Jump to content
Forum Cinema em Cena

Preconceito


Michel M.
 Share

Qual tipo de preconceito você julga ter de forma mais explícita?  

63 members have voted

  1. 1. Qual tipo de preconceito você julga ter de forma mais explícita?

    • Preconceito de raça.
      5
    • Preconceito de classe.
      7
    • Preconceito de religião.
      4
    • Preconceito de sexualidade.
      16
    • Preconceito intelectual
      13
    • Outro tipo(qual?)
      3
    • Não tenho preconceito algum (pense antes de votar nessa)
      8
    • Mais de um dos exemplos citados.
      13


Recommended Posts

  • Members

Ih Scofa, o post chorão é o seu querido... Vejamos:

 

Quem estava acima do bem e do mal e discutindo de forma complexa enquanto o bobão do Scofield discutia de forma mais simplista?

 

E quem está agindo agora como um bocózão (e agindo assim, provavelmente por total falta de argumentos)

 

A próxima vez que quiser ir chorar pra mamãe quando não souber responder perguntas, não entre em uma discussão. 

 

By the way, não me importo nem um pouco com o que "seu domínio" conseguiu evitar de você postar. Grow up, kid. 0606 

 

Como o saudoso Serge Hall falava, "apelou, perdeu"...

 

Somente uma vítima potencial de preconceito perde as estribeiras desse jeito. Não à toa o King pulou fora da discussão a tempo. Ele percebeu que não adiantava mais nada, o Scofa falou e acabou...  06

 

Lamentável a situação em que você se colocou Scofa... Seu jeito sempre ponderado e calmo ditava o tom de seus posts, sendo referência para o fórum e, não duvido, teve papel fundamental na sua escolha para moderador.

 

Agora veja onde chegamos... o moderador chamando usuário de "bocózão", dizendo que ele "chora pra mamãe", manda o outro usuário "crescer"... É Scofield... eu ainda aprendo a largar mão de casos perdidos.
Dr. Calvin2008-07-09 14:59:07
Link to comment
Share on other sites

 

 

 

Como não, estou ponderadíssimo, Dook. Não tenho porque chorar...Argumentei, exemplifiquei, expus meu ponto de vista quando questionado, mesmo sabendo que era polêmico e ainda propus alternativas. Aliás, faço isso quantas vezes você pedir. Estou rindo a valer é com SUA perda de estribeiras, caso raro no fórum. 

Nem percebeu que todas as palavras que citei foram reflexos para você perceber o quão ridícula é sua atitude (da mesma forma que usou o "querido" de forma irônica no seu post, supresa! existem outras palavras!!!! 130606). Grow up and shine, kid, sua falta de humildade te cega em relação a possibilidade de não ter refletido bem sobre uma questão, você mal consegue limar as próprias incoerências do seu raciocínio...sad.

Aprenda a responder questões antes de vir discutir ou vai apelar várias vezes antes de começar a tirar alguma coisa de proveito para si. 

Me pergunto...será que o bullying que já sofreu de alguma forma tem algo a ver com você falar que eu sou vítima potencial de preconceito? Ou é só apelação mesmo? 17

Mr. Scofield2008-07-09 15:21:14

Link to comment
Share on other sites

  • Members

"Quando o negro' date=' o gay e o corintiano mostram para a sociedade que não são anormais ou menos civilizados, estão ajudando a quebrar preconceitos. "

 

 

 

Mas como fazer isso, se na verdade é a sociedade que mostra aos negros, gays e corintiano que são anormais?

 

 

 

Não existe esta diferenciação tão clara. Uma coisa existe, o preconceito, tanto por parte do grupo dominante quanto por parte das minorias que acabam por interiorizar o preconceito. Ambos fazem parte de uma sociedade preconceituosa, onde há um modelo de homem valorizado e do outro desprezado.[/quote']

 

 

 

Por isso a solução deve vir tanto da parte que você considerou dominante, quando das vítimas de preconceito. Os dominantes devem quebrar esses tabus de que corintiano é um asno violento que quebra tudo quando o timão perde. O pobretão do corintiano faz sua parte não destruindo avenida quando o time perde.

 

 

 

Tenta você de novo.

 

Leia com mais atenção que o Scofield escreveu. Mesmo que você não concorde' date=' ele não é estúpido, e tente pensar assim antes de desprezar o que ele escreveu.

 

Um caminho para você entender é um exemplo mais ou menos assim: uma pessoa tem preconceitos a negros. Ora, se não têm negros no círculo social em que ele vive, esta pessoa não vai exteriorizar o preconceito. Ela não vai dirigir o seu comportamento para isso. Mas a partir do momento, em que esta pessoa tem contato com um negro, ela manifesta o seu preconceito. [/quote']

 

 

 

E....?

 

 

 

Por acaso entendi errado o que o scofield escreveu? Não. Ele escreveu claramente que o preconceito acaba só quando o conceito sobre uma determinada atitude muda. Então devo ver os mendigos destruindo a vila belmiro (é belmiro ou velmiro?) e achar isso legal, para que se encerre o preconceito contra corintianos. 14.gif

 

 

 

Ok' date=' mas para o contexto que estamos discutindo, creio que esse exemplo não se aplica...

 

Não podemos confundir medo ou trauma com preconceito. Para começar, não há necessidade de alguém passar por um trauma ou situação constrangedora, para ter preconceito. Uma coisa é trauma, ansiedade e medo.. Outra é preconceito. Quando você se refere a 'situações vividas' suponho que você está considerando, entre outras coisas, a violência. Quanto a isso, bastam menos de 2 minutos de ameaça para um indivíduo apresentar ansiosidade após o trauma. Mas isso tem tratamento, e nesse caso pode haver recuperação, porém sempre deixará lembranças. De qualquer forma, tais lembranças nem sempre associam uma classe ou indivíduo em especial, muitas vezes o lugar em que ocorre o evento pode ser muito mais marcante. Mas é claro, não descarto a associação de negros com a pobreza e a violência. Mas se for generalizar dessa forma, com situação constrangedora ou não, daria na mesma. [/quote']

 

 

 

Não há necessidade não, THX. Estou, por enquanto, me tratando de apenas um modo de adquirir preconceito. O modo em que a pessoa vive e cria dentro de si um preconceito. Há outros modos, que, se a paciência deixar, tratarei mais tarde.

 

 

 

Ah' date=' sim, o exemplo é plenamente aplicável...os preconceitos de que estamos falando são relacionados a picadas de vespas, algo extremamente danoso à sociedade, já que apresentam sentimentos e estarão muito chateadas com você por isso. Afinal, elas prejudicam todo mundo...meu Deus, que exemplo...depois sou eu que não sei discutir...

 

Agora, ignorando a enorme besteira de que se trata o exemplo () vamos ver: se você evita TODAS as casas velhas por causa disso, isso é danoso para você, pois deixa de visitar casas de campo que podem ser bastante agradáveis. Mas aqui: (meu Deus que exemplo tosco, não tem nada a ver ), nesse caso não faz diferença porque as abelhas não se sentirão desprezadas ou reagirão contra você ou gerarão uma sociedade problemática por causa disso. Por outro lado, elas podem picar você em outros ambientes.

 

Acho que dá pra compreender o quanto esse exemplo é ridículo se pensarmos assim: QUEM está se importando se você visita ou não casas de campo velhas? O prejudicado é só você. OU seja, aqui é totalmente diferente: você efetua uma escolha sem impacto social nenhum, a comparação chega a ser risível. A pergunta, que só cabe a você é: vale a pena arriscar e visitar casas velhas bonitas e correr o risco ou você não quer correr o risco, mas deixa de desfrutar de uma bela paisagem?

 

Pelamor, né, King...a questão aqui é séria. [/quote']

 

 

 

Precisei de um exemplo assim para você entender. Pelo jeito, nem assim adiantou. Quer um desenho? Gráfico? Eu faço um daqueles de pizza, bem bonitinhos pra você entender....

 

 

 

Meu Deus' date=' ele ainda tentou encaixar AQUELE exemplo...

 

Nossa, é claro que você não entendeu nada. Suas falas não têm a menor coerência, além de não mostrar nem habilidade para detectar os objetos de referência das situações, quanto mais elaborar raciocínios lógicos.

 

Naturalmente que o preconceito quanto ao corinthiano que falou só pode ser suplantado (e ESTE é o ponto) quando você deixar de ASSOCIAR a camiseta do Corinthiano com o roubo, aí você deixa de ter o preconceito.

 

Ah, e leia com muita atenção o post do Conan acima, ele entendeu perfeitamente (independente de concordar ou não) e resumiu em poucas palavras o que eu disse. [/quote']

 

 

 

Quando eu deixo de associar a camiseta lilás ao roubo estou dando um passo contra o preconceito? É isso?

 

 

 

Maravilhoso. Concordo totalmente. Se estivéssemos no país dos espelhos, onde tudo aparece e desaparece meramente, sem deixar sequela alguma.

 

 

 

Se liga, Scofield. estamos no mundo real.

 

 

 

Alguma alma caridosa poderia fazer uma esquematização da discussão? É que cai de pára-quedas aqui' date=' e parece que a coisa tá boa... [/quote']

 

 

 

O Scofa acredita piamente que toda e qualquer forma de preconceito tem UM culpado: o preconceituoso. A vítima é sempre a coitadinha e quando incita o preconceito' date=' está agindo sob pressão, portanto não pode ser responsabilizada.

 

 

 

Eu e o King acreditamos que a situação é mais complexa e que em alguns casos, a "vítima" concorre para o preconceito que sofre. Desta feita, ambos teriam "culpa". O fato de uma pessoa ser preconceituosa não dá o direito à vítima de agir de forma a incitar ainda mais o preconceito. É esse círculo vicioso que eu o King estamos expondo e que o Scofield parece negar que exista.

 

 

 

Em linhas gerais é isso. [/quote']

 

 

 

Pois é... e isso já está cansando....

 

 

 

Eu tenho ORGULHO de ter preconceito contra corinthianos...

 

 

 

Te dou meu total apoio! 16.gif

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Puxa, estou lendo o debate Scofield vs. Calvin e só confirmei aquilo que acreditava: o Scofield vive num mundo de fantasias. Talvez ele acredite nessas antropólogas que vêem índios com facões em cima de engenheiros e dizem: "coitainhos dos índios, eles são vítimas de preconceito e o culpado é o engenheiro".

 

 

 

 

Simples... parem com as paradas gay (no caso dos gays, claro)...

 

 

 

No caso dos negros, temos a infame história das cotas...

 

 

 

Já os corinthianos não tem jeito mesmo... SOMOS uma classe surrada por todos...

 

 

 

Oa dois primeiros exemplos foram bons. Mas o último..... por favor, Calvin, diga que você não usou o verbo ser na primeira pessoa do plural! 04.gif

Link to comment
Share on other sites

 

 

 

 

 

Só de ler isso aqui, King, já entendemos seu nível de compreensão(que é infinitamente inferior ao do Dook, mesmo que defendam idéias semelhantes - basta ler seu post sobre...abelhas... PRECISOU desse exemplo? Meu Deus, melhor tentar as pizzas...se é que você sabe o que é um gráfico de pizza, né?  060606):

Ele escreveu claramente que o preconceito acaba só quando o conceito

sobre uma determinada atitude muda. Então devo ver os mendigos

destruindo a vila belmiro (é belmiro ou velmiro?) e achar isso legal,

para que se encerre o preconceito contra corintianos. 14.gif

 

 

Você é a única pessoa no tópico que continua mostrando que não sabe nem interpretar um texto.

Enquanto o Dook e eu apresentamos problemas de comunicação e não chegamos a um acordo quanto ao tipo de problemática a ser discutida pois tratamos de eixos diferentes de exposição, você simplesmente sequer entende do que estamos falando. Só deu a sorte de ter em comum algumas idéias com alguém que tem um nível de compreensão infinitamente melhor. Patético... 06

 

Mas confundir vandalismo com armas contra o preconceito é demais...pare ou vai me matar de tanto rir. 0606060606

 

Mr. Scofield2008-07-09 21:55:16

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Falei sério e de brincadeira... Considero que a Parada Gay tem efeito diverso ao que os homossexuais pretendem. Ao fazerem a parada gay para tão somente manifestar que suas condutas sexuais são tão normais quanto à dos héteros, eles se colocam num grupo "privilegiado", que merece ter eventos como esses para se auto afirmarem. No processo, eles irritam ainda mais a maioria que os reprime.

 

 

 

É exatamente o que acontece com o movimento feminista, o movimento negro, entre outros... Ao buscarem a igualdade, eles acabam sendo entendidos pelos outros como seres que querem ser superiores ao grupo maior. Isso só gera mais repressão e preconceito. E o círculo vicioso continua.

 

 

 

E ainda tem gente que acha que as vítimas do preconceito não contribuem para que estes ocorram...

 

 

 

Essas manifestações são ridículas. Vão milhares de "homossexuais" (a maioria é um bando de safado, falo memo) fazerem os maiores escândalos, ainda dizendo que são "iguais". AFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFF..................

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não há necessidade não, THX. Estou, por enquanto, me tratando de apenas um modo de adquirir preconceito. O modo em que a pessoa vive e cria dentro de si um preconceito. Há outros modos, que, se a paciência deixar, tratarei mais tarde.

Em se tratando dos exemplos que você está se baseando, a associação começa com o elemento (que será vítima do preconceito) e o preconceituoso. Onde o ponto de partida para o preconceito começa com um momento marcante (ou traumático), e a partir daí vem a generalização (superficial em alguns casos..). 'todas as vespeas', 'todas as abelhas', 'todos os corinthianos' [conforme seus exemplos].. Ora, a reação a uma picada de inseto pode VARIAR entre as pessoas. No seu exemplo das vespas, foi uma reação mais severa que te levou a ficar hospitalizado. Mas e quanto a outras pessoas que não tem a mesma reação? Nesse caso não seria preconceito, mas repulsa, escolha ou opinião.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
"Quando o negro' date=' o gay e o corintiano mostram para a sociedade que não são anormais ou menos civilizados, estão ajudando a quebrar preconceitos. "

Mas como fazer isso, se na verdade é a sociedade que mostra aos negros, gays e corintiano que são anormais?

Não existe esta diferenciação tão clara. Uma coisa existe, o preconceito, tanto por parte do grupo dominante quanto por parte das minorias que acabam por interiorizar o preconceito. Ambos fazem parte de uma sociedade preconceituosa, onde há um modelo de homem valorizado e do outro desprezado.[/quote']

Por isso a solução deve vir tanto da parte que você considerou dominante, quando das vítimas de preconceito. Os dominantes devem quebrar esses tabus de que corintiano é um asno violento que quebra tudo quando o timão perde. O pobretão do corintiano faz sua parte não destruindo avenida quando o time perde.

Tenta você de novo.
Leia com mais atenção que o Scofield escreveu. Mesmo que você não concorde' date=' ele não é estúpido, e tente pensar assim antes de desprezar o que ele escreveu.
Um caminho para você entender é um exemplo mais ou menos assim: uma pessoa tem preconceitos a negros. Ora, se não têm negros no círculo social em que ele vive, esta pessoa não vai exteriorizar o preconceito. Ela não vai dirigir o seu comportamento para isso. Mas a partir do momento, em que esta pessoa tem contato com um negro, ela manifesta o seu preconceito. [/quote']

E....?

Por acaso entendi errado o que o scofield escreveu? Não. Ele escreveu claramente que o preconceito acaba só quando o conceito sobre uma determinada atitude muda. Então devo ver os mendigos destruindo a vila belmiro (é belmiro ou velmiro?) e achar isso legal, para que se encerre o preconceito contra corintianos. 14.gif


 

Você ainda trata do assunto como se fosse a negociação de paz na Palestina? O grupo dominante deve fazer uma concessão e as minorias deixar de revidar? 06 Por favor...

Isso é um discurso demagógico e pedagógico. Parace uma cartilha do bom cidadão: todos nós fazemos a nossa parte.

Isso não é coisa de simples força de vontade (como dá para observar bem), mas de inércia social. São inúmeros fatores complexos, para além do "basta querer".

 

E mais uma vez. O que ele escreveu foi sobre a manifestação do preconceito, e não fórmula mágica para acabar com ela. Mas nesse aspecto ainda faz sentido. O preconceito é um conceito formado antecipadamente, e deste modo sem fundamento. O preconceito acaba quando este conceito pre-concebido deixa de ter valor. É questão de lógica.

E você continua neste exemplo dos corintianos, que é um tiro no próprio pé, na medida em que mostra a sua própria limitação, da ignorância, misturando num mesmo saco vândalos, mendigos, e corintianos.

O preconceito vem da ignorância (não no sentido pejorativo).

 

Qual a sua fórmula para acabar com o preconceito?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Não sei se você falou isso a sério ou de brincadeira . Mas eu acho que seria um passo importante ' date=' sim .

Se querem ser vistos como pessoas normais , poderiam começar mostrando para a sociedade que podem ter um comportamento normal não desfilando nus ou semi-nus nem praticando sexo em público em plena luz do dia , como me disseram que ocorre na parada de SP .

Se fazem mesmo tanta questão de desfilar como forma de chamar a atenção para o preconceito , que o fizessem em trajes normais e com comportamento normal .

 

 
[/quote']

 

Falei sério e de brincadeira... Considero que a Parada Gay tem efeito diverso ao que os homossexuais pretendem. Ao fazerem a parada gay para tão somente manifestar que suas condutas sexuais são tão normais quanto à dos héteros, eles se colocam num grupo "privilegiado", que merece ter eventos como esses para se auto afirmarem. No processo, eles irritam ainda mais a maioria que os reprime.

 

É exatamente o que acontece com o movimento feminista, o movimento negro, entre outros... Ao buscarem a igualdade, eles acabam sendo entendidos pelos outros como seres que querem ser superiores ao grupo maior. Isso só gera mais repressão e preconceito. E o círculo vicioso continua.

 

E ainda tem gente que acha que as vítimas do preconceito não contribuem para que estes ocorram...

 

06

 

Estes movimentos visam a "negação da negação". Pode ter consequencias diversas, mas foquemos a intenção. São movimentos de negação de uma determinada realidade da qual eles são produtos. Seria a oposição de afirmar as condições existentes.

Se por um lado com estes movimentos temos um círculo vicioso, do outro temos simplesmente um círculo no qual uma situação permanece a mesma, e tende a se reproduzir.
Conan o bárbaro2008-07-09 23:37:03
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pô, discussões como esta são difíceis, principalmente quando se sabe que elas sempre continuarão existindo, que o preconceito evoluirá e se transformará de acordo com os valores de uma determinada época ou lugar,isto é, nunca se findará.

Pois é, este é meu pensamento, aí me pergunto por que diabos estou nesse fórum discutindo isso se acredito que nada vai mudar? A resposta é simples, porque discutindo estou sujeito a mudar minha opinião(o que seria bom) e a ajudar aqueles que acreditam que a situação possa mudar, aqueles que se propõem a solucionar a questão. Essa ajuda pode ser dada até por aqueles que discordam de sua opinião e que estão aqui apenas para exercitar o intelecto ou que, pelo menos, crêem nisso.

É por isso que não vejo motivo para não haver a conciliação entre as causas e as soluções. Se ambas aparentemente não se casam é porque os extremistas não enxergam que o complexo é simples e o simples é complexo.Por que então não admitir que o preconceito( que no contexto está se assemelhando ao ressentimento, por isso, para o bem da discussão, seria bom a criação de algumas definições...) tem como único gerador(gerador, não culpado...culpado seria se estabelecessemos primeiro o que é exatamente o preconceito e daí se ele é sempre nocivo ou não) obviamente o preconceituoso e que muitas vítimas e "vítimas" contribuem para o fortalecimento do preconceito(não para geração, esta sempre parte do preconceituoso, mas como pode ser fortalecida pela vítima fica mais fácil de ser transmitida pelo preconceituoso...esse é o ponto crucial, concordam?)?

 

Dito isso vou voltar a gozar de minhas míseras férias.
Link to comment
Share on other sites

 

 

 

Você ainda trata do assunto como se fosse a negociação de paz na Palestina? O grupo dominante deve fazer uma concessão e as minorias deixar de revidar? 06 Por favor...

Isso é um discurso demagógico e pedagógico. Parace uma cartilha do bom cidadão: todos nós fazemos a nossa parte.

Isso não é coisa de simples força de vontade (como dá para observar bem)' date=' mas de inércia social. São inúmeros fatores complexos, para além do "basta querer".

 

E mais uma vez. O que ele escreveu foi sobre a manifestação do preconceito, e não fórmula mágica para acabar com ela. Mas nesse aspecto ainda faz sentido. O preconceito é um conceito formado antecipadamente, e deste modo sem fundamento. O preconceito acaba quando este conceito pre-concebido deixa de ter valor. É questão de lógica.

E você continua neste exemplo dos corintianos, que é um tiro no próprio pé, na medida em que mostra a sua própria limitação, da ignorância, misturando num mesmo saco vândalos, mendigos, e corintianos.

O preconceito vem da ignorância (não no sentido pejorativo).

 

Qual a sua fórmula para acabar com o preconceito?
[/quote']

Conan, acredito que todos (exceto o King, como é explícito, e não creio que vá adiantar dar a melhor explicação do mundo...) compreenderam as idéias. Mas, parabéns pela exposição, é exatamente isso que quis dizer. O King não vai responder isso porque só se preocupa aparentemente com a investigação das causas e contrapor minha opinião (que, na verdade, sequer conseguiu entender). Aguardo ansiosamente o pessoal terminar de expor essas idéias iniciais para podermos avaliar possíveis soluções (se estiverem dispostos, claro, a fazê-lo). Gostaria de ouvir algumas perspectivas diferentes para solucionar o problema e creio que a discussão só ganharia com isso, já que estamos diante de tanta gente inteligente e consciente (mas aí é só opinião...) 

Mr. Scofield2008-07-10 07:34:01

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Em se tratando dos exemplos que você está se baseando' date=' a associação começa com o elemento (que será vítima do preconceito) e o preconceituoso. Onde o ponto de partida para o preconceito começa com um momento marcante (ou traumático), e a partir daí vem a generalização (superficial em alguns casos..). 'todas as vespeas', 'todas as abelhas', 'todos os corinthianos' [conforme seus exemplos'].. Ora, a reação a uma picada de inseto pode VARIAR entre as pessoas. No seu exemplo das vespas, foi uma reação mais severa que te levou a ficar hospitalizado. Mas e quanto a outras pessoas que não tem a mesma reação? Nesse caso não seria preconceito, mas repulsa, escolha ou opinião.

 

 

 

Como é bom saber que alguém me entendeu! Obrigado, THX. Você me incentivou a continuar nesse debate 3d27.gif

 

 

 

Você ainda trata do assunto como se fosse a negociação de paz na Palestina? O grupo dominante deve fazer uma concessão e as minorias deixar de revidar? Por favor...

 

Isso é um discurso demagógico e pedagógico. Parace uma cartilha do bom cidadão: todos nós fazemos a nossa parte.

 

Isso não é coisa de simples força de vontade (como dá para observar bem)' date=' mas de inércia social. São inúmeros fatores complexos, para além do "basta querer". [/quote']

 

 

 

A minha proposta faz mais sentido, e é muito mais real do que a do Scofield. Quando os dois grupos vão ceder? Não sei. Mas isso pode acontecer? Pode sim.

 

 

 

E mais uma vez. O que ele escreveu foi sobre a manifestação do preconceito' date=' e não fórmula mágica para acabar com ela. Mas nesse aspecto ainda faz sentido. O preconceito é um conceito formado antecipadamente, e deste modo sem fundamento. O preconceito acaba quando este conceito pre-concebido deixa de ter valor. É questão de lógica.

 

E você continua neste exemplo dos corintianos, que é um tiro no próprio pé, na medida em que mostra a sua própria limitação, da ignorância, misturando num mesmo saco vândalos, mendigos, e corintianos.

 

O preconceito vem da ignorância (não no sentido pejorativo).

 

[/quote']

 

 

 

Conan, você está dizendo que a pérola do Scofield faz sentido?

 

 

 

Se deixarmos nossos conceitos para combater os preconceitos, teremos uma sociedade simplesmente sem conceito algum, sem moral nenhuma. Se você, bárbaro, quer voltar ao macaco, faça. Mas não venha dizer que a sociedade precisa fazer o mesmo para evoluir. 07.gif

 

 

 

Conan' date=' acredito que todos (exceto o King, como é explícito, e não creio que vá adiantar dar a melhor explicação do mundo...) compreenderam as idéias. Mas, parabéns pela exposição, é exatamente isso que quis dizer. O King não vai responder isso porque só se preocupa aparentemente com a investigação das causas e contrapor minha opinião (que, na verdade, sequer conseguiu entender). Aguardo ansiosamente o pessoal terminar de expor essas idéias iniciais para podermos avaliar possíveis soluções (se estiverem dispostos, claro, a fazê-lo). Gostaria de ouvir algumas perspectivas diferentes para solucionar o problema e creio que a discussão só ganharia com isso, já que estamos diante de tanta gente inteligente e consciente (mas aí é só opinião...)

 

[/quote']

 

 

 

Scofield

 

 

 

Primeiramente sim, entendi suas idéias. Só que as considero absurdas. Fariam todo o sentido no país das maravilhas, mas estamos num mundo real, onde tudo deixa sequelas no subconsciente das pessoas e nada simplesmente some como o gato sorridente.

 

 

 

A solução para o preconceito nas condições em que estamos tratando até agora, eu já escrevi para o Conan, e ele entendeu muito bem. A THX e o Calvin também entenderam bem, e até apoiaram. Só quem não entendeu aqui foi você, talvez por não querer entender ou talvez por pura ignorância dentro de si mesmo.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

King Edward. Pergunta simples. Quais são os conceitos de nossa sociedade? Por acaso eles são os melhores? Não podem melhorar?

Pelo o que você diz, o preconceito faz parte dos conceitos da sociedade. Sem estes, a sociedade não tem moral alguma. Então, acredita que o preconceito faça parte da moral de nossa sociedade?

 

Pelo menos o macaco não é hipócrita.
Conan o bárbaro2008-07-10 14:28:23
Link to comment
Share on other sites

  • Members

King Edward. Pergunta simples. Quais são os conceitos de nossa sociedade? Por acaso eles são os melhores? Não podem melhorar?

 

 

 

Pelo o que você diz' date=' o preconceito faz parte dos conceitos da sociedade. Sem estes, a sociedade não tem moral alguma. Então, acredita que o preconceito faça parte da moral de nossa sociedade?

 

 

 

Pelo menos o macaco não é hipócrita.[/quote']

 

 

 

Que tal o conceito de que um assalto a mão armada não é legal? Sinceramente.... 07.gif

 

 

 

Gosta do macaco? A vontade. Só que os macacos não escrevem pro CeC 03.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members
King Edward. Pergunta simples. Quais são os conceitos de nossa sociedade? Por acaso eles são os melhores? Não podem melhorar?

Pelo o que você diz' date=' o preconceito faz parte dos conceitos da sociedade. Sem estes, a sociedade não tem moral alguma. Então, acredita que o preconceito faça parte da moral de nossa sociedade?

Pelo menos o macaco não é hipócrita.[/quote']

Que tal o conceito de que um assalto a mão armada não é legal? Sinceramente.... 07.gif

Gosta do macaco? A vontade. Só que os macacos não escrevem pro CeC 03.gif

 

Tá, isso está na constituição (o Calvin sabe disso muito melhor do que eu). Se este é um exemplo de um conceito, e o preconceito tem a mesma dimensão, o preconceito deveria estar na constituição?   (opa, acabei de me lembrar que o preconceito também não é legal...interessante, não?)

Afinal, aonde residem os conceitos?

E o que são os conceitos da nossa sociedade?
Conan o bárbaro2008-07-10 15:44:37
Link to comment
Share on other sites

 

 

 

 

 

 

A minha proposta faz mais sentido' date=' e é muito mais real do que a do Scofield. Quando os dois grupos vão ceder? Não sei. Mas isso pode acontecer? Pode sim.

[/quote']

 

Não gosto de pensar nas coisas assim, King. Não considero sua proposta pior que a minha, apenas parte de uma base diferente (a de que os dois grupos devem ceder para "diminuir/amenizar" os efeitos do preconceito, sem que ele de fato desapareça).

 

 

Conan' date=' você está dizendo que a pérola do Scofield faz sentido?

 

 

 

Se deixarmos nossos conceitos para combater os preconceitos, teremos uma sociedade simplesmente sem conceito algum, sem moral nenhuma. Se você, bárbaro, quer voltar ao macaco, faça. Mas não venha dizer que a sociedade precisa fazer o mesmo para evoluir. 07.gif

[/quote']

 

Ixi, incrível, você não entendeu nada...de novo. E eu posso AFIRMAR isso pelas idiotices que está escrevendo DEDUZIDAS de sua interpretação errada, ao contrário de você que jogou essa idéia de que não entendi o seu raciocínio só porque eu falei que você não entendeu o meu (na verdade eu entendo o seu perfeitamente, só não concordo com ele). 0606

Abelhas, vandalismo e corintianos (sic), daqui a pouco você dá um jeito de colocar vacas leiteiras no meio. 0606060606

 

 

 

Primeiramente sim' date=' entendi suas idéias. Só que as considero absurdas. Fariam todo o sentido no país das maravilhas, mas estamos num mundo real, onde tudo deixa sequelas no subconsciente das pessoas e nada simplesmente some como o gato sorridente.

 

 

 

A solução para o preconceito nas condições em que estamos tratando até agora, eu já escrevi para o Conan, e ele entendeu muito bem. A THX e o Calvin também entenderam bem, e até apoiaram. Só quem não entendeu aqui foi você, talvez por não querer entender ou talvez por pura ignorância dentro de si mesmo.[/quote']

 

Você não entendeu nada e está na cara, suas conclusões a partir do raciocínio que desenvolveu a partir de uma interpretação claramente incorreta das minhas idéias são absurdas.

Agora, está na cara que nem Conan nem THX estão APOIANDO seu raciocínio (meu Deus, nem isso ele é capaz de compreender - e olha qu acabou de falar com o Conan: "se você quer voltar ao macaco, Bárbaro, o faça" 07), eles estão tentando entender suas idéias sem se posicionar sobre o assunto - assim como fizeram com o meu.

Sério, King, se eu fosse você tomaria algumas aulas de interpretação de texto... 07

Mr. Scofield2008-07-10 16:43:02

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Não gosto de pensar nas coisas assim' date=' King. Não considero sua proposta pior que a minha, apenas parte de uma base diferente (a de que os dois grupos devem ceder para "diminuir/amenizar" os efeitos do preconceito, sem que ele de fato desapareça).

 

[/quote']

 

 

 

É estranho como às vezes você demonstra entender e querer compartilhar comigo raciocínios. De repente opa!, sou um imbecil que não entende nada. Vai entender...

 

 

 

O preconceito de fato jamais desaparecerá, Scofield. É nesse ponto que eu considero suas idéias pura fantasia.

 

 

 

Ixi' date=' incrível, você não entendeu nada...de novo. E eu posso AFIRMAR isso pelas idiotices que está escrevendo DEDUZIDAS de sua interpretação errada, ao contrário de você que jogou essa idéia de que não entendi o seu raciocínio só porque eu falei que você não entendeu o meu (na verdade eu entendo o seu perfeitamente, só não concordo com ele).

 

Abelhas, vandalismo e corintianos (sic), daqui a pouco você dá um jeito de colocar vacas leiteiras no meio. [/quote']

 

 

 

Af, de novo essa, Scofield? Você quer mesmo discutir ou ficar num ciclo vicioso? Eu já disse que entendi o que você quis dizer, e o Conan até confirmou a minha interpretação das suas idéias.

 

 

 

Se não quer discutir não discuta. Simples. A gente termina aqui. Não precisa ficar nessa guerra de egos, que guerra de egos sou eu com o Rafal lá no tópico religioso.

 

 

 

Agora' date=' está na cara que nem Conan nem THX estão APOIANDO seu raciocínio (meu Deus, nem isso ele é capaz de compreender - e olha qu acabou de falar com o Conan: "se você quer voltar ao macaco, Bárbaro, o faça" ), eles estão tentando entender suas idéias sem se posicionar sobre o assunto - assim como fizeram com o meu.

 

[/quote']

 

 

 

O Conan não apóia meu raciocínio, mas entendeu.

 

A THX entendeu, conseguindo absorver nos exemplos das vespas e corintianos. Você criticou os exemplos, não os interpretou e continuou no mesmo ciclo besta.

 

 

 

Falando sério, Scofield. Se você parar de choramingar podemos falar disse de maneira séria e chegar a algum lugar. Caso contrário, jamais sairemos daqui.

Link to comment
Share on other sites

 

 King, atitude madura, muito bem. 10

 

Mas não tem jeito de fazer isso se você continua afirmando coisas como

"olha como as minhas idéias são melhores que as do Scofield", "não é

possível que você apóia aquela pérola do Scofield" e coisas desse tipo.

As frases que critica são reflexos das coisas que você vem falando.

Além de tudo, REALMENTE não acho que tenha entendido minha opinião

pelos exemplos que vem dando.

 

Outra: não acho que seja uma guerra de egos entre você e Rafal no tópico do religioso.

 

Sim, eu intepretei seus exemplos - inclusive demonstrei porque não são aplicáveis ao que quis dizer (não leu o post?).

 

A única forma de contribuirmos para o debate com posturas tão distintas

é abrirmos mão de nossas posturas iniciais e analisar as situações

propostas com exemplos aplicando as idéias um do outro. Você está disposto a fazer isso?

 

Olha, o ciclo besta continua porque você insiste em dizer que minhas

idéias são fantasiosas e coloca exemplos totalmente irreais (vespas?

sério?) para discutir a problemática.

 

Falando sério, King. Se você parar de minimizar as idéias dos outros afirmando que as suas são melhores e choramingar podemos falar disso de maneira séria e chegar a algum lugar. Caso contrário jamais sairemos daqui.

 

Mr. Scofield2008-07-10 18:35:33

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bem...como ignoraram as minhas parguntas da páginas anterior, passo para frente.

 

Em que medida uma experiência vivida (picada da vespa) iforma todo o preconceito? Parte do preconceito em relação ao negro se deve a associação empírica (?) de que marginais são negros. Mas como explicar por outro lado a valorização do tipo branco, e a desvalorização do negro como modelo de beleza, por exemplo?
Link to comment
Share on other sites

Sua primeira frase é interessante e merece um comentário, King.

Olha, sinto te desiludir, mas de fato TODAS as idéias discutidas aqui são fantasiosas - a verdade é que o preconceito dificilmente deixará de existir. Se considera minhas idéias irreais, devo dizer que as suas também o são, na medida em que percebemos que (considerando sua idéia de que as vítimas desempenham um importante papel na propagação do preconceito) elas nunca deixarão de agir como desencadeadoras na medida em que consideram algumas coisas como direito inerente a elas como pessoas (exemplo: o caso dos homossexuais) e, em outras hipóteses essas idéias sequer são aplicáveis (caso do negro - que não pode deixar de sê-lo, ou do pobre que dificilmente conseguirá uma grande ascenção).

E aqui um detalhe: gostaria MUITO que me explicasse como seu ponto de vista corrige as SUPOSTAS falhas que detectei - e aqui falo sem ironia alguma, assim poderei compreender melhor o que disse a princípio)...

Minha idéia, se quiser ouvir, é a seguinte...acredito que a LONGO prazo podemos pensar em uma diminuição significativa em todos os casos se intensificarmos o processo de conscientização que falei (e que já até vem ocorrendo - veja como o preconceito contra o negro é bem menor hoje do que já foi outrora).

Como vê não há nada de fantasioso na hipótese (mas note que o que disse antes se mantém...ela não atinge a vítima - o negro não deixa de ser negro - mas somente o preconceituoso), agora realmente pensar que ele desaparecerá seria fantasioso; uma utopia que não faz sentido, entende?

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Bem...como ignoraram as minhas parguntas da páginas anterior' date=' passo para frente.

 

 

 

Em que medida uma experiência vivida (picada da vespa) iforma todo o preconceito? Parte do preconceito em relação ao negro se deve a associação empírica (?) de que marginais são negros. Mas como explicar por outro lado a valorização do tipo branco, e a desvalorização do negro como modelo de beleza, por exemplo?[/quote']

 

 

 

Que pergunta? O que é conceito? Eu já respondi.

 

 

 

iforma? Você quis dizer "informa"? A experiência vivida cria um preconceito. Como a THX muito bem comentou, a reação à experiência negativa pode ser menor ou maior, dependendo de pessoa pra pessoa. No exemplo da casa com vespas, alguns reagirão nunca mais indo para aquela casa, outros reagiram nunca mais indo para casas com vespas, outros reagiram nunca mais indo ao campo, outras (extremo) nunca mais irão à casas.

 

 

 

O seu questionamento envolve outro ponto, outra gênese do preconceito. Estava eu até agora falando do preconceito que surge dentro de uma pessoa. Neste caso, é um preconceito da sociedade em geral. Let´s go:

 

 

 

Enquanto no outro caso as situações vividas geravam o preconceito, nessa situação são fatores histórico-sociais que geram o preconceito. Acho que você é prof de história, Conan. Estou correto? Se sim, pode dizer mais do que eu da história dos negros na visão ocidental. Poderíamos citar que eles foram escravizados porque "não tinham alma", segundo a igreja. O negro foi tratado como um animal durante séculos. Será que não resta nada desse tempo hoje? Como um bom historiador, você deve saber muito bem que o presente é fruto do passado. Ainda resta na nossa sociedade um pouco do negro escravo, disfarçado, oculto. Mas existe.

 

 

 

Acho que sua pergunta pode ser melhor explanada por você mesmo 03.gif

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...