Jump to content
Forum Cinema em Cena

Jaspion e Outras Séries Japonesas


Wesley FM
 Share

Recommended Posts

  • Members

Lembra desse? O fantástico Jaspion

Por Alexandre Nagado
9/9/2003

envie_amigo.gif

Jaspion_sensor%20otico.jpg

jaspion_metaltex.jpg

jaspion_macgaren.jpg
Jaspion contra Macgaren

jaspion_anri.jpg
Jaspion e Anri

jaspion_daileon.jpg
Jaspion e o Daileon

Jaspion_Boomerman.jpg
Jaspion e Boomerman

SharivanGyabanSheider.jpg
Sharivan, Gyaban e Sheider

No final dos anos 80, duas séries de heróis japoneses em live-action começaram a chamar a atenção das crianças nas locadoras brasileiras, lançadas pela Everest Vídeo. Seguindo a tradição de National Kid e Ultraman, sucessos do passado, os novos programas apresentavam seus protagonistas contra ameaças espaciais, com efeitos especiais proporcionalmente à época tão precários quanto os dos clássicos. Porém, tinham enredo mais movimentado, além de muitas acrobacias e efeitos pirotécnicos em lutas com ritmo de vídeoclipe. Eram Jaspion e Changeman, produções que fazem parte de duas linhagens distintas - Metal Hero e Super Sentai (ou Super Esquadrões, ancestrais dos Power Rangers) - bastante populares naquela época no Japão. Mas, se lá eram de estilos bem manjados, aqui a novidade pegou e logo os dois seriados estavam indo pra TV, na extinta Rede Manchete, emissora que teria ambos como carro-chefe de sua programação por muito tempo.

A popularidade inesperada gerou uma enorme onda de produtos relacionados que incluíam brinquedos, fantasias, discos com as músicas em português e até versões em quadrinhos de autores brasileiros pela Editora EBAL e depois pela Editora Abril.

Na onda do sucesso, várias séries anteriores e posteriores foram exibidas, saturando as TVs e por fim cansando o público. Hoje, o herói blindado Jaspion, símbolo daquela época, foi elevado à categoria de cult. Merecidamente, pois é uma aventura extremamente divertida e despretensiosa, com humor intencional e outras vezes involuntário, além de uma trilha sonora charmosa e clima ingênuo.

O INVESTIGADOR DE MONSTROS

Único sobrevivente de um acidente com exploradores espaciais, Jaspion foi criado pelo profeta e cientista Edin, recebendo dele a armadura Metaltex, a nave-transformer Daileon e a ajudante Anri, uma andróide tão bonita quanto desastrada.

A Jaspion e Anri logo se juntou a monstrinha Mi-ya (espécie de ancestral dos Teletubbies), que os dois encontram ainda no primeiro episódio, o antológico "No planeta do Edin". Esse início do programa ainda tem uma referência escancarada a Star Wars - episódio IV, com o herói entrando em um bar animado por uma banda de mostrengos. E o grande arqui-inimigo do herói, Satan Goss, é praticamente uma versão pastelão de Darth Vader. A cada aparição da criatura, o narrador anunciava que "Satan Goss tem o poder de enfurecer os seres e transformá-los em monstros incontroláveis".

Depois de algumas aventuras zanzando pelo espaço, Jaspion, Anri e Mi-ya chegam à Terra, alvo principal de Satan Goss. Lá, conhecem MacGaren (Mad Galant, no original), filho do titã que possui estatura humana e luta contra Jaspion de igual para igual, trajando uma armadura negra (bem mais legal do que a do herói, diga-se de passagem).

Na Terra, Jaspion também conhece o herói Boomerman (Boomeran), cujo irmão era um agente secreto que fora morto por MacGaren. Mesmo sem super-poderes, o lutador usa bumerangues especiais e ajuda Jaspion em diversas batalhas contra os servos de Satan Goss.

Conforme avança, a série perde um pouco de seu humor, mas ganha mais dramaticidade e ação, com vilões variados, como os Quadridemos, a bruxa Kilza, Haigaman, os Irmãos Gasami e vários outros.

Jaspion logo descobre que Satan Goss teme um lendário ser chamado Pássaro Dourado. Depois de muito procurar, descobre que a entidade aparecerá quando ele reunir as crianças escolhidas por Deus e irradiadas por uma luz misteriosa. Na busca, é auxiliado pelo pesquisador Professor Nanbara, pai de um dos jovens escolhidos.

O final da série, cheio de reviravoltas, tem aquele clima de "batalha final" que só mesmo num seriado japonês pra ser tratado de modo tão divertido e ao mesmo tempo solene e dramático. Foram 46 episódios que levaram a molecada da época ao delírio.

BASTIDORES E CURIOSIDADES

Jaspion não foi um grande sucesso no Japão. Curiosamente, pode ser comparado neste quesito a National Kid, símbolo de uma época e um gênero no Brasil, mas de repercussão mediana em seu país de origem.

O nome creditado como criador, Saburo Yatsude, na verdade é pseudônimo da própria Toei Company, que se utiliza de equipes de criação rotativas que não detêm direitos sobre os heróis. Tal prática começou nos anos 70 e se estende até hoje.

Em sua passagem pelo Brasil como convidado do evento Anime Friends 2003, o ator Hiroshi Watari (Boomerman) revelou que sua personagem fora criada para suprir a falta de tempo do ator principal, Seiki Kurosaki, que, na época, atuava também no teatro. No entanto, a necessidade de uma cirurgia para a retirada de sete pinos de uma perna (devido a um acidente de moto sofrido anos antes), acabou obrigando os produtores a retirarem Boomerman da trama após seis episódios. Depois da cirurgia, ele ainda voltou para atuar em mais dois episódios para encerrar sua participação. Em seguida, a Toei convidou-o para ser o ator principal na série seguinte, Spielvan (1986).

Ainda durante o Anime Friends, a popularidade da série pôde ser conferida perante milhares de pessoas. O ator Hiroshi Watari era ovacionado a cada aparição e, para as entrevistas, apareceu vestido de Boomerman. No show de encerramento do festival, Akira Kushida - cantor original do tema de Daileon e algumas músicas incidentais do programa - apresentou ao vivo pela primeira vez em sua carreira, as músicas que cantou na trilha de Jaspion. No final do show, Kushida e Watari, junto com Hironobu Kageyama (cantor de Dragon Ball Z e Changeman), cantaram em coro o tema principal de Jaspion, nunca gravado por nenhum deles, em um momento histórico.

Nos bastidores de Jaspion, destacava-se o roteirista Shozo Uehara, escritor principal da série O regresso de Ultraman e um dos autores de Metalder, duas séries cultuadas exatamente por seus enredos.

O nome do herói, que é grafado originalmente como Juspion, foi tirado de uma contração à moda japonesa de "Justice Champion".

Graças ao sucesso de Jaspion, as séries da linhagem Metal Hero anteriores à ele foram lançadas: Gyaban (Space Cop, de 1982) passou na Globo, Sharivan (1983) passou na Bandeirantes e Record e Sheider (1984) passou na Globo e Gazeta. Essas três séries pertenciam a uma mesma cronologia, mas foram exibidas fora de ordem e com dublagens diferentes. O último similar lançado no Brasil foi Spielvan (pela Manchete), com o título "Jaspion 2", uma jogada de marketing que tentava relacionar duas séries com heróis de visual parecido, mas sem ligações na história.

O ator principal, Seiki Kurosaki, fez poucos filmes e séries e acabou saindo da área artística, sendo atualmente professor de mergulho em Okinawa, no Japão.

Alguns nomes conhecidos no gênero fizeram parte do elenco: Junichi Haruta, o Mac Garen, fez o herói Goggle Black em Goggle V (de 1982), tendo sido também um dos principais heróis de Dynaman (de 1983, inédito no Brasil) e acumulou participações em Jiraiya (1988) e Cybercop (88). Hiroshi Watari, o Boomerman, foi também o herói central de Sharivan (1983) e Spielvan (1986), sendo também roteirista, diretor e um dos atores da série Wecker. Já Isao Sasaki, o Prof. Nanbara, é muito famoso como intérprete de anime songs, tendo cantado os temas da Patrulha Estelar (Yamato, de 1974) e Metalder, entre outros.

Ficha técnica Título original: Kyouju Tokusou Juspion (Investigador de Monstros - Juspion) Estréia no Japão: 15/ 03/ 1985 (TV Asahi) Número de episódios: 46 Criação: Saburo Yatsude Roteiro: Shozo Uehara (principal) Trilha sonora: Michiaki "Chumei" Watanabe Direção: Shohei Tojo, Yoshiaki Kobayashi (principais) Realização: Toei Company Versão brasileira: Álamo Emissoras no Brasil: Manchete, Record e CNT-Gazeta

Elenco: Seiki Kurosaki (Jaspion), Kiyomi Tsukada (Anri), Junichi Haruta (Mac Garen), Isao Sasaki (Prof. Nanbara), Noboru Nakatani (Edin), Hiroshi Watari (Boomerman)

Que saudades dessa época, hiem?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

O, essa série marcou minha infância tb. Assistia sempre. Tive vários brinquedos e o disco com as músicas em português.

Assisti tb a Changeman, Maskmam, Flashman, Jiraya, Jiban, Lion Man (as duas versões) e Cybercops (o meu segundo preferido, depois de Jaspion).

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

Alguém aí se lembra do Machineman, que passava na Bandeirantes?

Putz, como eu gostava! A música de abertura eu cantava junto e até baixei! O herói usava uma bola de baisebol falante como arma, era muito engraçado!

Como eu sinto saudades dessas séries! Nunca mais passou nenhuma!

SÉRIES JAPONESAS, VOLTEM!!!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

aqui vai a letra da música tema do Jaspion smiley4.gif

 

 

 

 

 

Jaspion - Kyoju Tokuso Jaspion (abertura)

by Jaspion

 


Come on Boy Waraou ze

Sousa Yuuki ga Sugu modoru

Otoko da monna Wakasa da monna

Kokoro no Honoo ga mabushii monna

Furimukeba Tiisana Kinou

Me wo agereba Mugen no Ash*ta

Jaspion Ookina Aku hodo

Jaspion Fusoku wa nai ze

Ore ga Ore ga Ore ga Seigi da Jaspion

 

Come on Boy Yowai yatsu ni wa

Come on Boy Yasashii ka

Kurushimi ni wa Makenai ka

Otoko da monna Tsuyosa da monna

Kokoro no Akushu wo Shinjiru monna

Ginga ni wa Heiwa ga Inoti

Kono Ore ni wa Fight ga ni au

Jaspion Nannin Demo Koi

Jaspion Hitori de Ii sa

Ore ga Ore ga Ore ga Seigi da Jaspion

Furimukeba Tiisana Kinou

Me wo agereba Mugen no Ash*ta

Jaspion Ookina Aku hodo

Jaspion Fusoku wa nai ze

Ore ga Ore ga Ore ga Seigi da Jaspion

 

 

 

cinéfilo38616.5602777778

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ninguém lembra do Blackcomohider ? (não sei se escrevi certo)

Que parecia um mosquito' date=' tinha até uma moto de cross...esse era legal!

[/quote']

Era o Black Kamen Rider, hehehe. Eu lembro dele, era bem legal. Depois ainda lançaram o tal de Kamen Rider Black RX, ou algo assim, mas esse eu não vi.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Quando o Jiraya começava a colocar a armadura eu ia ao delírio!

80% da emoção dessas séries era graças à trilha sonora! Tô loko pra começar a baixar os temas (Jaspion abertura, Daileon, Changeman, Machineman...).

Lembro que o primeiro quinteto de super-heróis foram os Changeman, como todo mundo sabe, mas depois vieram os Flashman, alguém se lembra desses?

Essa história de "continuações", Jaspion 2, Sharivan, isso aí eu nunca vi!

Episódio inesquecível de Jaspion, acho que era "A Morte de Magaren", onde ele foi literalmente esquartejado pelo Jaspion e depois "remendado" por uma bruxa ou coisa do tipo, acho que foi isso! Outro bom, aquele em que o Daileon pára de funcionar.

Saudades...smiley1.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Dos solitários, eu gostava do Jaspion, Jiban, Jiraya e Black Kamen Ryder. Depois começaram a esculhambar com Lion Man, Black Kamen Ryder derivado, Jaspion 2... Aí ficou péssimo.

De grupo, Changeman é o clássico dos clássicos, mas achava Flashman mais atraente. Tinha um que passou por muito pouco tempo na Band, era de grupo também, mas nunca mais lembrei o nome...

Power Rangers foi bom só na formação original que passava na FOX, mas não é japonês, depois avacalharam com os inúmeros derivados.

Bruno Carvalho38617.8922800926
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

eu me lembro que teve um episódio que os filhos do professor nambara

eram raptadas por McGaren e o Jaspion chega lá no local onde eles

apareceram e descobre que eram bonecos com bomba no lugar das crianças (que desapareceram)

 

 

e do monstro que soltava um líquido que controlava as pessoas e o

McGaren aproveitava esse monstro pra criar o reino do Satan Ghost na

Terra

 

 

 

 

 

aqui está uma foto recente do ator que fez o Jaspion

 

 

 

 

 

jaspion_1.jpg 

 

 

cinéfilo38618.0712847222

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Black Kamen Rider, Cybercops e Esquadrão Winspector enquanto Jaspion eu não vi quase nada. Esses três eram foda (era fanático pelo dois últimos). Bons tempos aqueles da extinta (infelizmente) Manchete, a Locomotion dos pobres...

 

 

 

Da série Power Rangers, só gostei daquela 1ª que passou na Globo (que não se lembra do Go!Go! Power Rangers...), que tinha o tiranossauro, o tigre dentes de sabre e os outros "bichões", além daquela música podre so Sandy e Júnior (Power Rangers tem a força. Power Rangers são heróooois...). Só que depois a série começou a ficar avacalhada. Realmente é uma pena a TV aberta não passar esses grandes clássicos japoneses (esses japas são fodas em tudo que fazem).

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

nome dos monstros, personagens e armas do Jaspion

 

 

 

o momento mais massa era quando ele metia porrada nos soldados do

McGaren que é cena-clichê de séries como Changeman (soldados hiller),

Flashman (homens-formigas), Power Rangers (bonecos de massa)

 

 

 

Personagens :

 

 

 

 

 

Os Moçinhos

Os Vilões

  • Jaspion

  • Satã Goss

  • Anri

  • Mac Garen

  • Edin

  • Purima

  • Miya

  • Gyoru

  • Professor Nanbara

  • Ikky

  • Bulmerman

  • Zamba

  • John Tiger

  • Kilza

 

  • Kilmaza

 

  • Ka

 

  • Sui

 

  • Mok

 

  • Do

 

  • Fu

 

 

Os Monstros

  • Haneda

  • Marigoss

  • Dimushi

  • Maguin

  • Aquarak

  • Destran

  • Gaios

  • Mongorila

  • Douradous

  • Troncor

  • Humibura

  • Hakaban

  • Magneda

  • Kumoda

  • Botosanki

  • Moke

  • Barigonta

  • Maressauro

  • Namaguederaz

  • Donguez

  • Bogan

  • Aiga

  • Diagross

  • Pyrossauro

  • Destrus

  • Fortes

  • Ebizol

  • Dinamático

  • Batrogues

  • Head Dorima

  • Sodomon

  • Sion

  • Ballon

  • Deegoss

  • Gamadoras

 

 

 

 

Os Veículos e

armas de Jaspion :

 

 

 

 

 

  • Alan Moto Space

  • Gaibin Tanque

  • Gaibin Jet

  • Daileon

  • Espadium Laser

 

 

 

 

 

 

9

 

 

 

 

cinéfilo38618.0778819444

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

 

Alguém aí se lembra do Machineman' date=' que passava na Bandeirantes?

Putz, como eu gostava! A música de abertura eu cantava junto e até

baixei! O herói usava uma bola de baisebol falante como arma, era muito

engraçado!

Como eu sinto saudades dessas séries! Nunca mais passou nenhuma!

SÉRIES JAPONESAS, VOLTEM!!!

[/quote']

 

 

 

 

 

aham lembrei sim...

 

 

 

assistia direto na Band... pena que os animes e os programas de fofoca dominaram a televisão smiley18.gif

 

 

 

 

 

achei uma comunidade no orkut ser vc quer ver Jaspion de volta na tv

 

 

 

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=105402

 

 

 

 

 

o nome da comunidade é queremos Jaspion na tv

 

 

 

 

e tem um abaixo assinado na net pedindo a volta dos tradicionais

tokusatsu que os americanos destruiram depois que fizeram um remake

tosco do black kamen raider e para completar a destruição nos entupiram

com derivados dos power rangers que não tem nada haver com o Mighty

Morphin Power Rangers

 

 

 

rangers2.jpg

 

 

 

formação clássica do Mighty Morphin Power rangers: Jason (Ranger Vermelho), Zack (Ranger Preto), Billy (Ranger Azul), Trini (Ranger Amarela) e Kimberly (Ranger Rosa)

 

 

 

 

 

power derivados: turbo, zeo, alien rangers (esse foi o pior derivado),

galaxia perdida (acho que é isso), força do tempo, força animal,

tempestade ninja e agora Dino thunder (o melhor derivado, pois tem o

Tommy)

 

 

 

 

http://www.petitiononline.com/apm23870/petition.html

 

 

 

 

 

cinéfilo38618.1113541667

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Dos solitários' date=' eu gostava do Jaspion, Jiban, Jiraya e Black Kamen Ryder. Depois começaram a esculhambar com Lion Man, Black Kamen Ryder derivado, Jaspion 2... Aí ficou péssimo.

De grupo, Changeman é o clássico dos clássicos, mas achava Flashman mais atraente. Tinha um que passou por muito pouco tempo na Band, era de grupo também, mas nunca mais lembrei o nome...

Power Rangers foi bom só na formação original que passava na FOX, mas não é japonês, depois avacalharam com os inúmeros derivados.

[/quote']

Depois dos Flashman, eu lembro que passou um outro chamado Maskmen, mas não me lembro em que canal foi.

Outro de grupo, que acho que passou na Band mesmo, foi Cybercops. Esse era ótimo, um dos meus preferidos.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Quando o Jiraya começava a colocar a armadura eu ia ao delírio!

80% da emoção dessas séries era graças à trilha sonora! Tô loko pra começar a baixar os temas (Jaspion abertura' date=' Daileon, Changeman, Machineman...).

Lembro que o primeiro quinteto de super-heróis foram os Changeman, como todo mundo sabe, mas depois vieram os Flashman, alguém se lembra desses?

Essa história de "continuações", Jaspion 2, Sharivan, isso aí eu nunca vi!

Episódio inesquecível de Jaspion, acho que era "A Morte de Magaren", onde ele foi literalmente esquartejado pelo Jaspion e depois "remendado" por uma bruxa ou coisa do tipo, acho que foi isso! Outro bom, aquele em que o Daileon pára de funcionar.

Saudades...smiley1.gif

[/quote']

A morte do Magaren foi muito foda mesmo! Um dos melhores episódios. Outro que eu gostei muito foi o do mostro árvore, que na verdade era bonzinho, o Satan Goss teve que atirar nele duas vezes com o raio.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Black Kamen Rider' date=' Cybercops e Esquadrão Winspector enquanto Jaspion eu não vi quase nada. Esses três eram foda (era fanático pelo dois últimos). Bons tempos aqueles da extinta (infelizmente) Manchete, a Locomotion dos pobres...

Da série Power Rangers, só gostei daquela 1ª que passou na Globo (que não se lembra do Go!Go! Power Rangers...), que tinha o tiranossauro, o tigre dentes de sabre e os outros "bichões", além daquela música podre so Sandy e Júnior (Power Rangers tem a força. Power Rangers são heróooois...). Só que depois a série começou a ficar avacalhada. Realmente é uma pena a TV aberta não passar esses grandes clássicos japoneses (esses japas são fodas em tudo que fazem).

[/quote']

Bá, Winspector, nem me lembrava desse!

Tb curti o primeiro Power Rangers. Não era nenhum clássico, mas era bom, e certamente não merecia as sequências que teve.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tinha também o Solbrain, que era a continuação do Winspector (falando em Winspector, me lembro daqueles bons tempos, quando eu tinha uns 7, 8 anos, meus maiores sonhos eram ter um boneco dos Cavaleiros (aqueles que a armadura se tranformava no símbolo da constelação e que custava uma fortuna...) e ter o carrinho do Winspector, que se transformava e os escambau).

E o que é isso Cinéfilo? Também não generaliza, né. Infelizmente a maioria são só os animes ruins que vem pro Brasil atualmente (a exessão era Inu Yasha. Era bem bacanunha, mas a Globo insiste em tirar os bons e por "coisas" como Beyblade...). A Band, uns tempos atrás, já ia voltar a trazer os bons animes. Tinha começado com Slayers (esse até que era legalzinho), Cavaleiros (bem cortado, por sinal...), ia vir também com Yuyu Hakusho (Esse eu tou esperando até hoje. E sentado...) e dizem os rumores que eles estão com Evangelion (Mas com certeza vão passar aquela tesoura...smiley19.gif), mas pelo jeito perdeu o gás. Se os animes tivessem voltado com tudo, tenho certeza que hoje estariamos com as velhas séries de volta. Realmente é uma pena, investir um horário tão bom com fofocas...

Que saudades da nossa saudosa Manchete (Por que vc foi falir...smiley19.gif)

Tannenbaum38619.7807407407
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Aqui vai alguns dos saudosos Live action que ainda não foram comentados:

Patrine (quem lembra desse?)

patrine.jpg

A jovem colegial Yuko Murakami recebe de um estranho velhinho o poder de se transformar na heroína Patrine, a fim de proteger a paz na cidade.

Esse velhinho na verdade é o deus da cidade e dita a seguinte condição: ela não deve revelar sua identidade secreta a ninguém, sob pena de ser transformada em um sapo.

As coisas pioram com o aparecimento do terrível Diabo do Inferno (Diablo, no original), mas ela conta com a ajuda da Pequena Patrine, na verdade sua irmã mais nova, Momoko, que também sofre as mesmas condições.

Longe das aventuras, elas ainda vivem confusões graças a seu irmão

Curiosidades:

* Pouca gente sabe, mas Poitrine (leia "powatrin") em francês quer dizer "seios"...

* Em um dos episódios, o ator Jiro Dan (o Goh de O Regresso de Ultraman) faz um constrangedor papel de vilão.

* Patrine também participa do jogo de Dreamcast "Tokusatsu Bouken Katsugeki Super Hero Retsuden" (Ação e Aventura em Efeitos Especiais - A Lenda dos Super Heróis) da Banpresto. Mas ela só aparece seguindo um determinado roteiro.

Winspector (um dos meus preferidos):

winspe.jpg    winsp_2.gif

 
A trama:

Em 1999, entra em ação uma força policial formada por um policial com traje blindado, Lyuma Ogawa (Ryoma Kagawa no original), o Fire, que é auxiliado pelos robôs de salvamento Biker e Highter.

Fire é o mais poderoso, dotado de potentes sensores e pesada blindagem. Highter (Walter, no original) é capaz de voar, enquanto Biker (Bickle) desenvolve altas velocidades em sua moto especial Winchaser.

Os dois robôs têm emoções e sentimentos humanos, sendo por isso máquinas quase perfeitas.

Completam o grupo a policial campeã de tiro Junko, a agente Hissae (Hisako) e o líder Massaki, um dos idealizadores do projeto.

Curiosidades:


* Em Winspector, os monstros e super-vilões são geralmente substituídos por ladrões e sequestradores. A ação se dá contra bandidos comuns, na maioria das vezes, e a maioria das missões envolve resgates em incêndios.

* Hiroshi Miyauchi é um dos mais famosos atores do gênero tokusatsu (efeitos especiais), tendo sido o ator principal do antigo Kamen Rider V3, dos dois primeiros seriados do gênero Sentai (Go Ranger e Jacker), e de várias outras produções da Toei. Miyauchi reviveu o papel de Chefe Massaki na série Solbrain e também no final da série inédita Exceedraft.

* Ao final da série, os agentes são transferidos para a Europa, dando espaço para a criação de outra equipe, Solbrain, cuja série sucedeu Winspector.

* A trilha sonora de Seiji Yokoyama reaproveita várias músicas de sua autoria compostas originalmente para Metalder.

* Saburo Hatte, que assina a criação, na verdade é um nome fictício criado pela Toei Company. A criação das séries é sempre coletiva, reunindo desenhistas, roteiristas e produtores.

Solbrain

solbra.jpg

Para substituir a equipe Winspector, transferida para a Europa, o policial Masaki reúne uma nova tropa de elite para agir contra o crime e atuar em resgates de alto risco no Japão.

Nasce a equipe Solbrain, formada por Daiki Nishio (Solbraver), Leiko Higuchi (Soljeyne) e pelo robô autômato Soldozer.

A equipe de apoio é formada pelo detetive Jun e o técnico de manutenção Kamekichi. Uma outra equipe de apoio segue na grande nave de salvamento Solid Saver-1, sob o comando do oficial Yazawa.

Com seus aliados, a equipe Solbrain enfrenta diversos tipos de ameaça, tendo como maior missão o salvamento de vida

* Em uma sequência de três episódios, o trio Winspector, antecessor de Solbrain, retorna em uma missão conjunta. Depois, o líder Fire ajuda Solbrain em diversas ocasiões com sua nova armadura Knight Fire.

* Solbrain foi a segunda série da linhagem "Rescue Police", que enfocava mais resgates perigosos do que batalhas. A terceira saga, Exceedraft, não chegou a ser exibida no Brasil.   
 

Natinal Kid (um dos "pais" dos Live Actions)

national%20kid.jpg kid.jpg

O pacato professor Masao Hata (Ryusaku Hata, no original) é na verdade o poderoso justiceiro National Kid, vindo de Alpha Centauri, que utiliza seus poderes para defender a humanidade dos mais diversos perigos. Entre as ameaças que enfrenta estão os Incas Venusianos e os Seres Abissais.
A seu lado, sempre está sua assistente Tiako (Naoko, no original), que ajuda a cuidar das crianças que acompanham Masao. A turma de crianças sempre auxilia as investigações sobre as ameaças à humanidade.
Quando entram em perigo, elas utilizam seu rádio sinalizador e invocam o seu protetor.

Curiosidades:
* Primeiro seriado live-action japonês a chegar ao Brasil, foi na verdade a quarta produção do gênero do estúdio Toei, que iria dominar o mercado nas décadas seguintes.

* Foi a primeira série a usar ostensivamente o merchandising. No caso, a promoção era para os radinhos da National (atual Panasonic), presenças constantes nas aventuras.

* Obteve sucesso apenas no Brasil, onde ganhou legiões de fãs. Nos anos 90, a série foi relançada na TV e também distribuída em vídeo.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...