Jump to content
Forum Cinema em Cena

Preconceito


Michel M.
 Share

Qual tipo de preconceito você julga ter de forma mais explícita?  

63 members have voted

  1. 1. Qual tipo de preconceito você julga ter de forma mais explícita?

    • Preconceito de raça.
      5
    • Preconceito de classe.
      7
    • Preconceito de religião.
      4
    • Preconceito de sexualidade.
      16
    • Preconceito intelectual
      13
    • Outro tipo(qual?)
      3
    • Não tenho preconceito algum (pense antes de votar nessa)
      8
    • Mais de um dos exemplos citados.
      13


Recommended Posts

  • Members

Sem stress... Só comentei porque acho íncrivel isso, propagandas, papos, sobre preconceito, falam de tudo e todos, menos de trans, ainda, ai fico me perguntando porque somos tão esquecidas... Só isso...

[Mas ai está, pra você ver, assim como o negro, também não temos como esconder nossa condição...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Nessa sua lista' date=' gordo emagrece, gay se finge hétero, só o negro não tem como se esconder, me ensina então como uma trans finge não ser trans... 17 17 [/quote']

 

AL?????

 

Seria o cúmulo uma trans fingir não ser trans. 06

 

 

Concordo com tudo que o Alberg disse. Só faltam cair matando agora porque ele disse que chama um jasco de vez em quando.06

Acho que as pessoas precisam cuidar mais de suas vidas e esquecer os outros. É muito baixo ficar condenando uma pessoa sem conhecer, como se você fosse um ser superior a tudo e a todos.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas não precisa digitar... Ele aparece ali sozinho.... 

Sim, você falou certo sobre o uso, falar a genta vai ao cinema não está errado, mas os amantes da lingua consideram feio, demonstração de ignorância... O mais correto é dizer nós vamos, e tentar usar o máximo nós, e o mínimo de a gente....

Sei que faculdade não é sinônimo de sabedoria, mas sempre achei que escola era justamente para nos ensinar essas sútis diferenças, afinal nosso idioma é realmente difícil em sua escrita totalmente correta...

Como eu coloco mais de um "quote" nos meus posts,eu costumo dar um ctrl+c no post da pessoa,"montar o quote",e depois colar o post da pessoa neste quote....aí,como eu escrevo o nick da pessoa,prefiro colocar teu nome.

As vezes,quando vou quotar posts que estão em páginas diferentes,faço meu post no bloco de notas,como fiz agora.

Exato.Falar a gente não esta errado.É apenas feio.

Na faculdade aprendí mais sobre como montar um texto decentemente(O que acho que não fui muito bem) e não gramática...não sou muito bom em gramática,nunca fui.

Sim, se você escolhe o comportamento legalista ao invés do cristão, tudo bem...escolha sua!

Então ser cristão é ser fornicador,maconheiro e o que mais você for?Prefiro ser legalista então....obrigado.

Michael Jackson discorda...

Bem lembrado...06

Link to comment
Share on other sites

  • Members

É...prefiro ficar com meus preconceitos(Que NÃO SÃO CONTRA A COR DA PESSOA) do que ser fornicador e maconheiro....


Que patético isso.06

Sim' date=' eu tenho preconceito contra fanáticos religiosos.
[/quote']

Pois é.....fumar uma maconha deve ser o máximo né?03

Sim,eu tenho preconceito contra quem tem preconceito contra religião06
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Nessa sua lista' date=' gordo emagrece, gay se finge hétero, só o negro não tem como se esconder, me ensina então como uma trans finge não ser trans... 17 17 [/quote']

 

AL?????


Seria o cúmulo uma trans fingir não ser trans. 06


Concordo com tudo que o Alberg disse. Só faltam cair matando agora porque ele disse que chama um jasco de vez em quando.06
Acho que as pessoas precisam cuidar mais de suas vidas e esquecer os outros. É muito baixo ficar condenando uma pessoa sem conhecer, como se você fosse um ser superior a tudo e a todos.

 

Sim seria o cúmulo, só ilustrei para lembrar mesmo....
Link to comment
Share on other sites

  • Members

[Mas ai está' date= pra você ver, assim como o negro, também não temos como esconder nossa condição...
[/quote]

Sua condição foi uma escolha sua. E aí reside uma imensa diferença...

 

Quem te disse essa pérola?? Vá estudar sobre e depois se quiser discutir com uma faca de dois gumes, ou gilete como preferir, eu volto ao assunto com você senhor e dono absoluto da verdade e da razão...
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Nessa sua lista' date=' gordo emagrece, gay se finge hétero, só o negro não tem como se esconder, me ensina então como uma trans finge não ser trans... 17 17 [/quote']

 

Como diria Seu Brito : Cortando o "pirú" .

 

E também mudando legalmente seu nome .

 

Nem sempre isso resolve, e eu falei sério... Que idiota isso, ra, ra, ra.... Muito engraçado você...
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Não sei . Não sou trans . Por isso dei a sugestão de boa fé . Mas se isso não resolve é porque deve ter algo mais sério aí . 03

 

Se não sabe então não se entrometa... E sim, tem mesmo uma coisa muito séria aqui... Um bando de leigo metendo o bedelho onde não deve...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Já que você gosta tanto de um português correto , a grafia correta é "intrometa" 03. Acho que de meter você deveria entender 06

 

E muito me admira você , que não sabe porra nenhuma sobre muita coisa aqui , vir fazer um comentário assim .

 

Você sim é que é a leiga na maioria dos assuntos aqui .
Link to comment
Share on other sites

 

 

Scofa .

Antes de mais nada ' date=' poderia me esclarecer algumas dúvidas ?

Você sofre preconceito no seu dia a dia ?

A que classe social você pertence ?

Eu sempre tive uma teoria que o preconceito em relação ao negro é muito mais social que racial .Negro sofre preconceito não exatamente por ser negro , mas por estar associado a pobreza , miséria , favela etc...

Posso até estar enganado , mas noto que negros bem sucedidos são muito mais respeitado que brancos pobres .

Nuca vi um negro ser desrespeitado ao chegar num carro importado em um restaurante de luxo estando trajando um terno impecavelmente talhado .

Porém já vi , e diversas vezes , brancos serem tratados com certo desdém em alguns lugares por estarem "aparentando" serem pobres .

 
[/quote']

Claro que posso, Marko. 01

Não, Marko, atualmente não sofro. Mas atribuo isso a outras características "de destaque" perante meu perfil...as pessoas me acham inteligente (o que acho uma grande besteira porque existem vários tipos de inteligência) porque sei escrever razoavelmente, passei três vezes no vestibular na Universidade Federal, sou esforçado no trabalho e converso com todo mundo naturalmente independente de qualquer tipo de conduta comportamental ou estilo (mas confesso que escolho muito bem meus amigos e os valorizo muito mais que os outros).

Sou de uma classe média (mas mais para pobre que rico). Meus pais enfrentam problemas frequentes com atributos financeiros, mas temos alguns luxos que muitas famílias pobres não têm. Por exemplo, nossa residência é própria, apesar de ser muito pequena. Comprei meu computador, mas conheço pessoas que têm quartos que são maiores que nosso apartamento inteiro. Pago minha internet banda larga e faço algumas viagens aproveitando promoções, mas moro com meus pais e não posso comprar uma tv de 40 polegadas, enfim...tem coisas boas e ruins. Digo que tenho uma vida decente.

Agora, já sofri sim. Estudei em um colégio particular em uma época da vida que estava melhor de grana. Lá uma vez um de meus colegas (99% dos alunos eram brancos) falou que não queria andar comigo porque não andava com gente preta. Ele se voltou para outro lado, enquanto conversávamos (e eu conversava normalmente com ele), me deu um sorriso irônico e foi embora. Não preciso nem falar dos efeitos devastadores disso em uma criança. Preconceito social? Ele não é suficiente para explicar determinadas situações.

Agora parte desse cenário que você nota (e que concordo existir) é fruto de uma melhoria da situação de alguns negros nos últimos anos. Mas infelizmente não podemos esquecer de que na verdade, o racismo é crime. Às vezes noto que as pessoas reverenciam os negros ou os recebem (com excesso de simpatia) por puro moralismo ou "medo de ser taxada como preconceituosas". É simplesmente cool ser legal com negros, mostra que você é descolado e tem um bom coração (mesmo se não tiver na verdade)...isso ajuda porque todo mundo vai falar bem de você e até algumas gatinhas vão achar você mais legal...entendeu o ponto? Pessoas como o Cold não são tão frequentes quanto parecem. 06

É mais ou menos por aí. O respeito se adquire realmente com o passar do tempo, com sua receptividade em relação às pessoas, com suas características e aptidões (no meu caso, por sorte, possuo algumas que a sociedade considera muito positivas, como já disse), etc. Só que isso exige que as pessoas transformem preconceito em conceito. E às vezes a primeira fase é por demasiado dolorosa para alguns.

Respondido? 01

Mr. Scofield2008-07-02 13:55:25

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Quem te disse essa pérola?? Vá estudar sobre e depois se quiser discutir com uma faca de dois gumes' date=' ou gilete como preferir, eu volto ao assunto com você senhor e dono absoluto da verdade e da razão...
[/quote']

 

Deixa eu ver se eu entendi. Não foi escolha sua se vestir de mulherzinha sendo homem geneticamente? Você foi possuido por algo?13

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
 

Quem te disse essa pérola?? Vá estudar sobre e depois se quiser discutir com uma faca de dois gumes' date=' ou gilete como preferir, eu volto ao assunto com você senhor e dono absoluto da verdade e da razão...
[/quote']

Deixa eu ver se eu entendi. Não foi escolha sua se vestir de mulherzinha sendo homem geneticamente? Você foi possuido por algo?13

 

Não, não é escolha.... Já disse, vá ler sobre... Já percebi que cultura e meios de chegar ao assunto e entender, com gente séria e gabaritada sobre, você tem...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Respondido 01

E esclarecedor . De alguma forma confirma minha teoria , pois apesar de você não fazer parte da classe A ou B+ , de alguma forma se diferencia do estereótipo do " preto burro" , e isso , a meu ver , explica o fato de você não sofrer mais preconceito .

Se você é culto e articulado , numa reunião em ambiente fechado , as pessoas podem perfeitamente serem levadas a crer que você pertence às camadas superiores ( sócio-economicamente falando , da população ) .

Outro fato que confirma minha teoria , não sei você já notou isso também , os negros não se importam com piadinhas , desde que venham de alguém de seu nível social . Nas minha empresa , por exemplo , tenho funcionários subalternos brancos e negros . Percebo que os brancos vivem sacaneando os negros com as piadinhas de sempre e os negros sempre levam na esportiva . Mas esportiva mesmo , nada forçado . Dá para perceber bem . Eles respondem também em tom de brincadeira chamando os brancos de azedos e ameaçando denuciá-los por racismo . Tudo em harmonia. Mas noto que se mesma piada partisse de mim ou de algum dosoutros sócio-diretores , a reação seria totalmente diferente .
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Acho que o grau de amizade deles permite que as brincadeiras fiquem na esportiva. Não é tanto pelo nível social. Se eles tivessem a mesma confiança de brincar com você (patrão) da mesma forma que brincam uns com os outros, talvez pudessem receber da mesma forma.

Li ali que o Scofield estudou numa escola com 99% de garotos brancos. Pra mim foi ao contrário, eu estudei em uma que 90% eram negros e os 10% que sobram incuia os professores e diretores, além dos alunos.

Nunca fui excluido de grupos por ser um dos únicos brancos por lá, mas já vi outros serem excluidos. Acho que tudo depende da confiança que você passa, qualquer pessoa percebe quando você fica com um pé atrás perto dela, ou se você está sendo falso só pra agradar, assim como também conseguem perceber quando uma piadinha ou um apelido é colocado de forma saudável ou não. Por isso eu não acredito na questão do nível social.

 

ShyCold2008-07-02 14:17:06

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...