Jump to content
Forum Cinema em Cena

300


Movie Freak
 Share

Recommended Posts

  • Replies 509
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Pois é Hen, lembro-me bem de ter gostado de Sin City nem tanto assim pelo visual (que é espetacular claro) mas pela história dos anti-heróis, pela mitologia criada por Miller para aquele universo... tenho certeza que se fosse só visual Sin City não sobreviveria... e foi o que aconteceu aqui, e o que eu temia que acontecesse: 300 é só visual. Não vi a HQ mas duvido que seja assim tão fraca.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

http://www.cinemaemcena.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=13624

O Pablo pelo menos babou ovo pro filme..03

 

Achei muito ruim a crítica do Pablo, homoerotico? Ele devia ler antes a HQ, custa ler?

Acho que os criticos profissionais deviam ler os livros ou comics dos principais filmes do ano.

Civil escreve coisas absurdas, e as cenas da Rainha, são todas otimas, só acrescentam.16

Mihell2007-03-31 19:49:07

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu achei o filme bem homoerótico sim, coisa que a HQ não deixa muito evidente não. Quer dizer, na HQ não tem um monte de homens depilados sem camisa lutando em câmera lenta. Tudo só de cueca.

Não devia não ler o gibi não. Custa ler sim. Vamos lá pela 385094357432095709674807543096543ª vez. Filme é filme, HQ é HQ. Uma coisa é uma coisa, outra é outra totalmente diferente sim. O filme tem bem um pouco de homoerotismo que eu não vi na HQ. Você mesmo elogiou as cenas da Rainha, que no filme ficaram totalmente inexpressivas, além de não existirem na HQ. Você gostou da mudança... pra mim o problema não foi nem a alteração, mas foi que ficou inexpressivo sim.

 

Pelos trailers e pela recepção do filme, eu esperava uma puta bomba. Mas no final acabei gostando, achei um interessante e fake elogio ao absurdo, retratando os espartanos como uns bárbaros fascistas. Uns animais que só sabem falar urrando, e frases de efeito. Gostei de ver o combate sem poder tomar partido correto nenhum, e se eu tomava partido dos espartanos, é em plena ciência de que aquilo era, por assim dizer, incorreto. Mas não gostei de como a batalha foi filmada, achei a edição muita travada nesse aspecto, e as próprias imagens não me causaram muito efeito. E o Santoro tá bichona demais, não dá nem pra ele aparecer que eu já dava risada. Quando ele falava então, deus do céu. Tem um número razoável de cenas ridículas acentuadas pela trilha bem ruinzinha. Mas ainda assim achei bom.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu achei o filme bem homoerótico sim' date=' coisa que a HQ não deixa muito evidente não. Quer dizer, na HQ não tem um monte de homens depilados sem camisa lutando em câmera lenta. Tudo só de cueca.

Não devia não ler o gibi não. Custa ler sim. Vamos lá pela 385094357432095709674807543096543ª vez. Filme é filme, HQ é HQ. Uma coisa é uma coisa, outra é outra totalmente diferente sim. O filme tem bem um pouco de homoerotismo que eu não vi na HQ. Você mesmo elogiou as cenas da Rainha, que no filme ficaram totalmente inexpressivas, além de não existirem na HQ. Você gostou da mudança... pra mim o problema não foi nem a alteração, mas foi que ficou inexpressivo sim.

 

Pelos trailers e pela recepção do filme, eu esperava uma puta bomba. Mas no final acabei gostando, achei um interessante e fake elogio ao absurdo, retratando os espartanos como uns bárbaros fascistas. Uns animais que só sabem falar urrando, e frases de efeito. Gostei de ver o combate sem poder tomar partido correto nenhum, e se eu tomava partido dos espartanos, é em plena ciência de que aquilo era, por assim dizer, incorreto. Mas não gostei de como a batalha foi filmada, achei a edição muita travada nesse aspecto, e as próprias imagens não me causaram muito efeito. E o Santoro tá bichona demais, não dá nem pra ele aparecer que eu já dava risada. Quando ele falava então, deus do céu. Tem um número razoável de cenas ridículas acentuadas pela trilha bem ruinzinha. Mas ainda assim achei bom.
[/quote']


Na HQ, os espartanos não usam "cuecas", vão pelados mesmo, só de capa-espada-lança-escudo.

E não achei nem um pouco "bichona" o Santoro. O estranhamento geral é porque conhecemos o cara de n novelas e filmes, e ele está muito diferente. Se fosse outro ator qualquer americano, a maioria das críticas a Xerxes não existiria. E lembrando que na tenda no Xerxes haviam várias mulheres...

E afinal, porque tem tanta gente se predendo ao "homossexualismo" da trama?
Daft Archer2007-04-01 00:11:09
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Daft, não é a questão de ser homo ou não, e sim de ele parecer um porta-bandeira de carro-alegórico, sunguinha dourada. E aquela voz de Darth Vader... 

 

Acho que a questão não tem muito a ver com homossexualismo, e sim com um estereótipo de, como o que aparece na Parada Gay e nos Carnavais... e querendo ou não, esse elemento é que muita gente pegou e interpretou, ou de maneira positiva, ou negativa, pq está na narrativa.. em si, eu não achei um defeito; mas pra quem achou o filme fascista (bastante gente) é coerente com a análise.

 

E bom, acho que a questão do homoerotismo vai além do que eles vestem... eu não li os quadrinhos inteiros, li umas partes, mas acho que o apelo no filme é bem maior mais pela própria estética que o Snyder fez pras lutas e tal.
rubysun2007-04-01 00:15:03
Link to comment
Share on other sites

  • Members

O Santoro no filme tem jeito de gay sim, mas é do personagem o que o santoro podia fazer, haha.

 

 

 

O Xerxes da uma impressão meio gay nas HQs.

 

 

 

E nas Hqs eles não mostram tanto o lado tipo macho do homem, a mulher do leonidas nas HQs não tinha muita importancia não, e não mostrava o leonidas transando com a mulher dele nas HQs, a unica coisa que passava nas HQs eram homem pelados segurando espadas e escudos com uma capa vermelha.

 

 

 

No filme pode passar mais esse negocio homoerotico por ser um filme, ver homens brigando em meio de homens e tal, mas esta havendo um certo exagero em cima dessa parte.

 

 

 

É um filme de guerra, epico, com pouca historia, tendo sequencias de lutas fantasticas.

 

 

 

Não é um estilo de filme que eu torça para ser seguido, esse esquema de filmagem funcionou melhor em Sin City, mas tambem ficou bom em 300 pois foge da realidade. E nos faz ficar mais conformados com o afastamento da realidade historica.

 

 

 

Se o filme fosse feito em cenarios reais, com por exemplo elefantes reais e tudo mais, transmitisse uma mensagem mais real, fugiria das HQs, tendo assim fundamento comparar com a verdadeira historia.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Coitado do Rodrigo Santoro: primeiro fez um filme onde não se ouvia uma palavra dele06 depois fez uma comédia onde a mocinha resolveu cair fora na hora H, tadinho08 Em Lost vão enterrá-lo vivo( que maldade)06 e em 300 apesar da bizarrice só conseguem  enxergar nele uma bicha(como se isso fosse algum demérito) Será??!1706ADLIZ2007-04-01 11:15:34

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Assisti na sexta e gostei muito.

Ano passado, minhas expectativas para o filme eram enormes. Mas, nesse ano, com a publicidade brasileira apenas falando do Santoro e não falando do filme em si, minhas expectativas ficaram baixas.... nem deu tanta vontade de ver o filme.

Mas me surpreendi. O visual do filme, pra mim, é expetacular. As cores meio em sépia ou sei lá o que, dão um aspecto charmoso ao filme. Sem falar na fotografia (inspirada nos quadrinhos - Miller desenha de uma forma bem cinematográfica) é linda. A trilha que mistura músicas erudita(?) com rock pesado é ótima. Gostei bastante das cenas de luta. Elas foram muito bem coreografadas, parecendo uma dança.

Os personagens não exigem uma grande interpretação, mas Gerard Butler está muito bem. Rodrigo Santoro, apesar de bizarro, também está bem, mas seu personagem é limitadíssimo. Eu acho ele um bom ator e espero que este filme abra algumas portas pra ele.

Não sei se o filme é fiel a história real, mas isso pouco importa, já que a intensão não é essa. Eu também não vi nada concreto em que se possa fazer um paralelo político com os dias de hoje.

Resumindo, gostei muito do filme... não é perfeito, mas me divertiu muito, além de ter os aspectos técnicos ótimos.

*****

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Achei 300 muito bom! Visualmente é magnífico, o Zack Snyder tá de parabéns pela forma como conduziu a adaptação. Gostei da trilha sonora, apesar de não ser magnífica, e as cenas de batalha são muito boas. A subtrama da rainha só atrapalha, quebra o ritmo da narrativa. No geral, até agora, foi o melhor filme desse ano.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Boa tarde. Amigos e Amigas!

 

 

 

Ainda não tive a oportunidade de ver o filme, mais “estou” espantado com a quantidade de elogios que o filme vem recebendo não só aqui, mas em todos os lugares no qual o filme é citado, sempre vem de bons elogios sobre o filme, acredito que pelo Trailer o filme realmente deve ser um bom.

 

 

 

T+!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Assisti ontem e achei uma bela porcaria!!!

Não emociona, não empolga... "mérito" do diretor.

Um "samba do crioulo doido" cheio de corpos sarados para chamar atenção das menininhas... como se em Esparta, os homens tivessem acesso às academias que infestam estes tempos.

Santoro faz o que pode num papel sem nenhum aprofundamento psicológico.

Ao final fica a sensação de que devia ter sido um filme fantástico, mas não chegou nem perto.

De bom, a idéia vinda dos quadrinhos de Miller... a realização foi medonha!!07

 

Para os sedentos por sangue, uma festa....para os sedentos por cinema, uma decepção!     NOTA: 4 / 10

 

MAD TIGER

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Ok se o Santoro não tem trejeitos de bicha no filme então Cauby Peixoto é muito macho.

 

Entrevista do Santoro a Erico Borgo ao Omelete:

 

Xerxes além de tudo parece querer seduzir a todos' date=' inclusive os homens.

Frank Miller também o descreve assim, como um sedutor.

Eu trabalhei de forma ambígua, primeiro porque em 480 a.C., em todos os

estudos que fiz, notei que essa ambiguidade de sexo era muito fácil de

ser encontrada. Era assim que as pessoas se relacionavam com a

sexualidade. A questão aqui nem é tão sexual, mas minha idéia para ele

- tirada a partir da ilustração do criador, Miller, já que meu papel

como ator é apenas dar vida na tela ao personagem - é mais de um deus,

uma entidade. Ele não é um humano sexual, em termos de masculino e

feminino, é mais uma energia, yin e yang. A palavra-chave desse

personagem é mesmo "sedução". Ele é a sedução, uma serpente, uma

criatura mitológica irreal na visão de um artista muito particular, que

é Frank Miller.

 

Assisti ontem e achei uma bela porcaria!!!

 
Não emociona, não empolga... "mérito" do diretor.

Um "samba do crioulo doido" cheio de corpos sarados para chamar

atenção das menininhas... como se em Esparta, os homens tivessem acesso

às academias que infestam estes tempos.

Santoro faz o que pode num papel sem nenhum aprofundamento psicológico.

Ao final fica a sensação de que devia ter sido um filme fantástico, mas não chegou nem perto.

De bom, a idéia vinda dos quadrinhos de Miller... a realização foi medonha!!
07

 

Para os sedentos por sangue, uma festa....para os sedentos por cinema, uma decepção!     NOTA: 4 / 10

 

MAD TIGER

 

 

 

 

Este é o tipico mal comentário, ou comentário ruim.

 

Você ao que parece nem leu a HQ, na HQ os espartanos aparecem nus,

Frank Miller ja colocou ate Elektra nua em um uma das suas HQs. Essa alegoria Homoerotica é comentário tipico de quem não viu a obra original, a fonte, que é 300 de Frank Miller.

 

Conheça a obra primeiro, ai você pode descer o porrete no filme, mas ai pelo menos vai ter coerência.

E 300 é muito melhor que Gladiador.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members


Este é o tipico mal comentário' date=' ou comentário ruim.
Você ao que parece nem leu a HQ, na HQ os espartanos aparecem nus, Frank Miller ja colocou ate Elektra nua em um uma das suas HQs. Essa alegoria Homoerotica é comentário tipico de quem não viu a obra original, a fonte, que é 300 de Frank Miller.
Conheça a obra primeiro, ai você pode descer o porrete no filme, mas ai pelo menos vai ter coerência.
E 300 é muito melhor que Gladiador.

[/quote']

 

Filme é filme, cara. Descer o porrete no filme não tem a ver com ter lido ou não a obra original. Eu gostei, mas não tenho interesse algum nas HQ's...

São mídias diferentes. Encare-as como tal.

 

Líder da semana no BBBCeC
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Amigo Mihell, agradeço por ter gostado de meu comentário...0619

Antes de qualquer coisa, discordo totalmente de você!!Gladiador é uma OP que foi dirigida por um verdadeiro "condutor" do cinema: Ridley Scott. 300 traz um insosso e , convenhamos, nada original Zach Snyder.

A graça em Gladiador é exatamente o que falta em 300: Personagens bem explorados e uma violência que contribui ao todo, não somente um carnaval de tripas e pernas arrancadas à mostra em câmera lenta(outro processo inovador e original do diretor19).

Outro ponto importante que você salientou foi o fato de que nas revistas, os personagens ficam nus a maior parte do tempo....ok...se você queria ver o Gerard Butler pelado, quem sou eu para questionar... mas acho que fui poupado deste momento.06

300 devia ter sido feito na década de 70 e no Brasil, com Helena Ramos no papel da Rainha e Jece Valadão no papel de Leônidas...cheio daquela nudez desnecessária que só o cinema Brasileiro sabe mostrar...19.

Agora falando sério...

300 não é o melhor trabalho de Frank Miller, não chegando nem perto de Batman: Ano um e Cavaleiro das Trevas. Mesmo visto como quadrinhos, sempre achei uma boa idéia desperdiçada(me vêm à mente: Cavaleiro das Trevas 2...06).

Conheço Miller e posso sim descer o porrete nesta obra medíocre chamada 300!

Sin City sim, foi um belo filme que não desmereceu o trabalho de Miller.10

 

Bom, espero que você tenha gostado mais deste meu comentário.

 

MAD TIGER
MAD TIGER2007-04-02 07:13:32
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Não vi a HQ mas duvido que seja assim tão fraca.


A HQ é simplista ao extremo. O Snyder teve que inventar trama pro filme não ficar um média-metragem.

 

Pois é, como por exemplo, estender o papel da mulher do Leonidas (q na HQ é insignificante) na vã tentativa de livrar o filme de ser taxado de "homoerotico" demais..06 afinal, um cara masculo como leonidas tem q ter mulher, nao? senao fica feio...06
Em tempo, o filme é apenas razoavel..nada de extraordinario! Concordo com o sapo ao afirmar q criou-se muita expectativa em torno ..e q quem ja viu o trailler, ja viu td! A parte tecnica é deslumbrante mas, afinal, a getne vai ver filme pra ver o conteudo ou embalagem??09
Jorge Soto2007-04-02 08:24:51
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vamos por partes por aqui... Primeiro, falando do filme...

 

Com toda sinceridade do mundo, ainda estou impactado pela força de "300" de Zach Snyder... Ao meu ver, o filme até supera a revista em quadrinhos (mais abaixo tecerei comentários a ela)... A ação visseral das lutas, os comportamentos dos combatentes espartanos, a presença de Xerxes como um homem que ao se considerar "deus" se coloca literalmente acima dos outros homens, Leônidas com sua arrogância típica e sua bondade um tanto inesperada de um homem de guerra (mas que já nos foi mostrado por outros diversos personagens em filmes de "sandálias e saias", como Maximus ou Spartacus)... Ao meu ver, "300" (o filme) eleva a exigência dos filmes épicos de agora para frente, assim como "Gladiador" também o fez anos atrás... Não que a partir de agora todos os épicos deverão ter banhos de sangue como os mostrados em tela, ou deverão ter lutas em câmeras lentas e aceleradas, ou tiranos de 3 metros de altura e com voz alterada (para mim, única falha no personagem de Santoro, completamente desnecessária tal alteração em seu tom de voz)... O que acho que "300" traz é algo que muitos resolveram chamar de "caráter homoerótico" e vejo tal definição mais com um quê de preconceito do que qualquer outra coisa... Guerreiros da antiguidade são aquilo ali que vimos em tela sim... Árcades e sua inexistente tática de combate, Espartanos e seu completo conhecimento da arte militar, Persas e sua arrogância... Guerreiros da antiguidade são homens que falam aos berros sim, que são irônicos ao extremo e que riem loucamente ao verem a morte chegando cada vez mais próxima, pois eles honram a morte em combate, a "bela morte"..

 

Sobre a revista em quadrinhos... Não tenho muito a dizer... Miller resolveu contar sua versão da Batalha das Termóplitas após ver o primeiro filme "300 de Esparta" e achar que faltou nele o principal, guerra... Sinceramente, não gosto de Miller como quadrinista... A arte dele é algo que não me deixa interessado em acompanhar a revista... Concordo também com aquele que diz que "300" (o quadrinho) está longe de ser a melhor obra desse senhor... Ao meu ver, a melhor HQ feita por ele foi justamente sua primeira, "Ronin", belíssima e com uma história incrivelmente bem escrita... O primeiro Cavaleiro das Trevas foi interessante, já o segundo foi um desastre completo... E Batman - Ano Um é muito bom, mais por trazer para nós o início "desconhecido" do homem-morcego do que por seu conteúdo em si...

 

The Spartan

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho que o grande erro do filme foi a ausência de um mínimo de realidade.

Se Xerxes se considerava um Deus, mas não era....porquê sua voz era tão sobre-humana? O "corcunda de Notre Dame" não podia ter uma aparência mais real e não ser uma cópia dos Orcs de Senhor dos anéis? Os homens de Esparta eram fortes,ok...mas precisava dar a todos uma "barriga de tanquinho" que só umas boas horas na academia dariam? Qual é a do minotauro que aparece em uma cena? Os Persas se acreditavam Deuses ou o filme nos dá a certeza de que eles eram mesmo?

Prefiro mais a versão original com Richard Egan de 1962, que traz a história edificante original, mas sem os aspectos "história de ninar" da versão nova.

 

MAD TIGER
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Vamos por partes por aqui... Primeiro' date=' falando do filme...

Com toda sinceridade do mundo, ainda estou impactado pela força de "300" de Zach Snyder... Ao meu ver, o filme até supera a revista em quadrinhos (mais abaixo tecerei comentários a ela)... A ação visseral das lutas, os comportamentos dos combatentes espartanos, a presença de Xerxes como um homem que ao se considerar "deus" se coloca literalmente acima dos outros homens, Leônidas com sua arrogância típica e sua bondade um tanto inesperada de um homem de guerra (mas que já nos foi mostrado por outros diversos personagens em filmes de "sandálias e saias", como Maximus ou Spartacus)... Ao meu ver, "300" (o filme) eleva a exigência dos filmes épicos de agora para frente, assim como "Gladiador" também o fez anos atrás... Não que a partir de agora todos os épicos deverão ter banhos de sangue como os mostrados em tela, ou deverão ter lutas em câmeras lentas e aceleradas, ou tiranos de 3 metros de altura e com voz alterada (para mim, única falha no personagem de Santoro, completamente desnecessária tal alteração em seu tom de voz)... O que acho que "300" traz é algo que muitos resolveram chamar de "caráter homoerótico" e vejo tal definição mais com um quê de preconceito do que qualquer outra coisa... Guerreiros da antiguidade são aquilo ali que vimos em tela sim... Árcades e sua inexistente tática de combate, Espartanos e seu completo conhecimento da arte militar, Persas e sua arrogância... Guerreiros da antiguidade são homens que falam aos berros sim, que são irônicos ao extremo e que riem loucamente ao verem a morte chegando cada vez mais próxima, pois eles honram a morte em combate, a "bela morte"..

Sobre a revista em quadrinhos... Não tenho muito a dizer... Miller resolveu contar sua versão da Batalha das Termóplitas após ver o primeiro filme "300 de Esparta" e achar que faltou nele o principal, guerra... Sinceramente, não gosto de Miller como quadrinista... A arte dele é algo que não me deixa interessado em acompanhar a revista... Concordo também com aquele que diz que "300" (o quadrinho) está longe de ser a melhor obra desse senhor... Ao meu ver, a melhor HQ feita por ele foi justamente sua primeira, "Ronin", belíssima e com uma história incrivelmente bem escrita... O primeiro Cavaleiro das Trevas foi interessante, já o segundo foi um desastre completo... E Batman - Ano Um é muito bom, mais por trazer para nós o início "desconhecido" do homem-morcego do que por seu conteúdo em si...

The Spartan

[/quote']

 

Sunder, o lance do componente homoerotico do filme tem a ver com o q a propria historia conta dentre as relacoes sociais (entre homens) na Grecia antiga.. q a baitolagem rolava solta pq la dentro era disseminada como fortalecedora das relacoes entre os soldados. Noutras, eles ficavam unidinhos e coesos06..No filme isso nao fica explicito (obvio), mas ta subentendido esteticamente pelo destaque q Snider dá aos corpos dos gregos, viris e masculos, Chegam a te a brilhar em certas cenas! 06

 

"..A relação entre pessoas do mesmo sexo teve lugar também em Esparta, porém com um sentido um pouco diferente da vista em Atenas. Além das relações de pederastia, eram estimuladas as relações entre os componentes do exército espartano e tinha por objetivo torná-lo mais forte. O que levava os comandantes do exército a estimular esse tipo de relação era o fato de acreditarem que um amante, além de lutar, jamais abandonaria outro amante no campo de batalha. O Batalhão Sagrado de Tebas, famoso por suas vitórias, era formado totalmente por pares homossexuais.."
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho que o ponto que também tem muita gente reclamando é porque pensavam que iriam encontrar uma recriação histórica FIEL.


300 de Esparta não é FIEL. É uma fantasia que simplesmente se apodera da Batalha das Termópilas para o Miller poder extravasar sesu delírios.

Duvido muito que os espartanos tivessem o abdomen tão definido, o Xerxes tivesse uma voz tão grossa, que existisse um gordo com lâminas na mão cortando cabeças, mas e daí?

O filme (e a HQ) em nenhum momento se propõem a fazer uma panorama histórico da Grécia, da guerra, etc. O fato do filme não situar os acotnecimentos pós-queda dos 300 é uma prova disso. O que importa é Leônidas e seus 300.
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...