Jump to content
Forum Cinema em Cena

Preconceito


Michel M.
 Share

Qual tipo de preconceito você julga ter de forma mais explícita?  

63 members have voted

  1. 1. Qual tipo de preconceito você julga ter de forma mais explícita?

    • Preconceito de raça.
      5
    • Preconceito de classe.
      7
    • Preconceito de religião.
      4
    • Preconceito de sexualidade.
      16
    • Preconceito intelectual
      13
    • Outro tipo(qual?)
      3
    • Não tenho preconceito algum (pense antes de votar nessa)
      8
    • Mais de um dos exemplos citados.
      13


Recommended Posts

  • Members

 

 

Ai meu saquinho' date=' tenho ou não tenho razão quando falo que crentes fanáticos são um saco? Sempre acabam trazendo o assunto religião a qualquer discussão. 0706[/quote']

 

Você é cristão Enxak?Se for,me responda a seguinte pergunta:Se Jesus voltasse para a Terra,qual seria o assunto que ele mais gostaria de falar?

 

 

Cinema . Ia se cadastrar aqui com o nick Messias e abrir um tópico sobre A Paixão de Cristo . Depois ia no tópico de religião e começava a esculachar todo mundo pelas besteiras que nós todos falamos a Seu respeito .

 

 

Tou rindo de verdade aqui... 06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Sim' date=' de modo técnico julgando e falando que é culpa do próprio negro, um lixo de afirmativa. [/quote']

 

 

 

Afirmativa que foi explanada e até confirmada pela THX. Não concorda? Mostre-me então por que aquele que se veste como bandido não é culpado pelo seu próprio preconceito.

 

 

 

Claro que tem a ver...ou a religião pra você é só ir a igreja e ficar rezando? De que adianta você pregar o amor que acredita se não pratica ele falando besteiras e agindo com preconceito como esses que citou? Ou o preconceito está na bíblia também?

 

 

 

 

A minha religião é a minha religião. Ela não prende minhas opiniões. Restringiria se eu fosse um religioso fanático, como o Rafal talvez. Aí sim, todas as minhas opiniões estariam relacionadas com a minha religião.

 

Note isso no tópico sobre drogas. Sou a favor da liberação das drogas. E aí? Só porque sou cristão sou obrigatoriamente contra? Só porque sou cristão devo ser contra os homossexuais, e a camisinha, e o nazismo?

 

 

 

Cara, não faz nenhum sentido isso. Você mesmo disse isso (quer que eu repita o início de seu post?), não estou o julgando pelo que não sei, estou achando uma grande besteira o que falou.

 

 

 

 

Achou uma grande besteira? Ótimo. Agora mostre porque você acha isso uma grande besteira. Não coloque simplesmente a religião na frente como um modo de fugir.

 

 

 

Olha, vou ser muito sincero. Não acho que qualquer tipo de preconceito seja justificável. Procurar justificativas botando culpa no outro é uma besteira sem fim. Você pode ter preconceitos (todo mundo tem, inclusive eu - arrisco até a dizer que são naturais...horrível dizer isso, mas é), agora tentar justificá-los seja por qualquer motivo é uma tolice sem precedentes.

 

 

 

Eu tenho meus preconceitos. E os entendo. Todos nós temos, e são psicologicamente explicável, e até necessários.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

 

Afirmativa que foi explanada e até confirmada pela THX. Não concorda? Mostre-me então por que aquele que se veste como bandido não é culpado pelo seu próprio preconceito.

 

 

O que seria "se vestir como bandido"? Cara, que bobeira. Tu ta usando um preconceito (julgar a pessoa pela roupa) para justificar outroo (julgar pela cor).

 

 

Perucatorta2008-07-02 15:46:53

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

O que seria "se vestir como bandido"? Cara' date=' que bobeira. Tu ta usando um preconceito (julgar a pessoa pela roupa) para justificar outroo (julgar pela cor).[/quote']

 

 

 

Mas a maneira de vestir não se restringe apenas ao negro. Qualquer pessoa que mostrar uma aparência que seja, aos olhos da sociedade, algo ameaçador, será visto com preconceito.

 

 

 

Mas é claro, devemos lembrar aqui também que o preconceito com a maneira de se vestir é algo relativo, de acordo com a cultura do lugar.

 

 

 

Aquilo que entre os mano eh moh estilosoo, pode ser considerado um traje inadequado para certas ocasiões e mal visto perante algumas pessoas.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Respondido 01

E esclarecedor . De alguma forma confirma minha teoria ' date=' pois apesar de você não fazer parte da classe A ou B+ , de alguma forma se diferencia do estereótipo do " preto burro" , e isso , a meu ver , explica o fato de você não sofrer mais preconceito .

Se você é culto e articulado , numa reunião em ambiente fechado , as pessoas podem perfeitamente serem levadas a crer que você pertence às camadas superiores ( sócio-economicamente falando , da população ) .

Outro fato que confirma minha teoria , não sei você já notou isso também , os negros não se importam com piadinhas , desde que venham de alguém de seu nível social . Nas minha empresa , por exemplo , tenho funcionários subalternos brancos e negros . Percebo que os brancos vivem sacaneando os negros com as piadinhas de sempre e os negros sempre levam na esportiva . Mas esportiva mesmo , nada forçado . Dá para perceber bem . Eles respondem também em tom de brincadeira chamando os brancos de azedos e ameaçando denuciá-los por racismo . Tudo em harmonia. Mas noto que se mesma piada partisse de mim ou de algum dosoutros sócio-diretores , a reação seria totalmente diferente .

[/quote']

Exato.

Por isso digo que não tenho preconceito contra cor.Depende do "conjunto da obra"

Tou rindo de verdade aqui... 06

Essa do Marko foi boa mesmo....na época tive que me segurar aqui no trabalho06

A minha religião é a minha religião. Ela não prende minhas opiniões. Restringiria se eu fosse um religioso fanático' date=' como o Rafal talvez. Aí sim, todas as minhas opiniões estariam relacionadas com a minha religião.
Note isso no tópico sobre drogas. Sou a favor da liberação das drogas. E aí? Só porque sou cristão sou obrigatoriamente contra? Só porque sou cristão devo ser contra os homossexuais, e a camisinha, e o nazismo?
[/quote']?

Como assim como o Rafal??!?!?!?!?06

Já ví que o povo me imagina como um louco religioso...aliás,deve achar que fui eu que saiu quebrando os terreiros de macumba por aí06

Só para constar:

Também sou a favor da liberação da maconha,da camisinha,células tronco.

Mas sou contra homosexualismo e nazismo06
Link to comment
Share on other sites

  • Members


Afirmativa que foi explanada e até confirmada pela THX. Não concorda? Mostre-me então por que aquele que se veste como bandido não é culpado pelo seu próprio preconceito.



O que seria "se vestir como bandido"? Cara' date=' que bobeira. Tu ta usando um preconceito (julgar a pessoa pela roupa) para justificar outroo (julgar pela cor).


[/quote']

 

Para mim é usar um uniforme da PMRJ .
Link to comment
Share on other sites

  • Members

?

 

Como assim como o Rafal??!?!?!?!?

 

Já ví que o povo me imagina como um louco religioso...aliás' date='deve achar que fui eu que saiu quebrando os terreiros de macumba por aí

 

Só para constar:

 

Também sou a favor da liberação da maconha,da camisinha,células tronco.

 

Mas sou contra homosexualismo e nazismo [/quote']

 

 

 

Ah, Rafal, não precisa ter vergonha. Fala a verdade pra gente: você gosta de chutar uma macumbinha quando vê uma... 06.gif

 

 

 

Mas pensam que eu sou um louco religioso também, mesmo expressando o inverso no tópico de religião.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Ah' date=' Rafal, não precisa ter vergonha. Fala a verdade pra gente: você gosta de chutar uma macumbinha quando vê uma... 06.gif

Mas pensam que eu sou um louco religioso também, mesmo expressando o inverso no tópico de religião.[/quote']

 

Eu gostava . Era sinal de coragem . O resto da galera respeitava . 06
Link to comment
Share on other sites

 

King, não levarei a discussão adiante. Não que queira fugir, é porque não quero ficar batendo em mesma tecla e creio que você também não. Suas colocações e justificativas falam por si. E já falei que pra mim não há justificativa psicológica para preconceito, todas elas são absolutamente idiotas. O porquê? Bem, o porquê é porque elas simplesmente são tentativas desesperadas de propagar a burrice de ser preconceituoso e jogar a culpa de sofrer preconceito no outro. Um urra pra burrice "justificada".  01

Mr. Scofield2008-07-02 18:05:50

Link to comment
Share on other sites

 

Respondido 01

E esclarecedor . De alguma forma confirma minha teoria ' date=' pois apesar de você não fazer parte da classe A ou B+ , de alguma forma se diferencia do estereótipo do " preto burro" , e isso , a meu ver , explica o fato de você não sofrer mais preconceito .

Se você é culto e articulado , numa reunião em ambiente fechado , as pessoas podem perfeitamente serem levadas a crer que você pertence às camadas superiores ( sócio-economicamente falando , da população ) .

Outro fato que confirma minha teoria , não sei você já notou isso também , os negros não se importam com piadinhas , desde que venham de alguém de seu nível social . Nas minha empresa , por exemplo , tenho funcionários subalternos brancos e negros . Percebo que os brancos vivem sacaneando os negros com as piadinhas de sempre e os negros sempre levam na esportiva . Mas esportiva mesmo , nada forçado . Dá para perceber bem . Eles respondem também em tom de brincadeira chamando os brancos de azedos e ameaçando denuciá-los por racismo . Tudo em harmonia. Mas noto que se mesma piada partisse de mim ou de algum dosoutros sócio-diretores , a reação seria totalmente diferente .
[/quote']

Sim, costumo muito observar o comportamento. E é verdade o que disse.

Mas para acrescentar algo mais...

Percebo que, em muitos casos (não em todos, obviamente), pessoas preconceituosas apresentam preconceito por algum motivo específico. Normalmente foi vítima de alguma situação constrangedora/ameaçadora/traumática envolvendo o estereótipo que tanto condena (algumas vezes ela até apresenta aquele estereótipo em segredo, quando possível...conheço algumas pessoas que odeiam bandas emos, mas secretamente adoram uma música do "My Chemical Romance"...mas só uma 0606). Note, isso não é justificativa, é a investigação de uma causa absurda para algo inexplicável. Mas o preconceito é sempre o caminho mais fácil...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Ah' date=' Rafal, não precisa ter vergonha. Fala a verdade pra gente: você gosta de chutar uma macumbinha quando vê uma... 06.gif

Mas pensam que eu sou um louco religioso também, mesmo expressando o inverso no tópico de religião.[/quote']

 

Eu gostava . Era sinal de coragem . O resto da galera respeitava . 06

Me lembrei de quando eu era pequena. Estava na casa da minha avó com a familia reunida. Resolvi ir brincar e abri o portão e fui a rua. Voltei com rosas vermelhas pra minha mãe!05

 

Sem entender pq a familia me olhava espantada!060606

Advinha onde achei as lindas flores????060606
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

King' date=' não levarei a discussão adiante. Não que queira fugir, é porque não quero ficar batendo em mesma tecla e creio que você também não. Suas colocações e justificativas falam por si. E já falei que pra mim não há justificativa psicológica para preconceito, todas elas são absolutamente idiotas. O porquê? Bem, o porquê é porque elas simplesmente são tentativas desesperadas de propagar a burrice de ser preconceituoso e jogar a culpa de sofrer preconceito no outro. Um urra pra burrice "justificada".

 

[/quote']

 

 

 

Olha, pra mim dizer que as afirmativas são idiotas, que não há justificativa para o preconceito e que todo o preconceito é burro, principalmente sem base nenhuma para tal, é uma verdadeira burrice. Você não gosta do preconceito. Ótimo, respeito isso. Agora, dizer que todo preconceito é burro é uma burrice, principalmente porque você nem justifica a afirmativa. Seu último post foi interessante:

 

 

 

Percebo que' date=' em muitos casos (não em todos, obviamente), pessoas preconceituosas apresentam preconceito por algum motivo específico. Normalmente foi vítima de alguma situação constrangedora/ameaçadora/traumática envolvendo o estereótipo que tanto condena (algumas vezes ela até apresenta aquele estereótipo em segredo, quando possível...conheço algumas pessoas que odeiam bandas emos, mas secretamente adoram uma música do "My Chemical Romance"...mas só uma ). Note, isso não é justificativa, é a investigação de uma causa absurda para algo inexplicável. as o preconceito é sempre o caminho mais fácil... [/quote']

 

 

 

Você acabou de dar uma justificativa, esta baseada em observações, mas seu horror por elas ("o preconceito é idiota e sem justificativa e pronto") as fez negar. 06.gifKing Edward2008-07-02 20:47:38

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Outro fato que confirma minha teoria ' date=' não sei você já notou isso também , os negros não se importam com piadinhas , desde que venham de alguém de seu nível social . [/quote']

 

 

 

Depende, Marko. Se for um daqueles que tomam a posição de guerrilha...

 

 

 

Se tem uma coisa que eu realmente não gosto é de fanáticos contra o preconceito prontos para te acusar e discriminação. Se eu olho para o gay, ele entende que estou encarando ele porque não gosto de sua opção sexual. Se não olho para o gay, estou desprezando-o pela sua opção sexual. Vai entender....

 

 

 

Uma vez ofendi meu coleguinha, nem lembro porque, nem lembro de que. Mas, foi só eu falar e ele já se colocou na defensiva: "Só porque eu sou negro?!" Eu nem estava pensando na cor dele. Xinguei porque era chato mesmo, seja da cor que fosse. Mas eu não posso xingar o negro. É preconceito. O branco eu posso xingar a vontade 06.gif

 

 

Link to comment
Share on other sites

 

 

 

 

 

 

 

 

Olha' date=' pra mim dizer que as afirmativas são idiotas, que não há justificativa para o preconceito e que todo o preconceito é burro, principalmente sem base nenhuma para tal, é uma verdadeira burrice. Você não gosta do preconceito. Ótimo, respeito isso. Agora, dizer que todo preconceito é burro é uma burrice, principalmente porque você nem justifica a afirmativa. Seu último post foi interessante:

[/quote']

 

King, meu filho, não é possível que você não sabe o que está fazendo nesse tópico. Não é possível que você não sabe o que está discutindo. Não é possível que vou ter que chegar ao ponto de ter que explicar pra você porque ser preconceituoso é ruim e degradante e porque na verdade não há motivos reais para sê-lo. Porque qualquer justificativa de ser preconceituoso é ridícula. Comece procurando a etimologia da palavra "preconceito" e pense nas consequências dela para a sociedade: as vítimas principalmente. Leia os posts que escrevi para o Marko (e outros por aqui) e reflita: será que estou sendo evasivo ou será que simplesmente não quero discutir preceitos básicos com alguém com uma mente tão fechada e simplista? Tipo: sou preconceituoso sim e a culpa é dos outros, viu? PATÉTICO. 0606

 

Percebo que' date=' em muitos casos (não em todos, obviamente), pessoas preconceituosas apresentam preconceito por algum motivo específico. Normalmente foi vítima de alguma situação constrangedora/ameaçadora/traumática envolvendo o estereótipo que tanto condena (algumas vezes ela até apresenta aquele estereótipo em segredo, quando possível...conheço algumas pessoas que odeiam bandas emos, mas secretamente adoram uma música do "My Chemical Romance"...mas só uma ). Note, isso não é justificativa, é a investigação de uma causa absurda para algo inexplicável. as o preconceito é sempre o caminho mais fácil... [/quote']

 

 

 

Você acabou de dar uma justificativa, esta baseada em observações, mas seu horror por elas ("o preconceito é idiota e sem justificativa e pronto") as fez negar. 06.gif

Meu Deus, ele nem entendeu que isso não era uma justificativa ou que a intenção era mostrar que o que foi descrito acima é algo estapafúrdio e incoerente. Nem com o exemplo!!! 13 Onde andam os professores de interpretação de texto desse país? 06

 

Mr. Scofield2008-07-02 21:44:16

Link to comment
Share on other sites

  • Members

King' date=' meu filho, não é possível que você não sabe o que está fazendo nesse tópico. Não é possível que você não sabe o que está discutindo. Não é possível que vou ter que chegar ao ponto de ter que explicar pra você porque ser preconceituoso é ruim e degradante e porque na verdade não há motivos reais para sê-lo. Porque qualquer justificativa de ser preconceituoso é ridícula. Comece procurando a etimologia da palavra "preconceito" e pense nas consequências dela para a sociedade: as vítimas principalmente. Leia os posts que escrevi para o Marko (e outros por aqui) e reflita: será que estou sendo evasivo ou será que simplesmente não quero discutir preceitos básicos com alguém com uma mente tão fechada e simplista? Tipo: sou preconceituoso sim e a culpa é dos outros, viu? PATÉTICO. [/quote']

 

 

 

Mas é exatamente isso, Scofield. Você está debaixo do dogma de que todo preconceito é ruim e pronto. Já eu busco compreender o preconceito, suas causas e consequências. Você é contra o preconceito mas jamais conseguirá mudar nada, nem em você nem nos outros. Por quê? Porque você não busca compreender o preconceito. Apenas o condena cegamente, sem chegar a lugar nenhum.

 

 

 

E ainda sou eu quem tem mente fechada e simplista? patético....

Link to comment
Share on other sites

  • Members

King' date=' sua teoria que não é possível mudar nada seria válida se o preconceito fosse o mesmo do século retrasado. Que mudou isso? Eu, você e o Scofield.Então, isso está em nossas mão sim...

 

[/quote']

 

 

 

Mas eu ainda não parti para as soluções, Peruca. O que estou tentando convencer o Scofield é que devemos analisar o preconceito e saber suas verdadeiras causas para então combatê-lo. Mas isso é difícil para alguém que acha que o preconceito surge do nada, sem causa nem justificativa.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O preconceito pode ser combatido de ambos os lados.

 

 

 

Do lado das "vítimas", mostrar que não causam ameaça e que não tem nada de diferente das outras pessoas. Por exemplo: um negro é vítima de preconceito racial. Então ele monta um grupo de radicais e sai por aí destruindo tudo. Ele está contribuindo para o fim do preconceito racial? Não. O contrário. Vai estar ajudando a criar mais e mais preconceito.

 

 

 

Do lado dos "atacantes" (não zagueiros hahaha), sair dos dogmas é uma boa iniciativa. Ao invés de se fechar dentro de um conceito fixo "comunista é mau e come criança", o preconceituoso pode conhecer o comunista, tentar conviver com ele, mesmo que pareça muito difícil. Ele estará ajudando a tirar o preconceito dele mesmo.

 

 

 

Não são todas as soluções essas. Creio que hajam muitas outras mais. Porém foram as que eu consegui me lembrar agora.

Link to comment
Share on other sites

 

King, a questão é factual. É, para mim, inegável que o preconceito é degradante e envolve sofrimento, degradação e condutas ruins. Não há em nenhuma hipótese nenhum benefício global nele, uma vez que uma das partes (ou ambas - o preconceituoso e/ou a vítima) sempre será prejudicada. Não haveria leis inclusive contra tal atributo se assim não o fosse. Realmente estou surpreso por você não compreender a questão dessa forma.

 

Quanto a meu texto, talvez eu não tenha sido claro, mas acho que você confunde duas coisas: compreender é diferente de justificar. Quando tento compreender uma questão estou investigando as causas dos comportamentos posteriores...sim, muito parecido com o que você falou. O que você não percebeu é que eu o faço o tempo todo. No entanto, avaliar se esses comportamentos são justificáveis é algo muito diferente. É na questão da VALIDADE das justificativas e NÃO na percepção e investigação da existência delas que reside nossa discordância.

 

É se questionar se esses comportamentos não escondem atitudes depreciativas ilógicas ou irracionais relacionadas a outros eventos importantes (sejam traumáticos, sociais ou hipotéticos). É parar pra pensar se os preconceitos que as pessoas têm REALMENTE são justificáveis. Eu não acho que exista hipótese que justifique DE FATO as pessoas adotarem uma postura preconceituosa, acho que todas elas são máscaras de outras idéias que devem ser "trabalhadas" de outra forma. Deixa eu tentar explicar melhor com um exemplo...toquemos em alguns assuntos delicados como exemplos...suponhamos que João seja assaltado por um negro pobre e que vive em uma favela. Ele passa por uma terrível experiência traumática. A partir daí ele passa a temer TODOS os negros pobres que vir. Ele toma aquele negro como uma referência. Veja bem: João viu negros pobres sua vida inteira. Quando ele passa por uma experiência traumática passa a considerar todos os negros pobres que moram na favela como indivíduos perigosos e socialmente indesejáveis, os olha de cima a baixo e os despreza. E aqui está o ponto: em minha opinião, na verdade João esconde aí através de atitudes preconceituosas sua inabilidade de lutar contra o medo que possui de ter que lidar com a situação de novo. No entanto, para que não a tenha que enfrentar, ele despreza MUITAS e MUITAS pessoas que na verdade não fazem parte desse padrão que criou. E cada uma dessas pessoas (que na verdade não são ladrões, assassinos ou coisa assim) se sente desprezada, triste e infeliz porque é algo que ela não tem sequer chance de mudar. João já fechou em sua mente que os negros que moram em favela são perigosos. Minha questão é: será que João não pode encarar o medo de outra forma?

 

Na minha opinião, e aqui está o ponto: a atitude preconceituosa de João não pode de forma alguma ser justificada de forma satisfatória pela situação descrita acima. Aprender a lidar com nossos medos é tarefa nossa, é um obstáculo que pode fazer a gente ter uma vida muito melhor e ultrapassar dificuldades e até trazer benefícios não só para si, mas também para toda a sociedade. Você já notou como algumas pessoas que pertencem a grupos menosprezados se sentem bem quando bem recepcionadas por outras? Quando seus "defeitos" sociais não são observados antes dela mostrar suas virtudes? Quando ela tem uma chance de se mostrar de fato? Cara, se nunca viu, saiba que é maravilhoso. Isso transforma VIDAS.

Por isso falei com a Barbara...meu melhor amigo foi usuário de drogas. Não gosto de drogas. Mas ele é uma pessoa fantástica, como poucas. Eu jamais o conheceria realmente se tivesse preconceito.

Posso dizer que minha vida é melhor hoje, a dele também é (pois a troca de experiências é sempre benéfica para ambos) e podemos influenciar um monte de pessoas com idéias novas e compartilhadas entre nós em nossas conversas e em conversas com nossos outros amigos, por exemplo.

Enfim, acho que o que quero dizer pra ti é que a tentativa de justificar uma ação preconceituosa que envolve o não conhecimento do objeto alvo do preconceito não pode ser válida, uma vez que não se conhece o objeto alvo ainda, entende (ela não tem lógica REAL, entende)? Você pode estar diante de uma linda pérola rara, mas só enxergar uma carcaça pútrida que você nem sabe se existe de fato. Espero realmente que um dia você mude esses pensamentos. Tenho certeza que muitos benefícios advirão disso, inclusive para você mesmo.16

Mr. Scofield2008-07-03 23:31:52

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Agora sim, Scofield, você analisou os fatos e buscou compreendê-los. Era exatamente isso que eu estava esperando que você fizesse, ao invés de simplismente dizer que o preconceito é ruim e fim.

 

 

 

Agora, partindo para sua exposição:

 

 

 

A pessoa que foi assaltada terá gravada em seu subconsciente todas as marcas daquele acontecimento. Não só a negritude do assaltante, mas também o ambiente, as palavras, o cheiro do lugar. Uma situação tão intensa como um assalto resulta num grande trauma para o assaltado. Não será simples esquecer o dia, o local, as vozes e a aparência do assaltante. Ele vai a todo momento se deparar com essa terrível situação. Agora, para este indivíduo voltar à uma favela, voltar à conversar com pessoas negras e voltar ao seu cotidiano, NÃO SERÁ FÁCIL. Estou dizendo que será praticamente impossível dela se livrar do trauma sozinha. Um psicólogo talvez ajude.

 

 

 

O que quero concluir com isso é que se desfazer de um preconceito gerado por um trauma (situação que você apresentou) não é mera questão de escolha.

Link to comment
Share on other sites

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Agora sim' date=' Scofield, você analisou os fatos e buscou compreendê-los. Era exatamente isso que eu estava esperando que você fizesse, ao invés de simplismente dizer que o preconceito é ruim e fim.

[/quote']

 

Sim, é que achei que você tivesse entendido, não achei que tivesse que descrever TANTO assim algo que é tão óbvio. Aliás, eu jamais disse somente que o preconceito é ruim e fim. Hmmm...parece que alguém tem dificuldade em ler textos. 06

 

 

Agora' date=' partindo para sua exposição:

 

 

 

A pessoa que foi assaltada terá gravada em seu subconsciente todas as marcas daquele acontecimento. Não só a negritude do assaltante, mas também o ambiente, as palavras, o cheiro do lugar. Uma situação tão intensa como um assalto resulta num grande trauma para o assaltado. Não será simples esquecer o dia, o local, as vozes e a aparência do assaltante. Ele vai a todo momento se deparar com essa terrível situação. Agora, para este indivíduo voltar à uma favela, voltar à conversar com pessoas negras e voltar ao seu cotidiano, NÃO SERÁ FÁCIL. Estou dizendo que será praticamente impossível dela se livrar do trauma sozinha. Um psicólogo talvez ajude.

 

 

O que quero concluir com isso é que se desfazer de um preconceito gerado por um trauma (situação que você apresentou) não é mera questão de escolha.[/quote']

Nem sempre. Todos passamos por tantos traumas durante  nossas vidas, nem todos procuramos psicólogos - inclusive eu já fui roubado mais de uma vez, conheço inúmeras pessoas que já foram e nem por isso se tornaram preconceituosas. NADA nessa situação, seja o cheiro, o ambiente ou a cor do agressor justifica o preconceito. NADA. Tente de novo. E se for necessário um psicólogo, use-o, se não puder ter um, tente mudar você mesmo. Ou se quiser continuar sendo assim, continue, mas tendo a certeza (e assumindo) de que é um imbecil. Continuar tendo essa postura se apoiando nessa muleta não isenta ninguém de  nada.

E sim, lamento, mas não isentarei um imbecil que associou uma situação como essas a preconceito. Qualquer pessoa sabe que todas as pessoas são diferentes umas das outras (e, portanto, não é porque um negro o roubou que todos os outros vão roubá-lo) Primeiro porque, ao tirar uma conclusão assim ele continua vivendo eternamente sob a égide do medo de transpassar quaisquer situações em que tiver de encontrar negros pobres, segundo porque prejudica um monte de pessoas que não tem nada a ver com isso. Portanto, é danoso para ambos. Pra mim isso não resolve nenhum problema. Em outras palavras, se você tem a hipótese de conviver com isso de outra forma, seja procurando um psicólogo, seja mudando isso internamente e adotando outras posturas (postura aliás, que você já adotava ANTES de sofrer o assalto, sorry, mas é mera questão de escolha. E o mais importante: a culpa pelo SEU preconceito não está nos outros NUNCA, mas na SUA forma de encarar a realidade.

Mr. Scofield2008-07-06 07:19:25

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pessoal,

 

 

 

O preconceito é a forma dos ignorantes dizerem não precisam evoluir por motivos que eles mesmos não sabem, afinal de contas, são ignorantes mesmo e pronto, têm medo de evoluir, de dar um passo a frente em suas “cômodas” vidas...

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Sim' date=' é que achei que você tivesse entendido, não achei que tivesse que descrever TANTO assim algo que é tão óbvio. Aliás, eu jamais disse somente que o preconceito é ruim e fim. Hmmm...parece que alguém tem dificuldade em ler textos. [/quote']

 

 

 

Por que é tão óbvio assim? Esse é o seu problema: você está sob o dogma de que o preconceito é sempre ruim, sem nem buscar analisar o outro lado da situação. Você nunca verá a situação como um todo se ficar numa visão tão unilateral...

 

 

 

Nem sempre. Todos passamos por tantos traumas durante nossas vidas' date=' nem todos procuramos psicólogos - inclusive eu já fui roubado mais de uma vez, conheço inúmeras pessoas que já foram e nem por isso se tornaram preconceituosas. NADA nessa situação, seja o cheiro, o ambiente ou a cor do agressor justifica o preconceito. NADA. Tente de novo. E se for necessário um psicólogo, use-o, se não puder ter um, tente mudar você mesmo. Ou se quiser continuar sendo assim, continue, mas tendo a certeza (e assumindo) de que é um imbecil. Continuar tendo essa postura se apoiando nessa muleta não isenta ninguém de nada.

 

[/quote']

 

 

 

Justifica sim. É claro que justifica. Só um imbecil vai cair duas vezes numa mesma situação desastrosa. Por isso mesmo o preconceito é compreensível. O cara entrou numa favela e foi assaltado. Ele vai entrar na favela de novo, assim, por querer? NÃO! porque sua experiência negativa gerou um preconceito em relação à favela, e agora, para não passar pela mesma situação novamente, não entrará na favela de novo.

 

 

 

Isso é tão simples. Não acredito que você não enxergou isso ainda.

 

 

 

E sim' date=' lamento, mas não isentarei um imbecil que associou uma situação como essas a preconceito. Qualquer pessoa sabe que todas as pessoas são diferentes umas das outras (e, portanto, não é porque um negro o roubou que todos os outros vão roubá-lo) Primeiro porque, ao tirar uma conclusão assim ele continua vivendo eternamente sob a égide do medo de transpassar quaisquer situações em que tiver de encontrar negros pobres, segundo porque prejudica um monte de pessoas que não tem nada a ver com isso. Portanto, é danoso para ambos. Pra mim isso não resolve nenhum problema. Em outras palavras, se você tem a hipótese de conviver com isso de outra forma, seja procurando um psicólogo, seja mudando isso internamente e adotando outras posturas (postura aliás, que você já adotava ANTES de sofrer o assalto, sorry, mas é mera questão de escolha. E o mais importante: a culpa pelo SEU preconceito não está nos outros NUNCA, mas na SUA forma de encarar a realidade. [/quote']

 

 

 

Todas as pessoas são diferentes, mas essa diferença não é vista logo de cara. Por isso, para evitar que uma mesma experiência negativa se repita, ocorre a generalização.

 

 

 

É claro, um cara é assaltado na favela e é o culpado por ter preconceito de favela. Só posso rir dessa, Scofield 06.gif

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...