Jump to content
Forum Cinema em Cena

Preconceito


Michel M.
 Share

Qual tipo de preconceito você julga ter de forma mais explícita?  

63 members have voted

  1. 1. Qual tipo de preconceito você julga ter de forma mais explícita?

    • Preconceito de raça.
      5
    • Preconceito de classe.
      7
    • Preconceito de religião.
      4
    • Preconceito de sexualidade.
      16
    • Preconceito intelectual
      13
    • Outro tipo(qual?)
      3
    • Não tenho preconceito algum (pense antes de votar nessa)
      8
    • Mais de um dos exemplos citados.
      13


Recommended Posts

 

 

 

Rir quem estou rindo sou eu de sua IMENSA ignorância (sinceramente, em todos esses anos de fórum não me lembro de ter visto tamanha) 0606

Não adianta nem desenhar pra você: eu JÁ analisei o outro lado da situação, fiz até um post gigante pra você perceber que as idéias dele preconceituosas NÃO justificam nada e até agora não entendeu? Pelamor.

E não é por nada não, mas acho que não sou só eu que estou rindo. Continue vivendo nessa burrice desmedida e justificando PRECONCEITOS como quiser, isentando-se da imbecilidade de ser preconceituoso e colocando a culpa no outro. Viva sua vida prejudicando pessoas e prejudicando a si próprio. Sei lá, tem gosto pra tudo nesse mundo. De repente você é mais feliz assim, né?  0606

Bom, a fila anda: vamos discutir sobre afirmativas realmente válidas:

Pessoal' date='

 

 

 

O preconceito é a forma dos ignorantes dizerem não precisam evoluir

por motivos que eles mesmos não sabem, afinal de contas, são ignorantes

mesmo e pronto, têm medo de evoluir, de dar um passo a frente em suas

“cômodas” vidas...

 

 

[/quote']

Linda frase, (Õ.ô). Acho que até podia fechar o tópico. 10

 

Mr. Scofield2008-07-06 16:30:55

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Até agora o que vejo é uma postura do King em tentar entender o preconceito através do medo e da desconfiança. Porém, não se trata de tentar criar uma fórmula para definir um padrão aceitável para justificar o preconceito. O Scofield tem combatido a teoria do King por acreditar que ele é preconceituoso e por tentar explicar o 'porque' disso. Não é isso? Porém, estou acompanhando o debate e pelo que pude perceber, não há intenção por parte do King em tentar justificar. Ele está buscando variáveis e compilando uma teoria onde pretende tecer um perfil, visto como fator de ameaça. E como ele chegou a esse perfil? Um exemplo. Logo em seguida após o meu comentário há algumas páginas atrás, li outro comparando a seguinte situação num coletivo: Se o ônibus está lotado, porém com um acento vago. Onde o lado do corredor é ocupado por um elemento suspeito por causa da maneira que se veste (calça velha, camiseta para fora, boné... e a mesma aparência de pessoas que vemos insistentemente nos noticiários policiais). Já não é motivo para desconfiar?

 

Acho que é isso que o King vem tentando explicar.. Não se trata de culpar alguém de forma direta, tipo, é isso e acabou. O preconceito pode ser irracional em alguns casos, porém, ele não descarta uma tendência que nos leva a tal desconfiança em determinadas situações. Onde o preconceito pode ser uma forma de defesa. Ou algo assim..

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu estou rindo dos dois, já que ambos entraram em relativa sintonia para discordar em seguida com direito a chistes ofensivos numa tentativa clara de ganhar a coisa no grito.

 

Meu ponto sobre o assunto: preconceito não é justificável em qualquer hipótese (ponto para o Scofield), porém o preconceito pode ser gerado (talvez até inconscientemente) pela vítima dele (ponto para o King). O caso do negro que se veste como se fosse um bandido é um exemplo claro. Ele vai gerar desconfiança em qualquer um que seja. Isso é justificativa para a desconfiança? Não! Mas ao mesmo tempo não dá pra esconder com frases feitas ou raciocínios longos que o negro concorreu para gerar a desconfiança das outras pessoas.

 

A mesma coisa com os homossexuais. O casal biba que vive se pegando aos beijos tórridos quando muitos casais hétero nem sequer o fazem, estão implorando para a repulsa de quem quer que os aviste. A repulsa é justificável? Não. Mas não posso ignorar que o casal homossexual concorreu para esse resultado.

 

Negar essa possibilidade me parece uma tentativa inócua de não querer lidar com a possibilidade de que nós, em alguns momentos, contribuímos para o preconceito que às vezes sofremos.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

A mesma coisa com os homossexuais. O casal biba que vive se pegando aos beijos tórridos quando muitos casais hétero nem sequer o fazem' date=' estão implorando para a repulsa de quem quer que os aviste. A repulsa é justificável? Não. Mas não posso ignorar que o casal homossexual concorreu para esse resultado.

 
[/quote']

 

Cuidado , Dook . Ao chamar biba de biba você pode ser acusado de preconceito .

Esse é um dos fatores que gera meu preconceito contra viados . Apenas um deles .
Link to comment
Share on other sites

 

 

 

 

...

 

Acho que é isso que o King vem tentando explicar.. Não se trata de culpar alguém de forma direta' date=' tipo, é isso e acabou. O preconceito pode ser irracional em alguns casos, porém, ele não descarta uma tendência que nos leva a tal desconfiança em determinadas situações. Onde o preconceito pode ser uma forma de defesa. Ou algo assim..

[/quote']

 

O preconceito contra os negros é muitas vezes culpa dos próprios negros.

 

Acho que nem preciso falar nada, né? Sorry, THX, releia com atenção os textos anteriores.

Aliás, releia também o texto acima na qual explico que "explicar, compreender" é totalmente diferente de "justificar". O que quero dizer é que, existem explicações, mas todas elas são idiotas e podem ser descartadas. É na discordância na ACEITAÇÃO DAS JUSTIFICATIVAS que reside a discussão e não na EXISTÊNCIA/COMPREENSÃO delas.

Mr. Scofield2008-07-07 16:50:18

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Meu ponto sobre o assunto: preconceito não é justificável em qualquer hipótese (ponto para o Scofield)' date=' porém o preconceito pode ser gerado (talvez até inconscientemente) pela vítima dele (ponto para o King). O caso do negro que se veste como se fosse um bandido é um exemplo claro. Ele vai gerar desconfiança em qualquer um que seja. Isso é justificativa para a desconfiança? Não! Mas ao mesmo tempo não dá pra esconder com frases feitas ou raciocínios longos que o negro concorreu para gerar a desconfiança das outras pessoas.

 

 

 

A mesma coisa com os homossexuais. O casal biba que vive se pegando aos beijos tórridos quando muitos casais hétero nem sequer o fazem, estão implorando para a repulsa de quem quer que os aviste. A repulsa é justificável? Não. Mas não posso ignorar que o casal homossexual concorreu para esse resultado. [/quote']

 

 

 

É aí que tá, Calvin. A pessoa vai de propósito passar uma imagem que gere desconfiança nas pessoas que o cercam, e ela não é a culpada pelo seu preconceito?

 

 

 

O casal viado fica se beijando de modo escandaloso propositalmente, e não são culpados pelo preconceito?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Cuidado ' date=' Dook . Ao chamar biba de biba você pode ser acusado de preconceito .

Esse é um dos fatores que gera meu preconceito contra viados . Apenas um deles .
[/quote']

 

Só depois da PLC 122/06 passar no Congresso Markão... Se passar... 06
Link to comment
Share on other sites

  • Members


É aí que tá' date=' Calvin. A pessoa vai de propósito passar uma imagem que gere desconfiança nas pessoas que o cercam, e ela não é a culpada pelo seu preconceito?

O casal viado fica se beijando de modo escandaloso propositalmente, e não são culpados pelo preconceito?[/quote']

 

Então... eu sou cauteloso nesse assunto ao usar a palavra "de propósito" ou "deliberadamente". Claro que é possível que um casal de homossexuais fiquem nos agarros com o intuito de causar repulsa nas pessoas que passam, mas não posso olhar um casal nessas condições e dizer "olha lá, eles querem chocar mesmo!!"

 

Por isso que disse que às vezes isso ocorre inconscientemente... A pessoa neste caso é co-responsável pelo preconceito que é gerado, mas também existe o outro lado, o do que manifesta o preconceito. Como pra mim o preconceito é injustificável, a pessoa que vê o negro vestido de bandido ou o casal homossexual se pegando pode ESCOLHER se os rotula ou não como bandido e nojentos, respectivamente...
Link to comment
Share on other sites

 

 

 

Opa, peraí...o exemplo do Dook não é legal, na minha opinião, pois pode ser analisado de forma completamente diferente...o fato de um casal gay se pegar com beijos tórridos não é questão de preconceito, mas de outro tipo de repulsa, uma repulsa comportamental. Vamos pensar na situação em que vimos um casal hetero se beijando e se pegando "torridamente"  em um ambiente público. Não sei quanto a vocês, mas eu teria exatamente a mesma impressão ruim.

King, isso indica que tenho uma repulsa àquele COMPORTAMENTO (eu também acharia horrível, como acho horrível um casal heterossexual tendo essa postura) e não preconceito contra o fato deles serem gays (coisa MUITO diferente).

E não, isso não tem nada a ver com preconceito. Isso é CONCEITO: tenho o conceito que esse tipo de situação é constrangedora e me causa impressão ruim, seja lá quem for que estiver nela. Se um casal seja homossexual, seja heterossexual o adotar, terei repulsa. Logo, seria como dizer que o casal é culpado por ter uma conduta que eu pessoalmente não gosto. Não há aqui o que se falar em preconceito (quanto mais justificá-lo).

 

Mr. Scofield2008-07-07 19:47:33

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Scofield, é incrível como você nega seu próprio preconceito. Essa sua "impressão ruim", gerada de um comportamento reprovável é o que? É um preconceito. Só que você tem nojo dessa palavra e não admite que é assim. Esse preconceito tem uma forte tendência a generalizar para todas as pessoas daquele mesmo grupo. O que é algo normal, como eu já expliquei.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Opa, peraí...o exemplo do Dook não é legal, na minha opinião, pois pode ser analisado de forma completamente diferente...o fato de um casal gay se pegar com beijos tórridos não é questão de preconceito, mas de outro tipo de repulsa, uma repulsa comportamental. Vamos pensar na situação em que vimos um casal hetero se beijando e se pegando "torridamente"  em um ambiente público. Não sei quanto a vocês, mas eu teria exatamente a mesma impressão ruim.
King, isso indica que tenho uma repulsa àquele COMPORTAMENTO (eu também acharia horrível, como acho horrível um casal heterossexual tendo essa postura) e não preconceito contra o fato deles serem gays (coisa MUITO diferente).
E não, isso não tem nada a ver com preconceito. Isso é CONCEITO: tenho o conceito que esse tipo de situação é constrangedora e me causa impressão ruim, seja lá quem for que estiver nela. Se um casal seja homossexual, seja heterossexual o adotar, terei repulsa. Logo, seria como dizer que o casal é culpado por ter uma conduta que eu pessoalmente não gosto. Não há aqui o que se falar em preconceito (quanto mais justificá-lo).

[/quote']

 

Scofa, o exemplo pode não ter sido o dos melhores, mas ele ocorre sim. É mais "tolerável" para a maioria das pessoas ver um casal hétero se pegando do que um casal homo. A pegação do casal homo se torna repulsiva ao olhar de grande parte das pessoas justamente pelo fato deles serem homossexuais.

 

E a propo, vc se colocando nos exemplos dados não ajuda a discussão. Ao que me consta, nenhum de nós aqui tem repulsa por negros usando roupas suspeitas e casais homossexuais se pegando só por serem homossexuais. Estou analisando o macro, ou seja, as probabilidades e hipóteses que me são apresentadas pelo mundo que me rodeia. Eu não me coloquei nas hipóteses citadas, nem no raciocínio exposto.
Link to comment
Share on other sites

 

Acho que você não entendeu, King. Então seria um preconceito contra os casais heterossexuais também, já que não gosto da SITUAÇÃO (não importando os envolvidos)? Não faz sentido. Você está confundindo coisas de uma forma que não sei nem como te explicar.

Vamos tentar de novo: veja a formação de um conceito: eu vi esse tipo de situação uma vez e me causou constrangimento e repulsa. Se eu vejo EXATAMENTE A MESMA SITUAÇÃO (sem suposições, sem ideias pré-concebidas sobre como eles vão se portar, veja: ESTOU OBSERVANDO A SITUAÇÃO EXATAMENTE IGUAL), vou ter o mesmo tipo de reação. Daqui a pouco, desse jeito, você vai falar que temos preconceitos contra assassinos! 06

Agora veja a formação de um preconceito: eu não conheço a pessoa, ela não fez nada comigo e eu ACHO, prevejo que ela é uma pessoa ruim. Isso é preconceito. Porque estou formando idéias ANTERIORES a conhecê-la, ou a ela efetuar alguma ação.

Mr. Scofield2008-07-07 20:55:29

Link to comment
Share on other sites

 

 

 

Scofa' date=' o exemplo pode não ter sido o dos melhores, mas ele ocorre sim. É mais "tolerável" para a maioria das pessoas ver um casal hétero se pegando do que um casal homo. A pegação do casal homo se torna repulsiva ao olhar de grande parte das pessoas justamente pelo fato deles serem homossexuais.

 

E a propo, vc se colocando nos exemplos dados não ajuda a discussão. Ao que me consta, nenhum de nós aqui tem repulsa por negros usando roupas suspeitas e casais homossexuais se pegando só por serem homossexuais. Estou analisando o macro, ou seja, as probabilidades e hipóteses que me são apresentadas pelo mundo que me rodeia. Eu não me coloquei nas hipóteses citadas, nem no raciocínio exposto.
[/quote']

Dook, já que o King não entende de jeito nenhum, vou te falar minha linha de raciocínio, porque acho que você não entendeu ainda (a propósito, ele falou que tem tais repulsas... 06).

Não estou negando que o preconceito tem origens, não estou negando sua existência. Meu ponto é que, analisando a postura das pessoas e das possíveis causas, não vejo sentido nelas que justifiquem o preconceito. E aqui uma coisa muito importante: eu INVESTIGO as causas, só que não concordo que elas DEVERIAM TER esse efeito. Para analisar tais situações preciso colocar o ponto de vista MEU que justifique EU pensar que as justificativas são inócuas (essas outras pessoas sustentarão seus preconceitos, não posso mudá-las, mas posso tentar mostrar porque acho que não há justificativa para tal comportamento, entende?) . Enfim, estou falando que as razões do preconceito não são válidas, mas as pessoas tentarão justificá-las a fim de mantê-los. Eu tento mostrar aqui porque eu não concordo com elas. Pessoalmente acho que só entendê-las não mudará essa cadeia de eventos chata que advém dessa postura estática. Temos que dar um passo à frente e discutir AS JUSTIFICATIVAS e não somente expô-las. Só assim pomos o dedo na ferida.

Por exemplo: é muito fácil dizer que o preconceito de uma pessoa contra favelados advém de que ela já foi roubada quando pisou na favela. Podemos ficar por aí...mas vamos além e analisar se isso REALMENTE tem lógica? Tirar essa aura de pessoa vitimada e cogitar se agredir a outras pessoas com olhares tortuosos ou expressões rancorosas e agredir a si mesmo com um medo desmedido ao mesmo tempo é a melhor postura? Isso é colocar o dedo na ferida. Sei que é uma discussão chata, mas acho que é aqui que começamos a desconstruir o preconceito. Quando começamos a destruir as causas que as pessoas utilizam para legitimá-lo e ninguém tem coragem de falar: "meu filho, você sofreu, mas isso não se justifica, não é motivo para agir assim".

 

Gente, me desculpem, não consigo explicar melhor que isso. 12

Mr. Scofield2008-07-07 21:16:20

Link to comment
Share on other sites

  • Members

tá horrível hoje. acabo de mandar a mensagem e aparece " a página não pode ser exibida". Quando eu volto, não enviei mensagem nenhuma 11.gif

 

 

 

Scofield

 

 

 

A situação que te causou repulsa vai entrar no seu subconsciente. E, a partir daí, não tem jeito: todos aqueles que te lembrarem o constrangedor te farão ter essa má impressão, esse preconceito, antes mesmo de conhecê-la.

 

 

 

(por favor, vai agora, PC)

Link to comment
Share on other sites

King, não estou com problemas de acesso aqui. Se persistir, por favor, me diga de novo para que comunique ao pessoal da administração do fórum. 03

 

Quanto ao resto, lendo o que você escreveu fica claríssimo pra mim: você não entendeu o que considero preconceito. Peço para ler de novo o post anterior com bastante atenção e tentar detectar a diferença destacada entre as duas situações expostas. Só assim poderá entender o que estou falando.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members


Dook, já que o King não entende de jeito nenhum, vou te falar minha linha de raciocínio, porque acho que você não entendeu ainda (a propósito, ele falou que tem tais repulsas... 06).
Não estou negando que o preconceito tem origens, não estou negando sua existência. Meu ponto é que, analisando a postura das pessoas e das possíveis causas, não vejo sentido nelas que justifiquem o preconceito. E aqui uma coisa muito importante: eu INVESTIGO as causas, só que não concordo que elas DEVERIAM TER esse efeito. Para analisar tais situações preciso colocar o ponto de vista MEU que justifique EU pensar que as justificativas são inócuas (essas outras pessoas sustentarão seus preconceitos, não posso mudá-las, mas posso tentar mostrar porque acho que não há justificativa para tal comportamento, entende?) . Enfim, estou falando que as razões do preconceito não são válidas, mas as pessoas tentarão justificá-las a fim de mantê-los. Eu tento mostrar aqui porque eu não concordo com elas. Pessoalmente acho que só entendê-las não mudará essa cadeia de eventos chata que advém dessa postura estática. Temos que dar um passo à frente e discutir AS JUSTIFICATIVAS e não somente expô-las. Só assim pomos o dedo na ferida.
Por exemplo: é muito fácil dizer que o preconceito de uma pessoa contra favelados advém de que ela já foi roubada quando pisou na favela. Podemos ficar por aí...mas vamos além e analisar se isso REALMENTE tem lógica? Tirar essa aura de pessoa vitimada e cogitar se agredir a outras pessoas com olhares tortuosos ou expressões rancorosas e agredir a si mesmo com um medo desmedido ao mesmo tempo é a melhor postura? Isso é colocar o dedo na ferida. Sei que é uma discussão chata, mas acho que é aqui que começamos a desconstruir o preconceito. Quando começamos a destruir as causas que as pessoas utilizam para legitimá-lo e ninguém tem coragem de falar: "meu filho, você sofreu, mas isso não se justifica, não é motivo para agir assim".


Gente, me desculpem, não consigo explicar melhor que isso. 12
[/quote']

 

Scofa, por incrível que pareça, entendi tudo o que você quis dizer, mas acho que estou falando A e você está falando B... 06

 

Veja, eu não estou discutindo se a reação de uma pessoa a uma favela pq foi roubada dentro de uma tem lógica ou não. É claro que não tem lógica uma pessoa passar longe de favelas depois que foi assaltada em uma. Não é isso que estou falando. Estou expondo uma situação: uma pessoa que passa longe de uma favela; uma pessoa que vê um negro vestido de forma suspeita e acha que ele é um bandido; e por aí vai... São situações REAIS, a reação das pessoas é ilógica, mas hey!, o ser humano é ilógico por natureza.

 

O que estamos investigando aqui são razões/motivos que EXPLIQUEM (é diferente de justificar) tais reações. Me parece que você nega sistematicamente e com convicção religiosa que tais razões/motivos apontados podem ser reais, o que não concordo, pois acredito sim que tais razões existem, não em todos os casos, mas existem, o que não justifica as reações, bem entendido. Mais uma vez, não estou entrando no mérito se são lógicas ou não, mas sim se tais razões tem o condão de existirem fáticamente.
Dr. Calvin2008-07-07 22:25:19
Link to comment
Share on other sites

  • Members

King' date=' não estou com problemas de acesso aqui. Se persistir, por favor, me diga de novo para que comunique ao pessoal da administração do fórum. [/quote']

 

 

 

Não são de acesso, mas de postagens. quando vou postar dá problema e não vai. mas deixa pra lá. aviso se isso acontecer toda hora.

 

 

 

Quanto ao resto' date=' lendo o que você escreveu fica claríssimo pra mim: você não entendeu o que considero preconceito. Peço para ler de novo o post anterior com bastante atenção e tentar detectar a diferença destacada entre as duas situações expostas. Só assim poderá entender o que estou falando.

 

[/quote']

 

 

 

07.gif

Link to comment
Share on other sites

 

 

 

Scofa' date=' por incrível que pareça, entendi tudo o que você quis dizer, mas acho que estou falando A e você está falando B... 06

 

Veja, eu não estou discutindo se a reação de uma pessoa a uma favela pq foi roubada dentro de uma tem lógica ou não. É claro que não tem lógica uma pessoa passar longe de favelas depois que foi assaltada em uma. Não é isso que estou falando. Estou expondo uma situação: uma pessoa que passa longe de uma favela; uma pessoa que vê um negro vestido de forma suspeita e acha que ele é um bandido; e por aí vai... São situações REAIS, a reação das pessoas é ilógica, mas hey!, o ser humano é ilógico por natureza.

 

O que estamos investigando aqui são razões/motivos que EXPLIQUEM (é diferente de justificar) tais reações. Me parece que você nega sistematicamente e com convicção religiosa que tais razões/motivos apontados podem ser reais, o que não concordo, pois acredito sim que tais razões existem, não em todos os casos, mas existem, o que não justifica as reações, bem entendido. Mais uma vez, não estou entrando no mérito se são lógicas ou não, mas sim se tais razões tem o condão de existirem fáticamente.
[/quote']

Então vamos esclarecer alguns pontos aqui porque acho que você está na onda das idéias do King.

a) O King fala que eu acho que o preconceito é ruim e pronto sem estabelecer uma justificativa para tal postura. Ele está errado. Para mim preconceito é ruim e imbecil porque, como já explicado antes, prejudica tanto a pessoa que o adota (releia o post anterior que falo sobre isso) quanto as pessoas alvo. Ora, algo que prejudica você e todo mundo à sua volta porque você não muda sua atitude é imbecil, na minha opinião. Justificado agora?

 

B) O King colocou na cabeça (e parece que você também) que ele está fazendo uma análise sistemática sobre as situações e eu só fico falando que preconceito é ruim e pronto. Errado de novo. Dei muito mais exemplos que ele e avaliei mais situações, inclusive apontando os motivos REAIS que fazem as pessoas se convalidar deles para justificar suas posturas. O que deixei claro, porém, é que não concordo com tais motivos e desconstruí tais situações.  Ou seja, dei UM PASSO A MAIS na discussão. Vocês insistem em parar na sistematização. Eu dou minha opinião sobre a conclusão da sistemática. E explico porque faço isso: pra mim não há nenhum sentido em tão somente expormos coisas. Podemos estudar os vários casos, mas não vejo nenhum sentido em pararmos por aí. Acho que seria muito mais legal se tentássemos lidar com a problemática e não só falar...é, fulano é preconceituoso por causa disso...olha, que legal, né? ESSE tipo de discussão é clichê...basta ler qualquer estudo para ver a quantidade e variedade de causas: violência urbana, cultura arraigada, associações/generalizações entre raça e pobreza, etc. O que é para mim novo é discutir exatamente PORQUE essas idéias não justificam essas posturas. ISSO pode mudar alguma coisa, isso pode ser propagado na sociedade (tenho muitos amigos que têm preconceitos em excesso, por exemplo). Isso pode fazer, quando você estiver diante de uma situação em que é envolvido o preconceito, você ter algo a dizer para o cara que age dessa maneira.

 

Continua...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Então vamos esclarecer alguns pontos aqui porque acho que você está na onda das idéias do King.
a) O King fala que eu acho que o preconceito é ruim e pronto sem estabelecer uma justificativa para tal postura. Ele está errado. Para mim preconceito é ruim e imbecil porque, como já explicado antes, prejudica tanto a pessoa que o adota (releia o post anterior que falo sobre isso) quanto as pessoas alvo. Ora, algo que prejudica você e todo mundo à sua volta porque você não muda sua atitude é imbecil, na minha opinião. Justificado agora?

B) O King colocou na cabeça (e parece que você também) que ele está fazendo uma análise sistemática sobre as situações e eu só fico falando que preconceito é ruim e pronto. Errado de novo. Dei muito mais exemplos que ele e avaliei mais situações, inclusive apontando os motivos REAIS que fazem as pessoas se convalidar deles para justificar suas posturas. O que deixei claro, porém, é que não concordo com tais motivos e desconstruí tais situações.  Ou seja, dei UM PASSO A MAIS na discussão. Vocês insistem em parar na sistematização. Eu dou minha opinião sobre a conclusão da sistemática. E explico porque faço isso: pra mim não há nenhum sentido em tão somente expormos coisas. Podemos estudar os vários casos, mas não vejo nenhum sentido em pararmos por aí. Acho que seria muito mais legal se tentássemos lidar com a problemática e não só falar...é, fulano é preconceituoso por causa disso...olha, que legal, né? ESSE tipo de discussão é clichê...basta ler qualquer estudo para ver a quantidade e variedade de causas: violência urbana, cultura arraigada, associações/generalizações entre raça e pobreza, etc. O que é para mim novo é discutir exatamente PORQUE essas idéias não justificam essas posturas. ISSO pode mudar alguma coisa, isso pode ser propagado na sociedade (tenho muitos amigos que têm preconceitos em excesso, por exemplo). Isso pode fazer, quando você estiver diante de uma situação em que é envolvido o preconceito, você ter algo a dizer para o cara que age dessa maneira.

Continua...

[/quote']

 

a) Scofa, dispensável sua justificativa uma vez que eu entendi tudo o que você disse e concordo: preconceito não é justificável.

 

B) Scofa, desculpa cara... o que eu vi você fazendo é algo mais ou menos assim: "o cara é assaltado na favela e aí começa a fugir das favelas por preconceito; na verdade ele deveria descobrir uma forma de lidar melhor com o problema". Pronto. Vc dá a 'receita do bolo', deduzindo que as razões do cara temer a favela são derivadas única e exclusivamente dele ter sido assaltado lá. Vc ignorou outras variantes, sequer se manifestou sobre a minha idéia de que muitas vezes concorremos para o preconceito que nós mesmos sofremos. Vc está querendo estabelecer que em TODOS os casos de preconceito só existe UM culpado: o preconceituoso. Eu entendo que em alguns casos a situação é mais complexa e que AMBAS as partes tem responsabilidade. E vou além, fazer como você e "hermetizar" a questão (e polemizar de vez isto aqui): sabe pq você acha que todo e qualquer preconceito tem um só responsável (in casu, o preconceituoso)? Pq você é negro. A sua etnia e o histórico da raça negra no país e no mundo determinaram a sua convicção de que preconceito é algo simples (discordo), injustificável (concordo), cujo responsável é apenas um (discordo). Fica aqui pra você algo que você mesmo me disse uma vez: as coisas são mais complexas do que você quer fazê-las parecer.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
a) O King fala que eu acho que o preconceito é ruim e pronto sem estabelecer uma justificativa para tal postura. Ele está errado. Para mim preconceito é ruim e imbecil porque' date=' como já explicado antes, prejudica tanto a pessoa que o adota (releia o post anterior que falo sobre isso) quanto as pessoas alvo. Ora, algo que prejudica você e todo mundo à sua volta porque você não muda sua atitude é imbecil, na minha opinião. Justificado agora? [/quote']

 

 

 

Se o preconceito é tão imbecil e apenas prejudica o preconceituoso, porque ele existe? Existe porque o nosso psicológico faz um tipo de defesa, para que uma mesma situação não se repita.

 

 

 

Por isso o preconceito não é imbecil, mas um mecanismo mental muito inteligente.

 

 

 

Para acabar com o preconceito, seria necessário desfazer essa barreira feita pelo cérebro. E como fazer isso? Da mesma forma que o preconceito pode partir tanto da vítima quanto do preconceituoso, a solução para isso também. Quando o negro, o gay e o corintiano mostram para a sociedade que não são anormais ou menos civilizados, estão ajudando a quebrar preconceitos. As pessoas os conhecerão e verão que não são tudo aquilo que antes pensavam. E os preconceituosos podem fazer suas parte quando buscam conhecer melhor antes de julgar alguém. Ambos os lados podem criar o problema, e ambos os lados podem ajudar a resolvê-lo.

Link to comment
Share on other sites

 

 

 

a) Scofa, dispensável sua justificativa uma vez que eu entendi tudo o que você disse e concordo: preconceito não é justificável.

 

B) Scofa, desculpa cara... que eu vi você fazendo é algo mais ou menos assim: "o cara é

assaltado na favela e aí começa a fugir das favelas por preconceito; na

verdade ele deveria descobrir uma forma de lidar melhor com o

problema". Pronto. Vc dá a 'receita do bolo', deduzindo que as razões

do cara temer a favela são derivadas única e exclusivamente dele ter

sido assaltado lá.Vc ignorou outras variantes, sequer se manifestou sobre a minha idéia de que muitas vezes concorremos para o preconceito que nós mesmos sofremos. Vc está querendo estabelecer que em TODOS os casos de preconceito só existe UM culpado: o preconceituoso. Eu entendo que em alguns casos a situação é mais complexa e que AMBAS as partes tem responsabilidade. E vou além, fazer como você e "hermetizar" a questão (e polemizar de vez isto aqui): sabe pq você acha que todo e qualquer preconceito tem um só responsável (in casu, o preconceituoso)? Pq você é negro. A sua etnia e o histórico da raça negra no país e no mundo determinaram a sua convicção de que preconceito é algo simples (discordo), injustificável (concordo), cujo responsável é apenas um (discordo). Fica aqui pra você algo que você mesmo me disse uma vez: as coisas são mais complexas do que você quer fazê-las parecer.

[/quote']

a) ok, Dook, o primeiro item não era exatamente para você. 06

 

B) Quanto a esse item, há uma quantidade de fatores muito legais para serem discutidos...

A primeira parte se esquece de uma coisa muito importante: estou analisando um EXEMPLO, exemplos são por natureza simplificadores. Como esse exemplo específico da qual tratei utilizava essa arma, desconstruí a própria, mas podemos avaliar o cenário de maneira mais complexa, claro. Basta propor...se quiser discutir sobre o antro de violência na qual anda nosso país, sobre a influência cultural nas pessoas, sobre a psicologia envolvida, terei prazer em conversar também. Mas lhe antecipo que minha opinião inicial sobre todos eles enfatizarão meu ponto de vista, você só verá isso com um número maior de argumentos da qual, provavelmente discordará.

Aqui está a parte mais interessante do seu post: É EXATAMENTE isso pra mim. SOMENTE o preconceituoso tem culpa. E digo mais: basta que ele mude para que A REALIDADE MUDE e ainda enfatizo que esta é a ÚNICA forma de acabar com o preconceito. Te explicarei porque essa postura tão radical: só há preconceito se houver alguém que o perpetue. Note que existe uma frase muito simples que exemplifica tudo: se não houver preconceituosos, nunca mais haverá preconceito, pois não há quem condenar àquela circunstância. Agora, se não há vítimas, os preconceitos continuam, a diferença é que não são externados. Não houve de fato uma mudança no pensamento de ninguém, como ocorre na primeira situação. Basta o preconceituoso entrar em contato com aquela circunstância de novo para o preconceito reaparecer. Para não ficar presos à problemática do negro, lidemos com uma ainda mais grave: a do preconceito contra homossexuais. Você realmente acha que a repressão advinda do preconceito não é causa para comportamentos nas quais a sociedade condena? Pra mim é situação óbvia que se não existisse preconceitUOSOS, alguns casais homossexuais que se expõem em excesso com o intuito de atingir em cheio a sociedade seriam exatamente iguais aos heterossexuais "respeitados" tanto em comportamento, quanto em discrição e em felicidade, pois os fatores que fazem eles se revoltarem contra o sofrimento social que tiveram (e gerarem uma grande explosão de "ódio" em alguns casos) simplesmente desapareceriam.

Para dar outro exemplo: como atribuir culpa a um pobre que é obrigado a morar na favela por não ter dinheiro para comprar sua casa para morar ou não ter roupas bonitas (e até mesmo ter só roupas rasgadas) para vestir? E na situação onde um imbecil chega e o olha de alto a baixo para compará-lo com um ladrão quando na verdade dá o maior duro para sustentar sua família com a merreca de salário que recebe? De quem é a culpa? Dele? Ah, faça me o favor, né?

Enfim, posso dar mil exemplos, mas em todos eles uma coisa é FATO: Se o preconceituoso o deixa de ser (e aqui falo da sociedade em geral), o preconceito desaparece. Não é possível afirmar o oposto ou SEQUER dizer que a vítima teve participação. Sim, discordo veementemente de você.

 

Sim, e é MUITO mais complexa do que expôs. Dook, é óbvio, claro, evidente que o fato de ser negro influencia minha postura. Cara, o que somos a não ser o retrato de nossas experiências? Não faz nem sentido discutir: a pessoa que sofre/já sofreu preconceito e sabe os males que ele pode causar normalmente vai ter postura mais radical. Ou, se não tiver, isso com certeza vai interferir em alguma medida em sua opinião. Sabe por quê? Porque a própria vida leva essas pessoas a refletir mais sobre o assunto.

Mas não é só isso, claro... Nossa opinião é fruto de um monte de coisas...inclusive de nossa relação com o mundo observando pessoas, reações (até mesmo fazendo testes para ver qual a melhor conduta, por exemplo!) e inúmeros outros fatores.

De sua frase: A sua etnia e o histórico da raça negra no

país e no mundo determinaram a sua convicção de que preconceito é algo

simples (incorreto, nunca falei que era simples, você deduziu - mais uma vez - errado), injustificável (sim), cujo responsável é

apenas um (um SIM grande e polêmico pra você). Sorry, pal...se você tem preconceitos, você é o ÚNICO culpado por eles, não adianta querer dividir a culpa com ninguém. 03

 

Mr. Scofield2008-07-08 15:01:55

Link to comment
Share on other sites

  • Members

o preconceito não é imbecil' date=' mas um mecanismo mental muito inteligente
[/quote']

O preconceito é um mecanismo mental muito inteligente, porém com uma barreira no cérebro? Desculpe se não entendi.. Mas
Voltando ao exemplo do Scofield: Numa situação traumática de um assalto, eu concordo que não podemos generalizar. Porém fica difícil não fazer associações, com determinados tipos, mas acho difícil considerar isso um mecanismo 'muito inteligente'. Se você concorda com o tal mecanismo inteligente então qual o sentido de tentar acabar com a barreira? Se estivéssemos comparando com uma espécie de animal venenoso, onde temos certeza que a picada ou mordida seria mortal, ai sim faria sentido comprar com um mecanismo 'muito inteligente'. Para não nos aproximarmos deles, porque certamente é uma ameaça.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...