Jump to content
Forum Cinema em Cena

Festival Hitchcock!


silva
 Share

Recommended Posts

  • Members

Perdi... Mas, sinceramente, tinha um presentimento de que Dook seria o vencedor do festival. Mesmo assim, fico extremamente orgulhoso e lisongeado em razão de alguns comentários referentes à minha participação, em especial aos de Alexei e Jack Ryan, que consideraram a minha a melhor lista. Entretanto, também destaco as críticas, claro, elas sempre são bem vindas, e servem para que melhoremos ainda mais.

 

Mas fiquei em segundo, o que está muito bom Por sinal, ganhei um DVD do filme que menos aprecio dentre as obras do diretor, hehehe. Uma chance para, quem sabe, rever meus conceitos...
Dan...2007-03-26 17:41:14
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho que sim, Dook...06

 

Bem, parabéns Dook pela merecida vitória! E parabéns a todos que participaram. Acho que todos levaram a tarefa com dignidade e foi um prazer muito grande avaliar todas as listas (e rassalto ao Dan que a crítica dele, caso não tivesse essa incoerência _na minha opinião_ com relação ao final e uma maior fluidez na pontuação, teria sido a melhor, junto da do Dook).

 

E Jail, como eu disse gostei da sua análise mas sempre me incomoda descrição excessiva. Só isso, nem foi o caso de não agradar...03

 

E parabéns ao silva pela organização.

 

E parabéns ao Alexei e ao Scofa pelos comentários fodassos!!!! 16

 

E parabéns pra todo mundo! (já que eu tô distribuindo parabéns mesmo... 06)
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Thico, no tocante ao final do filme, cujo comentário posso ter deixado com um pouco de ambigüidade, digo o seguinte: eu admiro a decisão de Hitchcock, de ter deixado a resolução do filme em aberto, terminando bruscamente num ponto qualquer da narrativa (digo "qualquer" em razão de seu posicionamento numa suposta cronologia do que poderia vir a seguir, já que o momento parece ter sido muito bem pensado). Acho que essa fora uma decisão muito ousada, e que funcionaria com perfeição se (e aqui entra aquilo que sinto sempre que vejo a obra) não me incomodasse tanto a falta de resolução da narrativa dramática do filme. Como disse em meu texto (acho que disse, pelo menos, faz mais ou menos um ano que o escrevi, e não releio há muito tempo, hehehe), pode ter sido essa a intenção do diretor, mas eu, particularmente, sofro com ela. Todas as histórias relativas a todos os personagens, em conseqüência desse término brusco do filme, não possuem resolução alguma, e me passam uma sensação de carência em relação à história. Como disse, acredito que essa tenha sido a intenção do diretor, e eu seja apenas mais uma das pessoas que caiu em sua armadilha, o que não me faz gostar menos do filme - acho-o excelente de qualquer forma.

 

Não sei se fui claro ou redundante, mas creio ter dito com palavras diferentes aquilo que expressei em meu texto. De qualquer forma, agradeço por ter perdido tempo lendo-o e avaliando-o, hehehe.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não somente lendo-o e avaliando-o, como também o admirando e aplaudindo a referência à obra do Kafka. Sua análise é interessantíssima e essa "ambiguidade" me incomodou simplesmente por me deixar sem saber qual era sua posição definitiva com relação ao filme. Entendo o que você disse mas acho que é importante levar em consideração quem era o Hitchcock, cineasta, quais eram suas "opções" e "objetivos" no que diz respeito ao cinema. Hitchcock sempre foi o diretor que estava a serviço da câmera. Ele e todo o resto. Em seus filmes, todos eles, o que importa é a câmera; a narrativa vem depois, os atores também, todo o resto. Por isso todas essas histórias sobre sua relação com os atores e tudo mais. Ele não se sujeitava muito aos estúdios porque fazia seu filme de maneira que só poderiam ser montados de uma maneira (o jeito Hitchcock de "final cut"). Sendo assim as histórias "bobinhas" não importavam tanto; o que importava em Hitchcock era o poder de sua câmera, o que ele poderia fazer com ela, como ele iria enquadrar determinado ator, e assim a reação do público, perfeitamente antecipada por ele. Esse é o cinema dele e na minha opinião OS PASSAROS é a definição máxima disso. Não importa a história (que cá pra nós, é ridícula. Imagina se algum diretor aparece num estúdio pra pedir verba pra fazer um filme onde uma cidade é tomada por pássaros, do nada? Que importa isso?), o que importa é o que ele faz com essa história, sejam as análises humanas, seja a maneira como desempenha sua técnica. E nesse filme isso é o principal.

 

Portanto, acho que é somente uma diferença de visão...só por isso o final, pra mim, é perfeito à proposta!

 

 
Thico2007-03-26 21:16:40
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Aê, recolho-me ao que chegou mais perto de não sair com as mãos vazias... mas quando vi o que o Dook e o Dan tinham feito achei que não seria justo eu ganhar.

 

Muito bom os textos dos dois, do Dan pelo paralelo inusitado e excelente com o livro do Kafka que eu sou bem fã assim como do filme; do Dook por ele ter feito uma análise bem original de Psicose (e muito coerente com ele, vale dizer 06) fugindo do óbvio. Confesso que não esperava, o Dook sempre se deu melhor em argumentações e réplicas... parabéns pros dois e pra equipe organizadora!

 

Sobre os que me avaliaram, achei estranho porque não conseguia discordar de nenhum não importando a nota. 06 Talvezse o Jack Ryan não tivesse lá talvez eu tivesse um DVD de suspeita em mãos... injustamente. 06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Você realmente achou isso?09 Please' date=' Dook...

 

Quando voce falou que ia participar, eu já pensei "Ihhh, já era!".060606
[/quote']

 

Com certeza que achei Jail... Até parece que vc não conhece meu histórico... Sabe o que já ganhei aqui no fórum? Owned; Pior Moderador; Sandálias da Humildade; etc, etc, etc, todos prêmios que mais se assemelham ao Razzies do que ao Oscar...

 

06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Parabéns, Dook! Acho que o prêmio foi sim, merecido e esperado. Da minha parte, gostei bastante de 5 das oito resenhas apresentadas, as do Jailcante, do Rubysun, do Highlander, do Dan... e a sua. Das listas, três em particular me agradaram: Highlander, Dan... e a sua. Entre as respostas, a sua foi a minha preferida, mas eu gostei muito do que o Rubysun e do que o Dan... responderam.

 

Com presença constante em todos os quesitos avaliados, não fiquei nada surpreso quando saiu o resultado. Se o Dan... ficou em primeiro na minha pontuação total, não vejo problemas, pois a diferença foi irrisória. Mais uma vez, parabéns!

 

O Jail e o Dan... apontaram o que é, pra mim, o mais importante nesses festivais, que é o recebimento do feedback. Isso ajuda muito no aprimoramento da escrita, algo essencial mesmo para quem não trabalhe com ela, afinal envolve a habilidade de se expressar. Por isso é que eu tentei ao máximo justificar cada ponto que retirei dos participantes. Se alguém tiver interesse em saber mais ou esclarecer qualquer dúvida ("por que diabos eu tirei apenas X se a minha resenha foi tão boa, seu verme?" Bem, não exatamente nesses termos, haha!), envie MP, pois ainda estou encarcerado no BBBCeC.

 

Parabéns também ao Silva pelo belo festival. À vista da demora na entrega do resultado, perigava ser estrangulado se fosse encontrado por algum dos participantes. Ainda bem que a espera valeu a pena!

 

P.S: muy grato, Thiago.

 

Anjo da Semana no BBBCeC

Post 2 de 10
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Não somente lendo-o e avaliando-o' date=' como também o admirando e aplaudindo a referência à obra do Kafka. Sua análise é interessantíssima e essa "ambiguidade" me incomodou simplesmente por me deixar sem saber qual era sua posição definitiva com relação ao filme. Entendo o que você disse mas acho que é importante levar em consideração quem era o Hitchcock, cineasta, quais eram suas "opções" e "objetivos" no que diz respeito ao cinema. Hitchcock sempre foi o diretor que estava a serviço da câmera. Ele e todo o resto. Em seus filmes, todos eles, o que importa é a câmera; a narrativa vem depois, os atores também, todo o resto. Por isso todas essas histórias sobre sua relação com os atores e tudo mais. Ele não se sujeitava muito aos estúdios porque fazia seu filme de maneira que só poderiam ser montados de uma maneira (o jeito Hitchcock de "final cut"). Sendo assim as histórias "bobinhas" não importavam tanto; o que importava em Hitchcock era o poder de sua câmera, o que ele poderia fazer com ela, como ele iria enquadrar determinado ator, e assim a reação do público, perfeitamente antecipada por ele. Esse é o cinema dele e na minha opinião OS PASSAROS é a definição máxima disso. Não importa a história (que cá pra nós, é ridícula. Imagina se algum diretor aparece num estúdio pra pedir verba pra fazer um filme onde uma cidade é tomada por pássaros, do nada? Que importa isso?), o que importa é o que ele faz com essa história, sejam as análises humanas, seja a maneira como desempenha sua técnica. E nesse filme isso é o principal.

 

Portanto, acho que é somente uma diferença de visão...só por isso o final, pra mim, é perfeito à proposta!

 

 
[/quote']

 

Claro, concordo com você. E é justamente por conhecer o estilo de Hitchcock que não deixo esse pequeno sentimento que tenho interferir em minha posição definitiva em relação à obra. A ousadia é admirável, e talvez o filme nem fizesse tanto sucesso assim se seu terceiro ato fosse um amontoado de explicações non-senseses e clichés românticos.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Gostaria de parabenizar o Dook pela vitória, o Dan por sua participação, que pra mim foi a melhor, e o Silva pela organização do festival, que foi dez! Me diverti bastante e gostei muito de algumas das críticas e respostas à pergunta, acho que todo mundo acabou aprendendo com a experiência.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Dook<?:NAMESPACE PREFIX = O /><?:NAMESPACE PREFIX = O />

 

Crítica

            A abordagem do Dook para Psicose foi interessante' date=' sem dúvida. O que faltou para que a crítica dele ficasse pau a pau com a do Dan... foi ele demonstrar mais domínio da parte cinematográfica e dos aspectos técnicos do filme. Se ele não tivesse descartado os aspectos técnicos tão rapidamente, apenas dizendo que eram muito bons (me lembro da palavra “desbunde”, hehehe), a nota seria melhor. Reprovo o uso constante que o Dook faz da primeira pessoa do plural, indica – consciente ou inconscientemente – que todos devem pensar como ele. Mas tentei dar a isso um peso menor na avaliação, por ser algo muito subjetivo.

 

Resposta

            Muito boa resposta, mostrando um pouco da personalidade do diretor e relacionando isso ao seu talento para o suspense.

 

Lista

            Assim como o Dan..., justificou plenamente a importância de cada filme. Só não me convenceu 100%, coisa que apenas o Dan... conseguiu. Não me passou a mesma segurança, acho que essa é a melhor forma de descrever.

[/quote']

 

Sobre a crítica:

 

O uso da primeira pessoa do plural é influência (e culpa) de anos lendo as críticas do Pablo... Botem a culpa nele...

 

06

 

Sobre a lista:

 

Aqui fiquei 17

 

Como se 'convence' alguém? Como 'se passa segurança' elaborando uma lista de Top 5?

 

Maldito Pablo! 06

 

Com relação ao "convencer", o meu critério para avaliar as listas foi o seguinte: a proposta da lista era que ela apresentasse 5 filmes

fundamentais do diretor, e por fundamentais eu entendi filmes que melhor abrangessem a carreira do Hitch e mostrassem sua importância para a sétima arte. Em outras palavras, 5 filmes que um cinéfilo que quisesse entender de Hitch teria que ver. Então eu, digamos assim, fiz de conta que eu não conhecia nenhum dos filmes que as pessoas listaram, e avaliei em função da forma como cada um justificou o porquê daqueles filmes deverem ser considerados essenciais na filmografia do mestre. Sob esse aspecto, quem me passou mais segurança foi o Dan, se eu tivesse que escolher uma das listas pra me guiar pelo universo Hitchcock, seria a dele, mas a tua, Dook, ficou muito, muito perto. A diferença é meramente subjetiva.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Sabia... 06 Mas não é pessoal.

 

  
[/quote']

 

Aproveito para convidar o Jack Ryan para o corpo de jurados de O Cinéfilo 2,será que ele topa? Ele é mal.1906

 

 

Uhm, não sei exatamente o que é O Cinéfilo, só sei que o poster imita O Aprendiz, hehehe. Mas eu gosto de colaborar, se eu puder ajudar, beleza.

 

Mas eu não sou mal, hahahaha! Dei um monte de notas 7,5+, e até um dez!
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Dook. Boa tarde!

 

 

 

Parabéns, vc além de ter que correr atrás, demonstrou um conhecimento sobre os filmes que realmente fez juiz ao festival, que inclusive foi muito bem organizado e dirigido pelo Silva.

 

 

 

E eu ainda estou curioso para saber quais foram os três filmes mais citados pelos participantes...

 

 

 

T+!

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members
Dook. Boa tarde!

Parabéns' date=' vc além de ter que correr atrás, demonstrou um conhecimento sobre os filmes que realmente fez juiz ao festival, que inclusive foi muito bem organizado e dirigido pelo Silva.

E eu ainda estou curioso para saber quais foram os três filmes mais citados pelos participantes...

T+![/quote']

 

Pra matar a curiosidade, somei as listas. Segue o ranking dos mais citados:

 

Psicose - 8 vezes

Os Pássaros - 6

Janela Indiscreta - 5

Festim Diabólico - 4

Um Corpo que Cai - 3

Pacto Sinistro, Interlúdio e A Sombra de uma Dúvida - 2

Os 39 Degraus, O Ringue, O Homem que Sabia Demais, Intriga Internacional, Frenezi, Disque M Para Matar, Cortina Rasgada e Assassinato - 1

 

16 filmes diferentes foram citados.
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members
É' date=' acho que dei um tiro no próprio pé. Só quem viu Frenesi é que pode ler a crítica e como poucos aqui assistiram...04 Pensando bem, vou usar essa mesma estratégia na minha resenha do Cineclube!1906 [/quote']

Resposta atrasada.

É, realmente você deixou pra avisar isso bem tarde, Jail. Acabei de ler a crítica por inteira e descobri quem é o Assassino da Gravata. 04

 

Mas espero que não seja só essa grande surpresa que o filme reserva.
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...