Jump to content
Forum Cinema em Cena

Preconceito


Michel M.
 Share

Qual tipo de preconceito você julga ter de forma mais explícita?  

63 members have voted

  1. 1. Qual tipo de preconceito você julga ter de forma mais explícita?

    • Preconceito de raça.
      5
    • Preconceito de classe.
      7
    • Preconceito de religião.
      4
    • Preconceito de sexualidade.
      16
    • Preconceito intelectual
      13
    • Outro tipo(qual?)
      3
    • Não tenho preconceito algum (pense antes de votar nessa)
      8
    • Mais de um dos exemplos citados.
      13


Recommended Posts

  • Members

Meu preconceito é contra pobre. Sei lá...não gosto de pobre. Só falam merda.

 

 

 13

 

0606

 

 

 

 Tava aqui pensando...realmente..todo ser humano é preconceituoso. A gente não nasce assim, é claro, mas nós somos condicionados, desde pequenos, pela família, imprensa, enfim, o mundo em geral. É aquele tipo de coisa que vc aprende sem nunca alguém ter chegado e explicado como funciona.

  Posso garantir que quem respondeu aí em cima que não tem preconceito de nenhuma espécie tá mentindo, ou então não pensou direito...ou então, na mais improvável das possibilidades, é um ser humano fora do comum, ou talvez nem seja desse planeta.

  Um preconceito que praticamente todo ser humano carrega é o da beleza (no caso feiúra). É aquele negócio de se jugar pela aparência. Duvido que qualquer garoto aqui se anime à primeira vista com uma gordinha, feinha, ou alguém com um problema (cicatriz, deficiência..).

  Todo mundo diz 'ah! Mas isso é normal. Afinal, pq vc se interessaria por um feinho qdo o mundo tá cheio d gente bonita?'

  Isso é tido como normal por todo mundo. QUASE TODOS os seres humanos que conheço agem dessa forma. E isso não é um tipo de preconceito?..pode parecer pequeno e insignificante, 'normal' para alguns, mas é sim um preconceito. Agora, só pq é 'menor' não merece a mesma atenção que qualquer outro?

  Como acabar com qualquer outro tipo de preconceito se tipos 'pequenos' assim ainda persistem na raiz do homem? É difícil jugar ou tentar eliminar o preconceito racial se o preconceito em si ainda continua nas entranhas do ser humano.

   Acredito que uma grande responsável pelo problema é a educação que se dá às crianças desde cedo. Ás vezes penso, se uma criança nascesse em meio aos mais variados tipos humanos e nunca tivesse contato com qualquer coisa que desse início ao seu poder de diferenciação, nem mesmo um comentário maldoso do pai sobre o vizinho que é rico e vive se exibindo por aí, enfim nenhum comentário ou situação que desse brecha ao preconceito (situação hipotética), então acredito que esse ser teria GRANDES CHANCES de continuar sem preconceitos.

  TALVEZ. Poque ele poderia mais tarde, por si só, tonar-se preconceituoso. Imagine que um dia ele brigue com uma pessoa negra e se torne seu inimigo. Bom, este, talvez sem querer, em um momento de raiva, xingaria o inimigo: 'ah..aquele preto safado..'. Isso porque todo ser humano sempre se acha superior, então adota como defesa atacar o inimigo no que lhe é diferente, como se tal coisa fosse errada ou inferior.

  Conclusão: O preconceito vem acompanhado do fato de cada ser humano sempre se achar superior, melhor que o outro. E isso existe em cada um de nós, admitam. Sinceramente não sei qual gera qual. Maldade, preconceito, natureza humana, tudo se liga. E infelizmente acredito que por mais voltas que se dê no assunto, isso nunca terá um fim.

  Talvez apenas com o fim da humanidade.

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 É bem legal tb vc tentar superar seus preconceitos.

 

 Acho que o preconceito existe pq pensamos de maneira diferente e vivemos da maneira que escolhemos ou podemos.

 Daí não somos e pensamos da mesma maneira.  Não somos produtos fabricados em série, uai!

 

 Eu tinha um monte de pré-conceitos... bem, ainda tenho.

 Daí eu tento acabar com eles de uma forma bem kamikaze, eu entro em contato direto com o que me incomoda.

 

 Tá, isso nem sempre funciona, mas  aprendi que tu nãoprecisa compreender p/aceitar, p/  tolerar, p/ conviver... sei lá...
Link to comment
Share on other sites

  • Members
 

 

 Eu tinha um monte de pré-conceitos... bem, ainda tenho.

 Daí eu tento acabar com eles de uma forma bem kamikaze, eu entro em contato direto com o que me incomoda.

 

 
[/quote']

 

1313

 

060606...Isso não é meio perigoso?..mesmo pq às vezes tem o risco do teu preconceito aumentar..

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 É. Tipo assim, pode parecer estranho mulheres e gays paquerarem os caras (pode parecer mais estranho ainda qd eles levam a melhor 03).

  

 Parando  p/pensar, eles tem os mesmos direitos que a gente,de paquerar quemeles quiserem...homem ou mulher...afff!1713
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Todo ser humano tem preconceito sim. Mas será que isso é totalmente ruim? Como a própria palavra diz, preconceito é ter um conceito antecipado daquilo ou daquele que não se conhece por inteiro. Quando somos apresentados a uma pessoa nova, temos preconceito dela. Conforme vamos convivendo com essa pessoa, podemos confirmar o nosso conceito inicial ou rejeitá-lo. Preconceito não é nada além de uma intuição a respeito de algo ou alguém.<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Veja a Shy, por exemplo. Ela disse em um post que tem preconceito de ex-presidiários. Isso quer dizer que, quando ela vê um ex-presidiário, tem um conceito inicial de que ele seja um mal-caráter, ou até que ele faça algum mal para ela. Essa é uma reação de defesa, diante daquele que ela não conhece. Não é querendo jogar praga não, Shy, mas quem sabe você conhece um ex-presidiário, o conhece, vê que ele não é o que seu preconceito dizia, e casa com ele? Aí seria quase uma síndrome de Estocolmo.<?:namespace prefix = v ns = "urn:schemas-microsoft-com:vml" />

Portanto, todos nós temos um preconceito de tudo a nossa volta. Nos casos que costumamos citar como preconceito (racial, religioso, cultural, etc), são preconceitos negativos da pessoa, o que não significa nada!

Não devemos ficar nos condenando por termos preconceitos negativos. Eles sempre existirão em todas as pessoas, e são até necessários algumas vezes. Por isso, não tenho vergonha nem culpa em admitir que tenho preconceitos negativos de homossexuais e algumas religiões afro 09

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Anjo, eu faço visitas esporadicamente ao presídio daqui.

 Tipo, duas vezes por ano a gente reuni doações em comes e bebes e fazemos festinha p/ eles.

 

 Sabia que se ganha uma grana dando aulas p/ presidiários?

 

 Meu preconceito é que não acredito que uma pessoa se redima de seus erros só pq ficou trancafiado, sei lá qto tempo.

 Eu só acho que qd, por exemplo, se tem a coragem de matar alguém, vc atravessa uma linha de coisas que vc pensou que jamais faria... daí, sei lá

 

 Eu tenho muitos amigos ex-presidiários.

 Eu acho esse meu preconceito besta, mas nãodeixaria minha sobrinha de 10 anos sozinha com um.

 

 By the way, sua praga não é de todo ruim.

A maioria dos presidiários, são fortões, tatuados e com cara de machos !! 08
Link to comment
Share on other sites

  • Members
 

 Meu preconceito é que não acredito que uma pessoa se redima de seus erros só pq ficou trancafiado, sei lá qto tempo.

 Eu só acho que qd, por exemplo, se tem a coragem de matar alguém, vc atravessa uma linha de coisas que vc pensou que jamais faria... daí, sei lá[/quote']

 

As prisões não têm nada q possa reabilitar uma pessoa, torná-la um ser humano melhor, isso é hipocrisia da sociedade. Em Arizona Nunca Mais, o personagem de Nicolas Cage vivia indo pra prisão, depois sendo solto, infringindo a lei novamente, voltando a ser preso... Como ele sempre fazia tudo errado e nunca aprendia a lição, ou seja, não havia reabilitação, chegou à conclusão de q ser obrigando a cumprir pena era apenas uma forma das pessoas se vingarem dele. E pelo menos em parte, ele está certo. É vingança mesmo. A sociedade quer q os presidiários sofram, para pagar pelo q fizeram. E tbm esperam q qnd estiverem livres novamente, se lembrem do sofrimento na prisão e se comportem, não necessariamente por terem se tornado pessoas melhores, mas por medo de voltar pra lá. Eu não sou contra punir os criminosos, só não vivo no mundo da fantasia, acreditando em coisas q não existem.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Prisão não é propriamente uma vingança. Se fosse, todos os presos seriam colocados em público, para o povo jogar tomate neles, xingarem eles e coisas do tipo. Isso seria vingança. É claro, existem casos de pessoas que botam outras na cadeia por pura vingança.

A prisão tem como principal objetivo a justiça. A pessoa que comete algum delito contra a lei e contra a sociedade deve pagar sendo preso, ou obrigado a fazer trabalhos comunitários. Fazer os presos mudarem de atitude já é segundo plano. Mas o primeiro deles é a justiça.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Eu acredito em redenção, mas não acho que ela tenha muito a ver com cárcere.

 Acho meu preconceito uma merda pq pessoas tidas como comuns, que não são pegas,  cometem crimes todos os dias e a gente nem fica sabendo.

 

 É como se vc marcasse os caras que saem da prisão com o selo de "perigosos".

 Daí qd saem da prisão e pq tem mais pessoas preconceituosos como eu,  não conseguem emprego.

 Daí lhes sobram poucas opções e muitos voltam a cometer outros crimes.

 

 Daí muitos, como eu, dirá "Não disse que o tal não era de confiança!?" ... afff!

 

 Afff! Pessoas como eu, ajudam a perpetuar esse tipo de preconceito 1118

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Prisão não é propriamente uma vingança. Se fosse' date=' todos os presos seriam colocados em público, para o povo jogar tomate neles, xingarem eles e coisas do tipo. Isso seria vingança. É claro, existem casos de pessoas que botam outras na cadeia por pura vingança.

A prisão tem como principal objetivo a justiça. A pessoa que comete algum delito contra a lei e contra a sociedade deve pagar sendo preso, ou obrigado a fazer trabalhos comunitários. Fazer os presos mudarem de atitude já é segundo plano. Mas o primeiro deles é a justiça.
[/quote']

 

icon_rolleyes  icon_rolleyes  icon_rolleyes  icon_rolleyes  icon_rolleyes 

 

Outras opções seriam consideradas absurdas, mas colocar a pessoas na cadeia é uma forma de vingaça q a sociedade conseguiu aceitar muito bem, por isso ela é usada.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Não acho que seja tanto vingança, mas sim medo.

 Tipo trancafiar muito bem aquilo que te apavora p/ tu dormir em paz.

 

 Sobre o preconceito contra pobres, quase todo mundo tem.

Isso é notório.

 Haja visto como a maneira que vc trata ao atender uma pessoa simples e outra bem vestida.

 Se ela falar errado é pior. Como se isso fosse sinônimo de sabedoria.

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members
 Não acho que seja tanto vingança, mas sim medo.

 Tipo trancafiar muito bem aquilo que te apavora p/ tu dormir em paz.

 

 Sobre o preconceito contra pobres, quase todo mundo tem.

Isso é notório.

 Haja visto como a maneira que vc trata ao atender uma pessoa simples e outra bem vestida.

 Se ela falar errado é pior. Como se isso fosse sinônimo de sabedoria.

 
[/quote']

 

Hum, como você sabe?

 

Será mesmo que todo mundo é assim?
Link to comment
Share on other sites

  • Members
o pessoal aqui com peninha dos presidiarios..q meigo! pq nao levam o marcola ou champinha pra casa' date=' pra ver se conseguem se reabilitar?06

 

A genialidade de Goya conseguiu transmitir na tela a melhor solucao pro sistema carcerario tupiniquim..06

 

 

goya.jpg
[/quote']

 

 

Soto, ninguém aqui está com pena dos presidiários...

 

Eu disse q é vingança, mas não disse q sou contra a vingança.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
o pessoal aqui com peninha dos presidiarios..q meigo! pq nao levam o marcola ou champinha pra casa' date=' pra ver se conseguem se reabilitar?06

 

A genialidade de Goya conseguiu transmitir na tela a melhor solucao pro sistema carcerario tupiniquim..06

 

 

goya.jpg
[/quote']

 

 

É por essas e outras que eu Voto Soto.

 

Essa solução é linda. 10

 

Lugar de bandido é - eu ia dizer cemitério mas é muito caro pra eles - sei lá, misturar suas cinzas em adubo...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

O preconceito age também como uma defesa para o ser humano.

Se vc ver uma pessoa com um aspecto ameaçador,vai tentar sair de perto dela.

Se vc ver uma rua com aspecto ameaçador vai evitar passar nela.

Se vc ver uma comida com aspecto estranho vai evitar comer ela.

Etc....

Preconceito é algo a ser evitado,mas não podemos deixar de considerar como uma defesa natural humana03
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Preconceito?? Afff! 17

 Eu acho que o medo e não o preconceito que nos protege, que nos faz pensar duas vezes antes de pular de para-quedas e etc...

 Sei lá, acho preconceito algo mais elaborado.   

 Não tem muito a ver com instinto. Acho que, como foi citado antes aqui, tem a ver com a cultura, com o meio em que tu vive.
Maria shy2007-05-22 16:56:05
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Quando você olha alguém estranho na rua,você têm medo dele certo?

Mas porque você têm medo dele?Porque você têm um conceito pré-estabelecido de que aquele cara pode te roubar.

 

Logo,o nosso medo está baseado nos nossos conceitos pré-estabelecidos de tudo.

Você acha que uma criança que é filho de paraquedistas vai ter medo de pular de paraqueda?Não,porque ele não recebeu um conceito pré-estabelicido do paraquedas como sendo algo perigoso,e sim como algo divertido.03

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...