Jump to content
Forum Cinema em Cena

Preconceito


Michel M.
 Share

Qual tipo de preconceito você julga ter de forma mais explícita?  

63 members have voted

  1. 1. Qual tipo de preconceito você julga ter de forma mais explícita?

    • Preconceito de raça.
      5
    • Preconceito de classe.
      7
    • Preconceito de religião.
      4
    • Preconceito de sexualidade.
      16
    • Preconceito intelectual
      13
    • Outro tipo(qual?)
      3
    • Não tenho preconceito algum (pense antes de votar nessa)
      8
    • Mais de um dos exemplos citados.
      13


Recommended Posts

  • Members

 

Quando eu estava no 3º ano, já tinha uma visão crítica sobre religião, e tive uma amiga que era evangélica (do tipo que só uma saia comprida). Nós tínhamos alguma proximidade com outra garota, que era católica, ou seja, em se tratando de religião, elas tinham mais em comum uma com a outra do que eu com qualquer uma delas. Mas a garota de saias compridas era mais próxima de mim e gostava mais de mim do que da outra. Assim como no mundo virtual eu sou mais próxima de pessoas que são crentes, do que do Nostromo e do Plutão.

 

Eu considero ideal não ficar bitolado em religião quando se trata do convívio com os outros. Embora seja perfeitamente compreensível querer se juntar com quem a gente tem mais afinidade, ninguém é exatamente igual a nós, e não é por causa de divergências no campo da religiçao que sempre será impossível encontrar pontos suficientes de afinidade. O mesmo vale para orientação sexual.

 

E minha crítica se estende também a crentes que não querem se aproximar de pessoas que não seguem a religião deles, por fazerem um pré-julgamento e concluírem que elas não passam de gentinha imoral, incapaz de bondade e responsável pelos males do mundo. Ou que até se aproximam, mas continuam bitolados no seu julgamento preconceituoso. Como se não existisse moral fora de religião, e como se o mundo se dividisse entre crentes santos e não-crentes degenerados.

 

 

Lucyfer2011-06-28 11:44:35

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tanto é preconceito que se substituir a palavra não gosto de homossexuais por negros' date=' índios, brancos, judeus, católicos e evangélicos percebe o preconceito. Até um chimpanzé acéfalo compreende isto.

[/quote']

Vc gosta de evangélicos?

 

Tenho amigos evangélicos e alguns deles são mais compreensivos com as diferenças que alguns dos meus familiares católicos. E antes que fale que tenho algo contra católicos, tenho amigos católicos.

 

Se bem que isto não é exclusividade minha. Acho que a maioria aqui tem amigos e familiares de diferentes crenças, cores e acredito que até que tenham familiares e amigos homossexuais. Por isto que digo que criar guetos é estupidez. Muitos de nós já vivemos com as diversidades humanas.

 

 

E daí que é preconceito? O que tu ganha por supostamente não ser preconceituoso? O que eu perco por supostamente ser preconceituoso? Ser amiguinho de frangas? Não' date=' obrigado. Explorar meu corpo de maneiras divertidas? Não, valeu. Deixo isso para vocês...06


[/quote']

 

O que ganha? Que tal viver em sociedade?  <?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Plutão Orco2011-06-28 12:24:59
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu tenho a idéia louca de que uma sociedade é melhor de se viver  quando as pessoas toleram as diferenças das outras, do que quando ficam se segregando por motivos tolos e defendendo ou apenas achando aceitável menos direitos pra quem não vive de um jeito que elas gostam, ou pra quem tem a cor ou o gênero ou na nacionalidade errados. Apesar de que, pra quem faz parte da parcela privilegiada, a intolerância e a falta de respeito pelas liberdades individuais dos outros não são tão ruins, ou são muito bons, então está tudo bem. Só não comecem a questionar o sistema de opressão que as agrada, senão elas se irritam e se sentem oprimidas.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

E daí que é preconceito? O que tu ganha por supostamente não ser preconceituoso? O que eu perco por supostamente ser preconceituoso? Ser amiguinho de frangas? Não' date=' obrigado. Explorar meu corpo de maneiras divertidas? Não, valeu. Deixo isso para vocês...06

 

 

[/quote']

 

O que ganha? Que tal viver em sociedade?  

 

Eu vivo em sociedade, inclusive com os gays. Só não sou e nem pretendo ser amigo deles. Simples.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Eu tenho a idéia louca de que uma sociedade é melhor de se viver  quando as pessoas toleram as diferenças das outras' date=' do que quando ficam se segregando por motivos tolos e defendendo ou apenas achando aceitável menos direitos pra quem não vive de um jeito que elas gostam, ou pra quem tem a cor ou o gênero ou na nacionalidade errados. Apesar de que, pra quem faz parte da parcela privilegiada, a intolerância e a falta de respeito pelas liberdades individuais dos outros não são tão ruins, ou são muito bons, então está tudo bem. Só não comecem a questionar o sistema de opressão que as agrada, senão elas se irritam e se sentem oprimidas.

[/quote']

 

Eu concordo com tudo isso e tolero as diferenças. Isso não impede que eu escolha conviver com quem me interesse. Gays não me interessam em nada.

 

É o que eu venho falando. Agora somos obrigados a gostar da baitolagem. Não basta tolerar...06

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members


Eu vivo em sociedade' date=' inclusive com os gays. Só não sou e nem pretendo ser amigo deles. Simples.


[/quote']

 

Ou mesmo amigos que você jurava ser heteros? Perderão sua amizade? Se amanhã você tiver um filho homossexual ou alguém muito querido de sua família se declarar homossexual você vai deixar de gostar?<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Vc gosta de evangélicos?

 

 

 

 

Tenho amigos evangélicos e alguns deles são mais compreensivos com as diferenças que alguns dos meus familiares católicos. E antes que fale que tenho algo contra católicos' date=' tenho amigos católicos.

 

[/quote']

 

Não foi isso que eu perguntei, mas tudo bem...

 

Dook2011-06-28 13:10:38

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Eu tenho a idéia louca de que uma sociedade é melhor de se viver  quando as pessoas toleram as diferenças das outras' date=' do que quando ficam se segregando por motivos tolos e defendendo ou apenas achando aceitável menos direitos pra quem não vive de um jeito que elas gostam, ou pra quem tem a cor ou o gênero ou na nacionalidade errados. Apesar de que, pra quem faz parte da parcela privilegiada, a intolerância e a falta de respeito pelas liberdades individuais dos outros não são tão ruins, ou são muito bons, então está tudo bem. Só não comecem a questionar o sistema de opressão que as agrada, senão elas se irritam e se sentem oprimidas.

[/quote']

Eu concordo com tudo isso e tolero as diferenças. Isso não impede que eu escolha conviver com quem me interesse. Gays não me interessam em nada.

 

É o que eu venho falando. Agora somos obrigados a gostar da baitolagem. Não basta tolerar...06

Não dá pra obrigar alguém a gostar de outra pessoa. Mas eu acho justo as pessoas não verem orientação sexual como motivo pra evitar o convívio com outras. Não decido ser amiga nem ficar distante de alguém por causa de sexualidade, porque pra mim não faz diferença com quem e como os outros estão transando. Não vejo por que deveria fazer. Existem comportamentos sexuais que eu considero sórdidos, sejam gays ou hétero, mas não fico preocupada se aqueles com quem eu convivo são adeptos. As pessoas se preocupam desnecessariamente com o que dois homens gays fazem juntos, e daí vem uma grande dificuldade de convivência, mesmo que conviver não signifique vê-los transando. 09

 

Amizade não pode nem deve ser imposta. Outras coisas devem, como o direito a ter integridade física preservada, por exemplo.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Não dá pra obrigar alguém a gostar de outra pessoa. Mas eu acho justo as pessoas não verem orientação sexual como motivo pra evitar o convívio com outras. Não decido ser amiga nem ficar distante de alguém por causa de sexualidade' date=' porque pra mim não faz diferença com quem e como os outros estão transando. Não vejo por que deveria fazer. Existem comportamentos sexuais que eu considero sórdidos, sejam gays ou hétero, mas não fico preocupada se aqueles com quem eu convivo são adeptos. As pessoas se preocupam desnecessariamente com o que dois homens gays fazem juntos, e daí vem uma grande dificuldade de convivência, mesmo que conviver não signifique vê-los transando. 09

 

Amizade não pode nem deve ser imposta. Outras coisas devem, como o direito a ter integridade física preservada, por exemplo.

[/quote']

 

Sobre a integridade física, claro que concordo. Aliás, sobre qualquer tipo de integridade eu concordo.

 

Agora sobre a questão da amizade. Homens héteros quando em grupo naturalmente falam de mulheres, carros, mulheres, futebol, mulheres, etc. Um gay seria naturalmente excluído. Ele mesmo iria preferir não ser nosso amigo, porque não se interessaria pelos assuntos. É só perceber que homens gays tendem à ser amigos de mulheres.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Ou mesmo amigos que você jurava ser heteros? Perderão sua amizade? Se amanhã você tiver um filho homossexual ou alguém muito querido de sua família se declarar homossexual você vai deixar de gostar?

 

Eu tenho um sobrinho gay e gosto muito dele, converso com ele sobre vários assuntos e tals. Se eu tivesse um filho gay, claro que eu não deixaria de amá-lo. O que eu não faço é de vontade própria querer ser amigo de um gay, até pelos motivos de meu post acima.

 

E sobre já ter um amigo que venha à se revelar gay, acho muito difícil, porque se ele não gostasse de mulheres antes, não gostaria de ser meu amigo, hehehe.

 

 

 

 

kakoserrano2011-06-28 13:24:14

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Não dá pra obrigar alguém a gostar de outra pessoa. Mas eu acho justo as pessoas não verem orientação sexual como motivo pra evitar o convívio com outras. Não decido ser amiga nem ficar distante de alguém por causa de sexualidade' date=' porque pra mim não faz diferença com quem e como os outros estão transando. Não vejo por que deveria fazer. Existem comportamentos sexuais que eu considero sórdidos, sejam gays ou hétero, mas não fico preocupada se aqueles com quem eu convivo são adeptos. As pessoas se preocupam desnecessariamente com o que dois homens gays fazem juntos, e daí vem uma grande dificuldade de convivência, mesmo que conviver não signifique vê-los transando. 09

 

Amizade não pode nem deve ser imposta. Outras coisas devem, como o direito a ter integridade física preservada, por exemplo.

[/quote']

 

Sobre a integridade física, claro que concordo. Aliás, sobre qualquer tipo de integridade eu concordo.

 

Agora sobre a questão da amizade. Homens héteros quando em grupo naturalmente falam de mulheres, carros, mulheres, futebol, mulheres, etc. Um gay seria naturalmente excluído. Ele mesmo iria preferir não ser nosso amigo, porque não se interessaria pelos assuntos. É só perceber que homens gays tendem à ser amigos de mulheres.

Mas homens hétero são amigos de mulheres. Pode não ser o mesmo tipo de amizade e as mesmas conversas que eles têm com homens, mas acontece com muita frequência, e não se pode dizer que é sempre por interesse sexual, porque nem sempre as amigas são atraentes. Eu deixo a coisa rolar livremente. Se num convívio básico, como é o caso colegas de trabalho e outras situações, eu perceber que não combino com a pessoa, naturalmente não vai haver aproximação.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Eu quis dizer no sentido de "inteiro, completo", ou seja, não arrancar pedaços das pessoas, não praticar atos de violência física contra os outros. Porque se a pessoa resolver se ferir é uma questão pessoal dela. O outro é que não tem direito de decidir por ela.

 

E como homossexualidade não é desvio de caráter, não exclui "brio, hombridade e dignidade", que são os outros significados da palavra integridade. Existem gays com um caráter ruim, assim como existem héteros assim, inclusive dentro de igrejas. Não tem a ver com orientação sexual. É o que eu critiquei outro dia quando estávamos discutindo no face... A visão de que se um gay é desonesto, ele é um viado safado e mostra que todos são como ele e ameaçam a sociedade (aliás, ele é safado de qualquer jeito, só por ser gay). Se um hétero é desonesto, ele é simplesmente desonesto.

 

 

 

Lucyfer2011-06-28 14:13:00

Link to comment
Share on other sites

  • Members



Não foi isso que eu perguntei' date=' mas tudo bem...
[/quote']

 

Gostar da pessoa só por ser evangélica? Ai que está gosto independente disto ou daquilo. Eu já tentei me relacionar e dar de cima com uma garota evangélica. Mesmo sabendo das crenças dela. Pois tínhamos muitas outras afinidades <?:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" />em comum. Mas ela achou um absurdo meus pais serem kardecistas. Até ficou com medo de mim por isto e olha que nem falei que era ateu. Então bola para frente.  06<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pra mim integridade física tem um sentido mais amplo. Não o mal q alguém possa fazer a outro mas que também possa fazer a sí mesmo ou deixarem de livre arbitri fazer. A agressão que possa ferir, machucar ou violar a si.

 

Mas vamos ao significado de Integridade segundo o Wikipédia que está bem completo:

 

"Integridade vem do latim integritate, significa a qualidade de alguém ou algo ser íntegro, de conduta reta, pessoa de honra, ética, educada, parcial (visto que está sendo integro à algo ou alguém, é contra algo ou alguém que esteja do lado oposto), brioso, pundonoroso , cuja natureza de acção nos dá uma imagem de inocência, pureza ou castidade, o que é íntegro, é justo e perfeito, é puro de alma e de espírito.

São exemplos de integridade moral e corporal: a vida íntegra, a integridade física, dos bens sociais e individuais, integridade da honra e da fama, a integridade da intimidade pessoal, do nome, da imagem e dos sentimentos. É indiscutível a admissão da existência de determinados bens da personalidade e sua integridade, portanto, esta coaduna com o respeito, e este com a moral, e, quem tem moral, é íntegro.

Um ser humano íntegro não se vende por situações momentâneas, infrigindo as normas e leis, prejudicando alguém por um motivo fútil e incoerente. A moral de uma pessoa não tem preço e é indiscutível.

Em segurança da informação integridade significa ter a disponibilidade de informações confiáveis, correctas e dispostas em formato compatível com o de utilização, ou seja , informações íntegras."

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Não foi isso que eu perguntei' date=' mas tudo bem...

[/quote']

 

Gostar da pessoa só por ser evangélica? Ai que está gosto independente disto ou daquilo. Eu já tentei me relacionar e dar de cima com uma garota evangélica. Mesmo sabendo das crenças dela. Pois tínhamos muitas outras afinidades em comum. Mas ela achou um absurdo meus pais serem kardecistas. Até ficou com medo de mim por isto e olha que nem falei que era ateu. Então bola para frente.  06

É coisa do demônio! louco

 

06

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

É coisa do demônio! louco

 

06

 

 

Vocês percebem a facilidade que vocês tem de rir da crença alheia? Eu também dou risada disso. E da viadagem.06

 

Por mim pode rir. Eu não vejo necessidade de andar atrás de todo mundo reprimindo cada piadinha com os gays, ou com mulheres, ou com homens... 06

 

O que eu considero como excesso algumas vezes eu critico.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Abelha' date=' não fode. Integridade física é diferente de integridade no geral.06 [/quote']

Eu dei o meu conceito de integridade Física e também o conceito de Integridade! E conforme for a atitude com o lado físico a integridade no sentido mais amplo também está associada a coisa.

 

E para com este negocio de não fode! Abelhofobico. Preconceituoso!06
Link to comment
Share on other sites

 

 

 

 

Sobre a integridade física' date=' claro que concordo. Aliás, sobre qualquer tipo de integridade eu concordo.

 

Agora sobre a questão da amizade. Homens héteros quando em grupo naturalmente falam de mulheres, carros, mulheres, futebol, mulheres, etc. Um gay seria naturalmente excluído. Ele mesmo iria preferir não ser nosso amigo, porque não se interessaria pelos assuntos. É só perceber que homens gays tendem à ser amigos de mulheres.

 

 

[/quote']

Para de trollar, Kako. 06

Olha o tanto de posts que você tem aqui no fórum que não se referem a estes assuntos (inclusive o fórum é de cinema, que é um assunto que não distingue gênero), esta postura de "machão conservador" não lhe serve, tu já evoluiu mais. Pelo pouco que te conheço, você definitivamente não é o tipo do cara que excluiria alguém por este motivo (se houver respeito, claro).

 

 

Mr. Scofield2011-06-28 21:03:57

Link to comment
Share on other sites

 

 

A propósito, o que vocês estão chamando de homossexualismo? Beijo homossexual nas ruas? Trejeitos femininos extremados? Sexo no pega-pa-capá?

Por que se for isso eu também sou preconceituoso bagarai (e aí eu também concordo que ninguém tem que abrir grande sorriso para ser tachado de xupercool mesmo que não goste de um comportamento - foda-se a ética, eu acho horrível). Mas vejam bem: não estou falando de pessoas, mas de comportamentos. E, é claro que eles não precisam estar nem aí para o que penso ou deixo de pensar, mas me reservo o direito de não gostar sem discriminá-los.

 

Aliás, é muito comum aqui em BH, como já disse antes, a presença de gays se beijando em filas externas de algumas boates da Savassi (região das nights daqui...para todos os gostos). Eu simplesmente ignoro, pois não tem o menor cabimento eles precisarem da minha aprovação.

 

 

 

Mr. Scofield2011-06-28 21:20:21

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...