "...à peste veio com os judeus" diziam eles. Há séculos os judeus, ciganos e homossexuais são perseguidos pelos fanáticos cristãos e teve suporte direta ou indiretamente dos grades líderes da igreja.

Plutão Orco2011-07-24 16:15:48
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

É mesmo? Quem é heim? Perdeu a compostura e passou pra ofensas pessoais? Seu bofe não te cobriu hoje querido? Não tenho nada com isto não' date=' viu!

Muitos nazistas são cristãos fanaticos? È? e outros muitos são ateus, espiritas, evangelicos e quem sabe até judeus! Enfim uma coisa não tem nada a ver com a outra. O seu óbvio é tão ridículo quanto os seus argumentos!07 Palhaço!
[/quote']

 

Você nunca teve compostura neste fórum desde sempre abelha. A única palhaça que começou com ofensas pessoais foi você na página anterior. Se não gostou não começasse com os seus típicos posts agressivos. Agora agüenta. <?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Não entendeu nada? Não esperava que entendesse mesmo. Afinal vindo de uma pessoa como você que não consegue perceber seu lado mais idiota no seu racismo enrustido, homofobia, todo o tipo de preconceito até agora expressado neste tópico por páginas a fio.

 

Surpreende-me e muito que inda não foi expulsa daqui. Não vou perder meu tempo com você em uma discussão infrutífera com uma porta a não ser respondendo seus posts agressivos direcionados para mim. Já te aturei você aqui de mais sem responder suas investidas contra a minha pessoa aqui direta ou indiretamente várias vezes. Neste tópico e em outras ocasiões.

Eu sempre usei de sinceridade e honestidade tanto no forum quanto na minha vida pessoal. Creio que aki é um espaço em que todos podem dizer o que realmente pensam sobre os temas sem aceitar coação ou constrangimento! Se a carapuça lhe cabe cada vez que sou contra ou a favor de uma questão ou se o seu odio pelo catolicismo ou cristianismo, sobre as questões morais o seu preconceito destilado sobre quem não leva e não curte uma vida como a sua e não vai na sua ideologia lhe incomoda isto não é problema meu, haja vista que não sou contra vc mas a tudo que defende e não desejo adotar pois não me parece nada bom!

E continuo neste forum sim pq nem todo mundo, incluso moderadores, tem a mentalidade tacanha de que o mundo tem q girar em volta de uma só opinião e creio que hão moderadores, administradores e dono para decidir o que é de competencia deles e não sua!

E não se incomode com indiretas. Eu sou direta mesmo! O que eu disser pra vc, vc irá saber!

È incrivelmente infantil e medilcre(e agora é pra VC mesmo), a sua perseguição ao cristianismo, somente um tolo não percebe a sua forçação de barra para transformar catolicismo em nazismo. Vc quer o que?  o ateísmo e homossexuialismo aclamado e os cristãos numa camara de gás? Tenta, mas tenta com vontade num país católico onde o evangelico q desfez da imagem de Nsa Sra Aparecida, santa católica e padroeira do Brasil, em rede nacional deve estar correndo até hoje!

E se vc não perder seu tempo comigo é um favor q me faz! Quer saber?Ah vai te catar!
flower2011-07-24 16:17:56
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Como eu imaginei sua alegação falaciosa de liberdade de expressão da flower. Liberdade de expressão é uma coisa ofensas pessoais aqui é outra coisa completamente diferente. Isto vai até contra as regras do fórum. Gosta de sinceridade? Se gosta ai vai uma: Vai bancar a super sincera fora daqui e veremos se sobrevive a umas surras merecidas. Sinceridade é uma coisa e ofensa também é outra.Quer ofensa? Sua parecia física combina com a sua mentalidade horrível. <?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Claro que na sua cabeça tacanha não tem nada de mais chamar alguém de idiota, homosexual como se fosse ofensa na sua cabecinha, entre outras coisas.

 

Se respondi sem compostura ou má educação mesmo foi porque você procurou isto primeiro. Ação e reação simples assim. E quer saber “sinceramente” ou ofensivamente?  Vai te catar um homem idiota como você.  Você parece aquelas solteironas encalhadas de mal com a vida que não tem homem e fazem questão de achar que a vida dos outros ou a opção sexual delas é da sua conta.

Plutão Orco2011-07-24 16:52:57
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Todavia tem gente que até hoje acha que ele era ateu. Tipo levando associação errônea e preconceituosa de que ateísmo e nazismo são a mesma coisa.

 

Curioso... é exatamente o que vc e o Conan fizeram com o cristianismo e o nazismo.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

 

Ele era ocultista' date=' apesar de acreditar no mito cristão.

 

 

 

Mas muita gente pensa que ele era católico porque ele recebia apoio da igreja católica (como inúmeras fotografias e documentos comprovam). Tem gente que confunde fazer aliança com seguir a doutrina.[/quote']

 

Perfeito... e o post nojento do Conan na página anterior grita essa confusão retardada.

 

Dook2011-07-24 17:38:56

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...