Jump to content
Forum Cinema em Cena

Dias Selvagens


rubysun
 Share

Recommended Posts

  • Members

dias_ctz.jpg

 

O filme é de 1991, e foi estrear no nosso saudoso país sexta-feira. É o segundo longa de Wong Kar Wai, diretor que só vi um filme que achei mediano (2046, ainda em cartaz em São Paulo), mas com um estilo reconhecível e com potencial de obra-prima. Não sei se chegou nas outras capitais do país, mas está passando em apenas uma sala aqui em São Paulo.

 

Sei que tem alguns poucos fãs do diretor aqui (Fernando, haziell); alguém vai ver/ já viu?

 

Acho que vou ver essa semana ainda.
rubysun2007-01-08 13:06:15
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Dias Selvagens (A Fei jing juen, 1991); Dir.: Wong Kar Wai - 3/4

 

Muito bom, merece uma visitada. No começo eu cheguei a achar que podia até ser um pouco comum (principalmente por usar uma narrativa mais tradicional quando o outro filme que eu vi do cineasta foi 2046, muito mais amalucado) mas ele vem crescendo muito nesses últimos minutos. É interessante alguns aspectos mais simples da direção, como focar sempre relógios, afim de lembrar como os minutos passam na vida dos personagens (explicitado algumas vezes nos diálogos) e como vai se tornando tortuosa a jornada do protagonista. Leslie Cheung faz com segurança o tipo do cara que é inseguro sobre si, mas tenta manter um lado Don Juan com as vulneráveis duas mulheres que cruzam ao seu caminho, e insiste mesmo que com fundamento em se comparar com o pássaro perneta. Visualmente, ele está mais contido no slow-motion (usado (e muito bem) apenas uma vez em contraste às milhares de vezes em 2046), tem alguns enquadramentos muito perto dos personagens, quase erótico (desejo dos personagens que fica por isso mesmo devido à inconstância do protagonista), plongées e alguns planos-seqüência supimpas mais pro final. Mas não sei porque não consigo subir a nota, talvez eu esperasse algo menos cravado temporalmente (por mais que Wong insinue o quanto o tempo atazana os personagens, focando relógios sempre), vou dar um tempo e quem sabe...
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members
A censura é 14 anos' date=' ao que consta.[/quote']

 

No RJ, é 18 anos como bem mencionu o Yoh. [Fontes = Jornais O Globo e JB] Não estreou aqui na Tonga nem deve chegar em DVD... Aliás, eu só conheço o Kar-Wai de nome, pois sua filmografia é impossíve de ser encontrada neste local onde moro.
ltrhpsm2007-02-03 00:25:34
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...