Jump to content
Forum Cinema em Cena

Ponto Final - Match Point


cinefila03
 Share

Recommended Posts

  • Members

Direção:Woody Allen

Elenco: Scarlet Johanson Emyly Mortimer Jonathan Rhys Meyers

 

" O acaso e a sorte podem ser decisivos para o destino de uma pessoa".Essa frase dita pelo personagem de Jonathan(provando que além do rosto bonito tem talento) é a que mais define o filme de Allen. 

Com os produtores americanos querendo cada vez mais envolver-se no processo de criação de seus roteiros, ele muda de ares e vai para a Europa, local onde seus filmes são melhores apreciados.

Chris Wilton é um tenista profissional mediano que desiste da carreira, mas para não sair do ramo se torna instrutor em um clube exclusivo para a elite londrina. Nesse clube se torna amigo de um dos membros,conquista sua irmã e se envolve em um jogo de atração e paixão pela noiva do amigo, Nola Ryce.(Johanson,em excelente atuação).

O filme cresce no momento que Chris dá continuidade ao caso extraconjugal, pois é aí que ocorre a transformação do antes inofensivo e humilde tenista para o materialista e covarde "garoto".Em Match Point Allen aborda muitas questões como a impunidade, falta de diálogo entre os casais,o fato de só conhecermos alguém de fato em meio de uma crise e principalmente como o acaso ou a sorte pode definir o destino de uma pessoa.

È um legitimo filme de Allen: Criativo e sagaz.Obrigatório para quem quer conhecer esse gênio.

 

 

E vocês o que acharam do filme.

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Já não tem um tópico do filme?

 

Em tempo: considero-o um dos melhores filmes do ano passado.

 

Antes de fazer esse tópico eu procurei algo escrito sobre esse filme mas não achei nada.

 

E com certeza foi um dos melhores' date=' se não o melhor.
[/quote']

 

Existia um tópico para esse filme, mas esse tópico antigo não existe mais. Não há nenhum problema com este. Podem continuar discutindo sem problemas.

: )

 

E sim, é um dos melhores do ano passado. Só pelas maravilhosas analogias a Crime e Castigo já ganhou um milhão de pontos. Roteiro de Ouro.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
68. Bem divertido, e depois de anos de comédias neuróticas vagas e errantes, é impressionante ver o Woody criar uma trama de suspense bem estruturada e direta. É uma pena que o diálogo e as atuações saíram mais duros e achatados que aquele gato vagabundo que ousou atravessar a BR116.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
68. Bem divertido' date=' e depois de anos de comédias neuróticas vagas e errantes, é impressionante ver o Woody criar uma trama de suspense bem estruturada e direta. É uma pena que o diálogo e as atuações saíram mais duros e achatados que aquele gato vagabundo que ousou atravessar a BR116.[/quote']

Fla sério!! comédia vagas e errantes? allen? que isso. há ótimos filmes dele como O escorpião de Jade, Dirigindo no Escuro e o subestimado Melinda e Melinda.

Para mim as atuações de Match são um espetáulo a parte. Scarlet então  esta perfeita.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pra mim este filme foi o melhor do ano passado, sem dúvida nenhuma. 

Scarlett magnífica (em todos os sentidos) e ao contrário da maioria não gostei da atuação do Jonathan Rhys Meyers não, como protagonista foi apenas burocrático e apático enquanto Scarlett roubava o filme.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu gostei bastante desse (74) mas eu preciso discordar de você, Cinéfila.

Ok, eu adoro o Escorpião de Jade, mas ele é bem mais fraco que os melhores do Woody, e Trapaceiros, Igual a Tudo na Vida, Dirigindo no Escuro (putz, esse é um saco) e Melinda e Melinda são bem fracos mesmo. Aliás, até minha namorada que é fã de Igual a Tudo na Vida admitiu que esse nem é tão bom. O último FODA do Woody tinha sido Todos Dizem eu Te Amo ou algo do tipo. Poucas e Boas e Desconstruindo Harry são de antes? Eu não sei.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Fla sério!! comédia vagas e errantes? allen? que isso. há ótimos filmes dele como O escorpião de Jade' date=' Dirigindo no Escuro e o subestimado Melinda e Melinda.[/quote']

 

Eu não disse "vagas" e "errantes" negativamente. É só uma descrição (bem óbvia) do estilo dele. Eu não vejo como alguém pode discordar que as narrativas dele costumam ser divagantes.

 

Eu geralmente gosto das comédias dele, embora os exemplos que você citou sejam alguns dos filmes mais fracos que ele já fez. Assista Annie Hall, ZeligA Última Noite de Boris Grushenko, Desconstruindo HarryA Rosa Púrpura do Cairo. E olha que eu nem vi Manhattan ainda, o que tudo indicar ser o melhor dele.

 

para mim as atuações de Match são um espetáulo a parte.

 

Sim, se observar madeira pode ser considerado um espetáculo.
SisterJack2007-01-07 10:45:47
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Fla sério!! comédia vagas e errantes? allen? que isso. há ótimos filmes dele como O escorpião de Jade' date=' Dirigindo no Escuro e o subestimado Melinda e Melinda.[/quote']

 

Eu não disse "vagas" e "errantes" negativamente. É só uma descrição (bem óbvia) do estilo dele. Eu não vejo como alguém pode discordar que as narrativas dele costumam ser divagantes.

 

Eu geralmente gosto das comédias dele, embora os exemplos que você citou sejam alguns dos filmes mais fracos que ele já fez. Assista Annie Hall, ZeligA Última Noite de Boris Grushenko, Desconstruindo HarryA Rosa Púrpura do Cairo. E olha que eu nem vi Manhattan ainda, o que tudo indicar ser o melhor dele.

 

para mim as atuações de Match são um espetáulo a parte.

 

Sim, se observar madeira pode ser considerado um espetáculo.

 

Creio que o melhor termo a ser usado é 'verborragia'. É a característica mais marcante de seus textos. Para mim, o melhor de Allen é Annie Hall, a maior obra-prima da comicidade moderna, mas Manhattan também é excelente, assim como A Rosa Púrpura do Cairo e Crimes e Pecados, que são, para mim, as outras obras-primas do diretor.

 

Match Point é excelente, e conseguiu resgatar muito bem o estilo Dostoiévskiano empregado pelo diretor em Crimes e Pecados, de uma forma até mais intensa e direta. Além disso, valeu pela renovação de Allen acerca de seu próprio estilo, já que a trama toma fins inesperados àqueles acostumados com as obras anteriores do diretor. É o melhor filme de Allen desde o sensacional e auto-destrutivo Desconstruindo Harry, mas ainda assim não o colocaria entre seus principais filmes.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Fla sério!! comédia vagas e errantes? allen? que isso. há ótimos filmes dele como O escorpião de Jade' date=' Dirigindo no Escuro e o subestimado Melinda e Melinda.[/quote']

 

Eu não disse "vagas" e "errantes" negativamente. É só uma descrição (bem óbvia) do estilo dele. Eu não vejo como alguém pode discordar que as narrativas dele costumam ser divagantes.

 

Eu geralmente gosto das comédias dele, embora os exemplos que você citou sejam alguns dos filmes mais fracos que ele já fez. Assista Annie Hall, ZeligA Última Noite de Boris Grushenko, Desconstruindo HarryA Rosa Púrpura do Cairo. E olha que eu nem vi Manhattan ainda, o que tudo indicar ser o melhor dele.

 

para mim as atuações de Match são um espetáulo a parte.

 

Sim, se observar madeira pode ser considerado um espetáculo.

Quando vc disse vagas e errantes, achei que fosse no sentido negativo.Não discordo de vc quando diz que são divagantes, pelo contrário. Citei esses filmes pq quando  vc disse "comédias vagas e errantes" pensei que estivesse falando dos  filmes mais recentes que foram mais massacrados  pela critica. Esses que citei são mais fracos se comparar aos antigos como vc fez. Mas para mim são ótimos. E serviram de ensaio para a obra prima que é Match Point.

Tirando Manhatan e a ultima noite... já assisti a esses filmes. São todos ótimos. Desconstruindo Harry então não tenho nem palavras. Eu só 10.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Fla sério!! comédia vagas e errantes? allen? que isso. há ótimos filmes dele como O escorpião de Jade' date=' Dirigindo no Escuro e o subestimado Melinda e Melinda.[/quote']

 

Eu não disse "vagas" e "errantes" negativamente. É só uma descrição (bem óbvia) do estilo dele. Eu não vejo como alguém pode discordar que as narrativas dele costumam ser divagantes.

 

Eu geralmente gosto das comédias dele, embora os exemplos que você citou sejam alguns dos filmes mais fracos que ele já fez. Assista Annie Hall, ZeligA Última Noite de Boris Grushenko, Desconstruindo HarryA Rosa Púrpura do Cairo. E olha que eu nem vi Manhattan ainda, o que tudo indicar ser o melhor dele.

 

para mim as atuações de Match são um espetáulo a parte.

 

Sim, se observar madeira pode ser considerado um espetáculo.

Quando vc disse vagas e errantes, achei que fosse no sentido negativo.Não discordo de vc quando diz que são divagantes, pelo contrário. Citei esses filmes pq quando  vc disse "comédias vagas e errantes" pensei que estivesse falando dos  filmes mais recentes que foram mais massacrados  pela critica. Esses que citei são mais fracos se comparar aos antigos como vc fez. Mas para mim são ótimos. E serviram de ensaio para a obra prima que é Match Point.

Tirando Manhatan e a ultima noite... já assisti a esses filmes. São todos ótimos. Desconstruindo Harry então não tenho nem palavras. Eu só 10.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Fla sério!! comédia vagas e errantes? allen? que isso. há ótimos filmes dele como O escorpião de Jade' date=' Dirigindo no Escuro e o subestimado Melinda e Melinda.[/quote']

 

Eu não disse "vagas" e "errantes" negativamente. É só uma descrição (bem óbvia) do estilo dele. Eu não vejo como alguém pode discordar que as narrativas dele costumam ser divagantes.

 

Eu geralmente gosto das comédias dele, embora os exemplos que você citou sejam alguns dos filmes mais fracos que ele já fez. Assista Annie Hall, ZeligA Última Noite de Boris Grushenko, Desconstruindo HarryA Rosa Púrpura do Cairo. E olha que eu nem vi Manhattan ainda, o que tudo indicar ser o melhor dele.

 

para mim as atuações de Match são um espetáulo a parte.

 

Sim, se observar madeira pode ser considerado um espetáculo.

Quando vc disse vagas e errantes, achei que fosse no sentido negativo.Não discordo de vc quando diz que são divagantes, pelo contrário. Citei esses filmes pq quando  vc disse "comédias vagas e errantes" pensei que estivesse falando dos  filmes mais recentes que foram mais massacrados  pela critica. Esses que citei são mais fracos se comparar aos antigos como vc fez. Mas para mim são ótimos. E serviram de ensaio para a obra prima que é Match Point.

Tirando Manhatan e a ultima noite... já assisti a esses filmes. São todos ótimos. Desconstruindo Harry então não tenho nem palavras. Eu só 10.
Link to comment
Share on other sites

  • 5 weeks later...
  • Members

Ele gosta...

[Vai ter spoilers]

Mas sei lá, acho que pra categorizar o filme como 'um bom suspense e nada mais' é fechar os olhos para a rima visual da virada da aliança, uma das coisas mais geniais que eu já vi; é fechar os olhos para a postura inexpressiva do protagonista pra vc ver depois que era tudo proposital; é fechar os olhos para uma das melhores direções do Woody (tudo bem que eu não vi tantas.... 06), que tem todo o ritmo calculado, visto pela perspectiva subjetiva como os planos que o personagem faz para escalar socialmente, principalmente pela amargurante descida de escada, que consegue aterrorizar tanto quanto as gotas de sangue que o filme se privou de jogar; é fechar os olhos para a personagem da Scarlett, uma puta desconstrução de personagem, que entra como femme fatale para virar uma figura até pura, frágil trágica, e claro, depois de ver o filme eu não pude conceber que não iria ter uma pra mim 06; é negar que tudo é calculado mesmo, o primeiro jogo de ping pong vc percebe que está no ritmo que os personagens são de verdade, o Chris todo ofensivo; além disso, Woody põe o filme na perspectiva do protagonista, e por mais nefastos que sejam seus objetivos, você é testemunha de toda a precisão cirúrgica e acaba por torcer para ele conseguir pegar as coisas no tempo, como na hora em que ele vai colocar a arma de volta no lugar; é fechar os olhos pra toda a questão da culpa, que é posta de uma maneira perturbadora (especialmente pela relação entre a alucinação - plausível - do personagem e o verdadeiro final do filme), sem perder aquela ironia do 'tudo ao seu redor' do Woody.
rubysun2007-02-07 21:01:31
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...