Jump to content
Forum Cinema em Cena

Preconceito


Michel M.
 Share

Qual tipo de preconceito você julga ter de forma mais explícita?  

63 members have voted

  1. 1. Qual tipo de preconceito você julga ter de forma mais explícita?

    • Preconceito de raça.
      5
    • Preconceito de classe.
      7
    • Preconceito de religião.
      4
    • Preconceito de sexualidade.
      16
    • Preconceito intelectual
      13
    • Outro tipo(qual?)
      3
    • Não tenho preconceito algum (pense antes de votar nessa)
      8
    • Mais de um dos exemplos citados.
      13


Recommended Posts

  • Members

 

 

 

Qualquer um desses exemplos seria um pouco mais razoável' date=' mas o do Neo-Nazismo não teve cabimento mesmo.

 

 

 

E está havendo uma confusão aí. Existe piada com obesos, albinos, anões, etc. Mas não discriminação. A sociedade não discrimina esses, ela discrimina gays. Se fosse apenas piadas então teria que existir o dia do orgulho português também. [/quote']

 

Isso é de uma ingenuidade tremenda... Albinos são discriminados sim senhor, bem como os obesos e outras minorias. Talvez (e ênfase no "talvez") eles não sejam "tão" discriminados quanto os gays, mas que sofrem preconceito em diversas áreas de suas vidas, isso sofrem.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Não' date=' não estou. Estou apenas interpretando o post do colega acima e mostrando quais as implicações do que ele disse. Na verdade o que eu fiz foi o oposto de igualar.

O fato é que existem diversas minorias. Se ficarmos criando dias para elas não teremos dias sobrando no ano. Vejamos. Podemos ter o dia dos obesos. O dia dos deficientes. O dia dos albinos. O dia dos anões. Etc, etc, etc.
[/quote']

 

Sim, sim. Você tem razão. A criação dessa data comemorativa veio muito mais por causa de pressões de setores da sociedade do que qualquer outra coisa. Pressão essa que não é tão forte em outras minorias (a viadagem realmente está na moda). E também porque é uma data que dá um certo dinheiro com passeatas, eventos, etc. A ideia do Dia de Qualquer Coisa é uma grande besteira, em si. Só acho louvável que, nesse caso, não fique esquecida e acabe servindo para alguma coisa.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Mas existe diferença: um grupo é aceito e o outro não.

 

Que grupo é aceito? Os neo-nazistas (se é pra ficar no exemplo "polêmico")? Eu não aceito os neo-nazistas e duvido que alguém aqui, por mais mané que seja, os aceite.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Sim' date=' sim. Você tem razão. A criação dessa data comemorativa veio muito mais por causa de pressões de setores da sociedade do que qualquer outra coisa. Pressão essa que não é tão forte em outras minorias (a viadagem realmente está na moda). E também porque é uma data que dá um certo dinheiro com passeatas, eventos, etc. A ideia do Dia de Qualquer Coisa é uma grande besteira, em si. Só acho louvável que, nesse caso, não fique esquecida e acabe servindo para alguma coisa.
[/quote']

 

Sei lá, eu acho que é necessário verificar os benefícios e malefícios de uma data como essa. Ao meu ver ela ressalta a diferença e alimenta o preconceito, ou seja, o preço é caro demais.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Sem o dia do orgulho gay' date=' é capaz da gente esquecer que os gays existem, lutam por aceitação e já conseguiram alguns direitos.

[/quote']

 

Puro exagero...

Exatamente.

 

 

Mas existe diferença: um grupo é aceito e o outro não.

 

Que

grupo é aceito? Os neo-nazistas (se é pra ficar no exemplo "polêmico")?

Eu não aceito os neo-nazistas e duvido que alguém aqui' date=' por mais mané

que seja, os aceite.

[/quote']

 

A gente fala em simplesmente aceitação, mas é o problema não é a falta de aceitação por si só, e sim o

motivo pelo qual ela não é conferida a um determinado grupo.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Que grupo é aceito? Os neo-nazistas (se é pra ficar no exemplo "polêmico")? Eu não aceito os neo-nazistas e duvido que alguém aqui' date=' por mais mané que seja, os aceite.

[/quote']

 

Os terroristas! Tem gente aqui que não só aceita como acha o máximo. Aliás, é um dos manés que acha que não podemos tratar mal os viados (coisa que eu concordo). Ou seja, não podemos tratar mal, mas os explodir com uma bomba é válido.06

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Qualquer um desses exemplos seria um pouco mais razoável' date=' mas o do Neo-Nazismo não teve cabimento mesmo.

 

 

 

E está havendo uma confusão aí. Existe piada com obesos, albinos, anões, etc. Mas não discriminação. A sociedade não discrimina esses, ela discrimina gays. Se fosse apenas piadas então teria que existir o dia do orgulho português também. [/quote']Isso é de uma ingenuidade tremenda... Albinos são discriminados sim senhor, bem como os obesos e outras minorias. Talvez (e ênfase no "talvez") eles não sejam "tão" discriminados quanto os gays, mas que sofrem preconceito em diversas áreas de suas vidas, isso sofrem.

 

 

 

Se um obeso, ou um albino, entra em um estádio de futebol não vão falar nada. Se um gay entra é capaz dele ser cagado a pau.

 

 

 

No colégio, na tua turminha do recreio, tu tem o negro, o gordo, o forte, o magro, o feio, o albino e aleijado o etc. O gay, não.

 

 

 

Se tu nasce albino, ou negro, ou aleijado, teus pais não te põem pra fora de casa, ou te espancam pra virar "normal". Já o gay...

 

 

 

Todos esses podem sofrer preconceito então, realmente. Talvez sejam mais do que "piadinhas" jocosas como eu sugeri. Mas a sociedade está praticamente aberta pra eles. O que os gays passam, e isso é hipocrisia não admitir, é imensamente mais discriminativo e intenso. É sem trégua.

 

 

 

Não vou citar nada com anões, pq na verdade nunca pensei sobre isso. Eu não sei o quanto anões são discriminados, na verdade nunca conheci nenhum. Talvez sejam tanto quanto, ou mais, ou menos. Enfim, não sei mesmo.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sei lá' date=' eu acho que é necessário verificar os benefícios e malefícios de uma data como essa. Ao meu ver ela ressalta a diferença e alimenta o preconceito, ou seja, o preço é caro demais.
[/quote']

 

Acho até que a intenção é ressaltar a diferença, o que não deveria ser ruim. Em tese, a resposta pra isso seria a tolerância. Porém, para aqueles que acham intoleráveis as diferenças nesse caso, o efeito da data acaba sendo mais negativo que positivo.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Ser diferente é normal... Horrível é forçar todos a serem iguais...

Isso fica lindo em placa de caminhão. Mas se eu exerço meu direito de dizer que não gosto de viadagem (mesmo não discriminando)' date=' sou taxado de preconceituoso.

 

[/quote']

 

 

 

Tu pode não gostar de negros sem discriminar? Ou esse simples fato já é discriminativo?

 

 

 

Enfim, eu não acho que seja possível.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Interessante que no caso dos negros existe a discriminação, ao mesmo tempo em que existe o receio de discriminar abertamente, por medo da repercussão social, ou mesmo por ter vergonha do próprio preconceito. Fica tudo sob um disfarce e muitos acham que nem existe. Tem quem diga que é uma evolução (pequena, mas é), porque pelo menos há a vergonha de discriminar, uma consciência social de que é errado. Eu acho estranho usar a palavra evolução...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Isso fica lindo em placa de caminhão. Mas se eu exerço meu direito de dizer que não gosto de viadagem (mesmo não discriminando)' date=' sou taxado de preconceituoso.[/quote']

 

Nós bem sabemos que o problema não é não gostar... é discriminar... e era disso que eu estava falando desde o início.
Lucas2011-08-03 16:55:06
Link to comment
Share on other sites

  • Members


Eu preciso me lembrar que homossexuais (e outras minorias) são iguais à todo mundo? Preciso de um dia específico para me trazer isso à lembrança? Se é o caso' date=' a humanidade tá perdida mesmo.
[/quote']

 

Iguais são Dook, mas não é este o ponto.O dia deles é uma celebração de união deles frente a uma sociedade que significativamente os odeia, perseguem e consideravelmente nos dias atuais. O que não falta é dados de violência que põe o Brasil no topo de países campeões deste preconceito. <?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Vale lembrar aqui como feriado tem importância para outros grupos sociais de lembrança de perseguição milenar e que muitos poucos batem o pé é Sexta Feira da paixão, Natal são datas comemorativas no mundo cristão.

 

Agora também não devem ser contempladas pelos seus significados e seus grupos?

 

A propósito eu gosto do Natal e tenho certeza que muitos aqui adoram a data e não gostariam de ter ela riscada do calendário.  Apesar de ser sim uma data vazia em muitos casos e explorada pelo seu conteúdo bem materialista e outros pontos negativos pertinentes. Apesar de tudo isto, gosto de reunir com meus familiares e semelhantes. Mesmo não tendo as mesmas convicções. Para eles tem um significado, para mim é outro. Acho uma data extremamente importante de convívio social familiar mesmo sendo ateu.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Interessante que no caso dos negros existe a discriminação' date=' ao mesmo tempo em que existe o receio de discriminar abertamente, por medo da repercussão social, ou mesmo por ter vergonha do próprio preconceito. Fica tudo sob um disfarce e muitos acham que nem existe. Tem quem diga que é uma evolução (pequena, mas é), porque pelo menos há a vergonha de discriminar, uma consciência social de que é errado. Eu acho estranho usar a palavra evolução...
[/quote']

 

Ah... mas o Ali Kamel diz que "Não somos racistas"...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Tu pode não gostar de negros sem discriminar? Ou esse simples fato já é discriminativo?

 

 

 

Enfim' date=' eu não acho que seja possível.[/quote']

 

À princípio, claro que posso. É que não há nenhum motivo que faça sentido para mim neste caso. Já no caso dos gays, não gosto de homens efeminados e mulheres masculinizadas, acho estranho, não faço a menor questão de conversar com pessoas assim, se eu tiver essa escolha. Agora, quando a situação exige que eu converse, não às trato de maneira diferente do que eu trato as demais pessoas e, por isso, não posso ser acusado de discriminar.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Isso fica lindo em placa de caminhão. Mas se eu exerço meu direito de dizer que não gosto de viadagem (mesmo não discriminando)' date=' sou taxado de preconceituoso.[/quote']

 

Nós bem sabemos que o problema não é não gostar... é discriminar... e era disso que eu estava falando desde o início.

 

O problema pode não ser esse, mas as pessoas que estão me acusando não leram a sua frase de placa de caminhão, aparentemente. Afinal, sou diferente delas.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Que grupo é aceito? Os neo-nazistas (se é pra ficar no exemplo "polêmico")? Eu não aceito os neo-nazistas e duvido que alguém aqui' date=' por mais mané que seja, os aceite.

[/quote']

 

Os terroristas! Tem gente aqui que não só aceita como acha o máximo. Aliás, é um dos manés que acha que não podemos tratar mal os viados (coisa que eu concordo). Ou seja, não podemos tratar mal, mas os explodir com uma bomba é válido.06

(sei que você não se referiu a mim)

 

É uma questão de pensar racionalmente sobre o comportamento das pessoas e os que elas fazem aos outros. Eu aceito gays, negros, albinos etc. Não aceito quem ganha a vida matando os outros. Preciso explicar o motivo?

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Interessante que no caso dos negros existe a discriminação' date=' ao mesmo tempo em que existe o receio de discriminar abertamente, por medo da repercussão social, ou mesmo por ter vergonha do próprio preconceito. Fica tudo sob um disfarce e muitos acham que nem existe. Tem quem diga que é uma evolução (pequena, mas é), porque pelo menos há a vergonha de discriminar, uma consciência social de que é errado. Eu acho estranho usar a palavra evolução...

[/quote']

 

A diferença está no meu post de resposta ao Tensor.

 

A única diferença de um negro para um branco é a cor. Essa diferença não se reflete em atitudes ou posturas. A discriminação racial simplesmente não tem nenhuma justificativa palpável.

 

Já uma pessoa que discrimina um gay, pode alegar que o fez porque o cara olhou para ele querendo dar, porque ficou rebolando, etc.

 

Deixo claro que não concordo com a discriminação (atos) em hipótese alguma.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Tu pode não gostar de negros sem discriminar? Ou esse simples fato já é discriminativo?

 

 

 

Enfim' date=' eu não acho que seja possível.[/quote']À princípio, claro que posso. É que não há nenhum motivo que faça sentido para mim neste caso. Já no caso dos gays, não gosto de homens efeminados e mulheres masculinizadas, acho estranho, não faço a menor questão de conversar com pessoas assim, se eu tiver essa escolha. Agora, quando a situação exige que eu converse, não às trato de maneira diferente do que eu trato as demais pessoas e, por isso, não posso ser acusado de discriminar.

 

 

 

Gay = Pessoa que prefere uma relação sexual, amorosa, etc, com outra do mesmo sexo. Só.

 

 

 

Isso de ser afeminado, exagerado, efusivo, etc, é uma característica da personalidade. Não gosto assim como não gosto de uma mulher que seja assim também.Tensor2011-08-03 17:10:04

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O problema pode não ser esse' date=' mas as pessoas que estão me acusando não leram a sua frase de placa de caminhão, aparentemente. Afinal, sou diferente delas.[/quote']

 

Bom, aí é um problema delas. E frase de caminhão ou não... é a mais pura verdade...
Lucas2011-08-03 17:12:01
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

(sei que você não se referiu a mim)

 

É uma questão de pensar racionalmente sobre o comportamento das pessoas e os que elas fazem aos outros. Eu aceito gays' date=' negros, albinos etc. Não aceito quem ganha a vida matando os outros. Preciso explicar o motivo?

[/quote']

 

Você não aceita o exército então? Existem militares que são treinados para matar.

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Interessante que no caso dos negros existe a discriminação' date=' ao mesmo tempo em que existe o receio de discriminar abertamente, por medo da repercussão social, ou mesmo por ter vergonha do próprio preconceito. Fica tudo sob um disfarce e muitos acham que nem existe. Tem quem diga que é uma evolução (pequena, mas é), porque pelo menos há a vergonha de discriminar, uma consciência social de que é errado. Eu acho estranho usar a palavra evolução...[/quote']A diferença está no meu post de resposta ao Tensor.A única diferença de um negro para um branco é a cor. Essa diferença não se reflete em atitudes ou posturas. A discriminação racial simplesmente não tem nenhuma justificativa palpável.Já uma pessoa que discrimina um gay, pode alegar que o fez porque o cara olhou para ele querendo dar, porque ficou rebolando, etc.Deixo claro que não concordo com a discriminação (atos) em hipótese alguma.

 

 

 

A única diferença de um gay pra um hétero é que a noite ele vai transar com o cara, e que de dia vai abraçar ou beijar alguém do mesmo sexo.

 

 

 

Em questão de postura ele pode ser igual a qualquer hétero.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Gay = Pessoa que prefere uma relação sexual' date=' amorosa, etc, com outra do mesmo sexo. Só.

 

 

 

Isso de ser afeminado, exagerado, efusivo, etc, é uma característica da personalidade. Não gosto assim como não gosto de uma mulher que seja assim também.[/quote']

 

Ué, mas aí você está excluindo de um grupo indivíduos que fazem parte desse grupo.

 

Enfim, eu me considero uma pessoa sensata. Se uma pessoa não tem nenhum comportamento que me incomode (seja ele legal ou não, por escolha ou não), não há motivos para que eu não goste.

 

Meu sobrinho é gay. Converso com ele tranquilamente, exatamente por ele não ter as características que me irritam. Se tivesse, falaria oi e tchau.

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...