Jump to content
Forum Cinema em Cena

DVDs de Shows - Reviews, Dicas, Debates


Hector Bonilha
 Share

Recommended Posts

  • Members

Progger58' date=' o pessoal aqui é mais ligado a filmes. Não que isso ti impeça de postar, mas acho difícil esse tópico render discussões.[/quote']

Poxa, vocês não sabem o que estão perdendo...

Filme é bom, gente, mas não é tudo nessa vida. Mas isso pode ser a idade, afinal me parece que tem muito garoto aqui no grupo, e essa turma ainda não sabe o que é bom na vida... smiley2.gif

Saudações,

Demétrio.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 80
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

DIRE STRAITS

On the Night<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Tenho a fita VHS desse show há anos, e sempre foi uma das minhas prediletas, tanto pela qualidade musical em si, já que se trata de uma performance arrasadora da banda, quando pela qualidade técnica da gravação, que em VHS sempre me impressionou bastante, com uma dinâmica realmente digna de registro (além do visual também belíssimo).

 

Foi com enorme expectativa, portanto, que aguardei por anos o lançamento desse show em DVD, tendo logo adquirido o meu assim que saiu a edição nacional. Devo dizer, no entanto, que tive uma decepção muito grande ao assistir ao DVD. A parte de áudio perdeu muito, não tem mais aquela dinâmica, aquele punch que eu sentia ao atochar volume quando assistia ao VHS. Foi, até agora, o único caso que eu vi de um show cuja versão em DVD acabou ficando pior que a versão em VHS. A parte de vídeo não, essa é claro que ficou melhor, mas o áudio... Uma pena realmente.

 

Mas no geral é uma ótima opção em DVD de show, considerando a magnífica performance dessa banda que é, indubitavelmente, uma das melhores do pop rock internacional. Até porque, para quem nunca viu a versão VHS, provavelmente não encontrará deficiências na parte de áudio, já que não terá nenhuma referência anterior de julgamento, como eu tinha.

 

Tracklist desse show:

 

1.  Calling Elvis

2.  Walk Of Life

3.  Heavy Fuel

4.  Romeo And Juliet

5.  The Bug

6.  Private Investigations

7.  Your Latest Trick

8.  On Every Street

9.  You And Your Friend

10. Money For Nothing

11. Brothers In Arms

12. Solid Rock

13. Local Hero - Wild Theme

 

onthenightdvd.jpg

 

Demétrio.

Progger5838590.9872453704
Link to comment
Share on other sites

  • Members

NIACIN

Live: Blood, Sweat & Beers

Niacin é um trio: Billy Sheehan (baixo), John Novello (órgão Hammond B3) e Dennis Chambers (bateria). E só.

Jazz-Rock Fusion instrumental de excelente qualidade, com músicos que são verdadeiras feras em seus respectivos instrumentos.

Show gravado em 1997, em um clube pequeno, local altamente apropriado ao tipo de apresentação. Pena que o show não seja tão longo, apenas 1 hora de duração.

Qualidade de vídeo muito boa (tela cheia), e áudio de excelente qualidade (PCM estéreo).

Se Fusion é sua praia, recomendo esse DVD sem reservas, pois é muito bom realmente. thumb.gif

6305774188.01.LZZZZZZZ.jpg

Saudações,
Demétrio.

Progger5838590.9717939815
Link to comment
Share on other sites

  • Members

VANGELIS

Mythodea: Music For The NASA Mission: 2001 Mars Odyssey


Imaginem vocês, amigos de bom gosto musical, no que pode resultar a reunião, em um mesmo palco, de um dos maiores compositores contemporâneos, que é o grego VANGELIS, uma orquestra sinfônica completa (

The London Metropolitan Orchestra, conduzida por Blake Neely), duas sopranos que dispensam qualquer apresentação (Kathleen Battle e Jessye Norman), um coral maravilhoso (The National Opera of Greece Choir) e mais um time completo de percussão de altíssimo nível (Choir master Fani Palamidi & Percussion Ensemble), reunidos todos nas ruínas do Templo de Zeus, em Atenas (Grécia). Pois é, isso aconteceu realmente, na noite de 28 de Junho de 2001, e claro que só poderia resultar mesmo num concerto realmente GRANDIOSO, belo, sofisticado, inesquecível.<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

A imagem do DVD é widescreen, excelente, com muita boa direção e alguns efeitos especiais. O som é PCM estéreo e DD 5.1, também com excelente qualidade. O DVD é importado, liberado para todas as regiões.

Como sói acontecer ao longo da história, não é no presente que normalmente se reverenciam os grandes mestres da música, e sim no futuro. Pois é, eu sinceramente acho que Vangelis estará entre os grandes mestres a serem reconhecidos num futuro talvez distante...

 

Todos os detalhes técnicos desse DVD podem ser vistos neste link:

http://www.engelen.demon.nl/discogr-mythodea-dvd.htm

 

B00005YUNN.01._SCLZZZZZZZ_.jpg

Saudações,

Demétrio.

Progger5838591.6227314815
Link to comment
Share on other sites

  • Members

ERIC CLAPTON

One More Car, One More Rider

Eric Clapton dispensa apresentação, como também seus shows, via de regra sinônimos de bom gosto musical e de excelência instrumental, já que tanto ele quanto os músicos que normalmente o acompanham são de primeira grandeza realmente.

Mas este DVD, em particular, me inspirou a escrever esses breves comentários, por sua magnificência em todos os aspectos. Trata-se de um show gravado em 2001, com duração de duas horas, vídeo WideScreen Anamórfico impecável, qualidade de áudio idem (DTS 5.1, Dolby Digital 5.1 e Dolby Digital 2.0), sendo um dvd que eu particularmente considero padrão referência, tanto técnica quanto musicalmente. Realmente perfeito em cada detalhe.

Excelência e bom gosto em cada detalhe, acho que isto resume em poucas palavras o que seja este DVD. smiley20.gif smiley32.gif

B00006SFLX.01._SCLZZZZZZZ_.jpg

Demétrio.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

PALLAS

The Blinding Darkness<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Aos colegas que, assim como eu, também apreciam um bom show de rock progressivo em DVD, eis outra opção excelente: PALLAS The Blinding Darkness.

 

O Pallas faz parte daquele grupo de bandas que ajudaram a ressuscitar o rock progressivo no início dos anos 80, juntamente com Marillion, IQ, Pendragon, dentre outros. Teve ótimos discos lançados desde então, com uma sonoridade Neo-Prog bem característica e momentos mais pesados, quase metal.

 

Este DVD retrata um show recente, gravado na turnê do último disco da banda, o The Cross & The Crucible, recordando grandes sucessos da carreira do grupo, cujo início data de 1982. Na parte final do show, uma apresentação com o primeiro vocalista do grupo, Euan Lowson. O cara é maluco, e a sua apresentação ao longo das duas músicas de que participa – Cut and Run e The Ripper – são para nenhum fã de doom metal botar defeito.

 

A parte técnica do DVD também não fica atrás, com qualidade de áudio e vídeo excelente (Dolby Digital 5.1).

 

B00008Q09A.01._SCLZZZZZZZ_.jpg

 

Demétrio.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

ROGER WATERS

In the Flesh<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Se é que alguém aqui ainda não sabe, Roger Waters foi um dos principais membros do Pink Floyd, tendo deixado a banda em início dos anos 80 (o que acabou motivando uma batalha judicial intensa em torno do direito de propriedade sobre o nome Pink Floyd, batalha esta que acabou perdendo para os membros remanescentes David Gilmour e Nick Mason).

 

O dvd In the Flesh é resultado da turnê feita por Waters e sua banda de apoio em 1999, apresentando basicamente repertório dos bons tempos do Pink Floyd (inclusive boa parte do disco Dark Side of the Moon), juntamente com sucessos de sua carreira solo, principalmente do disco Amused to Death.

 

No palco, junto com Waters, só músicos de primeira linha realmente: os magníficos guitarristas Snowy White e Doyle Bramhall II, o fantástico Andy Fairweather-Low (que vem fazendo parte da banda de apoio do Eric Clapton há anos), o tecladista/guitarrista John Carin (ironicamente o mesmo que acompanhou o Pink Floyd nas turnês Delicate Sound of Thunder e Pulse), o também tecladista Andy Wallace, o baterista Graham Broad, e as backing vocals Katie Kissoon, Susannah Melvoin e P. P. Arnold.

 

São quase 3 horas de música da melhor qualidade, com o seguinte setlist:

 

1.       In the Flesh

2.       The Happiest Days of Our Lives

3.       Another Brick in the Wall, Pt. 2

4.       Mother

5.       Get Your Filthy Hands Off My Desert

6.       <?:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" />Southampton Dock

7.       Pigs on the Wing, Pt. 1

8.       Dogs

9.       Welcome to the Machine

10.    Wish You Were Here

11.    Shine On You Crazy Diamond (Parts 1-8)

12.    Set the Controls For the Heart of the Sun

13.    Breathe (In the Air)

14.    Time

15.    Money

16.    The Pros and Cons of Hitch Hiking, Pt. 11 (AKA 5:06am Every Stranger's Eye)

17.    Perfect Sense (Parts I and II)

18.    The Bravery of Being Out of Range

19.    It's a Miracle

20.    Amused to Death

21.    Brain Damage

22.    Eclipse

23.    Comfortably Numb

24.    Each Small Candle

 

Um dos melhores momentos desse magnífico dvd, pelo menos para mim, foi na execução da música Set the Controls For the Heart of the Sun, onde o guitarrista Snowy White dá um verdadeiro show. Outros momentos memoráveis, dentre os muitos desse excelente dvd, são os das músicas Dogs, It’s a Miracle e Southampton Dock.

 

video_in_the_flesh_capture1_small.gif video_in_the_flesh_capture2_small.gif video_in_the_flesh_capture3_small.gif video_in_the_flesh_capture4_small.gif

 

 

Quanto aos aspectos técnicos do DVD: vídeo wide anamórfico e áudio Dolby Digital 5.1 e PCM estéreo, de excelente qualidade.

 

Este é, sem a menor sombra de dúvida, um dos melhores shows em DVD disponíveis hoje, e definitivamente um must have para todo fã do Pink Floyd.

 

 

B00005U122.01._SCLZZZZZZZ_.jpg

 

Demétrio.

Progger5838595.8763425926
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Alguem sabe do que se trata aquele dvd The Early Years do Iron Maiden,

tem algum show ou clipes? Tem um kit promocional pra comprar junto com

Edward the Great na fnac por 35,20 e diz que o dvd é duplo. Dvd duplo +

cd brinde do iron maiden por 35,20 ta barato, não ??

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Graaaaaaande Wanilton,

Até que enfim alguém que também gosta de DVDs de shows desembarca por aqui!!!... Já estava começando a me sentir um marciano aqui na área... smiley4.gif

Então manda ver, afinal você também tem excelentes DVDs sobre os quais postar aqui, não é mesmo?

Tua coleção não pára de crescer, heim? smiley2.gif

Abração,

Demétrio.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

ISILDURS BANE

Mind Vol. 5: The Observatory<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Isildurs Bane é uma banda progressiva sueca com uma carreira já bastante prolífica, iniciada nos anos 80. O som do IB, como todos que o conhecem sabem muito bem, é bastante difícil de descrever, mas podemos tentar defini-lo como uma espécie de progressivo basicamente instrumental (à exceção do último disco e de algumas faixas de discos anteriores), com alguns elementos esparsos de King Crimson, Frank Zappa e Pink Floyd, além de uma forte influência da música clássica, pela farta utilização de violino, violoncelo e outros instrumentos eruditos em seus elaborados arranjos. A própria banda define o seu som nestes termos: “Ao longo dos anos, nossa música tem reunido elementos das mais diversas vertentes, notadamente do jazz, fusion, erudito e música teatral. Nosso desenvolvimento musical também tem tido muito a ver com novos membros vindo de diferentes formações, tais como rock, funk, clássico e jazz”. Dentre os diversos discos já lançados pela banda, os meus favoritos são The Voyage: A Trip to Elsewhere, Mind Vol. 1, Mind Vol. 2 and Mind Vol. 4.


Este show foi gravado na Suécia, em 2004, e o repertório abrange, basicamente, músicas do último disco do grupo, Mind Vol. 4, de 2003, complementado com algumas faixas do também sensacional The Voyage: A Trip to Elsewhere (1997).

 

No palco, só verdadeiras feras, incluindo dois guitarristas (o Jonas Christophs e a bonita Mariette Hansson) e também uma violoncelista. Destaque também para o percussionista, o cara é um espetáculo à parte também.

 

A lista de músicas apresentadas no DVD é a seguinte:

 

1.   Under the wind
2.   Heal (intro)
3.   Good
4.   Open
5.   Dark II

6.   Ends

7.   Cage

8.   Eyes

9.   Idea

10. Heal
11. People are afraid
12. The Voyage: The adventure of the whirling delirium
13. The Voyage: A telescope and a hot air balloon
14. Loss

15. Rage

16. The Voyage: Wild as a toad
17. The voyage: Magnificent giant battles
18. Without grace

 

Nessas faixas do The Voyage o show atinge o seu auge, é realmente de tirar o fôlego o espetáculo áudio-visual durante essas músicas.

 

O DVD tem também algumas faixas bônus excelentes (Video Extras), gravadas em um show da banda no Gouveia Art Rock Festival-2004, em Portugal, a saber:

 

- The Asylum
- Idea
- Celestial Vessel

 

Além das seguintes faixas bônus de áudio:

 

- Without Grace
- People Are Afraid
- Under the Wind
- Thoughts Stand Still

 

IBpress7wb.jpg IBpress4wb.jpg IBpress2.jpg pressmariettewb.jpg

 

A primeira coisa que se nota ao assistir a esse DVD é a excelente qualidade de áudio. Embora seja PCM estéreo apenas, em um bom sistema chega a ser melhor que muito Dolby Digital 5.1 que eu conheço. A qualidade de vídeo também é de excelente qualidade. Detalhe é que o DVD é code-free no que se refere à parte de áudio, mas o vídeo é no padrão PAL europeu, portanto será necessário que o seu sistema seja compatível com esse padrão (praticamente todas as boas TV’s atuais o são), do contrário a imagem será em preto-e-branco.

 

isbane5.jpg

 

 

Demétrio.

Progger5838595.8653703704
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Demétrio você e o Progger do HTForum são a mesma pessoa? smiley4.gif 
Sou eu mesmo!!! O que foi defenestado por não gostar dos Beatles!! smiley4.gif
Mas você foi afastado do fórum só por isso? smiley36.gif

Achou estranho isso?

Então faz o seguinte: se você é membro de lá, chega lá dizendo que Beatles é uma banda supervalorizada (o que é a mais pura verdade, diga-se de passagem) para ver o que acontece. Aquilo lá é um ninho de necrobeatlemaníacos dos mais radicais que existem neste planeta, daqueles que jamais admitem uma posição contrária à opinião deles!!!

Demétrio.

Progger5838595.7750925926
Link to comment
Share on other sites

  • Members

ROGER WATERS

In the Flesh<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Se é que alguém aqui ainda não sabe, Roger Waters foi um dos principais membros do Pink Floyd, tendo deixado a banda em início dos anos 80 (o que acabou motivando uma batalha judicial intensa em torno do direito de propriedade sobre o nome Pink Floyd, batalha esta que acabou perdendo para os membros remanescentes David Gilmour e Nick Mason).

 

O dvd In the Flesh é resultado da turnê feita por Waters e sua banda de apoio em 1999, apresentando basicamente repertório dos bons tempos do Pink Floyd (inclusive boa parte do disco Dark Side of the Moon), juntamente com sucessos de sua carreira solo, principalmente do disco Amused to Death.

 

No palco, junto com Waters, só músicos de primeira linha realmente: os magníficos guitarristas Snowy White e Doyle Bramhall II, o fantástico Andy Fairweather-Low (que vem fazendo parte da banda de apoio do Eric Clapton há anos), o tecladista/guitarrista John Carin (ironicamente o mesmo que acompanhou o Pink Floyd nas turnês Delicate Sound of Thunder e Pulse), o também tecladista Andy Wallace, o baterista Graham Broad, e as backing vocals Katie Kissoon, Susannah Melvoin e P. P. Arnold.

 

São quase 3 horas de música da melhor qualidade, com o seguinte setlist:

 

1.       In the Flesh

2.       The Happiest Days of Our Lives

3.       Another Brick in the Wall, Pt. 2

4.       Mother

5.       Get Your Filthy Hands Off My Desert

6.       <?:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" />Southampton Dock

7.       Pigs on the Wing, Pt. 1

8.       Dogs

9.       Welcome to the Machine

10.    Wish You Were Here

11.    Shine On You Crazy Diamond (Parts 1-8)

12.    Set the Controls For the Heart of the Sun

13.    Breathe (In the Air)

14.    Time

15.    Money

16.    The Pros and Cons of Hitch Hiking, Pt. 11 (AKA 5:06am Every Stranger's Eye)

17.    Perfect Sense (Parts I and II)

18.    The Bravery of Being Out of Range

19.    It's a Miracle

20.    Amused to Death

21.    Brain Damage

22.    Eclipse

23.    Comfortably Numb

24.    Each Small Candle

 

Um dos melhores momentos desse magnífico dvd, pelo menos para mim, foi na execução da música Set the Controls For the Heart of the Sun, onde o guitarrista Snowy White dá um verdadeiro show. Outros momentos memoráveis, dentre os muitos desse excelente dvd, são os das músicas Dogs, It’s a Miracle e Southampton Dock.

 

video_in_the_flesh_capture1_small.gif video_in_the_flesh_capture2_small.gif video_in_the_flesh_capture3_small.gif video_in_the_flesh_capture4_small.gif

 

 

Quanto aos aspectos técnicos do DVD: vídeo wide anamórfico e áudio Dolby Digital 5.1 e PCM estéreo, de excelente qualidade.

 

Este é, sem a menor sombra de dúvida, um dos melhores shows em DVD disponíveis hoje, e definitivamente um must have para todo fã do Pink Floyd.

 

 

B00005U122.01._SCLZZZZZZZ_.jpg

 

Demétrio.

[/quote']

pow bixo, faz tempo que procuro um DVD do Pink Floyd que nao seja apenas do THE WALL, mas sim uma coletânia, tipo de BEST OF... vou comprar!

alias, concordo com vc sobre os Beatles, é SUPERVALORIZADO sim!! mas é um ótima banda..... mas é assim mesmo bixo, eu detestei Laranja Mecânica e aki também é um ninho, diz o que vc acha e num discute com baixaria, se não da pretexto pra tirarem!! smiley11.gif 

NightRaven38595.8874305556
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Demétrio você e o Progger do HTForum são a mesma pessoa? smiley4.gif 
Sou eu mesmo!!! O que foi defenestado por não gostar dos Beatles!! smiley4.gif
Mas você foi afastado do fórum só por isso? smiley36.gif

Achou estranho isso?

Então faz o

seguinte: se você é membro de lá, chega lá dizendo que Beatles é uma

banda supervalorizada (o que é a mais pura verdade, diga-se de

passagem) para ver o que acontece. Aquilo lá é um ninho de

necrobeatlemaníacos dos mais radicais que existem neste planeta,

daqueles que jamais admitem uma posição contrária à opinião

deles!!!

Demétrio.

[/quote']

 

 

 

Na boa cara, sem ofensas, mas agora você pisou no meu calo. Você tem o

direito sagrado de não gostar dos Beatles ou de qualquer outra banda,

mas dizer que eles são supervalorizados já é demais. Não há como

supervalorizar algo por 40 anos.

 

 

 

Trata-se da MAIOR BANDA DE TODOS OS TEMPOS,

principalmente pela revolução que ela causou na música e nos costumes

do mundo e também por todos os recordes e vendas que fez, afinal,

vender em torno de DOIS BILHÕES

de discos no mundo não é pra qualquer um. Não há supervalorização capaz

disso. Você é que não gosta e tenta diminuir o valor, algo impossível.

É nítido o tom de rancor e despeito nas suas palavras, já que os

beatlemaníacos devem ter pegado no seu pé. Isso é comum na natureza

humana.

 

 

 

Aliás, não entendi a razão do radical necro que você utilizou. Com

certeza os Beatles estão bem mais vivos do que a maioria dessas bandas

totalmente desconhecidas que você cita nas suas reviews. Por sinal, se

não fossem os Beatles com a sua revolução musical, com sua influência

direta no psicodelismo e no rock progressivo com o álbum "Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band", que por sinal influenciou o Pink Floyd em seu álbum "The Piper at the Gates of Dawn", e com a INVENÇÃO do rock pesado com "Helter Skelter", através do magistral "White Album", essas bandas progressivas que você cita jamais existiriam.

 

 

 

Portanto, tenha um pouco mais de respeito pelos Beatles e pelos

beatlemaníacos, apesar de não suportá-los. Respeito sempre é bom,

principalmente em se tratando do maior fenômeno musical de todos os

tempos. Todos respeitam os clássicos Mozart, Bach, Beethoven e Chopin,

os maiores compositores do mundo DEPOIS

de John Lennon e Paul McCartney. Respeite-os também. Eu respeito todo

mundo, respeito todos os gostos, e não gosto de ter meu gosto

desrespeitado.

 

 

 

Eu realmente não queria voltar a essa discussão, mas é por isso que sou CONTRA a discussão de DVDs musicais por aqui, primeiro por que é um site de cinema, segundo porque isso SEMPRE

acaba descambando para os gostos pessoais e as ofenças a respeito do

que não se gosta, desviando totalmente o objetivo desse fórum, já que

música é algo que desperta muitas iras e paixões.

 

 

 

É isso.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

se não fossem os Beatles com a sua revolução musical' date=' com sua influência direta no psicodelismo e no rock progressivo com o álbum "Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band", que por sinal influenciou o Pink Floyd em seu álbum "The Piper at the Gates of Dawn", e com a INVENÇÃO do rock pesado com "Helter Skelter", através do magistral "White Album", essas bandas progressivas que você cita jamais existiriam.[/quote']

Cara, na boa, não vou nem considerar suas provocações porque estou vendo que encontrei "mais um" daqueles que eu citei acima. Só queria lhe informar, para que você não encha muito a sua bola e a dos Beatles, que Sgt. Peppers e Piper at the Gates of Dawn foram gravados simultaneamente, no mesmo estúdio, inclusive se cogita que as duas bandas teriam trocado idéias reciprocamente. Ou seja, se formos analisar sob esse aspecto, Piper tem tanto de Beatles quanto Sgt. Peppers tem de Pink Floyd. smiley2.gif

Sobre os outros absurdos que você falou, como por exemplo que as minhas bandas prediletas jamais existiriam se não fossem os Beatles (meu Deus, quanta pretensão), só queria lembrá-lo de que antes e mesmo na época dos Beatles houve muita coisa importante acontecendo no mundo da música. Só não são assim tão conhecidos do "grande público" porque os Beatles foram justamente os responsáveis pela "coisificação" da música, transformando-a numa mercadoria altamente rentável (foi por isso que ficaram tão conhecidos). Não vou entrar aqui em detalhes porque aqui não é o lugar apropriado, mas aconselho-o a estudar um pouco mais antes de dizer certas coisas. Procurar conhecer a história de muitos outros que também ajudaram a revolucionar (ou evolucionar, conforme o caso) a música e o rock especificamente, tais como Bo DiddleyDick Dale, Link Wray, Frank Zappa, The Kinks, Beach Boys, The United States of America, etc.

Os Beatles eram bons, tudo bem, mas não muito além disso. Foram e são muito mais um produto de markenting e do produtor George Martin do que de um talento acima da média. Foram pioneiros numa coisa, e nisso ninguém há de discordar: na forma de ganhar muito dinheiro com o rock. smiley2.gif<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

E olha, vender milhões de discos nunca foi sinônimo de excelência não. Afinal Britney Spears também vende um bocado, não é mesmo? smiley4.gif

Demétrio.

Progger5838596.5209259259
Link to comment
Share on other sites

  • Members

I Q

Subterranea: The Concert<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

IQ é uma banda inglesa que, juntamente com Marillion, Pallas, Twelfth Night, Pendragon e algumas mais, ajudou a ressuscitar o rock progressivo no início dos anos 80, após sua quase aniquilação pelo movimento punk, a partir de uma proposta musical mais moderna e acessível que se convencionou chamar de Neo-Progressivo. Trata-se de uma banda com carreira bastante prolífica, tendo à frente um carismático vocalista, o Peter Nicholls, cuja performance lembra em muito o Peter Gabriel era-Genesis. O próprio estilo da banda, com suas longas suítes, tendo por base os maravilhosos teclados a cargo do Martin Orford (também membro do Jadis e de outros projetos neo-prog) e uma guitarra deliciosamente “chorada” à la Steve Hackett (a cargo do também competente guitarrista Michael Holmes), nos faz eventualmente também lembrar dos bons tempos do Genesis da década de 70 (apesar de que a sonoridade do IQ é mais moderna e às vezes bem mais pesada). Dentre os diversos discos lançados pela banda ao longo de sua carreira, alguns dos meus prediletos são estes, em ordem de preferência pessoal: Subterranea, The Seventh House, Ever, Dark Matter e The Wake.

 

Este concerto, gravado na Holanda em 1999, reproduz na íntegra o álbum duplo Subterranea lançado pela banda em 1997, um disco conceitual. Como é de se supor, trata-se de um concerto com características bem teatrais, mais ou menos na linha dos shows feitos pelo Genesis na década de 70. A utilização de efeitos visuais, com projeção de slides, e a caracterização do Peter Nicholls como protagonista da trama, conferem ao show um caráter realmente especial, muito interessante realmente.

 

O setlist do DVD é o seguinte:

1.         Overture

2.         Provider

3.         Subterranea

4.         Sleepless Incidental

5.         Failsafe

6.         Speak My Name

7.         Tunnel Vision

8.         Infernal Chorus

9.         King of Fools

10.     The Sense in Sanity

11.     State of <?:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" />Mine

12.     Laid Low

13.     Breathtaker

14.     Capricorn

15.     The Other Side

16.     Unsolid Ground

17.     Somewhere in Time

18.     High Waters

19.     The Narrow Margin

Aspectos técnicos do DVD: vídeo full-screen e áudio com trilhas Dolby Digital 5.1 e 2.0 Estéreo, de excelente qualidade.

 

iqsubdvd.jpg

 

 

Saudações progressivas,

Demétrio.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

[quote=DVD

Freak']se não fossem os Beatles com a sua revolução musical, com sua

influência direta no psicodelismo e no rock progressivo com o álbum "Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band", que por sinal influenciou o Pink Floyd em seu álbum "The Piper at the Gates of Dawn", e com a INVENÇÃO do rock pesado com "Helter Skelter", através do magistral "White Album", essas bandas progressivas que você cita jamais existiriam.

Cara, na

boa, não vou nem considerar suas provocações porque estou vendo que

encontrei "mais um" daqueles que eu citei acima. Só queria lhe

informar, para que você não encha muito a sua bola e a dos

Beatles, que Sgt. Peppers e Piper at the Gates of Dawn foram gravados simultaneamente, no mesmo estúdio, inclusive se cogita que as duas bandas teriam trocado

idéias reciprocamente. Ou seja, se formos analisar sob esse aspecto,

Piper tem tanto de Beatles quanto Sgt. Peppers tem de Pink Floyd. smiley2.gif

Sobre

os outros absurdos que você falou, como por exemplo que as minhas

bandas prediletas jamais existiriam se não fossem os Beatles (meu Deus,

quanta pretensão), só queria lembrá-lo de que antes e mesmo na época

dos Beatles houve muita coisa importante acontecendo no mundo da

música. Só não são assim tão conhecidos do "grande público" porque os

Beatles foram justamente os responsáveis pela "coisificação" da música,

transformando-a numa mercadoria altamente rentável (foi por isso que

ficaram tão conhecidos). Não vou entrar aqui em detalhes porque

aqui não é o lugar apropriado, mas aconselho-o a estudar um pouco mais

antes de dizer certas coisas. Procurar conhecer a história de muitos

outros que também ajudaram a revolucionar (ou evolucionar, conforme o

caso) a música e o rock especificamente, tais como Bo DiddleyDick Dale, Link Wray, Frank Zappa, The Kinks, Beach Boys, The United States of America, etc.

Os

Beatles eram bons, tudo bem, mas não muito além disso.

Foram e são muito mais um produto de markenting e do produtor George Martin

do que de um talento acima da média. Foram pioneiros numa coisa, e

nisso ninguém há de discordar: na forma de ganhar muito dinheiro com o

rock. smiley2.gif

E olha, vender milhões de discos nunca foi sinônimo de excelência não. Afinal Britney Spears também vende um bocado, não é mesmo? smiley4.gif

Demétrio.

 

 

 

Tá certo, não vou ficar aqui discutindo isso. Você tem o direito de

achar o que quiser. O que você acha não muda os fatos. Sei muito bem

que o álbum dos Beatles e o álbum do Pink Floyd foram gravados

simultaneamente no mesmo estúdio.

 

 

 

Ah, e não fui eu que comecei a "provocar" por aqui (já que você

considera o que eu disse como provocação). Você é que começou ofendendo

os beatlemaníacos.

 

 

 

Os Beatles ficaram conhecidos porque eles faziam músicas excelentes. E

quem faz música excelente tem um grande potencial comercial. Não tente

desqualificar os Beatles por causa de seu sucesso comercial

 

 

 

O fato é que você não gosta e fica dizendo todos esses absurdos pra

tentar desqualificar a banda. Só isso e nada mais. Isso é normal. Tudo

no mundo sempre enccontra opositores. Jesus Cristo não agradou a todos,

os Beatles também não.

 

 

 

E eu acho que quem tem que estudar é você. Dizer que os Beatles foram

pioneiros em ganhar dinheiro com o Rock? Ou você desconhece totalmente

o assunto ou então você tem ódio dos Beatles pra falar uma besteira

dessa. Eu prefiro acreditar na segunda opção, pois com certeza você já

ouviu falar de um cara chamado Elvis Presley que ganhou muito dinheiro

com o Rock antes dos Beatles, o que não o desqualifica, muito pelo

contrário. Parece que pra você pra ser bom não pode fazer sucesso. Tem

que ser desconhecido como essas bandas que você gosta... Muito

interessante o raciocínio.

 

 

 

Eu podia ficar aqui citando todos os pioneirismos dos Beatles, como por

exemplo ser a primeira banda britânica a fazer sucesso, acabando com a

supremacia americana e abrindo os olhos da mídia pra várias outras

bandas que sairam do anonimato e passaram a fazer sucesso, ou então ser

a primeira banda a lançar um álbum duplo, a primeira a fazer shows em

estádios pra grandes multidões, a invenção do video-clipe, o primeiro

álbum conceitual do Rock (algo exaustivamente copiado depois), a fusão

da música oriental e da música ocidental, a introdução de instrumentos

orientais como a cítara em músicas ocidentais, a primeira banda a ter

sua própria gravadora, a invenção do concerto beneficente com o Concert

for Bangladesh de George Harrison, a primeira gravação de Heavy Metal,

primeira banda a gravar com orquestra sinfônica, etc, etc, etc. Seria

impossível aqui citar tudo em quê eles foram pioneiros e exaustivamente

copiados depois.

 

 

 

Não há como você negar esses fatos, por mais que odeie os Beatles.

 

 

 

Sobre a comparação absurda com aquela coisa da Britney Spears, isso só

desqualifica qualquer coisa que você fale a respeito dos Beatles. Isso

prova que você fala movido por paixão, ou melhor, por ódio mesmo. Essa

garota de voz irritante faz sucesso basicamente por causa de seu corpo

e de seu jeito. Daqui a alguns anos, ela será totalmente esquecida, ao

contrários dos Beatles que são imortais. Fazer uma comparação como essa

é o cúmulo do fanatismo.

 

 

 

Vá curtir as suas bandas progressivas e deixe os Beatles em paz. Eles merecem respeito.

 

 

 

Assim como a história do mundo ocidental se divide em antes e depois de

Jesus Cristo, a história da música se divide em antes e depois dos

Beatles. Ainda bem que pessoas que agem com fanatismo do jeito que você

age em relação aos Beatles são uma minoria.

 

 

 

Ah, uma última coisa pra encerrar essa discussão idiota, eu entendo o

suficiente de música para falar sobre o assunto. Não precisa me mandar

estudar como se você fosse o rei da sabedoria e da pretensão. Note que

em nenhum momento eu avacalhei com as bandas que você gosta, ao

contrário do que você fez com os Beatles. Eu também gosto de Pink

Floyd, de Dire Straits, de Beach Boys, de Rush, de Eric Clapton e de

muitos outros. Pra mim eles estão no mais alto patamar da escala

musical, eles só não estão no grau supremo acima de qualquer patamar,

que é unicamente ocupado pelos quatro fabulosos, os Beatles.

 

 

 

Pare de fazer suposições sobre o que eu gosto ou não, sobre o que eu conheço ou não. Você não me conhece pra saber isso.

 

 

 

Não estou te pedindo pra gostar dos Beatles. A única coisa que te peço é respeito com quem gosta deles.

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

Só pra constar: Gosto dos Beatles, mas só gosto. Prefiro soul music. Reconheço no entanto a importância deles no cenário musical. Mas gostaria de ter todo o catálogo da Motown lá em casa (dos quase 400 cds que possuo a maior parte é black music), mas curiosamente não tenho nada dos Beatles. smiley4.gif

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

DVD Freak, eu não avacalhei com os Beatles, eu apenas disse que são supervalorizados. E não são mesmo? Sobre merecerem respeito, claro que eles merecem sim, assim como também o merecem quaisquer outras bandas que igualmente tiveram o seu papel na história, pois os Beatles não foram divisor de águas nenhum, foram apenas mais um elemento dentro da evolução do rock e da música pop. Isso é que fica difícil para vocês beatlemaníacos entenderem, pois não vêem que muitos outros antes e na época deles também tiverem grande importância no contexto geral. Os Beatles tiveram a sorte de contar com um produtor, o George Martin, que os elevou a esse “patamar superior” que muita gente alardeia por aí, mas a verdade é que muita coisa estava acontecendo na época em que os Beatles fizeram coisas interessantes, pois não se esqueça que eles fizeram muita coisa ruim também. Você não vai certamente negar que a fase interessante deles é a da segunda metade dos anos 60, pois a primeira era aquela coisa pegajosa do tipo “She loves you, ye, ye, ye...”. É ou não é verdade?

 

 

E eu acho que quem tem que estudar é você. Dizer que os Beatles foram pioneiros em ganhar dinheiro com o Rock? Ou você desconhece totalmente o assunto ou então você tem ódio dos Beatles pra falar uma besteira dessa. Eu prefiro acreditar na segunda opção' date=' pois com certeza você já ouviu falar de um cara chamado Elvis Presley que ganhou muito dinheiro com o Rock antes dos Beatles, o que não o desqualifica, muito pelo contrário. Parece que pra você pra ser bom não pode fazer sucesso. Tem que ser desconhecido como essas bandas que você gosta... Muito interessante o raciocínio. [/quote']

 

Realmente, eu fujo dessas bandas que pagam mocinhas para ficarem histéricas em aeroportos e estádios, como fizeram os Beatles na primeira metade da década de 60 (aquela fase pegajosa de que falei acima). E olha, o Elvis Presley realmente ganhou muito dinheiro com o rock, mas o que eu quis dizer foi que os Beatles foram pioneiros no fenômeno da “coisificação” da música, da exploração disso como negócio realmente, de produções milionárias, etc.

 


Eu podia ficar aqui citando todos os pioneirismos dos Beatles' date=' como por exemplo ser a primeira banda britânica a fazer sucesso, acabando com a supremacia americana e abrindo os olhos da mídia pra várias outras bandas que saíram do anonimato e passaram a fazer sucesso, a primeira a fazer shows em estádios pra grandes multidões, a invenção do videoclipe (...),a primeira banda a ter sua própria gravadora... [/quote']

 

Me desculpe, mas o que isso aí tem a ver com talento artístico?? Isso aí só prova o que eu acabei de dizer acima, que eles foram realmente um produto de marketing do George Martin, autênticos pioneiros no fenômeno de “coisificação” da música.

 

 

... a primeira banda a lançar um álbum duplo...

 

Olha' date=' o White Álbum me lembra muito o The Wall do Pink Floyd. Muita encheção de lingüiça para fazer um álbum duplo, quando poderia muito bem fazer um disco simples bem melhor. Não vejo mérito nenhum nisso aí não.

 

 

...o primeiro álbum conceitual do Rock (algo exaustivamente copiado depois)...

 

Cara, tem certeza disso??... Ao que me consta, o primeiro disco conceitual do rock foi Freak Out, do Frank Zappa, gravado em Janeiro de 1966.

 

 

...a fusão da música oriental e da música ocidental' date=' a introdução de instrumentos orientais como a cítara em músicas ocidentais, a invenção do concerto beneficente com o Concert for Bangladesh de George Harrison... [/quote']

 

Não vou tirar o mérito dos Beatles nesse particular, mas especificamente no tocante à utilização de cítara pela primeira vez eu devo lembrá-lo de que a banda The Kinks foi pioneira na utilização desse instrumento, mais especificamente na música "See My Friends", gravada em Julho de 1965.

 

 

...a primeira gravação de Heavy Metal...

 

Não faça uma injustiça dessas com o “Rei da Surf Music”' date=' o grande Dick Dale, considerado efetivamente o “vovô do Heavy Metal”, o “Mike Tyson das 6 cordas”. Esse cara já tocava “música pesada” no final dos anos 50, tendo sido inclusive o responsável pela necessidade de criação de amplificadores de guitarra e caixas de som muito mais potentes do que os existentes na época, já que estourou um monte deles depois de ganhar do Leo Fender uma guitarra Fender Stratocaster e tocá-la sempre a volumes insanos, conseguindo queimar nada menos que 49 amplificadores Fender com seus respectivos falantes, até que o Leo Fender em pessoa, depois de assistir a um show do Dale e constatar in loco o que acontecia (conta-se que ninguém jamais tocou tão alto na história do rock), conseguiu finalmente desenvolver, em conjunto com a fábrica de caixas JBL, um amp e uma caixa que agüentassem o tranco do Dale (por isso mesmo vindo ele também a receber o título de “Vovô do Heavy Metal”, quando esse gênero foi criado muito tempo depois). Aliás o Dick Dale contribuiu tanto no desenvolvimento de guitarras e acessórios Fender que a fábrica acabou lançando uma série em sua homenagem, chamada “Dick Dale Signature Stratocaster”.

Saiba, meu caro colega, que o Dick Dale influenciou uma enorme geração de guitarristas que vieram depois dele, dentre os quais Eddie Van Halen e Jimi Hendrix (por sinal diz a lenda – e o próprio Dale confirma isso – que deu aulas de guitarra para o Hendrix). O próprio Hendrix, por sinal, compôs uma música (Third Stone From The Sun) em sua homenagem ao saber que Dale havia sido desenganado pelos médicos por estar com câncer (do qual viria depois a se curar totalmente). Ah, essa figuraça também parece ter sido o primeiro a tocar guitarra do lado esquerdo sem inverter a posição das cordas.

 

Dick Dale é apenas um dos inúmeros exemplos de grandes nomes do final dos anos 50 (desconhecidos do grande público, mas por demais conhecidos entre os músicos internacionais de renome) que influenciaram sobremaneira a geração seguinte, assim como também o foram Bo Diddley, Link Wray, Cliff Gallup, Duane Eddy, etc.

 

 

...primeira banda a gravar com orquestra sinfônica...

 

Você deve estar se referindo a gravar “determinadas músicas” com orquestra, não é isso? Sim, porque o primeiro disco de rock a ser gravado inteiramente com orquestra sinfônica acompanhando a banda (inclusive com a devida alusão ao nome da orquestra e de seu condutor na capa do disco), pelo menos de que eu tenha notícia, foi “Days of Future Passed”, do Moody Blues, gravado em 1967.

 

Você deve estar se referindo muito provavelmente ao acompanhamento de cordas na música Eleanor Rigby, não é verdade? Bem, se for este o caso eu devo também lembrá-lo de que os Beach Boys também usaram arranjos em estilo clássico no seu aclamadíssimo disco Pet Sounds, gravado entre Janeiro e Abril de 1966. E já que Revolver, dos Beatles, foi gravado entre Abril e Agosto/66, podemos então afirmar que os Beach Boys foram os verdadeiros pioneiros nessa questão.

E ainda a propósito desse disco dos Beach Boys, vejam só o que foi que o próprio Paul McCartney declarou, numa entrevista em 1990: “It was Pet Sounds that blew me out of the water”.

Também foram os Beach Boys os primeiros a utilizar um sintetizador Moog, especificamente na música “Good Vibrations”, gravada em 1966. Tratava-se, na verdade, de uma versão desse instrumento chamada theremin, inventado pelo russo Leon Theremin, em 1920, e aperfeiçoado pelo pioneiro em sintetizadores Robert Moog.

 


Sobre a comparação absurda com aquela coisa da Britney Spears' date=' isso só desqualifica qualquer coisa que você fale a respeito dos Beatles. Isso prova que você fala movido por paixão, ou melhor, por ódio mesmo. [/quote']

 

Eu só quis contestar sua afirmação infundada de que vender milhões de discos é sinônimo de excelência musical, ok? E, pelo amor de Deus, pare de dizer que eu odeio Beatles, porque isso não é verdade. Eu apenas disse que acho uma banda supervalorizada dentro do contexto histórico-musical.

 

Peace,

Demétrio.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

pow bixo a discussão ta boa MESMO!! sou o 3ª aluno..... smiley4.gif

Progger realmente concordo com vc.......inclusive em relação ao THE WALL do Pink Floyd(que sou fãzaço!!!) que encheram linguiça pra colocar em 2 discos!!! coisas desnecessárias que acabaram entrando....mas nada q o desqualifique

 continuem PLEASE! smiley36.gif

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...