Jump to content
Forum Cinema em Cena

Clichês


King Edward
 Share

Recommended Posts

  • Members

 

Tem um glichês que são irritantes' date=' mas alguns dá para passar se forem bem usados.

 

Mas o pior clichê do mundo é: FINAL FELIZ!!!

 

[/quote']

 

O final do filme deve ser concebido da melhor maneira possível, de acordo com o que foi retratado até então. O final feliz pode sim estar presente nos filmes se necessário, mas convenhamos que em alguns casos o final prejudica todo o conteúdo. É comum você terminar de ver um filme e pensar "Não gostei do final, foi forçado, um clichê". Nada mais natural, você se frustrar se o rumo da história for para o chamado lugar-comum, pois pode cair na mediocridade, soar pouco original. O que eu acho legal é que esse tema pode render vários opiniões controversas, pois, se você reparar muitos podem achar determinado filme clichê e outros venerá-lo. É o caso de Menina de Ouro, eu acho espetacular, vi sensibilidade ali, não um clichê, mas alguns discordam. Acham repetido, por vários filmes terem sido retratados com temas similares. O final portanto pode determinar seu veredicto, tanto pelo lado positivo quanto negativo. Outro dia aluguei Do Inferno e Terapia do Amor, e logo fui pré-julgando o segundo, deve ser bobinho, já estou vendo o final. E a surpresa depois, os dois filmes não tiveram final feliz, e de alguma maneira achei essencial para que o conteúdo em geral não fosse medíocre, comum.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Tem um glichês que são irritantes' date=' mas alguns dá para passar se forem bem usados.

Mas o pior clichê do mundo é: FINAL FELIZ!!!
[/quote']

 

Então pra você filme bom tem que acabar em tragédia ?? hmmmmm...

 

Eu... Dependendo do dia, estado de espírito, tudo o que eu quero é ver aquele filme bem mela cuéca que só pela primeira cena já da pra saber como que acaba. Cinema tbm é pra relaxar, curtir... Não se pode levar tudo tão a sério. É como Ferris Bueller diz: Você tem que parar e relaxar de vez em quando...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Tem um glichês que são irritantes' date=' mas alguns dá para passar se forem bem usados.

 

Mas o pior clichê do mundo é: FINAL FELIZ!!!

 

 

[/quote']

 

 

 

 

 

Então pra você filme bom tem que acabar em tragédia ?? hmmmmm...

 

Acho que não foi nesse sentido que ele quis dizer. No meu caso as vezes eu

prefiro uma comédia romântica, por exemplo, do que um suspense ou ação, por ser

mais relax. (E sabemos que o modelo global, independentemente do gênero, é o

final feliz.) E em 99,99% delas, terminam com os protagonistas felizes para

sempre. Uma das poucas comédias românticas que vi que não teve um final feliz,

dependendo do ponto de vista de cada um, foi Alfie - O Sedutor. Achei o final

magnífico por não seguir o rumo das demais. Seria completamente previsível ele

escolher uma das garotas e ter uma relacionamento estabilizado, como ele mesmo

disse. E temos a excelente surpresa que no fim ele termina sozinho e chorando as pitangas,

reflexo do que ele fez ao longo do filme. Muito bom. O final feliz não é ruim,

mas eu prefiro ver os caras terem coragem de fazer algo diferente (positivo ou

negativo) ao invés do bom e velho modo de segurança! Mais conhecido como o final feliz.

EricFernandes2007-01-07 02:20:41
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Huummm... propondo uma reflexão:  Clichê em termos de cinema quer dizer lugar comum, algo manjado, muito repetido, previsível... Mas e quanto aos filmes antigos?? Já ouvi gente acusando Hitchcock de encher os filmes de clichês, mas boa parte dos expedientes q ele usava ele foi pioneiro, ou seja qdo ele usou não era clichê, era uma novidade saída da cabeça dele. E eventualmente algumas coisas q ele criou e utilizava eram tão boas q foram exaustivamente copiadas, e de tanto serem copiadas viraram clichês... Ou não??

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

qualquer filme de herois é clichê.

 

 Discordo.

 

 Mas clichês são mesmo ruins. Por isso os piores filmes são os famosos "enlatados americanos". Aqueles filmes sobre o colegial em que as patricinhas fazem sexo e a CDF vira uma puta gostosa no final do baile. Tem também o clichê de terror, como o cara disse aí em cima. Filmes como "A Névoa", "A Casa de Cera" e etc são exemplos disso. Também têm as comédias românticas. Cada uma mais previsível que a outra. Ou o filme do chimpanzé, lol.

 

 No mais, a maioria dos filmes brasileiros são pra lá de clichês.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

"High School Musical não foi o primeiro e não será o último com esses

clichês. É claro que eu tava brincando quanto a High School Musical ser

o melhor musical, mas eu não acho que seja um filme ruim." diz Troy Atwood no tópico "qual o melhor musical de todos os tempos", pagina 3 se eu não me engano.

Temos um paradoxo.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Huummm... propondo uma reflexão:  Clichê em termos de cinema quer dizer lugar comum' date=' algo manjado, muito repetido, previsível... Mas e quanto aos filmes antigos?? Já ouvi gente acusando Hitchcock de encher os filmes de clichês, mas boa parte dos expedientes q ele usava ele foi pioneiro, ou seja qdo ele usou não era clichê, era uma novidade saída da cabeça dele. E eventualmente algumas coisas q ele criou e utilizava eram tão boas q foram exaustivamente copiadas, e de tanto serem copiadas viraram clichês... Ou não??

 

[/quote']

Gostaria de ler a opinião de vcs sobre isso... Alguém???

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

"High School Musical não foi o primeiro e não será o último com esses

clichês. É claro que eu tava brincando quanto a High School Musical ser

o melhor musical' date=' mas eu não acho que seja um filme ruim." diz Troy Atwood no tópico "qual o melhor musical de todos os tempos", pagina 3 se eu não me engano.

Temos um paradoxo.

 

[/quote']

 

 Não exatamente. High School Musical é, acima de tudo um musical e eu curti principalmente pelas musiquinhas. Exemplo disso é que estou ouvindo agora mesmo Bop To The Top, lol.

 

 E Dook, pro seu "não" eu respondo, tipo filmes sobre violência e (principalmente) pobreza. Ou então uma história mais "bem-bolada" sobre romance, ou filmes altamente ridículos como Meu Tio Matou um Cara.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Huummm... propondo uma reflexão:  Clichê em termos de cinema quer dizer lugar comum' date=' algo manjado, muito repetido, previsível... Mas e quanto aos filmes antigos?? Já ouvi gente acusando Hitchcock de encher os filmes de clichês, mas boa parte dos expedientes q ele usava ele foi pioneiro, ou seja qdo ele usou não era clichê, era uma novidade saída da cabeça dele. E eventualmente algumas coisas q ele criou e utilizava eram tão boas q foram exaustivamente copiadas, e de tanto serem copiadas viraram clichês... Ou não??

 

[/quote']

Gostaria de ler a opinião de vcs sobre isso... Alguém???

 

 Já que você pediu 01

 Eu acho que é por aí mesmo, cara. Aconteceu também nos "animes" (ou desenhos animados criados no japão). Dragon Ball foi pioneiro e tal, mas depois dele, muitas histórias com o memos tema, mesmo objetivo e idéias foram criadas e isso acabou se tornando clichê. Exemplo vivo é o anime Naruto.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members


 E Dook' date=' pro seu "não" eu respondo, tipo filmes sobre violência e (principalmente) pobreza. Ou então uma história mais "bem-bolada" sobre romance, ou filmes altamente ridículos como Meu Tio Matou um Cara.
[/quote']

 

Curioso... quando o cinema nacional foge do que vc considera clichê, o filme é ridículo...

 

Em tempo: veja os outros filmes do Jorge Furtado... Veja Cinema, Aspirinas e Urubus...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 E Dook' date=' pro seu "não" eu respondo, tipo filmes sobre violência e (principalmente) pobreza. Ou então uma história mais "bem-bolada" sobre romance, ou filmes altamente ridículos como Meu Tio Matou um Cara.

[/quote']

 

Curioso... quando o cinema nacional foge do que vc considera clichê, o filme é ridículo...

 

Em tempo: veja os outros filmes do Jorge Furtado... Veja Cinema, Aspirinas e Urubus...

 

 Quando eu citei Meu Tio Matou um Cara, eu ainda tava falando sobre clichês. E eu já vi Cinema, Aspirinas e Urubus. Mas realmente tu tá certo, eu falei errado, vou corrigir minha frase.

 

 A maioria dos filmes brasileiros divulgados na televisão aberta são pra lá de clichês.

 

 Desculpe a confusão o/

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

"High School Musical não foi o primeiro e não será o último com esses

clichês. É claro que eu tava brincando quanto a High School Musical ser

o melhor musical' date=' mas eu não acho que seja um filme ruim." diz Troy Atwood no tópico "qual o melhor musical de todos os tempos", pagina 3 se eu não me engano.

Temos um paradoxo.

 

[/quote']

 

 Não exatamente. High School Musical é, acima de tudo um musical e eu curti principalmente pelas musiquinhas. Exemplo disso é que estou ouvindo agora mesmo Bop To The Top, lol.

 

 E Dook, pro seu "não" eu respondo, tipo filmes sobre violência e (principalmente) pobreza. Ou então uma história mais "bem-bolada" sobre romance, ou filmes altamente ridículos como Meu Tio Matou um Cara.

 

Mas as músicas de high school musical tambem são clichês.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

"High School Musical não foi o primeiro e não será o último com esses

clichês. É claro que eu tava brincando quanto a High School Musical ser

o melhor musical' date=' mas eu não acho que seja um filme ruim." diz Troy Atwood no tópico "qual o melhor musical de todos os tempos", pagina 3 se eu não me engano.

Temos um paradoxo.

 

[/quote']

 

 Não exatamente. High School Musical é, acima de tudo um musical e eu curti principalmente pelas musiquinhas. Exemplo disso é que estou ouvindo agora mesmo Bop To The Top, lol.

 

 E Dook, pro seu "não" eu respondo, tipo filmes sobre violência e (principalmente) pobreza. Ou então uma história mais "bem-bolada" sobre romance, ou filmes altamente ridículos como Meu Tio Matou um Cara.

 

Mas as músicas de high school musical tambem são clichês.

 

 Discordo.

 

 E Anfíbio: Ok, vamos fazer como você acha ser o certo. Assim, não haverá mais magia, só haverá cinema. Não haverá mais arte, só haverá realidade. Deve ser mesmo... divertido.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Concordo com o Dook tb... eu gosto muito de finais felizes! Acho idiota aqueles filmes onde as pessoas se encontram, casam e derepente ZAP! Um sobe no telhado! Bah, a gente se prepara todo psicologicamente pra ver uma coisa e aí fazem essa palhaçada! E olha q tem muito filme assim! Fico fula da vida!

É, e tem muita idéia original que poderia ser um sucesso astrológico e fazem cada cagada...

Eu nunca vi o Tio matou um Cara, mas eu sempre digo q filme nacional eu só assisto se não for no meio das favelas..
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu estava pensando recentemente:

Clichê é um tema ou parte de um filme que se repete semelhantemente em vários outros filmes. Como exemplos temos finais felizes, o mocinho e a mocinha juntos, coisa tal. Suponhamos que os diretores e roteiristas da atualidade resolvam fazer tudo diferente, com o objetivo de evitar os clichês. Assim teremos finais tristes e romances estragados no final. Ok. Mas se isso acontecer estaremos debaixo de outros clichês, onde o final é triste e os romances não dão certo. Portanto, concluo que jamais estaremos totalmente livres deles, pois quando um clichê é combatido outro nasce no lugar.

 

Mas se tem um clichê que me irrita é aquele de filmes como "A sociedade dos poetas mortos" e "Vem dançar". Jovens problemáticos que mudam de vida graças a um tutor estranho que os ensina valores de uma vida. BLAH!14
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...